FPI - Fórum para Provedores de Internet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
FPI - Fórum para Provedores de Internet


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ponto a Ponto , Análise para se fazer corretamente

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

demattos

demattos
MODERADOR
MODERADOR

Boa Noite, Comumente nos forum vejo os questionamentos:
-Como fazer um PtP ?
-Determinado enlace passa a quantidade de banda que se deseja contendo no cenário obstáculos que impedem uma visão direta entre os dois pontos?
Por que meu enlaces com visada completa e não conseguem uma estabilidade de sinal ?
Compilei este tópico com dois pontos que devemos analisar na hora de fazer um PTP perfeito.

-Linha de Visão
-Zona Fresnel


Linha de visão

O termo linha de visão, freqüentemente abreviado por LOS(do inglês, lineof sight ), é bastante fácil de se entender quando falamos de luz visível: seconseguimos ver o ponto B a partir do ponto A, onde estamos, temos uma linhade visão. Simplesmente trace uma linha de A até B e, caso não exista nada nocaminho, temos linha de visão.As coisas complicam-se um pouco mais quando lidamos com microondas.Lembre-se que a maioria das características de propagação de ondaseletromagnéticas estão relacionadas com seu comprimento de onda. Estetambém é o caso para ondas que se alargam na medida em que viajam. A luztem um comprimento de onda de cerca de 0,5 micrômetros. Microondas, comoas usadas em redes wireless, tem um comprimento de onda de alguns poucoscentímetros. Conseqüentemente, seus raios são bem mais largos - precisam demais espaço, por assim dizer.Note que raios visíveis de luz também alargam-se da mesma forma e, sevocê deixá-los viajar por longas distâncias, você verá os resultadosindependente de seu comprimento de onda. Ao apontar um laser bem focadopara a lua, ele irá alargar mais de 100 metros em seu raio quando atingir asuperfície. Você mesmo pode comprovar esse efeito com um apontador lasercomum e binóculos em uma noite clara. Ao invés de apontar para a lua, apontepara uma montanha distante ou alguma estrutura desocupada (como uma caixad'água). O tamanho do ponto projetado será maior quanto maior for a distância.A linha de visão que necessitamos a fim de ter a melhor conexão sem fioentre os pontos A e B é mais do que simplesmente uma linha fina - sua formadeve ser mais parecida com a de um charuto, uma elipse. Sua largura pode serdescrita pelo conceito das zonas Fresnel.

Entendendo a zona Fresnel

A teoria exata de Fresnel é bastante complicada. O conceito, entretanto, éfácil de entender: sabemos, do princípio de Hyugens que, a cada ponto de umafrente de onda, inicia-se uma nova onda circular. Sabemos que os feixes demicroondas alargam-se na medida em que se afastam da antena. Sabemos queas ondas de determinadas freqüências interferem umas com as outras. A teoriada zona Fresnel simplesmente considera a linha entre os pontos A e B emconjunto com todo o espaço no entorno dessa linha, que pode contribuir para oque chega no ponto B. Algumas ondas viajam diretamente do ponto A até o B,enquanto outras viajam em um caminho ao redor do eixo. Conseqüentemente,passa a existir um deslocamento de fase entre as ondas que trafegam em linhadireta e as que se desviam do caminho. Toda a vez que o deslocamento de fasecorresponde a um comprimento inteiro de onda, obtem-se uma interferênciaconstrutiva: o sinal é otimizado. Com o cálculo apropriado, você descobrirá queexistem zonas ao redor da linha direta entre A e B que contribuem para o sinalchegando até o ponto B.Note que são muitas as zonas Fresnel possíveis, mas nossa preocupaçãoprincipal é com a zona 1. Caso esta área esteja particularmente bloqueada poruma obstrução, como uma árvore ou um prédio, o sinal que chega na outra

extremidade será reduzido. Quando construímos conexões sem fio, precisamoster certeza de que estas zonas se manterão livres de obstruções. Claro, nada ésempre perfeito, então, normalmente, em redes wireless buscamos que cerca de60% do raio da primeira zona Fresnel esteja desobstruído.


Ponto a Ponto , Análise para se fazer corretamente  Fresnel3

Abaixo está a fórmula para o cálculo da primeira zona Fresnel:
r = 17,31 * sqrt ((d1*d2) / (f*d))
onde r é o raio da zona, em metros, d1 e d2 são as distâncias, em metros,do obstáculo para cada uma das pontas da conexão, d é a distância total do link,em metros e f é a freqüência, em MHz. O resultado desta fórmula será o raio dazona, não a altura acima do chão. Para calcular a altura acima do chão vocêdeve subtrair o resultado de uma linha traçada diretamente entre os topos dasduas torres.Como exemplo, vamos calcular o tamanho da primeira zona Fresnel nomeio de um link wireless de 2 Km, transmitindo a uma freqüência de 2,437 GHz(802.11b, canal 6):
r = 17,31 sqrt ((1000 * 1000) / (2437 * 2000))r = 17,31 sqrt (1000000 / 4874000)r = 7,84 metros
Assumindo que ambas as torres tenham 10 metros de altura, a primeirazona Fresnel passaria a apenas 2,16 metros sobre o chão na posição central dolink. Mas qual deveria ser a altura desta estrutura para que este ponto centralainda garanta 60% de desobstrução da primeira zona?
r = 0,6 * 17,31 sqrt ((1000 * 1000) / (2437 * 2000))r = 4,70 metros
Subtraindo este resultado de 10 metros, podemos ver que uma estrutura de5,3 metros de altura a partir do centro do link iria bloquear até 40% da primeirazona Fresnel. Isto é normalmente aceitável, mas para melhorar a situação nósprecisaríamos posicionar nossas antenas em uma altura ainda maior, ou mudara direção do link para evitar o obstáculo.

Link para o site que contem a calculadora para o calculo de fresnel http://www.zytrax.com/tech/wireless/calc.htm

Ponto a Ponto , Análise para se fazer corretamente  Semttuloxe

http://www.criciumanet.com.br

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos