FPI - Fórum para Provedores de Internet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
FPI - Fórum para Provedores de Internet


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Modo B x Modo G, o que muda ?

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Modo B x Modo G, o que muda ? Empty Modo B x Modo G, o que muda ? Ter 19 Fev - 13:15

medeiros64


Colaborador Frequente
Colaborador Frequente

primeiramente boa tarde a todos.

gostaria de agradecer as dicas e toda ajuda pois tive um otimo resultado em minha rede.

bom fiz alguns testes na rede mudei p/ o modo G, apenas G, e alguns clientes conectaram com velocidade 54/48, 36/36, etc. porem 2 clientes conectaram 11/6 - 6/6.

eu testei e onde estao conectatos acima de 24/24 é uma maravilha ja onde ficou 11/6 nao navega ficou bem pior, sei modo G e modo B sao diferentes e muda a sensibilidade do radio. bom ficou até simples trocar o equipamento desses 2 clientes, pq estes 2 ainda estao com as antenas aquario q tive problemas sei q mudando a antena fica perfeito.

eu tbm deixei no modo B/G para testar porem mesmo os clientes conectados a 48/48 passam somente de trafego 5.5MB na rede, deve ser o fato do aparelho tbm estar com pessoas conectadas no modo B.

ai eu pergunto pq vejo um monte de provedores trabalhando em modo B/G e nao somente G ? eu mesmo gostaria de trabalhar no modo G, parece ser muita vatagem mais depois desse monte de problema q tive quais as desvantagens?????????

vlw pessoal muito obrigado

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Sempre afirmo em meus tópicos e posts meu amigo , que falarmos sobre frequência tem que ser em cada cenário , cada região etc etc , pois o mesmo rádio que funciona em modo G perfeitamente para vc em sua região e cenário pode não funcionar para outro em outra região e cenário , devido a este fato , em minha opinião todos devem fazer todos os testes possíveis com equipamentos e frequências para saberem exatamente qual será a melhor a ser aplicada à seu favor.
Até mesmo tlvz daqui a alguns dias, meses , ou anos este modo ou frequência que usa já não serão mais adequados para vc , não somente pelo fator no aumento de banda mais sim na alteração frequente em nossas frequências de rádio.

Vlw !

http://marquescsh.blogspot.com

medeiros64


Colaborador Frequente
Colaborador Frequente

muito obrigado pela explicação

agora tira mais uma duvida em minha regiao tem 3 provedores 2 deles eu vejo o sinal por estarem mais perto e ambos usam o radio no modo B/G. e pelo que percebi usando o radio desta maneira ele trabalha com a banda B mesmo com clientes conectados em modo G.

ai eu pegunto pq alguns provedores usam B/G se nao aumenta velocidade?

o AP trabalhando em B/G nao perde rendimento ?

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

medeiros64 escreveu:muito obrigado pela explicação

agora tira mais uma duvida em minha regiao tem 3 provedores 2 deles eu vejo o sinal por estarem mais perto e ambos usam o radio no modo B/G. e pelo que percebi usando o radio desta maneira ele trabalha com a banda B mesmo com clientes conectados em modo G.

ai eu pegunto pq alguns provedores usam B/G se nao aumenta velocidade?

o AP trabalhando em B/G nao perde rendimento ?

O que mais acontece medeiros é a angulação e interferências de cada ponto(local), ou seja , pode ser que na posição em que o rádio do outro provedor esteja, funcione melhor neste modo que citou , um exemplo simples , é , um rádio seu que está trabalhando perfeitamente em modo G , vc transfere ele para o outro quarteirão , pode ser que ele não funcionará mais tão bem e tenha que usar outro modo , devido ao fator de angulação e interferências.

http://marquescsh.blogspot.com

marcosvieira


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Como o Marcio falou, em cada cenário terá um resultado!

No meu caso, a minha visada é curta. Clientes com até 400 metros do AP. Tenho 2 APS trabalhando Só em G.

Todos os clientes com UBNT, alguns com Loco2 e outros com locoM2. Um AP com Nano2 (10 Dbi) e outro com Setorial Computech e rb 411UAH com R52.

No caso do AP Nano2, setei na aba Wireless:
IEEE 802.11 Mode: G (somente);
Channel Spectrum Width: 20MHz;
Data Rate, Mbps: 18 (fixo)
Polarização Horizontal.

Estou satisfeito. testei em alguns clientes, chega dar troughputh de 9 a 10 Mbs para dowload.

No AP Mikrotik
configurei somente G, 20 MHz, mas o que é mais importante é configurar o data rate. Selecionei somente 9, 12 e 18 Mb. Ficou filé.

medeiros64


Colaborador Frequente
Colaborador Frequente

pq vc travou o data rate ?

olha um amigo do forum me deu uma luz quando me informou que minha configuração estava travando o modo RATE em 11/11 (isso no modo B) e que clientes q conectarem com menor velocidade podem cair por causa da configuração ai eu coloquei alto matico e de fato alguns clientes nao cairam mais.

o lado bom q vc nao travou o data rate alto rs pois se nao poderia ter os mesmos problemas que eu.

fico grato por compartilhar este seu fato em G quando eu trocar p/ o modo só G, vou testar e ver como fica melhor se quiser testa ai tbm eu aki olhei o ccq e o ping e achei melhor realmente em alto matico.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos