FPI - Fórum para Provedores de Internet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
FPI - Fórum para Provedores de Internet


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Atualmente, qual o melhor equipamento wireless para uso no cliente ?

+3
demattos
silviola
girusnet
7 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

girusnet

girusnet
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Caros colegas , venho recorrer à opinião de todos a respeito de qual o melhor equipamento wireless atualmente para ser colocado nos clientes.
A opinião de todos será de suma importância , pois estou abragendo uma outra cidade em que gostaria de padronizar minhas instalações , por existirem inúmeros equipamentos em nosso mercado hoje em dia , gostaria muito que postassem suas experiências e opiniões nos clientes , tanto com 5.8 quanto 2.4.
Tenho experiência apenas com nanos.
Por favor contribuam com minha pesquisa , creio que será de grande utilidade à outros usuários aqui de nosso fórum também.

Desde já agradeço !

silviola

silviola
MODERADOR
MODERADOR

Tudo depende de várias variantes...


A principal decisão é se vai trabalhar ou não com TDMA.


Porém mais do que a escolha de um fabricante é o correto dimensionamento do seu AP e principalmente dos seus clientes.


Da parte dos clientes já te digo que é errado trabalhar com o mesmo tipo de antena para todas as distâncias.


Tenha em mente que deves buscar sempre um nível de sinal tanto de TX quanto de RX na faixa entre -58 ~ -63 , e a única coisa que pode te ajudar é a escolha do correto ganho na antena do cliente. Preferencialmente clientes mais próximos beirando os -63, e clientes mais longe, beirando -60 ( -58 seria uma margem máxima ).


Tome como exemplo aqui o que eu utilizo:
AP Rocket M5 com OMNI UBNT 10dBi com 10dBm de TX.
000~300m => Nano Loco M5
200~400m => Nano M5 ( Evito usar pois não possui bom custo x benefício )
300~600m => Airgrid M5 23
500~1000m => Airgrid M5 27


Todos os Clientes de 4dBm a 8dBm ( ajuste fino para chegar do -58 ao -63 independentemente da antena ).


Se você instalou o conjunto, alinhou e obteve um sinal de RX ( parte do cliente ) melhor que -58 retire e ponha uma antena de menor ganho. Se instalou e obteve sinal de RX inferior a -63, retire e ponha uma antena de maior ganho. Se a antena já for a de maior ganho e mesmo assim não alcançou -63, levante acampamento, inviabilidade técnica, e cogite a possibilidade de criar uma nova célula na região.

girusnet

girusnet
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Olá Silvio , seria uma média de no máximo 3 km de diâmetro e a princípio não trabalharia com TDMA .
Seria no máximo 200 clientes à 1 mega cada.
Não quero nada muito sofisticado , apenas simples funcional e à um preço acessível.

silviola

silviola
MODERADOR
MODERADOR

girusnet escreveu:Olá Silvio , seria uma média de no máximo 3 km de diâmetro e a princípio não trabalharia com TDMA .
Seria no máximo 200 clientes à 1 mega cada.
Não quero nada muito sofisticado , apenas simples funcional e à um preço acessível.


Use um AP com ganho de antena suficiente para atingir a 1,5Km de distância com -63 de sinal. Vamos estipular a potência no AP não maior que 12dBm. Lembrando que diâmetro é a área total, enquanto que do centro até a extremidade é Raio.

Vamos usar o Ligowave para determinar o ganho correto no AP, que possui um ótimo módulo de simulação PMTP.

Fazendo algumas simulações aqui, usando uma BaseStation de 16dBi e 5dBm no AP em conjunto com uma Airgrid M5 27 dBi conseguiria chegar 1,5Km com cerca de -63.

Alternativamente:

OMNI 13dBi com 8dBm + Airgrid 27 = -63
OMNI 10dBi com 11dBm + Airgrid 27 = -63

Por essa lógica então teríamos a seguinte relação distância x conjunto:
0~300m => Nano Loco M5
300~600m => Nano M5
600~1300m => Airgrid M5 23

+1300m => Airgrid M5 27
* Valores estimados ( citando UBNT nos exemplos, mas qq conjunto de qq marca serve )

demattos

demattos
MODERADOR
MODERADOR

Boa noite, gostaria de lembrar o amigo que mesmo trabalhando em mimo ou N sem um protocolo como Tdma que pode encontrados em mikrotik com Nv2, linha intelbras ou ubquit não conseguirá fugir do no oculto e assim com esta taxa de 1 mega que vc pretende mesmo com antenas de 90 graus não conseguira os 200 clientes, agora com uma tecnologia tdma certamente conseguirá mais de 50 por antena. No restante a explicação do silvio está ótima e concordo com ele


abraço.

http://www.criciumanet.com.br

justiceiro

justiceiro
MODERADOR
MODERADOR

Eu iria só de nano .. sendo ele 2.4 ou 5.8 .. muito mais simples a instalação.

silviola

silviola
MODERADOR
MODERADOR

justiceiro escreveu:Eu iria só de nano .. sendo ele 2.4 ou 5.8 .. muito mais simples a instalação.
Eu aqui no meu provedor luto veemente com unhas e dentes contra isso: "comodismo".


Quando o "simples" deixa de ser o "certo" e passa a ser "meio certo", automaticamente as instalações passam a ser "meio" boas.



Ou seja, se em algum ponto do processo todo alguma coisa ficar "meio", seremos provedores "mais ou menos" bons.

Abaixo ao comodismo!!! Abaixo a preguiça de alinhar antenas!!! Por um mundo com instaladores mais dispostos!!!

justiceiro

justiceiro
MODERADOR
MODERADOR

Concordo Silvio .. mas até mesmo o nano deve ser alinhado devidamente .. claro que muitos colocam e deu sinal ta bom .. mas eu não .. procuro sempre o melhor alinhamento..

netteras

netteras
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Minha opinião é que qualquer um destes equipamentos que tenham antena integrada assim como uma boa qualidade como os da ubnt e intelbras são os melhores para a instalação nos clientes pois sabemos que a cada dia fica mais difícil fazer este tipo de instalação física e instalar os equipamentos que tem antena externa não é nada fácil.
Então eu vou de ubnt ou intelbras com antenas integradas , junta-se praticidade e qualidade.

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

netteras escreveu:Minha opinião é que qualquer um destes equipamentos que tenham antena integrada assim como uma boa qualidade como os da ubnt e intelbras são os melhores para a instalação nos clientes pois sabemos que a cada dia fica mais difícil fazer este tipo de instalação física e instalar os equipamentos que tem antena externa não é nada fácil.
Então eu vou de ubnt ou intelbras com antenas integradas , junta-se praticidade e qualidade.

Faço de suas minhas palavras amigo , penso do mesmo jeito, apesar de minha rede ser praticamente toda cabeada se eu fosse usar , pensaria da mesma forma , praticidade e qualidade.

http://marquescsh.blogspot.com

silviola

silviola
MODERADOR
MODERADOR

O que vocês chamam de praticidade eu chamo de preguiça. É a vida...

O problema é que se todo mundo pensar com "praticidade" o espectro vai ficar com "inutilidade". Em algumas regiões já está, em outras vai ficar, e pode ter certeza, isso é culpa da "praticidade".

netteras

netteras
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Silvio não é preguiça , realmente existem muitas cosntruções complicadas para instalarmos antenas externas , cada um com seus problemas e concepções.

silviola

silviola
MODERADOR
MODERADOR

netteras escreveu:Silvio não é preguiça , realmente existem muitas cosntruções complicadas para instalarmos antenas externas , cada um com seus problemas e concepções.
Hum... no seu caso você instala antenas onde não há visada ( nem fresnel ) ?

Se sim, neste caso, para pegar pelo "cheiro", antenas com maior abertura captam melhor sinais reflexivos, aí tudo bem.

Já eu aqui não instalo tendo uma taquareira na frente, imagina uma parede . Mas estou especulando... o que vale do post aqui é mesmo a primeira pergunta.

netteras

netteras
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

silviola escreveu:Hum... no seu caso você instala antenas onde não há visada ( nem fresnel ) ?

Tem de tudo um pouco , desde problemas com visadas até mesmo cliente conversando atravessado pq não quer a antena aqui , não quer ali, é um problema atrás do outro .
Então realmente fica mais prático estes pequenos aprelhos wireless como ubnt e intelbras com antena interna.

silviola

silviola
MODERADOR
MODERADOR

Aqui eu brigo com o cliente


Ou é como eu quero ou não é!



Meu argumento é: "se eu fizer do teu jeito ( jeito do cliente ) depois eu vou me incomodar e tu vai te incomodar. Aí não adianta reclamar que a internet tá caindo, que tá lenta, que na hora da novela fica ruim, que as outras pessoas não veem minha imagem no Skype".

E a bem da verdade, em um POP Wireless uma maçã podre estraga as demais mesmo, então quem tá comigo, tá 100% . Os clientes chegam a vibrar quando há viabilidade técnica na hora que dou a análise positiva. Eles literalmente comemoram pois a gente já tem fama de chatos nessa hora. E somos mesmo, mas é questão de visão do negócio...

Aqui a minha média é de cada 5 clientes que nos procuram, 2 tem obtém viabilidade técnica. Meus concorrentes instalariam os 5. Quem está certo, eu ou eles ? Depende novamente de visão do negócio

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Não só visão do negócio Silvio , mas também é como sempre digo existem regiões e regiões , culturas e culturas , em minha região quando oferecemos um rádio para o cliente ele quase bate pois não querem gastar um centavo com nada , querem somente a taxa de instalação via cabo e olhe lá , então realmente é difícil , cada cenário é um cenário .

http://marquescsh.blogspot.com

demattos

demattos
MODERADOR
MODERADOR

silviola escreveu:Aqui eu brigo com o cliente


Ou é como eu quero ou não é!



Meu argumento é: "se eu fizer do teu jeito ( jeito do cliente ) depois eu vou me incomodar e tu vai te incomodar. Aí não adianta reclamar que a internet tá caindo, que tá lenta, que na hora da novela fica ruim, que as outras pessoas não veem minha imagem no Skype".

E a bem da verdade, em um POP Wireless uma maçã podre estraga as demais mesmo, então quem tá comigo, tá 100% . Os clientes chegam a vibrar quando há viabilidade técnica na hora que dou a análise positiva. Eles literalmente comemoram pois a gente já tem fama de chatos nessa hora. E somos mesmo, mas é questão de visão do negócio...

Aqui a minha média é de cada 5 clientes que nos procuram, 2 tem obtém viabilidade técnica. Meus concorrentes instalariam os 5. Quem está certo, eu ou eles ? Depende novamente de visão do negócio

Ótimo postura, fico com o coração na mão na hora de dizer não dá, mas digo a mesma coisa para o cliente; ótimos critérios de qualidade que garantem os clientes que já estão na base e o que vão entrar, desta forma temos baixa rotatividade de clientes e um grau de satisfação que serve de propaganda boca a boca, um ótimo marketing

http://www.criciumanet.com.br

18Atualmente, qual o melhor equipamento wireless para uso no cliente  ? Empty e qual a resposta? Sáb 24 Jan - 14:25

DragonDF


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Para uma distância de até 2Km, qual o melhor equipamento para o cliente?

Li o tópico todo e no fim das contas não observei a diferença entre preguiça, custo e praticidade.

Que tal VALORES? R$ 

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos