FPI - Fórum para Provedores de Internet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
FPI - Fórum para Provedores de Internet


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

SVA/SCM Sim ou Não ?

+8
goodposting
EngenheiroAlvaro
Almir
wans1105
JonasMT
demattos
Marcio Marques
girusnet
12 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1SVA/SCM Sim ou Não ? Empty SVA/SCM Sim ou Não ? Dom 17 Mar - 1:15

girusnet

girusnet
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Gostaria de parabenizar os criadores deste fórum , pois a muito venho a procura de um lugar aonde podemos buscar algo realmente proveitoso para assuntos diretos sobre nosso ramo de provedores , tendo em vista os ótimos conteúdos que observei neste local , aqui me registrei , espero colaborar , assim como colher conhecimentos buscados a cada dia .

Tenho a vários anos observado fóruns e mais fóruns debatendo sobre o assunto SVA e não chegando a um denominador comum , gostaria de levantar esta questão aqui e também chegar a um veredicto final .

SVA é legal perante a ANATEL ou não ? Se sim , o porque . Se não , o porque .

Um agradecimento geral ...

2SVA/SCM Sim ou Não ? Empty Re: SVA/SCM Sim ou Não ? Dom 17 Mar - 8:24

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Seja bem vindo meu amigo !
Realmente é um assunto já debatido em muitos lugares , vamos a minha opinião .

SVA existe sim , o problema é que você tem que saber trabalhar com o mesmo, pois ao receber visita da ANATEL deve se portar como SVA e não como SCM dizendo que tem SVA , explicação :


Serviço de Valor Adicionado - SVA, definido no artigo 61 da LGT, é a atividade que acrescenta a um serviço de telecomunicações que lhe dá suporte - e com o qual não se confunde - novas utilidades relacionadas ao acesso, ao armazenamento, à apresentação, à movimentação ou à recuperação de informações. O SVA não constitui serviço de telecomunicações, classificando-se seu provedor como usuário do serviço de telecomunicações que lhe dá suporte. É assegurado aos interessados o uso das redes de serviços de telecomunicações para prestação de serviços de valor adicionado.

Resumo:
O SVA é a empresa contratada pela empresa SCM para prestar suporte, manutenção e reparo nos clientes da empresa SCM. Portanto, se você vai abrir uma empresa SVA, você não precisa de autorização da Anatel, basta somente o contrato SVA com a empresa SCM, neste caso, o provedor de internet é a empresa que tem a SCM, onde toda a estrutura, registros de torres, notas fiscais de equipamentos, contrato com cliente final, fatura de cobrança, tudo deve ser em nome do provedor SCM. O provedor SMC é responsável por tudo que acontecer na rede, sendo: qualidade, suporte, equipamentos homologados, reclamações de clientes, registro de estações, etc.

Finalizando , com o SVA você meramente um prestador de serviços da empresa SCM .
Todos os equipamentos, torres etc etc tem que estar registrados em nome da empresa SCM, assim como as logos em carros de serviço e assim por diante .
Quando houver uma fiscalização deve se portar como o prestador de serviço da empresa de SCM e é ela que responderá pela fiscalização . Bom sabendo disto , se escolher o serviço SVA você deve procurar um empresa muito bem preparada , pois como ela se responsabiliza-rá por tudo , deve ser uma empresa idônea .

Quando se usa um SVA a maioria peca nestes 2 pontos .

1- Contratar uma empresa que não sabe prestar serviço SVA e que não está preparada para o mesmo.
2 - Afirmar que é um provedor de internet na hora da fiscalização, pois quando se tem SVA você não é , vamos colocar em grossas palavras , você apenas toma conta do negócio dos outros .

Espero ter esclarecido e se eu estiver errado , por favor me corrijam amigos e profissionais do ramo.

Abraço !

http://marquescsh.blogspot.com

3SVA/SCM Sim ou Não ? Empty Re: SVA/SCM Sim ou Não ? Dom 17 Mar - 17:26

demattos

demattos
MODERADOR
MODERADOR

Boa tarde.

O que temos que entender que um empresa que utiliza de SVA de uma empresa SCM nunca será dona do seu provedor, o que ocorre muito no mercado e de empresas que tem SCM alugarem e dizer que vc esta legalizado isto e o que tem lacrado provedores pelo brasil. Para acontecer de forma correta e vc ser dono de seu provedor vc tem q ser ter sua própria SCM ou firmar parceria e cuidar do provedor de alguém legalizado isto a grosso modo, ou seja, a empresa SVA terá que ter tudo no nome da empresa que tem a SCM se não eles vem e lacram sem do e nem piedade. Já aconteceu comigo antes de ter minha SCM no período que estava em tramite fiquei como SVA de um provedor próximo a minha cidade fui visitado pela ANATEL nao me lacraram mas o próprio fiscal já disse que se ocorrer nova denuncia eles levantariam todos os documentos e descobrindo que so estavam fazendo uso de SCM por meio de SVA de outra empresa seriamos lacrados. Resumindo 99% fazem uso deste artifício para se legalizado mas os Fiscais sabem e não querem nem saber . Aluguel e Parceria como dizem não existe 100% de certeza de não ser lacrado e muitas vezes e dinheiro colocado no ralo por que vc investe em liberação de torre e paga valores mensais a dona da SCM enquanto poderia estar tirando sua SCM.

Minha sincera opinião, ha quem apoie e quem não concorda.

abraço a todos

http://www.criciumanet.com.br

4SVA/SCM Sim ou Não ? Empty Re: SVA/SCM Sim ou Não ? Dom 17 Mar - 19:33

JonasMT


Especialista
Especialista

Penso da mesma maneira, SVA nao é garantia de nada. Tanto que tirei a minha. Levo 1 ano mais saiu.

5SVA/SCM Sim ou Não ? Empty Re: SVA/SCM Sim ou Não ? Dom 17 Mar - 19:49

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Também concordo com vocês meus amigos , não é garantia de nada , mas deveria ser, se a fiscalização não fosse tão arbitrária , pois temos de convir que se o artigo/lei existe e o SVA estiver trabalhando exatamente dentro da mesma , a fiscalização deveria respeitar , pois também sabemos que não é um custo baixo tirar um SCM hoje em dia e a saída pata muitos é o SVA . Inclusive todos estão no aguardo os famosos novos valores do SCM , sendo assim, o SVA poderá até ser extinto caso estes novos planos de SCM entrem em vigor , mas Brasil é o Brasil não é pessoal .

http://marquescsh.blogspot.com

6SVA/SCM Sim ou Não ? Empty Re: SVA/SCM Sim ou Não ? Dom 17 Mar - 21:38

wans1105

wans1105
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Marcio aqui na empresa que me presta o serviço de consultoria da SCM, me disse que tem como fazer uma outra empresa usar a mesma licença e ela responder por tudo que acontecer com a mesma. Ou seja, casdastrando um novo POP estaria ok! voce confirma isso, pois tenho outra empresa que adquirir na minha cidade sem o SCM.

7SVA/SCM Sim ou Não ? Empty Re: SVA/SCM Sim ou Não ? Dom 17 Mar - 23:07

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

wans1105 escreveu:Marcio aqui na empresa que me presta o serviço de consultoria da SCM, me disse que tem como fazer uma outra empresa usar a mesma licença e ela responder por tudo que acontecer com a mesma. Ou seja, cadastrando um novo POP estaria ok! voce confirma isso, pois tenho outra empresa que adquirir na minha cidade sem o SCM.

Meu amigo , primeiramente , vou citar o exemplo caso não seja o detentor do SCM .

Seria através de 2 tipos , usando SVA ,ou seja, como citamos acima , você seria apenas um prestador de serviços da empresa cujo o SCM é de propriedade , esta empresa seria detentora de tudo , ou no outro caso , poderia abrir uma filial da empresa detentora do SCM , estes 2 modos a meu ver estão corretos .

O melhor seria uma filial , pois assim não gera dúvidas em nada , SVA a meu ver também é correto , porém nestes 2 casos você tem que ter certeza se a empresa detentora do SCM está em dia com todos os requisitos que a ANATEL exige e em dia com todos os tributos , se estiver em dia com tudo , basta seguir as regras a risca , em qualquer um destes 2 tipos que escolher nunca bata no peito e diga , eu sou provedor de internet, diga sempre:

-No caso do SVA , Eu sou apenas o prestador de serviço da empresa detentora do SCM, tudo que precisar tem que questionar à mesma. , daí você entra em contato com a detentora do SCM e peça a eles que resolvam a questão com a fiscalização .

- No caso de uma filial , diga, Somos apenas uma filial da detentora do SCM , procurem a matriz . , neste caso também entre em contato com a detentora do SCM e mande eles se virarem com a fiscalização.

Nestes 2 casos meu amigo a detentora do SCM tem que estar preparada para responder e lhe atender na hora que precisar , ou seja , imediatamente, então muito cuidado com qualquer empresa que lhe oferecer estes serviços, peça referências , consulte alguém que já tenha sido fiscalizado com os serviços deles em operação e colha todos os dados que precisar antes de fechar qualquer parceria.

Nestes 2 casos que citei , seria de você não ser o detentor do SCM e queira aproveitar de outra empresa , caso você seja o detentor do SCM e queira comprar uma outra empresa que não tenha SCM, basta realmente cadastrar um novo POP , mas aconselho que feche a que está comprando , falando em papéis contábeis é claro , abra uma filial e aproveite o nome fantasia , assim tudo fica do jeito que está e legalizado , ou seja terá 2 empresas com nomes diferentes apenas no nome fantasia .


Abraço !

http://marquescsh.blogspot.com

8SVA/SCM Sim ou Não ? Empty Re: SVA/SCM Sim ou Não ? Seg 18 Mar - 0:03

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Para enriquecer nosso tópico achei um artigo interessante e muito bem didático sobre nosso assunto.


O que é um SVA?

É o PSCI, o provedor de internet propriamente dito e toda a sua edificação,seus servidores, seus roteadores, o seu link de saída para a internet,independente se ela seja uma LanHouse ou seja um servidor de jogos, ou tenha um link para uso próprio;

O que é o SCM?

O Serviço de comunicação Multimídia é um serviço fixo de telecomunicações deinteresse coletivo, prestado em âmbito nacional e internacional, no regimeprivado, que possibilita a oferta de capacidade de transmissão, emissão e recepção de informações multimídia, utilizando quaisquer meios, a assinantes dentro de uma área de prestação de serviço, ou seja, pode ser rádio, cabo, tudo que vai do ponto de acesso até o assinante, o meio legal de levar tudo isto até o assinante;

O SVA pode levar o link de dados, imagens e voz até o assinante fora de sua edificação?

Não, ele precisa de um suporte do SCM para fazer isso, conforme art. 7º do anexo a resolução 272 da Anatel:
Art. 7º É assegurado aos interessados o uso das redes de suporte do SCM para provimento de serviços de valor adicionado (SVA), de forma não discriminatória e a preços e condições justos e razoáveis.
Quem são os interessados? os provedores, chamados PSCI;

O SCM pode usar terceiros para dar manutenção em sua rede?Pode, segundo o art. 48 do anexo à resolução 272 pode, o que ela diz:Art. 48. Constituem direitos da prestadora, além dos previstos na Lei n.º9.472, de 1997, na regulamentação pertinente e os discriminados no termo de
autorização para prestação do serviço:

I - empregar equipamentos e infra-estrutura que não lhe pertençam; II - contratar com terceiros o desenvolvimento de atividades inerentes,acessórias ou complementares ao serviço. § 1º A prestadora, em qualquer caso, continuará responsável perante a Anatel e os assinantes pela prestação e execução do serviço.

§ 2º As relações entre a prestadora e os terceiros serão regidas pelo direito privado, não se estabelecendo qualquer relação jurídica entre os terceiros e a Anatel.

Portanto a Empresa detentora do SCM pode usar terceiros para dar manutenção em sua rede, como também o SVA pode contratar um SCM para levar seus serviços até o cliente final; A detentora do SCM pode contratar tanto o provedor PSCI como pode ser outra Empresa qualquer, no caso sempre vai ser o PSCI para facilitar a comunicação entre as partes, porém a Prestadora SCM sempre vai ser responsável pelo assinante e o contrato que irá ter com terceiros, no caso o PSCI são regidos pelo direito civil privado, não dizendo respeito a nada a Anatel,muito embora os fiscais peçam para ver.Lembrem-se...A rede SCM para todos os efeitos de fiscalização é da Empresa detentora do SCM, que é utilizada pelo PSCI para Prestaremo SVA. Quem cobra pelo SCM, é a Empresa detentora do SCM, e ela é quem recolhe os impostos, tipo FUST, FUNTEL e é ela quem efetua o cadastro no SICI,entre outros;Quem cobra pelo SVA, é o PSCI, que também recolhe os devidos impostos.Qualquer tipo de contrato entre um PSCI que presta seu SVA e um SCM feito em cima destas normas, está correto, basta que cada um cumpra a sua função, tanto no trabalho como em relação ao fisco.

Eng Rudnei Marques
RRPTELECOM - Engenharia Elétrica,Telecomunicações e
de segurança do Trabalho

http://marquescsh.blogspot.com

9SVA/SCM Sim ou Não ? Empty Re: SVA/SCM Sim ou Não ? Seg 18 Mar - 8:37

Almir


MODERADOR
MODERADOR

Bom,, eu Já fui SVA de uma empresa grande, fiz tudo certinho, torrre, equipamentos homologados com nota fiscal, aguardei até sair a licença da estação em nome da SCM, link dedicado em nome da minha empresa (este tem que ser em nome do SCM). Só comecei a instalar clientes após sair a licença da estação.

Já estava a uns 9 meses trabalhando, já com uma carteira de clientes boazinha, uma tarde por volta das 14:00 hs chega dois caras na minha empresa e perguntam sobre como funciona a internet, eu muito feliz comecei a explicar, mas explicava como se fosse meu o provedor, ai eles fizeram uma pergunta, mas e tem garantia de banda,, eu respondi que sim,, que entregavamos o que o cliente contratava, aí eles perguntaram, "mas que quem que me garante essa banda contratada" eu muito pronto respondi, nós garantimos pro senhor que vai chegara a banda contratada, ai ele novamente perguntou, a tua empresa garante, eu novamente afirmei sim,, nós garantimos. Eles com muita calma levaram a mão no bolso e tiraram aquela carteirinha vermelha, quando eu vi eles levando a mão no bolso já percebi que eram fiscais, pois conheço os procedimentos. Ai eles se identificaram como fiscais da ANATEL e que estava ali para verificar uma denúncia e que já haviam comprovado. Ai eu achando que estava legal comecei falar que o provedor era de tal empresa, mas eles argumentaram que eu mesmo havia dito que eu que assegurava a banda, e quem assegura a banda é o SCM, não o SVA, mostrei os contratos com os clientes, fazia um contrato de SCM e um de SVA, cobrava 49,00 de SVA e 1,00 de SCM, eles riram e disseram que quem em sã conciência iria vender um link de por 1,00, que se fosse meio a meio até que estaria dentro da normalidade, fotografaram os contratos, fotografaram o contrato do link que eu tinha com a operadora (estava em nome da nossa empresa)

Ai começaram a me explicar com muita educação:

Para ser um SVA correto tem que: ( já foi dito tudo acima mas vamos falar o que eles falaram)

1. O atendente tem que estar com um crachá especificando que está à serviço da SCM TAL

2. Na placa da empresa tem que ter algo dizendo à serviço da SCM tal

3. Nos veículo tem que estar escrito à serviço da SCM tal

O link tem que estar contratado no nome da SCM.

A estação tem que estar cadastrata em nome da SCM

Duas notas fiscais, uma em nome da SCM e outra em nome da SVA, ou seja gerar dois boletos ou uma maneira de discriminar no boleto o valor do SCM e o Valor do SVA

Os equipamentos podem estar no nome do SVA, mas tem que ser todos homologados e com nota fiscal.

Depois que explicaram isto os fiscais fizeram a notificação, disseram que iriam subir no telhado tirar os equipamentos, como estava chovendo eu me propus a subir no telhado e retirar os equipamentos, nesse interim aconteceu uma mágica, eu subi no telhado e já havia tirado o AP, (na época era um router wr254 homologado) quando o fiscal subiu na escada e disse olhe essa antena não precisa tirar, você tem outra igual lá em baixo, pode deixar essa ai (era um ponto a ponto router + uma aquário de grade) eu disse não agora vou tirar tudo, pois não quero me incomodar) o fiscal deu risada, e descemos com o RADINHO E A ANTENA, eles pediram pra eu tirar apenas o dipolo da aquário e enrolaram o dipolo e roteador com um papel bolha e passaram uma fita adesiva com os logos da anatel e me entregaram novamente e disseram agora você é fiel depositário desse material. Aguarde até ser chamado em algum órgão da Polícia Federal onde terá que levar esse material como está, sem rompimento nessa fita adesiva, eu assinei o termo de fiel depositário e eles foram embora.

Dali quinze minutos minha rede voltou ao ar e meus clientes estavam navegando novamente. Dali seis meses eu estava com minha SCM própria, pois peguei uma consultoria de brasília (ICONE) para agilizar meu processo.

Na PF o processo foi arquivado, pois provei que não sabia que fui ludibriado por uma SCM que não fez o correto e que eu já com uma empresa de SCM aberta apenas esperando as liberações da ANATEL para iniciar legalmente as operações.

Então pessoal, diante de tudo isto que relatei, que não é o que acho, mas o que acontecer na prática, hoje eu tenho meu SCM, mas não pego parceiros SVA, pois seria mais arriscado para nós do que para o SVA, como eu vou ter certeza que lá a mil quilômetros o meu parceiro SVA vai estar pagando o link em meu nome, como vou ter certeza que ele vai estar utilizando apenas equipamentos homologado (principalmente nas torres), como vou ter certeza de que ele vai estar dizendo que o provedor é meu que ele está a meu serviço, é por isso que é difícil pegar parceiros que estejam dispostos a cumprir as regras corretas do SVA. E diante de tudo isto quanto será que um SCM deve cobrar de um SVA, será que um salário mínimo vale a pena o risco de levar processos porque o SVA não cumpriu o que foi dito. E se o SVA quebrar e o contrato de link que está em nome do SCM e que geralmente não é barato.

Diante de tudo isto cada um decide o que é melhor pra si e mais viável, eu acho inviável "alugar meu SCM", minha opinião.

Abraço a todos.

Att

Almir

10SVA/SCM Sim ou Não ? Empty Re: SVA/SCM Sim ou Não ? Seg 18 Mar - 9:04

EngenheiroAlvaro

EngenheiroAlvaro
Especialista
Especialista

A longo prazo,o SVA se torna inviável.

O que vc pagou não vai te reverter em nada. Se forem colocar na ponta do lápis é mais viável, mesmos com todas as exigências da ANATEL, tirar a sua própria SCM.

Mesmo que no futuro não queira mais atuar no ramo, ainda há possibilidade da venda da empresa com a Autorização, seguindo os procedimentos da Resolução 272/01 da ANATEL.

No SVA, não há essa possibilidade.

http://www.engenheiroalvaro.com.br/

11SVA/SCM Sim ou Não ? Empty Re: SVA/SCM Sim ou Não ? Seg 18 Mar - 9:06

goodposting

goodposting
MODERADOR
MODERADOR

JonasMT escreveu:Penso da mesma maneira, SVA nao é garantia de nada. Tanto que tirei a minha. Levo 1 ano mais saio

não é assim que a banda toca.

quem é engenheiro e cobra 3 mil pelo projeto e consultoria pra dar a SCM na mão de qualquer dono de empresa, julga da sua forma, pois quer vender seu peixe.

quem é dono de SCM, faz parceria SVA e faz as coisas corretamente dentro da lei, tb julga da sua forma, pois tb quer vender seu peixe.


o ERRADO é ficar julgando e jogando pedras uns nos outros! isso, afim de vender seu próprio peixe.


os duas formas são válidas e tem seus prós e contras.


o ERRADO tb é ficar falando q fulado ou beltrano está errado e é isso e é aquilo. irá gerar tumulto como sempre gerou em todos os fóruns onde isso é discutido.

intolerância e falta de compreensão é motivo pra brigas sem fim em qualquer tipo de convivência, seja dentro de um fórum ou dentro de nossa própria casa ou empresa.


outra questão ( é a mais importante de todas): ABUSO DE AUTORIDADE.

o bom é ter sempre ligada uma câmera IP gravando áudio e vídeo, registrando tudo no momento da abordagem do fiscal na sua empresa. seja vc um SVA ou mesmo SCM próprio.

não se pode agir como amador diante dos fiscais.

aqui, antes de eu receber um fiscal, já chamo logo minha advogada. ligo pra ela na hora pra vir aqui e presenciar tudo.

na última visita viram as câmeras e percebi q fugiram delas e quiseram conversar fora do alcance das câmeras. não são bobos. mas a conversa foi amigável e tudo correu bem.

sou SVA.

isso é como um policial militar (q tb é uma autoridade) que procura ,procura e procura e não acha nada de errado no seu carro e MANDA vc remover seu insulfilme da porta do carro. é abuso de autoridade.

e isso gera problema não só pro SVA ou SCM, mas tb pro próprio Fiscal que comete o abuso.

posso até ser lacrado injustamente, mas volto logo e quando voltar processo os envolvidos na hora. as câmeras estão ligadas e sempre vão estar ligadas no no-break.

ser SVA não é só cadastrar a base junto a Anatel e pagar as taxas TFF e TFI.

tem gente que só faz isso e pronto! acha q é só isso. coisa de doido gente. nem empresa abrem. nem um cnpj tem... fala sério... tem q ter os contratos SVA e SCM assinados, boletos com mensagens SCM pro cliente ler, etc...

quem faz as coisas de qualquer jeito, terá sim resultados ruins em tudo na vida. não falo só de SVA e SCM.

fim de papo.

12SVA/SCM Sim ou Não ? Empty Re: SVA/SCM Sim ou Não ? Seg 18 Mar - 9:17

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Almir escreveu:Bom,, eu Já fui SVA de uma empresa grande, fiz tudo certinho, torrre, equipamentos homologados com nota fiscal, aguardei até sair a licença da estação em nome da SCM, link dedicado em nome da minha empresa (este tem que ser em nome do SCM). Só comecei a instalar clientes após sair a licença da estação.

Já estava a uns 9 meses trabalhando, já com uma carteira de clientes boazinha, uma tarde por volta das 14:00 hs chega dois caras na minha empresa e perguntam sobre como funciona a internet, eu muito feliz comecei a explicar, mas explicava como se fosse meu o provedor, ai eles fizeram uma pergunta, mas e tem garantia de banda,, eu respondi que sim,, que entregavamos o que o cliente contratava, aí eles perguntaram, "mas que quem que me garante essa banda contratada" eu muito pronto respondi, nós garantimos pro senhor que vai chegara a banda contratada, ai ele novamente perguntou, a tua empresa garante, eu novamente afirmei sim,, nós garantimos. Eles com muita calma levaram a mão no bolso e tiraram aquela carteirinha vermelha, quando eu vi eles levando a mão no bolso já percebi que eram fiscais, pois conheço os procedimentos. Ai eles se identificaram como fiscais da ANATEL e que estava ali para verificar uma denúncia e que já haviam comprovado. Ai eu achando que estava legal comecei falar que o provedor era de tal empresa, mas eles argumentaram que eu mesmo havia dito que eu que assegurava a banda, e quem assegura a banda é o SCM, não o SVA, mostrei os contratos com os clientes, fazia um contrato de SCM e um de SVA, cobrava 49,00 de SVA e 1,00 de SCM, eles riram e disseram que quem em sã conciência iria vender um link de por 1,00, que se fosse meio a meio até que estaria dentro da normalidade, fotografaram os contratos, fotografaram o contrato do link que eu tinha com a operadora (estava em nome da nossa empresa)

Ai começaram a me explicar com muita educação:

Para ser um SVA correto tem que: ( já foi dito tudo acima mas vamos falar o que eles falaram)

1. O atendente tem que estar com um crachá especificando que está à serviço da SCM TAL

2. Na placa da empresa tem que ter algo dizendo à serviço da SCM tal

3. Nos veículo tem que estar escrito à serviço da SCM tal

O link tem que estar contratado no nome da SCM.

A estação tem que estar cadastrata em nome da SCM

Duas notas fiscais, uma em nome da SCM e outra em nome da SVA, ou seja gerar dois boletos ou uma maneira de discriminar no boleto o valor do SCM e o Valor do SVA

Os equipamentos podem estar no nome do SVA, mas tem que ser todos homologados e com nota fiscal.

Depois que explicaram isto os fiscais fizeram a notificação, disseram que iriam subir no telhado tirar os equipamentos, como estava chovendo eu me propus a subir no telhado e retirar os equipamentos, nesse interim aconteceu uma mágica, eu subi no telhado e já havia tirado o AP, (na época era um router wr254 homologado) quando o fiscal subiu na escada e disse olhe essa antena não precisa tirar, você tem outra igual lá em baixo, pode deixar essa ai (era um ponto a ponto router + uma aquário de grade) eu disse não agora vou tirar tudo, pois não quero me incomodar) o fiscal deu risada, e descemos com o RADINHO E A ANTENA, eles pediram pra eu tirar apenas o dipolo da aquário e enrolaram o dipolo e roteador com um papel bolha e passaram uma fita adesiva com os logos da anatel e me entregaram novamente e disseram agora você é fiel depositário desse material. Aguarde até ser chamado em algum órgão da Polícia Federal onde terá que levar esse material como está, sem rompimento nessa fita adesiva, eu assinei o termo de fiel depositário e eles foram embora.

Dali quinze minutos minha rede voltou ao ar e meus clientes estavam navegando novamente. Dali seis meses eu estava com minha SCM própria, pois peguei uma consultoria de brasília (ICONE) para agilizar meu processo.

Na PF o processo foi arquivado, pois provei que não sabia que fui ludibriado por uma SCM que não fez o correto e que eu já com uma empresa de SCM aberta apenas esperando as liberações da ANATEL para iniciar legalmente as operações.

Então pessoal, diante de tudo isto que relatei, que não é o que acho, mas o que acontecer na prática, hoje eu tenho meu SCM, mas não pego parceiros SVA, pois seria mais arriscado para nós do que para o SVA, como eu vou ter certeza que lá a mil quilômetros o meu parceiro SVA vai estar pagando o link em meu nome, como vou ter certeza que ele vai estar utilizando apenas equipamentos homologado (principalmente nas torres), como vou ter certeza de que ele vai estar dizendo que o provedor é meu que ele está a meu serviço, é por isso que é difícil pegar parceiros que estejam dispostos a cumprir as regras corretas do SVA. E diante de tudo isto quanto será que um SCM deve cobrar de um SVA, será que um salário mínimo vale a pena o risco de levar processos porque o SVA não cumpriu o que foi dito. E se o SVA quebrar e o contrato de link que está em nome do SCM e que geralmente não é barato.

Diante de tudo isto cada um decide o que é melhor pra si e mais viável, eu acho inviável "alugar meu SCM", minha opinião.

Abraço a todos.

Att

Almir

Ótimo relato e conselhos amigo !
Você mostrou todos os lados , tanto da fiscalização afirmando que existe sim o SVA , mas que deve trabalhar como citamos acima e você também citou , assim como também mostrou os riscos para quem aluga o SCM quanto para quem alugará ..
Parabéns pelo seu post muito esclarecedor ..

Abraço !

http://marquescsh.blogspot.com

13SVA/SCM Sim ou Não ? Empty Re: SVA/SCM Sim ou Não ? Seg 18 Mar - 9:58

Almir


MODERADOR
MODERADOR

Obrigado Marcio, conforme combinamos quando foi montado o fórum a finalidade é ajudar aos usuários sérios. Se tem gente perguntando é porque está enfrentando um problema, então nada melhor que relatar um fato prático. Se eu tivesse feito a coisa certa talvez não seria lacrado na época, mas será que eu iria me sujeitar a fazer quase tudo em nome da SCM, será que a SCM irá se sujeitar a pedir um link que é coisa cara em nome da na minha empresa, sem ter a certeza de que eu pagaria o link.

Então fica bem claro SVA é uma faca de dois gumes tanto para o SVA quanto para o SCM, por isso eu recuso parceiros SVA, porque não fazer as coisas certas não é tão simples com cultura que temos em nosso pais, onde todos querem tirar vantagens, inclusive eu me coloco nessa posição. Quanto ao Eng. cobrar 3.000 para dar consultoria para tirar a SCM acho justo, quem não quiser pagar pode tirar sozinho no site da ANATEL tem todos os passos para fazer. Se eu não sou capaz de interpretar então tenho que pagar quem saiba.

Abraço ao Eng. Alvaro que se é membro do nosso Forum, ele sabe muito das coisas relacionadas a provedor.

Se ficarmos criticando como foi feito em uma mensagem acima, esse fórum vai se tornar o outro, coisa que não é nosso objetivo, se assim o fosse teríamos ficado lá.

Abraços a todos.

Almir



Última edição por Marcio Marques em Seg 18 Mar - 10:02, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Palavra errada)

14SVA/SCM Sim ou Não ? Empty Re: SVA/SCM Sim ou Não ? Seg 18 Mar - 10:09

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

goodposting escreveu:ser SVA não é só cadastrar a base junto a Anatel e pagar as taxas TFF e TFI.

tem gente que só faz isso e pronto! acha q é só isso. coisa de doido gente. nem empresa abrem. nem um cnpj tem... fala sério... tem q ter os contratos SVA e SCM assinados, boletos com mensagens SCM pro cliente ler, etc...

quem faz as coisas de qualquer jeito, terá sim resultados ruins em tudo na vida. não falo só de SVA e SCM.

fim de papo.

Concordo 100 % contigo neste ponto , muitos confundem SVA como uma salvação porém realmente sequer têm uma empresa aberta , primeiro devem fazer sua parte constituindo uma empresa com todos os amparos legais para depois decidirem o que fazer realmente .

http://marquescsh.blogspot.com

15SVA/SCM Sim ou Não ? Empty Re: SVA/SCM Sim ou Não ? Seg 18 Mar - 10:47

girusnet

girusnet
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Muito obrigado pelos excelentes esclarecimentos meus amigo , realmente neste fórum encontrei pessoas sinceras dispostas a relatar e expor situações a qual me identifiquei e também servirão para outros que aqui consultarem.
Com certeza este será o melhor tópico de todos os tempos sobre este assunto.
Fórum de primeira qualidade .

Agradeço a todos !

16SVA/SCM Sim ou Não ? Empty Re: SVA/SCM Sim ou Não ? Qua 20 Mar - 13:26

goodposting

goodposting
MODERADOR
MODERADOR

boa tarde a todos,

O link tem que estar contratado no nome da SCM.

o link dedicado aqui está em meu nome. não está no nome da SCM.


tenho documentos aqui assinados pela diretoria da Anatel, onde informam que é legal eu usar o link dedicado em meu nome (SVA).

então, um reles fiscal não pode passar por cima de seu superior, que é diretor da anatel.

tenho impresso aqui e marcado com caneta marca texto amarela, os itens em questão.

se o superior do fiscal me diz que eu posso, então eu posso.

já deixo a mão, caso algum fiscal queira praticar abuso de autoridade comigo.

obrigado.

17SVA/SCM Sim ou Não ? Empty Re: SVA/SCM Sim ou Não ? Qua 20 Mar - 13:36

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

goodposting escreveu:então, um reles fiscal não pode passar por cima de seu superior, que é diretor da anatel.

Isto é fato ! Tem que fazer valer os seus direitos .

http://marquescsh.blogspot.com

18SVA/SCM Sim ou Não ? Empty Re: SVA/SCM Sim ou Não ? Qua 20 Mar - 13:43

Almir


MODERADOR
MODERADOR

goodposting escreveu:boa tarde a todos,

O link tem que estar contratado no nome da SCM.

o link dedicado aqui está em meu nome. não está no nome da SCM.


tenho documentos aqui assinados pela diretoria da Anatel, onde informam que é legal eu usar o link dedicado em meu nome (SVA).

então, um reles fiscal não pode passar por cima de seu superior, que é diretor da anatel.

tenho impresso aqui e marcado com caneta marca texto amarela, os itens em questão.

se o superior do fiscal me diz que eu posso, então eu posso.

já deixo a mão, caso algum fiscal queira praticar abuso de autoridade comigo.

obrigado.

Opa,, boa tarde, na qual documento da anatel que diz isto, pois não achei,, e é sempre bom saber e ter em mãos,, como voce disse.

Aguardo

Almir

19SVA/SCM Sim ou Não ? Empty Esclarecendo as coisas Qua 20 Mar - 15:03

hans


Iniciante
Iniciante

Post moderado devido ao fato do usuário se apresentar como um profissional e não ter se identificado devidamente ferindo as regras do fórum e ética do profissionalismo.
Foi lhe oferecido o devido direito de resposta .

Att Marcio Marques

20SVA/SCM Sim ou Não ? Empty Re: SVA/SCM Sim ou Não ? Qua 20 Mar - 15:18

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Primeiramente seja bem vindo amigo !
Vamos lá então ao assunto SVA .
Quer dizer então que estes artigos citados abaixo não servem ? Caso trabalhemos exatamente como manda o SVA , qual seria o problema ?

art. 7º do anexo a resolução 272 da Anatel:
Art. 7º É assegurado aos interessados o uso das redes de suporte do SCM para provimento de serviços de valor adicionado (SVA), de forma não discriminatória e a preços e condições justos e razoáveis.
Quem são os interessados? os provedores, chamados PSCI;

O SCM pode usar terceiros para dar manutenção em sua rede?Pode, segundo o art. 48 do anexo à resolução 272 pode, o que ela diz:Art. 48. Constituem direitos da prestadora, além dos previstos na Lei n.º9.472, de 1997, na regulamentação pertinente e os discriminados no termo de
autorização para prestação do serviço:

I - empregar equipamentos e infra-estrutura que não lhe pertençam; II - contratar com terceiros o desenvolvimento de atividades inerentes,acessórias ou complementares ao serviço. § 1º A prestadora, em qualquer caso, continuará responsável perante a Anatel e os assinantes pela prestação e execução do serviço.

§ 2º As relações entre a prestadora e os terceiros serão regidas pelo direito privado, não se estabelecendo qualquer relação jurídica entre os terceiros e a Anatel.


Falando agora sobre prefeituras temos inclusive uma consulta à ANATEL sobre o assunto no tópico https://fpibrasil.forumeiros.com/t275-prefeitura-com-distribuicao-de-internet-gratis?highlight=prefeitura informando isto :

Documento em anexo :

Na verdade penso eu que é tudo mau interpretado e ainda por cima a fiscalização decide o que fazer e como fazer a seu mero e bom entendimento.
Pois se ha uma lei/artigo, a interpretação cabe a quem? cabe apenas à interpretação dos fiscais?

Por favor meu amigo , deixe seu contato assim como nome completo para que todos os usuários interessados em tirar uma outorga corretamente entrem em contato com você .
Nosso fórum está de portas abertas .

Abraço !
Anexos
SVA/SCM Sim ou Não ? AttachmentResposta ANATEL.pdf
Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
(100 Kb) Baixado 13 vez(es)

http://marquescsh.blogspot.com

21SVA/SCM Sim ou Não ? Empty Re: SVA/SCM Sim ou Não ? Qua 20 Mar - 19:16

EngenheiroAlvaro

EngenheiroAlvaro
Especialista
Especialista

hans escreveu:Bom dia a todos.

Estava dando uma olhada neste fórum, e percebi uma enorme confusão dos conceitos jurídicos e técnicos que envolve a questão.
Gostaria de me apresentar. Meu nome é Hans, sou Engenheiro de Telecomunicações e Eletrônica, trabalho na ANATEL/AC desde 2005, onde iniciei minhas atividades como fiscal, atuando na área técnica. Atualmente trabalho na Outorga e Sala do Cidadão....

Caro Engenheiro Hans da ANATEL.

Vc falou que é da área de Outorga do ANATEL do AC. Mas a Anatel do AC é uma Unidade Operacional (UO), subordinada ao Escritório Regional do AM. Não tem área de outorga (só se foi criada agora, pois SC, MS e ES , como UO, tem área de outorga).

Outra se vc é mesmo um servidor da ANATEL, vc teria que se identificar corretamente, como seu nome e dados da ANATEL. Pra mim, do jeito que está, o seu perfil é FAKE, pois vc se identificou como um servidor público federal, então vc não pode ficar no anonimato.

Vc falou que é da turma de 2005. Engraçado que não tem nenhum Hans entre os aprovados do concurso deste ano. Quem quiser conferir http://www.cespe.unb.br/concursos/_antigos/2004/ANATEL2004/arquivos/ED_2005_ANATEL_18_RES_FIN_CF_E_CONC.PDF

Gostaria apenas que vc corrigisse o seu perfil pois para ficar melhor a sua apresentação e dar credibilidade a tudo que vc escreveu acima.

http://www.engenheiroalvaro.com.br/

22SVA/SCM Sim ou Não ? Empty Re: SVA/SCM Sim ou Não ? Qua 20 Mar - 20:39

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

EngenheiroAlvaro escreveu:Caro Engenheiro Hans da ANATEL.

Vc falou que é da área de Outorga do ANATEL do AC. Mas a Anatel do AC é uma Unidade Operacional (UO), subordinada ao Escritório Regional do AM. Não tem área de outorga (só se foi criada agora, pois SC, MS e ES , como UO, tem área de outorga).

Outra se vc é mesmo um servidor da ANATEL, vc teria que se identificar corretamente, como seu nome e dados da ANATEL. Pra mim, do jeito que está, o seu perfil é FAKE, pois vc se identificou como um servidor público federal, então vc não pode ficar no anonimato.

Vc falou que é da turma de 2005. Engraçado que não tem nenhum Hans entre os aprovados do concurso deste ano. Quem quiser conferir http://www.cespe.unb.br/concursos/_antigos/2004/ANATEL2004/arquivos/ED_2005_ANATEL_18_RES_FIN_CF_E_CONC.PDF

Gostaria apenas que vc corrigisse o seu perfil pois para ficar melhor a sua apresentação e dar credibilidade a tudo que vc escreveu acima.

Como um dos Administradores e usuário deste fórum posto meu total apoio às palavras do Profissional e Engenheiro Álvaro .
De acordo com normas éticas , um profissional seja ele de qualquer área , tem que se apresentar como tal , pois apenas usuários comuns tem o direito ao anonimato .
A partir do momento que um profissional e se apresenta como tal ,deve se apresentar e mostrar suas credenciais assim como suas referências .
Nosso fórum estará aberto para o Sr. hans se identificar devidamente em 24 horas ou será banido assim como seu post será apagado .
Deixo claro que esta atitude é em respeito aos profissionais que aqui se identificam e fazem suas devidas contribuições , assim espero que compreendam .

Att . Marcio Marques

http://marquescsh.blogspot.com

23SVA/SCM Sim ou Não ? Empty Re: SVA/SCM Sim ou Não ? Qua 20 Mar - 21:05

girusnet

girusnet
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Marcio Marques escreveu:Como um dos Administradores e usuário deste fórum posto meu total apoio às palavras do Profissional e Engenheiro Álvaro .
De acordo com normas éticas , um profissional seja ele de qualquer área , tem que se apresentar como tal , pois apenas usuários comuns tem o direito ao anonimato .
A partir do momento que um profissional e se apresenta como tal ,deve se apresentar e mostrar suas credenciais assim como suas referências .
Nosso fórum estará aberto para o Sr. hans se identificar devidamente em 24 horas ou será banido assim como seu post será apagado .
Deixo claro que esta atitude é em respeito aos profissionais que aqui se identificam e fazem suas devidas contribuições , assim espero que compreendam .

Att . Marcio Marques

Amigo Marcio Marques , a partir desta data você ganhou meu total respeito , credibilidade e admiração, pois em todos os fóruns em que estive nunca observei uma atitude digna como esta além de um respeito total à todos os usuários que aqui frequentam . Nada contra o usuário hans , mas tudo a favor de uma honestidade e imparcialidade como foi postada neste post.
Meus Parabéns !



Última edição por girusnet em Qui 21 Mar - 13:28, editado 1 vez(es)

24SVA/SCM Sim ou Não ? Empty Re: SVA/SCM Sim ou Não ? Qua 20 Mar - 21:09

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Obrigado amigo !
Tanto eu como o demattos criamos este fórum com o intuito exatamente de respeitar a todos assim como dar democraticamente o devido direito de resposta como estou fazendo . Em outros fóruns , posts já teriam sido editados assim como apagados sem a menor satisfação .

Abraço !

http://marquescsh.blogspot.com

hans


Iniciante
Iniciante

Post moderado devido ao fato do usuário não ter usado o espaço que lhe foi oferecido para se apresentar devidamente como um profissional assim postado por ele mesmo.
O usuário será banido caso haja reincidência .

Att Marcio Marques

26SVA/SCM Sim ou Não ? Empty Re: SVA/SCM Sim ou Não ? Sex 22 Mar - 9:21

goodposting

goodposting
MODERADOR
MODERADOR

bom, eu sabia q esse tópico ia dar o q falar.... é sempre assim. rsrsrsr

Gostaria de me apresentar. Meu nome é Hans, sou Engenheiro de
Telecomunicações e Eletrônica, trabalho na ANATEL/AC desde 2005, onde
iniciei minhas atividades como fiscal, atuando na área técnica.
Atualmente trabalho na Outorga e Sala do Cidadão...

me informa seu CREA por favor???

e outra.. eu nunca vi engenheiro fiscal.

quem em sã consciência se formaria como Engenheiro de Tele pra ganhar salário de fiscal ?

tem sempre alguém querendo sacanear os outros e tumultuar ,né? impressionante isso!

27SVA/SCM Sim ou Não ? Empty Contrato Padrão SCM Ter 1 Out - 14:04

intercom


Iniciante
Iniciante

Boa tarde a todos os amigos do fórum.
A empresa de SCM pode prestar ao mesmo tempo o serviço SVA? E os contratos devem ser um de SCM e outro de SVA? Ou posso simplesmente ser SCM e fazer um único contrato de SCM?

Desde já agradeço!

Fernando Lassais

http://www.intercominternet.com.br

28SVA/SCM Sim ou Não ? Empty Re: SVA/SCM Sim ou Não ? Sex 4 Out - 18:56

joaomartins

joaomartins
Iniciante
Iniciante

Como foi falado é melhor atender a algumas exigências e ter sua própria SCM é mais viável e a longo prazo econômico.

http://www.creadigital.com.br/pr/eletronica

Agnaldo


Iniciante
Iniciante

Boa tarde,

Primeiramente parabenizar os criadores deste Fórum, os colegas poderiam me informar qual é o modelo de NF devo utilizar para o SVA e qual seria o CFOP devo utilizar.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos