FPI - Fórum para Provedores de Internet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
FPI - Fórum para Provedores de Internet


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Alguém pode me explicar pq ccq baixo?

+2
demattos
medeiros64
6 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

medeiros64


Colaborador Frequente
Colaborador Frequente

amigos ja tive muita ajuda neste forum e graças a todos tenho minha rede funcionando hj.

bom tenho uma duvida sobre o ccq nao entendi direito quais fatores podem fazer ele melhorar ou piorar, alguem pode me explicar isso.

olha tirei um print de um bullet setado em 15 dbm todos clientes a mais de 500 metros até 1.5km

o sinal deles no meu ponto de vista esta bom como poderam ver no print mas o ccq varia muito tem uns q cai p/ 70%.

antes o ccq era ruim apenas em clientes com sinal ruim hj nao tenho clientes com sinal q eu julgo ruim e o ccq esta ruim pq?

este ap é um bullet2 + omni aquario de 15dbi setado a 15dbm (ja testei em outras potencias)



Alguém pode me explicar pq ccq baixo? Wkq

demattos

demattos
MODERADOR
MODERADOR

Boa tarde, esta em B/G ja tentou setar somente em B ou G para ver, isto geralmente ocorre por que a relacao de piso ruido esta muito alta, pode ser canal sendo usado proximo que esteja interferindo

http://www.criciumanet.com.br

medeiros64


Colaborador Frequente
Colaborador Frequente

boa noite amigo.

bom esta somente G, assumo que deixando somente B fica ligeiramente melhor.

B+G devido alguns testes que fiz nao irei usar pq cheguei a conclusão que mesmo o cliente conectado em G no ap a banda nao vai utrapassar a velocidade da banda B.

bom pode ser sim interferência em minha cidade é meio complicado mas sei que estou no melhor canal no momento.


sei que os canais 1, 6 e 11 nao se sobrepõem. Mas sabe me dizer se o ap no canal 1 ao lado de um ap no canal 6 pode gerar alguma interferência mesmo q pouco?


muito obrigado

JulianoLinux

JulianoLinux
MODERADOR
MODERADOR

Medeiros eu creio que sim, se até mesmo um celular que toca proximo a uma caixinha de som da interferencia.

granlabor

granlabor
MESTRE
MESTRE

O CCQ baixo no teu caso é originado pelo elevado piso de ruído (noise floor) que é de -88 dB.

Não adianta eu dizer pra você baixar potência de seus rádios, porque você será refratário a esta informação.

Se a sua rede estiver "saudável" o impacto do ruído dos outros é menor.  Agora se a sua rede já estiver capenga pelo ruído auto-gerado, até o vento atrapalha hehehehehe

O pessoal do FPI sabe que não estou aqui pra empurrar serviço nos outros.  Sempre ajudo de graça e com satisfação, mas chega um momento que um treinamento ajuda o profissional a se preparar melhor para situações como esta.

Veja minha assinatura e venha participar do meu treinamento.  Vai mudar a sua rede pra melhor.


Abraço,

ZéAlves

http://www.granlabor.com

marcosvieira


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

2.4 em muitos lugares já está impraticado (não sei se é o seu caso), com omni então....fica mais complicado.
tentaria deixar fixado em G e data rate fixo...Vai testando e  baixando...Na minha rede fixei data rate em 18 Mb... ficou filé! mas cada caso é um caso...

granlabor

granlabor
MESTRE
MESTRE

Sem querer ser chato, mas já sendo :-D

Essa conversa de 2.4 impraticável é lenda.  Faz a instalação física direitinho, usa a potência certa, escolhe bem os canais que a "interferência" desaparece.

Interferência de concorrente só é problema se os seus equipamentos estiverem compartilhando com o concorrente o mesmo telhado ou a mesma torre.

Tá certo que vocês fazem isso há muito tempo e tal.   Mas será que vocês não estão errando e dando murro em ponta de faca todo esse tempo?

Através de um treinamento legal vocês economizariam uma fortuna em equipamento, teriam um sono melhor e sobraria mais tempo pra família.

Sabe aquelas perguntas que vocês sempre fizeram e ninguém respondeu direito?  Eu respondo no Treinamento Wireless PROVEDOR DE ACESSO.    

Porque eu só respondo lá?  
1) Porque leva 3 horas só pra convencer e apresentar argumentos que comprovam que visada é importante.
2) Porque não dá pra explicar com toda clareza aqui no fórum.
3) Porque é como eu pago minhas contas :-D


Abraço,

ZéAlves

http://www.granlabor.com

silviola

silviola
MODERADOR
MODERADOR

Pela sua foto, seu ruído está gritando a -82 .

Na prática é como se seus clientes de -55 / -63 estivessem a -73 -81 na real.

Olhando no datasheet do seu Bullet => http://dl.ubnt.com/b2_datasheet.pdf

Já dá pra perceber o porque do CCQ baixo, e do porque em B fica mais estável.

* Em RX Specifications, leia Sensivity.

Na prática, PMTP -68~ -70 já fica ruim pra G, se os teus clientes estiverem com chipset realtek, -64~-65 pra cima já não rola G legal.

Vendo o MAC dos teus clientes, temos ali Greatek, Aprouter e Cia Ltda, então, Realtek.

Neste caso você entra numa sinuca de bico... para trabalhar bem com realtek você precisaria chegar a -66 rasgando de sensibilidade. Seu ruído a -82 te obrigará a chegar a -48 para ter um bom CCQ, porém -48 é um grito no ouvido do AP.

Se você tem uma meta, ela deverá ser atingir no mínimo, -90 de Ruído. No mínimo.

Provavelmente você vai ter que mexer na sua estrutura física, separar os rádios, utilizar caixa de alumínio, alguma coisa que barre o RF.

medeiros64


Colaborador Frequente
Colaborador Frequente

ola Zé Alvez obrigado pelas dicas. Espero um dia realmente aprender tudo o que vc pode ensinar em um de seus treinamentos ainda estou muito no inicio e acho melhor ainda esperar mais um pouco.

bom tenho uma segunda situação em outra torre operando somente B.

material bullet2 em 5dbm antena aquario 15 dbi visada deste cliente perfeita esta a 500 metros exatos (temos torres de eletrecidade na cidade a cada 500mt).

ccq dele varia um pouco como pode ver o sinal dele nao é muito bom tbm nao é ruim algumas antenas podem ter algum tipo de incompatibilidade ?

tirei um printe do cliente p/ mostrar o ccq
Alguém pode me explicar pq ccq baixo? Eb5

silviola

silviola
MODERADOR
MODERADOR

Qual é a antena do cliente ?

O Rádio é um ApRouter, ou seja, um Realtek.

Infelizmente o ApRouter não mostra seu ruído.

Sem saber que antena está utilizando não tem muito o que dizer em relação ao nível de sinal.. Mas sabendo-se que a potência mínima do ApRouter é 12dBm, a antena não deve ser diretiva, porque se for, ou está com problema de apontamento, ou com problema no cabo.

medeiros64


Colaborador Frequente
Colaborador Frequente

a antena é uma grade aquario 17dbi o ap é a minha primeira krazer rs sim a primeira q comprei p/ usar como ap e nao como cliente como nao tive bom resultado coloquei no cliente rs.

na realidade eu tenho problema com essas antenas de grade nenhuma fica muito bom, é que minha cidade tem muitos provedores e alguns clientes ja possuem estas antenas os que estao perto eu uso estas mesmo porem se estiver longe aviso que nao da.

esta antena tem o cabo novo pois tinha um de 10 metros com usb e eu troquei pois este cliente estava na outra torre do primeiro print cerca de 1km ai coloquei ele na mais perto  só por colocar ele é meu amigo e a antena tem fácil acesso.

rs só achei que o ccq ficaria 100.

bom vcs sabem dizer até quanto o ccq é razoável?

na realidade eu perguntei p/ evitar problemas como alguns ja sabem eu sou um de meus clientes e estou na media quanto a sinal e minha internet é excelente meu ccq tem momentos q cai p/ 90% mas nao vejo diferença só que ja quero me adiantar e entender melhor o ccq.

silviola

silviola
MODERADOR
MODERADOR

Eu também tenho um POP com Bullet2 + OMNI 15 da Aquario e o CCQ realmente oscila bastante.

Em 2.4 o ideal é ficar no mínimo na dezena dos 80%~90% .

medeiros64


Colaborador Frequente
Colaborador Frequente

bom saber.

bom é difícil algum cliente ficar com ccq abaixo de 80% normalmente é 85% a 95% e depois volta a 100%

quero logo ter mais cliente p/ poder fazer um pop de verdade com setorial ainda só tenho estes 2 bullet2 mas agora parece que a coisa vai andar pois o ponto novo já chego em local ontem nao existe internet nem de modem 2g.

continuarei olhando os topicos e vendo o as novidades do forum realmente esse é o melhor forum p/ provedores wireless e por sinal muito rapido

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos