Passos para calcular a potência correta do seu No-break

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Passos para calcular a potência correta do seu No-break

Mensagem  Marcio Marques em Dom 6 Jan - 16:27

1- PASSO

Verificar na parte traseira de cada equipamento que será conectado ao nobreak o valor da tensão que é seguido da letra "V" ou da palavra "Volts" e da corrente elétrica, indicado pela letra "A", ou pela palavra "Ampères";
Exemplo:
Equipamento A possui as indicações: 110 V e 3A ou 110 Volts e 3 Ampères;
Equipamento B possui as indicações: 110 V e 6A ou 110 Volts e 6 Ampères;


2- PASSO


Multiplicar os valores de tensão e corrente, obtendo o valor em "Watts";
Exemplo:

Potência equipamento A = 110 x 3 = 330 W;

Potência equipamento b = 110 x 6 = 660 W;



3- PASSO

Repetir os passos 1º e 2º para cada um dos equipamentos que serão ligados no No-break;


4- PASSO

Somar as potências em "Watts" encontradas, para obter a potência total;
Exemplo:

Potência Total = Equipamento A + B = 330 + 660 = 990 W;


5- PASSO


Divida a potência total dos equipamentos que serão concetados ao No-break pelo fator de potência do No-break.

Exemplo: 990W / 0.8 = 1237,5 VA





6- PASSO

Adquirir um Nobreak que forneça potência superior à total do constante no 5º Passo. Colocar uma margem de segurança de, no mínimo 20%, isto é, adquirir um Nobreak, cuja potência seja no mínimo 20% superior à soma das potências dos equipamentos que neles serão conectados.

Exemplo:

Multiplique o valor encontrado constante do 5º Passo por 1.2 para adicionar 20% de segurança na potência do nobreak a ser adquirido.

Potência total com margem de segurança = 1237,5 VA x 1.2 = 1485VA.

Adquira, por exemplo, um Nobreak de 1500 VA, ou seja, 1.5 KVA.


fonte: www.energybraz.com.br
avatar
Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Mensagens : 1225
Pontos : 104604
Reputação : 3215
Data de inscrição : 02/02/2012
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte

Ver perfil do usuário http://marquescsh.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Passos para calcular a potência correta do seu No-break

Mensagem  silviola em Qui 17 Jan - 7:18

Desculpa o "intrometimento", mas os Volts a calcular não seriam os da Corrente Contínua ?
Exemplo:
Uma fonte de um Mikrotik ligada no 110V, com DC 30V por 3A. Na verdade possui de consumo 90W ( 30 x 3 ) , e não 330 ( 110 x 3 ).
Pelo seu cálculo um Nobreak de 600VAs , comum, não aceitaria nem um PC furreco com fonte de 24A, pois pelos seus cálculos: 110V x 24A = 2640W
Não tenho conhecimento em Eletrônica, só o básico do Curso Técnico em TI, mas me corrija se eu estiver errado.


Edit:
Veja um exemplo de cálculo em uma etiqueta de fonte:
avatar
silviola
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 279
Pontos : 2389
Reputação : 400
Data de inscrição : 17/01/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Passos para calcular a potência correta do seu No-break

Mensagem  demattos em Qui 17 Jan - 19:23

silviola escreveu:Desculpa o "intrometimento", mas os Volts a calcular não seriam os da Corrente Contínua ?
Exemplo:
Uma fonte de um Mikrotik ligada no 110V, com DC 30V por 3A. Na verdade possui de consumo 90W ( 30 x 3 ) , e não 330 ( 110 x 3 ).
Pelo seu cálculo um Nobreak de 600VAs , comum, não aceitaria nem um PC furreco com fonte de 24A, pois pelos seus cálculos: 110V x 24A = 2640W
Não tenho conhecimento em Eletrônica, só o básico do Curso Técnico em TI, mas me corrija se eu estiver errado.


Edit:
Veja um exemplo de cálculo em uma etiqueta de fonte:

Boa noite,
O calculo seria pelo que a fonte consome e nao pela potencia que oferece, e esta fonte que esta aparecendo na imagem esta com sua informacoes completamente fora da norma, fonte de 230W ( para carga, ou seja, potendia oferecida para os componentes do computador) nao e real ok, com consumo de 10A este consumo é de um chuveiro consumindo rsrsrs.Estou dizendo de entrada 110/220v 6/10A seria aproximadamente 1200W e muita coisa rsrs.

Vamos usar como base de calculo uma fonte UBNT de nano

110/220 CA por 0.3A seria consumo medio de 66W isto calculando pela tensao maior 220 x 0.3 ( 300mA)
agora o que ela fornece para a carga que esta fonte alimenta e outra coisa por que seria de 24 CC X 0.5A = 12W, para o nobreak a carga seria de 66W na base de calculo e nao de 12W
- Quando se calcula a potencia de um nobreak se usa como base de calculo a pontencia de consumo da carga.

* fonte do computador
* fonte do monitor
*fonte da impressora
* fontes em geral, uma observacao nao se usa em nobreak cargas reativas ( motores e resistencias por exemplo) so se for o caso de nobreak senoidal

Ou seja consumo delas para manter a carga em funcionamento ( transforma corrente CA em CC ).

Para entender o fator de potencia é a maxima eficiencia de entrada entregue na saida, isto em circuitos que nao transforma CA e CC , nao vamos entrar em detalhes para nos alongar muito no estudo. Para ficar claro o fator de potencia quanto mais proxima de 1 melhor em nobreak normal, digo normal que tem onda quadrada ou quase senoidal na sua saida o melhor que ja vi tinha fatore de potencia de 0.7.

Vamos entender um pouco o que é o fator de potencia o quanto o valore dele e importante saber na escolha de um nobreak eficiente.

Bom o fator de potência é uma relação entre potência ativa e potência reativa. Ele indica a eficiência com a qual a energia está sendo usada. Um alto fator de potência indica uma eficiência alta e inversamente um fator de potência baixo indica baixa eficiência. Um baixo fator de potência indica que você não está aproveitando plenamente a energia, e a solução para corrigir, é a instalação de Banco de Capacitores, sendo que estes podem criar condições de ressonância. Nessas condições, as harmônicas geradas por equipamentos não lineares podem ser amplificadas para valores absurdos e a opção passa a ser a utilização de Filtro de dessintonia para correção destas harmônicas.

Instalações elétricas em sua maioria possuem cargas indutivas. A principal característica das cargas indutivas é que elas necessitam de um campo eletromagnético para operar. Por este motivo, elas consomem dois tipos de potência elétrica: Potência ativa (kW) para realizar o trabalho de gerar calor, luz, movimento, etc e Potência reativa (kVAr) para manter o campo eletromagnético, sendo que esta não produz trabalho útil, mas circula entre o gerador e a carga, exigindo do gerador e do sistema de distribuição de energia elétrica uma corrente adicional. A potência ativa e a potência reativa, juntas, formam a potência aparente (kVA). Quando a potência aparente é maior que a potência ativa, a concessionária precisa fornecer, além da corrente útil (ativa), uma corrente reativa.




Onde:

Potência Ativa (KW): Potência realmente gasta em dispositivos que oferecem resistência, no circuito resistivo a tensão anda em fase com a corrente (V-I)=0º, e é expresso em KW.

Potência Reativa (KVAr): Potência utilizada para a criação de campos magnéticos, necessário ao funcionamento de equipamentos industriais (motores, transformadores, reatores, etc.), sendo expresso seu valor em Kvar, no circuito indutivo a tensão anda adiantada da corrente (V-I)=90º.

Potência aparente (KVA): soma vetorial das potências ativa e reativa, ou seja, é a potência total absorvida pela instalação.

Fator de potência (i-fator05): é a razão entre potência ativa e potência aparente.

Em circuitos de corrente alternada (CA) puramente resistivos, as ondas de tensão e de corrente elétrica estão em fase, ou seja, mudando a sua polaridade no mesmo instante em cada ciclo. Quando cargas reativas estão presentes, tais como capacitores ou condensadores e indutores, o armazenamento de energia nessas cargas resulta em uma diferença de fase entre as ondas de tensão e corrente. Uma vez que essa energia armazenada retorna para a fonte e não produz trabalho útil, um circuito com baixo fator de potência terá correntes elétricas maiores para realizar o mesmo trabalho do que um circuito com alto fator de potência.




Hoje so vi nobreak com fator de potencia acima de 0.7 os que tem saida senoidal pura usado em cargas que necessita de uma precisao maior, ou seja, em servidores, equipamentos de precisão, de uso em laboratórios / médicos e outros.

Obs: Uma fonte de computador em media consome 350W em media, claro que dependo da fonte, se for uma fonte de servidor que precisa entregar uma potencia real maior para carga que sao os componentes internos da maquina o consumo e maior.

Segue um exemplo




_________________
Rodrigo Rodrigues de Mattos
Téc. em Eletronica
Usuario Linux e mikrotik
avatar
demattos
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 674
Pontos : 103354
Reputação : 1609
Data de inscrição : 02/02/2012
Idade : 40
Localização : criciuma / SC

Ver perfil do usuário http://www.criciumanet.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Passos para calcular a potência correta do seu No-break

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum