Olá meu amigo , seja bem vindo !klantric escreveu: Olá Marcio, Parabéns pelo seu trabalho e por este topico. Sou acadêmico de Ciência da Computação, e estou começando um provedor aqui na minha cidade ( 16mil abit. tenho 2 concorrente o outro é so gambiarra), no inicio vai ser um gato net quero vender apenas para amigos e conhecidos, vou esperar ter uns ~50 clientes para poder pagar a licença. Tenho experiencia com equipamentos UBNT, intendo quase nada de mikrotik . Vou vender planos de:
400k
600k
1MB
2MB
Quero que tenham uma internet de qualidade, melhor que concorrente(que ta sobrecarregado), mas não tenho muito para investir, estava pesando em criar 2 pop's no começo e futuramente aumentar para ~5. Tava pensando em fazer assim, 1 adsl oi velox 10mb e 1 adsl 5 oi velox mb, uma RB 750GL para balancear as 2 adsl + autenticar clientes Pppoe (isso até ter uns 30 clientes depois vou colocar pc server rodando mikrotik para autenticar e colocar um software pra gerenciar clientes e contratar um link full-duplex 2mb+- ), uma torre de 6 ou 8mts em cima do meu AP que é de 2° pisos, com 1 HUB+ caixa proteção + 3 Nanostation M5 16dbi (pra distribuir pros clientes) + 1 airgrid M5 23dbi para fazer ponto a ponto com segundo Pop a uns 2km maximo) no segundo Pop 1 airgrid 23dbi m5 para receber sinal + 3 nanostation M5 16dbi+ hub+caixa prot. Nos clientes airgrid m5 ou nano loco m5.
Vou utilizar inicialmente somente frequência 5.8ghz.
Oque da Pra fazer no meu caso
Como irá trabalhar inicialmente vendendo boas velocidades e quer uma melhor qualidade para seus futuros clientes lhe indico a balancear pelo menos 3 links adsl e não apenas 2 , pois com apenas 2 poderá ter problema com latência e perda de pacotes , também lhe aconselho à incluir em seu balance assim que possível pelo menos 1 mega dedicado para que seu balance fique melhor estável.
Um fator muito importante é fazer um bom balance , contrate um profissional que tenha uma boa experiência no assunto ..
Sorte aí e grande agraço !