FPI - Fórum para Provedores de Internet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
FPI - Fórum para Provedores de Internet


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Help em um ponto a ponto de 1.5km

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

medeiros64


Colaborador Frequente
Colaborador Frequente

volto ao lugar dos expert.

vou tentar detalhar o maximo possivel p/ que vcs entendam perfeitamente e possam ver algo que nao estou vendo.

 detalhes do ponto a ponto.

aparelhos: 2 tp-link tl-wa7510n 5.8 com antena integrada de 15 dbi.
distancia: 1.5 km
visada: Perfeita. (link fechado no mesmo local passando 16mb em 2.4 em modo g)
1º ap em bridge
2º ap em repeter (de acordo com o suporte da tp-link isso seria um wds)

bom tentei diversas configurações o sinal do aparelho nao esta ruim de acordo com p proprio medidor de sinal dele. print abaixo.


aqui esta o ping de uma p/ outra http://www.pessanet.com.br/ping
e aqui esta o sinal http://www.pessanet.com.br/sinal

se alguem puder me dar uma dica fiquei muito feliz
pois nao da p/ navegar nem com muita paciencia acompanhando o trafego no mikrotik quando loguei da outra pointa deste PTP nao ultrapassou 200kbps.

desde ja muito obrigado a todos

granlabor

granlabor
MESTRE
MESTRE

Oi Medeiros.

Você realmente precisa se certificar que não tem obstrução entre os dois rádios.  

O fato de funcionar em 2.4 GHz e não funcionar em 5 GHz, indica que pode ter copa de árvore obstruíndo visada.

A onda de 2.4 GHz tem aproximadamente o dobro do tamanho da onda de 5 GHz, portanto, a perda de sinal é muito maior quando 5 GHz encontra obstáculos como folhagem.

Um tempo atrás pedi um link redundante para um provedor wireless.  O técnico subiu no telhado e disse que tinha visada... Observei que na direção que ele estava olhando tinha um eucaliptal muito mais alto que meu telhado.
Subi na escada pra ver o que o cidadão estava vendo.  Ele considerava visada um buraco no meio da folhagem do eucaliptal que dava pra ver um pedacinho da antena no POP.
Este é um erro comum, que dá a falsa impressão de haver visada, mas quem domina a teoria de radiofrequência sabe que está muito abaixo dos mínimos pra estabelecer um enlace de qualidade.

Se folhagem de árvires não for a origem do seu problema, vai eliminando possibilidades:
Volte os rádios pra configuração padrão de fábrica, insira apenas SSID, criptografia e determine quem é AP e quem é estação e veja se melhora.  Geralmente o rádio vem configurado pra funcionar na maioria dos cenários e o operador clica em coisa que não deve, diminuindo a performance do equipamento.

Eu acredito que seu problema não é configuração do rádio.  Aposto mais em algum problema de instalação física.  Se possível, posta fotos dis dois lados com um enquadramento aberto pra ver o que tem aí que pode estar te atrapalhando.  De repente tem um telhadão de zinco bem abaixo da antena causando anulação de fase...  Vai saber!

Abraço,

ZéAlves

http://www.granlabor.com

medeiros64


Colaborador Frequente
Colaborador Frequente

primeiramente muito obrigado.

foto fica meio ruim nao tenho camera boa o suficiente p/ ver a outra torre.

mas olhando a olho nu consigo ver mais da metade da torre com certeza isso do telhado sem subir na torre do outro lado.

coloquei uma antena de 27DBI da oiw pois achei que poderia ser um defeito de uma das antenas, mas nada mudou.


amigo o terreno é plano (LITORAL) tem uma rodovia reta entre as minhas antenas sim algumas casas mas nenhuma com mais de 2 andares e nao a arvores nesta direção.



ja fiz tudo que vc mencionou quanto a visada e configuração do radio, na realidade vendo na pagina da tp-link q este aparelho navegaria vem com sinal acima de 14 db eu acabei achando q a problema em um deles pois acima de 25 conforme eles mesmo alegam o aparelho deveria ser muito rapido e sem falhas e eu consegui um sinal melhor q isto.

porem entendi bem q pode ter um problema de visada, vou seguir seu conselho e testar em distancia um pouco menor com outro aparelho igual este (o fornecedor vai me mandar outro) para testar ai vou poder colocar muitos mais detalhes vc puder me adiantes algumas coisas q posso fazer com este terceiro aparelho p/ conseguir desvendar o mistério fico muito grato.

mais uma vez muito obrigado

medeiros64


Colaborador Frequente
Colaborador Frequente

amigo olha eu no google e consegui alguma coisa.

seria assim a direita desta foto a 20 metros esta uma das torres a outra esta do outro lado desta pista na primeira quadra cerca de uns 150 metros desta reta ai.

a distancia de uma torre de internet p/ outra é de 1.5 km.

na foto mostra a torre da elektro de energia a minha esqueda do lacal onde esta esta foto tem uma destas torre a primeira da foto esta a exatos 500 metros no caso a minha torre de internet estaria perto da terceira mas esta nao aparece na foto.

estou cerca de uns 200 metros antes da terceira torre da elektro como pode a visada até do chão nao seria coisa p/ vc ter uma ideia um dia tava com uma grade na mão e virei ela para esta direção q esta na foto e peguei o sinal e naveguei bem do chão da rua.

rs achei q seria muito facil fechar este link rs como eu estava errado.

www.pessanet.com.br/terreno

nao estou conseguindo postar fotos diretamente aki no fpi é só comigo ?

medeiros64


Colaborador Frequente
Colaborador Frequente

Amigo segui seu conselho sobre a visada.

o q eu fiz, olhei com um binoculo p/ ter certeza da visada ficando um pouco em duvida acabei mudando as coisas tudo de lugar subindo uma antena e descendo outra etc etc etc até q achei q nao funcionaria ai veio a surpresa notei q tinha melhorado e fui mudando a potencia o sinal ficou 17 db no medidor da antena mas olha o throughput no link www.pessanet.com.br/throughput

tirei a antena externa q eu coloquei uma oiw 27 dbi e deixei apenas as internas.

bom acho q é o melhor q vai ficar e deu MUITO trabalho gostaria de agradecer ao amigo Zé Alves pois se vc nao fala-se da visada e da diferença entre as frequenciais eu teria desistido em fechar esse ptp, só pelo fato de funcionar cliente 2.4 no lugar.

um link do throughput www.pessanet.com.br/throughput

vcs acham q esta de bom tamanho nao terei problemas ?

bom caso resolvido.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos