FPI - Fórum para Provedores de Internet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
FPI - Fórum para Provedores de Internet


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

O que melhor usar para iniciar - NANOSTATION M5 5.8GHZ MIMO DE 16dBi ou airgrid para distribuir sinal ?

5 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

luizs


Iniciante
Iniciante

olá gostaria de ajuda para saber o que usar no meu pequenino ainda provedor, eu uso atualmente 2 nanos locos e queria saber se é melhor substituir por 2 nanostation m5 de 16 dbi ou airgrid de 23dbi ?

JulianoLinux

JulianoLinux
MODERADOR
MODERADOR

Boa tarde bem vindo ao forum amigo.

nenhuma das duas, devido pouca memoria e processamento que esses aparelhos tem nota-se que foram projetadas com a finalidade de receber, a opção AP desses aparelhos acredito eu que seja apenas p/ conectar um pequeno numero de clientes.

já que é um pequeno provedor, aconselho vc usar uma PicoStation com algum painel de 120° conectado a ela.

onnet

onnet
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Se for para usar painel de 120° acho que seria melhor usar Bullet ou só usar o pico station com sua própria antena já que são poucos clientes(ele não mencionou a quantidade),e quando chegar a uma certa quantia usar basestation/nanostation ou Rb/cartão.
Eu por exemplo tenho pequeno setores com picostation, e qundo esse setor atinge 10 clientes já mudo para ring de nanostatiom ou Rb, vai depender da quantidade de clientes e banda.

4O que melhor usar para iniciar - NANOSTATION M5 5.8GHZ MIMO DE 16dBi  ou airgrid para distribuir sinal ? Empty Onde encontrar ? Seg 5 Ago - 14:13

luizs


Iniciante
Iniciante

Aqui na minha cidade nunca vi ninguem usando isso, não sei nem on de comprar e só tenho uns 15 clientes só

5O que melhor usar para iniciar - NANOSTATION M5 5.8GHZ MIMO DE 16dBi  ou airgrid para distribuir sinal ? Empty só tenho 15 clientes Seg 5 Ago - 14:14

luizs


Iniciante
Iniciante

JulianoLinux escreveu:Boa tarde bem vindo ao forum amigo.

nenhuma das duas, devido pouca memoria e processamento que esses aparelhos tem nota-se que foram projetadas com a finalidade de receber, a opção AP desses aparelhos acredito eu que seja apenas p/ conectar um pequeno numero de clientes.

já que é um pequeno provedor, aconselho vc usar uma PicoStation com algum painel de 120° conectado a ela.

silviola

silviola
MODERADOR
MODERADOR

Se não tiver como não usar Nanos, pelo menos ponha 2 camadas de manta asfáltica na parte de tráz delas...
Aqui em certo local, eu precisava de 10 clientes em 5.8 e montei 2 Nano 16dBi com esse esquema. E elas ficaram se enxergando a -70 e simplesmente bloqueou o sinal traseiro.

Ficou mto bom.

Mas claro, assim como todo mundo citou, elas não são feitas para funcionar como AP, por conta do processamento, e por conta do não isolamento lateral/traseiro ( pra esta deficiência, vale a dica ).

granlabor

granlabor
MESTRE
MESTRE

luizs escreveu:olá gostaria de ajuda para saber o que usar no meu pequenino ainda provedor, eu uso atualmente 2 nanos locos e queria saber se é melhor substituir por 2 nanostation m5 de 16 dbi ou airgrid de 23dbi ?

 
Enquanto você for bem pequeno, da pra usar o nanostation como AP desde que respeite as limitações do equipamento.

O maior problema é o grau de cobertura da antena desses equipamentos.


Abra a ficha técnica do nano ou airgrid que você vai usar e veja qual é o "azimuth beamwidth":



Nas airgrid é de aproxiadamente 10 graus.  Totalmente inadeqado pra distribuir sinal para clientes.



Nos nanostation varia de 40 até 60 graus (depende do modelo e frequencia).

Se todos os seus cientes (são poucos) estão reunidos num lado só e dentro do grau de cobertura do nano, beleza.



Agora, se seus cientes etão espalhados 360 graus ao redor do ponto de dstribuição, e são menos de 25, é mais vantajoso um bullet com uma boa antena omni.



Antena omni é tabú pra quem não manja muito de radiofrequencia, neste caso, recomendo meu treinamento pra desmistificar o assunto:
http://www.granlabor.com/treinamento-wireless-provedor-de-acesso.php




Abraço,


ZéAlves

http://www.granlabor.com

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos