FPI - Fórum para Provedores de Internet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
FPI - Fórum para Provedores de Internet


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Smartphones vs Microcomputadores , impacto desta batalha nos provedores

5 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Tendo em vista o elevado crescimento de adeptos aos smartphones trago a tona algo que creio muitos não levarem em conta ou ainda não se alertaram para tal fato .
Estrondosamente elevou-se o número de usuários de smartphones abandonando assim seus notebooks ou micros caseiros , claro que há ainda uma boa parcela que tende ao uso dos micros devido a alguns contextos como estudos e trabalhos , porém as perguntas são :

1- Vocês provedores estão avaliando este impacto sobre o uso dos smartphones ? pois a maioria não usa wi-fi e sim a banda da operadora e sendo assim começam a abandonar suas conexões locais em casa causando a perda de clientes.

2 - Qual a solução ?

Este impacto estou analisando apenas levando em conta o confronto entre estas tecnologias e não a atual conjuntura econômica do Brasil.

Fiquem a vontade em comentar .

http://marquescsh.blogspot.com

kfs987


Iniciante
Iniciante

pra mim n é tão impactante assim, minha cidade só tem suporte a 3g e como unica alternativa só existe internet via operadora q só vende a casadinha fone + net e nós os provedores de internet e logico q os provedores levam a melhor, eu diria q 50% de minha clientela é composta por pessoal que contrataram o serviço para usar em celulares ou em receptores de TV e como a taxa q eu cobro é a mesma e a demanda que utilizam é muito menor que em PCs eu acredito que estou é na vantagem.

silviola

silviola
MODERADOR
MODERADOR

Aqui tenho percebido levemente diferente...
As operadoras de celular mantém seu serviço porco como de praxe.

A troca de perfil de maioria fixo para maioria móvel está acarretando outros problemas:

Cliente reclamando de internet lenta por:
a. Adolescente irresponsável passa a senha pra todos amigos/vizinhos.
b. Configurações padrão da maioria dos Android detona o upload por causa das porcarias de sincronização de dados, dados em segundo plano, etc...
c. Celulares modelos de entrada possuem péssimo desempenho wi-fi com criptografias seguras, no 2/3G funciona bem porque a autenticação é radius ( server side ), mas se peidam quando tem que empacotar e desempacotar dados criptografados, principalmente em 256bits ( WPA2/AES ).
d. Cliente acha que se contratar o plano mais top, dá pra usar 10 dispositivos ao mesmo tempo, não entende que 1. Roteadores são Burros. e 2. Roteadores domésticos se cagam pra entregar internet pra 5 dispositivos, se um estiver longe, daí cago-se-tudo ( não fazem nem ideia o que é modulação, nivelamento por baixo, etc ).

Solução, a única possível é fazer informativos, orientar, limitar DHCP para conter vazamentos, liberar mais IPs apenas sob requisição já alertando dos problemas, ou seja... tentar insuquir na cabeça das criaturas que o problema são elas mesmo ( e sua falta de informação ) que causam.

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Eu tenho uma teoria , com este problema no caos da economia podemos observar que as grandes operadoras estão acumulando muitos prejuízos principalmente por que sua arrecadação girava em torno de minutagens e como por exemplo os usuários passaram a usar o watsap tem já avido um desgaste entre operadoras e o aplicativo assim como o Uber e os Taxis , creio eu que não demora as operadoras acharão um jeito de melhorarem este mercado da conexão para smartphones para que não percam ainda mais , minha teoria é que isto tem uma tendência de ficar ainda mais viral e sem controle podendo causar uma baixa indescritível em todos os serviços fixos oferecidos .

http://marquescsh.blogspot.com

5Smartphones vs Microcomputadores , impacto desta batalha nos provedores  Empty ADAPTAÇÃO Ter 27 Out - 9:27

Josenildo


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

O mundo da tecnologia não para. Temos que nos readaptar a cada momento para seguir as tendencias. Os smatphones são a tendência do momento. As operadores trabalham com franquias pequenas. Ao meu ver aí está o ponto fraco delas. Podemos oferecer maior velocidade do que as redes móveis, mesmo sendo wireless outdoor, e ainda, trabalhamos com franquias maiores. Eu nao iria querer trocar meu plano de 5 megas pelo pacote da operadora móveis que acaba quando mais quero. Com o advento da fibra otica, poderemos combater com mais força. Provedores cabeados dispoe maior velocidade a um custo melhor.
Minha opinião.

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Josenildo escreveu:O mundo da tecnologia não para. Temos que nos readaptar a cada momento para seguir as tendencias. Os smatphones são a tendência do momento. As operadores trabalham com franquias pequenas. Ao meu ver aí está o ponto fraco delas. Podemos oferecer maior velocidade do que as redes móveis, mesmo sendo wireless outdoor, e ainda, trabalhamos com franquias maiores. Eu nao iria querer trocar meu plano de 5 megas pelo pacote da operadora móveis que acaba quando mais quero. Com o advento da fibra otica, poderemos combater com mais força. Provedores cabeados dispoe maior velocidade a um custo melhor.
Minha opinião.

Eu também não trocaria brother porém há um grande problema entre as 2 escolhas , O VÍCIO , smartphones estão para as pessoas como a droga para os viciados .

http://marquescsh.blogspot.com

JeanPaulo

JeanPaulo
MODERADOR
MODERADOR

Não vejo problemas, o serviço 3g aqui na região é péssimo.
Cliente que vai para o 3g é cliente que volta daqui um ou dois meses e paga novamente a taxa de adesão.

Noto que o maior consumo de nossos clientes é video online, seja youtube, netflix ou "megafilmesonlines" da vida. Oriento os clientes a escolherem bons serviços e não os "megafilmesonlines" pois esses nem precisamos entrar em detalhes aqui né.

Como o amigo disse acima, o problema é que agora todo mundo quer roteador wi-fi e a senha sempre vai parar nos smarts da vizinhança inteira, vira e mexe tem cliente que pede para alterar a senha. Aqui taxa simbólica de R$10 para qualquer visita que não seja problema técnico ocasionado pelo provedor, isso diminui a bagunça.

Se uma operadora oferece 3Mbps de internet movel com 20GB de limite eu ofereço internet fixa de 6Mbps com 50GB pelo mesmo preço. Eu ganho!

Hoje em dia o cliente quer internet rápida e sem limite.

http://hepmax.com.br

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

O maior problema a meu ver não é o uso geral da internet e sim apenas de redes sociais , isto que está causando um impacto , os usuários estão ficando cada vez mais bitolados .
http://www.beecreative.com.br/no-brasil-75-usam-smartphones-para-acessar-redes-sociais/
http://www.versatilcomunicacao.com.br/versa/release_detalhe.asp?id=889

http://marquescsh.blogspot.com

JeanPaulo

JeanPaulo
MODERADOR
MODERADOR

Marcio vendo pelo lado de que 75% usa o smartphones para acessar redes sociais, podemos concluir que
Redes sociais consomem menos dados, logo os pacotes limitados e de baixa velocidade das operadoras seriam o suficiente;
Quanto mais cresce o numero de clientes das operadoras mais baratos ficam os pacotes de dados;
Grande fatia da internet fixa se extinguiria;

Por outro lado, enquanto cresce o uso da internet móvel, e em tempos de crise política e financeira no país, nunca tivemos aqui no nosso provedor um crescimento tão expressivo quanto nesse ano. Os números de usuários domésticos e também comerciais e empresariais cresceram muito.

Essas estatísticas em primeira instância nos deixariam preocupados mas há algo mais que deve ser analisado, algum outro fator que não torne esses dados tão alarmantes. Talvez o aumento por demanda de videos online por exemplo, seja maior ainda que a demanda por acesso á redes sociais (não sei).

Aproveitando o contexto, os usuários de TV por assinatura são hoje quase a mesma quantidade de usuários de internet fixa no Brasil (77%). Está aí um produto que poderia garantir mais renda e segurança a um provedor, no caso da migração em massa para internet móvel.

http://hepmax.com.br

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

JeanPaulo escreveu:Marcio vendo pelo lado de que 75% usa o smartphones para acessar redes sociais, podemos concluir que
Redes sociais consomem menos dados, logo os pacotes limitados e de baixa velocidade das operadoras seriam o suficiente;
Quanto mais cresce o numero de clientes das operadoras mais baratos ficam os pacotes de dados;
Grande fatia da internet fixa se extinguiria;

Por outro lado, enquanto cresce o uso da internet móvel, e em tempos de crise política e financeira no país, nunca tivemos aqui no nosso provedor um crescimento tão expressivo quanto nesse ano. Os números de usuários domésticos e também comerciais e empresariais cresceram muito.

Essas estatísticas em primeira instância nos deixariam preocupados mas há algo mais que deve ser analisado, algum outro fator que não torne esses dados tão alarmantes. Talvez o aumento por demanda de videos online por exemplo, seja maior ainda que a demanda por acesso á redes sociais (não sei).

Aproveitando o contexto, os usuários de TV por assinatura são hoje quase a mesma quantidade de usuários de internet fixa no Brasil (77%). Está aí um produto que poderia garantir mais renda e segurança a um provedor, no caso da migração em massa para internet móvel.

Jean tem que se tomar muito cuidado com este falso crescimento no mercado , a maioria volta para os provedores locais devido a inadimplência nas operadoras e não demora começam a inadimplência nos provedores também , é um fato a não ser considerado a fio este suposto crescimento pois esta crise econômica está longe de terminar e tende só a piorar.

http://marquescsh.blogspot.com

kfs987


Iniciante
Iniciante

JeanPaulo escreveu:
Como o amigo disse acima, o problema é que agora todo mundo quer roteador wi-fi e a senha sempre vai parar nos smarts da vizinhança inteira, vira e mexe tem cliente que pede para alterar a senha. Aqui taxa simbólica de R$10 para qualquer visita que não seja problema técnico ocasionado pelo provedor, isso diminui a bagunça.

na minha rede só indico roteadores tplink por conta da facilidade de entrar no roteador pela porta wan via acesso remoto, cliente pede troca de senha eu faço da comodidade de minha casa, só libero 7 ips por roteador e configuro o roteador com um mac diferente do padrão pra caso o cliente tentar reiniciar de fabrica ele perder a configuração e a net junto e pra mim reconfigurar ele paga taxa de 30,00 reais e no caso de lotar os ips ou reclamar de lentidão eu entro no router dele e falo q tem x dispositivos conectados e pra ele conectar vai ter q reiniciar o roteador pra liberar o ip, geralmente quem passa senha de wifi fica puto quando perde acesso pra quem ele passou a senha e pede troca de senha e como eu cobro taxa de reconfiguração é mais 30,00 pro meu bolso e o cliente pensa duas vezes antes de passar senha novamente, só teve um caso até hj de um cliente que passou a senha 3 vezes em questão de um mês e pagou todas as 3 vezes pra mim trocar $$ 90.00

JeanPaulo

JeanPaulo
MODERADOR
MODERADOR

Marcio Marques escreveu:
Jean tem que se tomar muito cuidado com este falso crescimento no mercado , a maioria volta para os provedores locais devido a inadimplência nas operadoras e não demora começam a inadimplência nos provedores também , é um fato a não ser considerado a fio este suposto crescimento pois esta crise econômica está longe de terminar e tende só a piorar.

Bem pensado Marcio.

http://hepmax.com.br

JeanPaulo

JeanPaulo
MODERADOR
MODERADOR

kfs987 escreveu:
na minha rede só indico roteadores tplink por conta da facilidade de entrar no roteador pela porta wan via acesso remoto, cliente pede troca de senha eu faço da comodidade de minha casa, só libero 7 ips por roteador e configuro o roteador com um mac diferente do padrão pra caso o cliente tentar reiniciar de fabrica ele perder a configuração e a net junto e pra mim reconfigurar ele paga taxa de 30,00 reais e no caso de lotar os ips ou reclamar de lentidão eu entro no router dele e falo q tem x dispositivos conectados e pra ele conectar vai ter q reiniciar o roteador pra liberar o ip, geralmente quem passa senha de wifi fica puto quando perde acesso pra quem ele passou a senha e pede troca de senha e como eu cobro taxa de reconfiguração é mais 30,00 pro meu bolso e o cliente pensa duas vezes antes de passar senha novamente, só teve um caso até hj de um cliente que passou a senha 3 vezes em questão de um mês e pagou todas as 3 vezes pra mim trocar $$ 90.00

Boa!! Vou aplicar isso na minha rede, gostei muito da idéia.

http://hepmax.com.br

Convidado


Convidado

Vejo o crescimento da utilização dos smartphones como mais uma das ameaçsa para a redução da internet residencial fixa. Como solução penso em tentar agregar valor aos planos, oferecendo não só internet, mas também serviços de voz, tv, segurança etc. A quantidade de pequenos e médios provedores também estão crescendo o que aumenta a concorrência. A redução do custo de compra dos links de internet vem tornando o fornecimento da internet cada vez mais em conta para o cliente final. Temos que agregar valor aos nossos produtos e fornecer um leque mais variado de serviços para nos destacarmos dos concorrentes.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos