FPI - Fórum para Provedores de Internet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
FPI - Fórum para Provedores de Internet


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Consultoria (gratuita) para correção da estrutura e topologia de seu provedor

+31
antoniop12
Up!
Saymon
rodnei
Zucchi
Josh_SC
colibrinetwork
Eng.Jonatas
CainaTeixeira
wbcastro
vcbueno
offzinho
benerofonte
silvestre
Diego Rickson
Jefferson
murilo_64
klantric
alceones
MisterBogus
MARTINSDIGITAL
Renato
vaccarin
Edson Pessoni
wans1105
morais2707
marcoslima87
demattos
xiaobailong
Olenini Ricardo Carvalho
Marcio Marques
35 participantes

Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 3]

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Bom pessoal meu intuito de abrir este tópico é fazer um trabalho para ajudar a todos que precisarem de meus serviços , vou fazer algo aqui nunca feito em nenhum fórum , pelo menos que eu tenha visto .
Muitos sabem que presto assessoria para provedores , neste caso em específico do tópico farei gratuitamente para ajudar a todos , e assim podendo fazer em nosso fórum sempre algo inovador.
Corrigiremos sua topologia de rede , latências altas , problemas com caches e todos os assuntos técnicos ou não que envolvam provedores .

Vamos as regras para podermos organizar melhor este tópico.

- Irei analisar e resolver um caso de cada vez , ou seja , o primeiro que postar iremos começar a trabalhar , passando as dicas , eu já passo ao próximo que postou em espera.

- Necessito da topologia desenhada e postada aqui, por favor façam um bom desenho .

- Se querem realmente minha ajuda devem seguir exatamente o que eu disser e depois postem aqui os resultados .

Obs: Como é um tópico de ajuda , necessito que todos , ao procurarem o mesmo , respondam o mais rápido possível para que eu possa ajudar outros que necessitem .
Os que não derem continuidade em seus posts serão apagados para não ocupar o tópico com conteúdo sem valor.
Agradeço a compreensão de todos sobre este ponto de vista.

Vamos então ao trabalho e espero poder estar ajudando a todos.

Abraço !



Última edição por Marcio Marques em Dom 24 Fev - 23:02, editado 6 vez(es)

http://marquescsh.blogspot.com

Olenini Ricardo Carvalho


Iniciante
Iniciante

Ola Marcio
Em primeiro lugar gostaria de parabeniza-lo pela iniciativa.
Gostaria de uma ajuda sua mesmo que para isso você me cobre um valor para ajudar a interligar duas redes.
No condomínio de casas tenho um Link ADSL Fibra 100M chegando a uma RB450G com Hotspot e vai para um Radio AP que atende cada casa com nano loco M5

No condomínio vertical (escritórios) tenho chegando também um link ADSL Fibra 100M em uma RB2011UAS-RM com Hotspot e distribuindo via cabo UTP

Já interliguei os dois com uma fibra e pretendo interligar as redes para haver um balanceamento entre as duas.
O que você me recomenda?

http://www.blctelecom.com.br

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Olenini Ricardo Carvalho escreveu:Ola Marcio
Em primeiro lugar gostaria de parabeniza-lo pela iniciativa.
Gostaria de uma ajuda sua mesmo que para isso você me cobre um valor para ajudar a interligar duas redes.
No condomínio de casas tenho um Link ADSL Fibra 100M chegando a uma RB450G com Hotspot e vai para um Radio AP que atende cada casa com nano loco M5

No condomínio vertical (escritórios) tenho chegando também um link ADSL Fibra 100M em uma RB2011UAS-RM com Hotspot e distribuindo via cabo UTP

Já interliguei os dois com uma fibra e pretendo interligar as redes para haver um balanceamento entre as duas.
O que você me recomenda?

Claro que não irei cobrar meu amigo, pois meu intuito de abrir este tópico foi para ajudar mesmo o pessoal , claro que se alguém quiser me contratar exclusivamente para um trabalho direto eu farei, mas no momento pague a conta trazendo amigos para se cadastrarem em nosso fórum e compartilharem seus conhecimentos entre todos.
Vamos lá meu amigo :
- Primeiro preciso que me post um desenho de sua estrutura .
- Preciso saber de que operadora é seu link .
- Quanto provém de velocidade para cada cliente , quantas antenas , etc etc .
E o que realmente precisa e o que está acontecendo em sua rede , pois muitas das vezes a solução pode ser outra .
Por favor poste tudo que puder para que eu possa fazer um bom trabalho para vc..
Abraço !

http://marquescsh.blogspot.com

Olenini Ricardo Carvalho


Iniciante
Iniciante

Ok Marcio
Link operadora VIVO Telefonica
Clientes com 2M 5M e 8M
No condomínio de casas 15 clientes cada um com nanoloco m5 no prédio atualmente 10 clientes basicamente com os mesmos planos.
Não estou enfrentando nenhum problema muito pelo contrario esta belezinha o que eu pretendo é interligar os dois para aprender.
Já passei uma fibra interligando os dois mas não sei como fazer a parte no MK.

http://www.blctelecom.com.br

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Olenini Ricardo Carvalho escreveu:Ok Marcio
Link operadora VIVO Telefonica
Clientes com 2M 5M e 8M
No condomínio de casas 15 clientes cada um com nanoloco m5 no prédio atualmente 10 clientes basicamente com os mesmos planos.
Não estou enfrentando nenhum problema muito pelo contrario esta belezinha o que eu pretendo é interligar os dois para aprender.
Já passei uma fibra interligando os dois mas não sei como fazer a parte no MK.

Vamos lá meu amigo , se quer começar sua rede corretamente para que depois não tenha problemas em amplia-la deve fazer o seguinte.

- Primeiro passo deve fazer um load balance no local aonde fica seu servidor juntando os seus 2 links .

- Segundo passo, após unificar seus dois links deve seguir umas destas topologias , que ficará a seu critério.
https://fpibrasil.forumeiros.com/t24-topologias-do-cache-e-analise-dos-seus-processamentos

Com certeza quem fibrou para vc tem os conversores para que possa interligar os dois links dentro de uma RB para fazer o load balance , temos vários profissionais aqui no fórum que poderá contactar para fazer seu load .

Tenho duas dicas importantes , primeira , deve contratar mais um link adsl para que futuramente não tenha problema com controle de requisições pela operadora , vc deve ter pelo menos 3 links adsl em um load balance , e instale um servidor cache .





http://marquescsh.blogspot.com

Olenini Ricardo Carvalho


Iniciante
Iniciante

A fibra fomos nos mesmos que passamos e ja esta ativa ou seja ja esta com os conversores nas pontas.
Meu problema é o load, em sua opinião preciso mesmo de mais um link? Ok nao vejo problema em solicitar mais um.

http://www.blctelecom.com.br

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Olenini Ricardo Carvalho escreveu:A fibra fomos nos mesmos que passamos e ja esta ativa ou seja ja esta com os conversores nas pontas.
Meu problema é o load, em sua opinião preciso mesmo de mais um link? Ok nao vejo problema em solicitar mais um.

Com certeza que sim meu amigo, se possível , já que não tem problema em pedir mais links, eu pediria mais 2, usaria 4 links adsl balanceados , pois iam trabalhar com folga, inclusive ajudando bastante seu servidor cache tendo link de sobra .

Muitas pessoas se confundiam antigamente em afirmar que o link adsl não tinha controle de requisições simultâneas, que na região aonde usavam , sempre dava conexão total , nunca caía a qualidade , porém muitos não têm o conhecimento de que as operadoras trabalham com armários e que quando os quadros vão enchendo , elas fazem sim um controle de requisições simultâneas para não haver gargalo no tráfego , e daí os usuários que afirmavam não ter problemas , começam a ter problemas , pois a cada dia há mais e mais usuários instalando links e começam a culpar firewall do MK, regras do MK etc etc . e somente depois de penar bastante contratam mais links.

Fazemos o load geralmente com uma RB com 5 portas , 4 entrando links e 1 saindo para o servidor com os links balanceados , então meu amigo , se tem a oportunidade e recursos para balancear 4 links , o faça.
Obs : Os outros 2 links ou + 1 como queira , que indiquei vc a colocar a mais , não necessariamente precisam de ser 100Mb , podem ser menores , serão usados apenas para desafogar as requisições simultâneas, caso necessite , depois aumente de acordo com a demanda.

Para se achar uma doença em qualquer plantação , precisamos ter a certeza de que a raiz está plantada corretamente, assim como tb a mesma já não estava infectada quando plantada .
Moral da história , tem que se fazer correto desde o início para que problemas futuros sejam resolvidos mais facilmente .

Siga meu conselho e monte sua arquitetura como te indiquei .

- Load Balance no local aonde estará o servidor .
- Use uma das topologias que tenho em meu blog/artigo que te indiquei .

Se seguir os passos que te indiquei com certeza terá sucesso , porém deixo uma dica não só para vc mas para outros que aqui forem seguir não somente meus conselhos mais sim de todos que quiserem ajudar .
NÃO FAÇAM NADA MEIA BOCA , SE QUEREM SEGUIR ALGO OU ALGUM CONSELHO , SIGAM A RISCA, PARA NÃO DEIXAR DÚVIDAS NO PROCESSO DE USO OU IMPLANTAÇÃO.

Se for seguir meus conselhos amigo , depois poste os resultados aqui por favor , para que todos possamos compartilhar de suas experiências ..

Grande Abraço !

http://marquescsh.blogspot.com

xiaobailong


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Ola Amigo tenho um Provedor de Acesso, utilizando rede cabeada.. tenho na faixa de 500 clientes.. utilizo pppoe e hotspot.. tenho link dedicado.. e um /25 de ips publicos para entregar aos clientes caso necessario.. hj minha rede e dividida em 3 parte cada uma com Servidor MK.. estou querendo rotear a rede e implantar mais segurança e um sistema de monitoramento tipo The dude na rede so que sou um pouco leigo!! tenho 10 switch gerenciavel da overtek gostaria de sua ajuda para poder melhorar a minha rede.. vou desenhar minha topologia e enviar logo mais!

Grato!

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

xiaobailong escreveu:Ola Amigo tenho um Provedor de Acesso, utilizando rede cabeada.. tenho na faixa de 500 clientes.. utilizo pppoe e hotspot.. tenho link dedicado.. e um /25 de ips publicos para entregar aos clientes caso necessario.. hj minha rede e dividida em 3 parte cada uma com Servidor MK.. estou querendo rotear a rede e implantar mais segurança e um sistema de monitoramento tipo The dude na rede so que sou um pouco leigo!! tenho 10 switch gerenciavel da overtek gostaria de sua ajuda para poder melhorar a minha rede.. vou desenhar minha topologia e enviar logo mais!

Grato!

Seja bem vindo meu amigo !

Estou as ordens para ajudar , a primeira dica é que nem sempre o roteamento é a solução para este tipo de problema .
Me faça um favor , desenhe sua topologia e poste aqui para que fique mais claro para que eu faça uma análise .

Abraço !

http://marquescsh.blogspot.com

demattos

demattos
MODERADOR
MODERADOR

xiaobailong escreveu:Ola Amigo tenho um Provedor de Acesso, utilizando rede cabeada.. tenho na faixa de 500 clientes.. utilizo pppoe e hotspot.. tenho link dedicado.. e um /25 de ips publicos para entregar aos clientes caso necessario.. hj minha rede e dividida em 3 parte cada uma com Servidor MK.. estou querendo rotear a rede e implantar mais segurança e um sistema de monitoramento tipo The dude na rede so que sou um pouco leigo!! tenho 10 switch gerenciavel da overtek gostaria de sua ajuda para poder melhorar a minha rede.. vou desenhar minha topologia e enviar logo mais!

Grato!

Amigo boa noite, se o marcio permitir posso fazer o projeto de roteamento de sua rede se assim vc desejar e seguimentalas como vc deseja para entrega de ip publico por pppe para seus clientes, manda o desenho da sua rede para nos analisar assim podermos dar melhor forma de projeta-la


abraco

http://www.criciumanet.com.br

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

demattos escreveu:
Amigo boa noite, se o marcio permitir posso fazer o projeto de roteamento de sua rede se assim vc desejar e seguimentalas como vc deseja para entrega de ip publico por pppe para seus clientes, manda o desenho da sua rede para nos analisarmos assim podermos dar melhor forma de projeta-la


abraco

Fique a vontade em ajudar meu grande amigo !

Grande Abraço !

http://marquescsh.blogspot.com

marcoslima87


Iniciante
Iniciante

Desde já agradeço a iniciativa do nosso amigo Marcio Marques cujo, ja acompanho seus materiais em outro forum

minha condição é a seguinte:
hoje tenho um pequeno provedor melhor dizendo gato net á 3 anos, mas tenho empresa constituida, sala e laboratorio tecnico em um edificio no centro da cidade, onde presto serviço de t.i. telecom e instalaç de cameras, tenho veiculos e equipamentos para telecom, entao pensei em dar uma melhorada do meu gatonet pra ajudar a renda, quero sair do gato net que conhecemos e pelo menos em aparencia para uma operadora de telecom e internet, não que meus serviços nao sejam bons, almejo é um nome pra empresa ser conhecida, nao mais " a internet do MArcos"

atendo um bairro distante da regiao central, onde nao á vivo nem NET,

o que tenho hoje: ADSL 2mb > Server BFW com Cache, com hotspot, DNS DHCP ( cerca de 35%) planos de 400 e 600k > switch > Radio Simples de plastico G-Link > Pigtail > Omni Hyperlink 15dbi 2.4 > 16clientes entre pcba, usb, cpe e pci ) todos a menos de 600mts , apesar de estarem em 2.4 até o momento nao tenho reclamações, clientes satisfeitos

o que pensei em fazer: (algo para até 120 clientes) Dedicado 6 ou 10mb > BFW só pra cache full > RB450g pra Qos Hotspot e outras regras > switch > setores menos interferidos com nano2.4 e mais poluidos com nano5.8

a licença ja estou negociando com um amigo

como tenho uma empresa de prestação de serviços em informatica e telecom pensei em agregar manutenção de micro nos planos tipo

plano 600k por 55,00
plano 1mb por 75,00
+ 15,00 suport tec. com direito a 1 formatação sem bkp troca de peças tudo em balcao,
+ 5,00 deixo em comodato um Roteador Wifi ( wifi na casa) toda como dizem

Pagamentos em Carnê

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Seja bem vindo amigo !
Outra coisa , a maioria aqui começou da forma que você está citando , parabéns pela sua coragem em vir aqui postar sua situação.
Vamos lá :
A estrutura que postou em anexo está de bom tamanho como a topologia também está correta, apenas gostaria de lhe dar dois conselhos.
- Use o Thunder Cache , pois testei e aprovei inclusive sobre a questão de suporte.
- Não precisa usar todo este link dedicado , para alcançar estes 160 clientes basta uns 4 Mb dedicados e 2 links adls balanceados , ou seja , faça um load balance com 3 links , para haver redundância e folga em seu link.

Obs : Faça sim uma parceria , tenha cnpj , assine a carteira de seus funcionários , tire seu alvará , etc etc, ou seja , faça o possível para sair desta condição de gato-net.

Espero ter ajudado !

Grande Abraço !

http://marquescsh.blogspot.com

marcoslima87


Iniciante
Iniciante

Marcio Marques escreveu:Seja bem vindo amigo !
Outra coisa , a maioria aqui começou da forma que você está citando , parabéns pela sua coragem em vir aqui postar sua situação.
Vamos lá :
A estrutura que postou em anexo está de bom tamanho como a topologia também está correta, apenas gostaria de lhe dar dois conselhos.
- Use o Thunder Cache , pois testei e aprovei inclusive sobre a questão de suporte.
- Não precisa usar todo este link dedicado , para alcançar estes 160 clientes basta uns 4 Mb dedicados e 2 links adls balanceados , ou seja , faça um load balance com 3 links , para haver redundância e folga em seu link.

Obs : Faça sim uma parceria , tenha cnpj , assine a carteira de seus funcionários , tire seu alvará , etc etc, ou seja , faça o possível para sair desta condição de gato-net.

Espero ter ajudado !

Grande Abraço !

OK
Obrigado pela dica
pensei em usar o BFW Cache full pq eu já domino ele, e até então ele tem me suprido
mais realmente pensei no thunder como opção

vamos la, quando eu tiver feito esse UP posto aqui no fórum pra informar desempenho e funcionamento

obrigado


Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Ok meu amigo ! Sorte e sucesso para você !

Abraço .

http://marquescsh.blogspot.com

morais2707

morais2707
MODERADOR
MODERADOR

amigo Marco Lima você usa o BFW em paralelo? Caso sim , posta aí um pequeno tutorial será bem vindo.

wans1105

wans1105
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Marcio a ideia desse balance com 4 links seria esse PCC mesmo ou outro tipo de config?

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

wans1105 escreveu:Marcio a ideia desse balance com 4 links seria esse PCC mesmo ou outro tipo de config?

Seria PCC mesmo brother ..

Vlw !

http://marquescsh.blogspot.com

Edson Pessoni


Iniciante
Iniciante

Olá amigo, desde já gostaria de agradecer sua iniciativa e aproveitar da sua bondade, estou iniciando agora e estou com uma oportunidade em prover acesso a internet para aproximadamente uns 500 clientes próximos já tenho um Link de 10 Mb Full da Embratel a intenção é prover acesso a essas pessoas e expandir ai para umas 1000 ou até mais pois o local tem potencial para isso e para isso tenho algumas duvidas pois já quero começar o negócio pensando la na frente em estar atendendo uns 1000 2000 clientes.

A melhor opção seria instalar o Mikrotik numa máquina ou usar uma RB qual a configuração das mesmas?
A minha intenção seria utilizar um Servidor para fazer Cache eu pensei em utilizar um Servidor com Linux/Squid.
Depois que iniciar tenho como montar uma repetidora numa distancia de uns 8 ou 10 Km e nesse ponto adquirir um outro link para fazer uma redundância e tb balanceamento, e atender uma gama de clientes nesse local.

Gostaria de saber de vc qual a melhor forma de iniciar esse projeto e não ter problemas no futuro quanto a estar expandindo se for possível ficarei muito agradecido.


Att.

Edson

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Edson Pessoni escreveu:Olá amigo, desde já gostaria de agradecer sua iniciativa e aproveitar da sua bondade, estou iniciando agora e estou com uma oportunidade em prover acesso a internet para aproximadamente uns 500 clientes próximos já tenho um Link de 10 Mb Full da Embratel a intenção é prover acesso a essas pessoas e expandir ai para umas 1000 ou até mais pois o local tem potencial para isso e para isso tenho algumas duvidas pois já quero começar o negócio pensando la na frente em estar atendendo uns 1000 2000 clientes.

A melhor opção seria instalar o Mikrotik numa máquina ou usar uma RB qual a configuração das mesmas?
A minha intenção seria utilizar um Servidor para fazer Cache eu pensei em utilizar um Servidor com Linux/Squid.
Depois que iniciar tenho como montar uma repetidora numa distancia de uns 8 ou 10 Km e nesse ponto adquirir um outro link para fazer uma redundância e tb balanceamento, e atender uma gama de clientes nesse local.

Gostaria de saber de vc qual a melhor forma de iniciar esse projeto e não ter problemas no futuro quanto a estar expandindo se for possivel ficarei muito agradecido.


Att.

Edson

Primeiramente seja bem vindo amigo !
Vamos ao seu projeto .

1- LINK , eu aconselho a adquirir pelo menos mais dois links adsl com a capacidade máxima que conseguir e se possível de teles diferentes, e começar fazendo um load balance entre os 3 , dedicado e + os 2 adsl. Fazendo isto já obterá uma redundância caso haja queda em algum.

2- HARDWARE , compre 2 servidores profissionais como HP,DELL IBM dentre outros .

- Para o servidor controle de banda não há necessidade de grande configuração , apenas 4 Gb de memória RAM e um hd acima de 250 , mais nada .

- Para o servidor cache não aconselho que se aventure com squid e configurações , aconselho que procure um bom cache como o Thunder cache e siga a orientação do profissional que for instalar para a compra de sua configuração.

3- TOPOLOGIA , para aconselhar sobre quais equipamentos usar assim como distribuir , necessitamos de observar seu cenário para lhe dar melhores conselhos.

De início é isto meu amigo aconselho também que dê uma lida nestes tópicos .

https://fpibrasil.forumeiros.com/t68-receita-de-sucesso-melhor-topologia-e-regras-para-economia-de-link-e-otima-latencia

https://fpibrasil.forumeiros.com/t389-como-montar-um-provedor-de-internet-passo-a-passo?highlight=passo

Caso tenha mais dúvidas no decorrer de sua montagem do provedor e estruturação basta postar que estaremos aqui para lhe ajudar.
Desejo muita sorte em seu empreendimento .

Grande Abraço !

http://marquescsh.blogspot.com

Edson Pessoni


Iniciante
Iniciante

Marcio Marques escreveu:
Edson Pessoni escreveu:Olá amigo, desde já gostaria de agradecer sua iniciativa e aproveitar da sua bondade, estou iniciando agora e estou com uma oportunidade em prover acesso a internet para aproximadamente uns 500 clientes próximos já tenho um Link de 10 Mb Full da Embratel a intenção é prover acesso a essas pessoas e expandir ai para umas 1000 ou até mais pois o local tem potencial para isso e para isso tenho algumas duvidas pois já quero começar o negócio pensando la na frente em estar atendendo uns 1000 2000 clientes.

A melhor opção seria instalar o Mikrotik numa máquina ou usar uma RB qual a configuração das mesmas?
A minha intenção seria utilizar um Servidor para fazer Cache eu pensei em utilizar um Servidor com Linux/Squid.
Depois que iniciar tenho como montar uma repetidora numa distancia de uns 8 ou 10 Km e nesse ponto adquirir um outro link para fazer uma redundância e tb balanceamento, e atender uma gama de clientes nesse local.

Gostaria de saber de vc qual a melhor forma de iniciar esse projeto e não ter problemas no futuro quanto a estar expandindo se for possivel ficarei muito agradecido.


Att.

Edson

Primeiramente seja bem vindo amigo !
Vamos ao seu projeto .

1- LINK , eu aconselho a adquirir pelo menos mais dois links adsl com a capacidade máxima que conseguir e se possível de teles diferentes, e começar fazendo um load balance entre os 3 , dedicado e + os 2 adsl. Fazendo isto já obterá uma redundância caso haja queda em algum.

2- HARDWARE , compre 2 servidores profissionais como HP,DELL IBM dentre outros .

- Para o servidor controle de banda não há necessidade de grande configuração , apenas 4 Gb de memória RAM e um hd acima de 250 , mais nada .

- Para o servidor cache não aconselho que se aventure com squid e configurações , aconselho que procure um bom cache como o Thunder cache e siga a orientação do profissional que for instalar para a compra de sua configuração.

3- TOPOLOGIA , para aconselhar sobre quais equipamentos usar assim como distribuir , necessitamos de observar seu cenário para lhe dar melhores conselhos.

De início é isto meu amigo aconselho também que dê uma lida nestes tópicos .

https://fpibrasil.forumeiros.com/t68-receita-de-sucesso-melhor-topologia-e-regras-para-economia-de-link-e-otima-latencia

https://fpibrasil.forumeiros.com/t389-como-montar-um-provedor-de-internet-passo-a-passo?highlight=passo

Caso tenha mais dúvidas no decorrer de sua montagem do provedor e estruturação basta postar que estaremos aqui para lhe ajudar.
Desejo muita sorte em seu empreendimento .

Grande Abraço !

Olá Marcio primeiramente muito obrigado pelos seus conselhos, e pela rapidez, o melhor vc acha então trabalhar com um servidor HP, IBM ou DELL ao invés de RB's, quanto ao servidor para utilizar cache vc citou o thunder cache eu falei squid pois tenho já feito alguns trabalhos com o mesmo em alguns clientes e funciona bem não sei no caso de um provedor e se há diferença dele para o thunder cache qual é?

No Servidor para fazer balance vc utiliza o que normalmente?

Como lhe disse estou começando agora estou na faze inicial do projeto estamos montando a torre ainda fazendo toda estrutura mas preciso começar a decidir o que é melhor se monto um Servidor para instalar o Mikrotik ou se compro uma RB qual a licença adquirir que nivel.


desde já agrqdeço pela atenção.


Att.


Edson

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Vamos lá meu amigo , a diferença entre o um cache como Thunder e apenas um Squid é muito grande , explicando em miúdos o servidor cache é um Squid aprimorado e com muito mais capacidade, variedades e regras de armazenamento .
O load balance geralmente é feito por uma simples RB como por exemplo a 750 .
O servidor controlador de banda é que deverá ser um servidor profissional assim como também o server do cache, pois como você informou , futuramente pretende atender muitos usuários e neste caso requer um bom processamento e em minha opinião devem ser feitos em severs profissionais , mesmo sabendo que existem RBs potentes.

Vlw !

http://marquescsh.blogspot.com

Edson Pessoni


Iniciante
Iniciante

Marcio Marques escreveu:Vamos lá meu amigo , a diferença entre o um cache como Thunder e apenas um Squid é muito grande , explicando em miúdos o servidor cache é um Squid aprimorado e com muito mais capacidade, variedades e regras de armazenamento .
O load balance geralmente é feito por uma simples RB como por exemplo a 750 .
O servidor controlador de banda é que deverá ser um servidor profissional assim como também o server do cache, pois como você informou , futuramente pretende atender muitos usuários e neste caso requer um bom processamento e em minha opinião devem ser feitos em severs profissionais , mesmo sabendo que existem RBs potentes.

Vlw !

Pô vlw mesmo amigo já me tirou muitas dúvidas vou dar andamento no negócio e qualquer dúvida posto aqui mas desde já fico muito agradecido mesmo, forte abraço

xiaobailong


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Segue a baixo minha topologia que utilizo hj.. gostaria de saber o que eu poderia melhorar nela para ter mais segurança

https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/694/topologial.jpg/ Desulpe a demora para responder


Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

xiaobailong escreveu:Segue a baixo minha topologia que utilizo hj.. gostaria de saber o que eu poderia melhorar nela para ter mais segurança

https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/694/topologial.jpg/ Desulpe a demora para responder



Vamos lá meu amigo , pude notar que tem 3 servidores controlando sua banda passando por um swicth requisitando informações de um servidor radius , ou seja você tem um grande atraso no processamento , simplificando , pense em 3 alunos falando ao mesmo tempo com 1 professor , os alunos requisitando o professor o tempo todo , daí o professor começa , agora é você número 1, terminei , agora é você número 3 , terminei , agora é você número 2 , terminei , e assim sucessivamente , bom , ao passo que se você tivesse apenas um servidor com controle de banda conectado diretamente ao servidor radius você teria apenas 1 processamento e muito mais rápidas seriam suas respostas.
Finalizando amigo , em minha opinião , como você tem 3 redes distintas e 1 servidor radius , deveria montar uma máquina com 5 eths para montar seu único servidor controlador de banda.

1- Entrando o link
2- Servidor Radius
3 - Saindo para rede 1
4 - Saindo para rede 2
5 - Saindo para rede 3

Eu prefiro todas as redes em eths separadas , mas caso não consiga um PC com slots para todas estas eths , como usa swicths gerenciáveis , pode colocar as redes em um swicth ligado apenas em 1 eth.
Outra coisa muito importante migo seria implantar um Servidor Cache nesta sua topologia , pois unificando seus servidores , o cache seria de grande valia para uma performance ainda melhor em sua rede.
Bom, é isto aí meu amigo , uma alteração rápida que pode fazer e que irá aumentar a performance de sua rede em pelo menos 30 % e ainda por cima concentrar seu processamento não causando atraso nas requisições e obtendo um controle central de todas as suas informações.

Grande Abraço !

http://marquescsh.blogspot.com

xiaobailong


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

O ideal seria então eu colocar um roteador de borda e esse servidor radius ligado em um porta do Rb correto? eu utilizo o topsapp para gerenciar os meus clientes eu queria colocar um firewall na rede tamb.. pois to tendo muito problema com spam.. sendo que nao sei o metodo melhora para eu fazer isso até mesmo se seria melhor eu quebrar os ips validos e deixar de utilizar a interface do link em proxy arp para que eu possa enviar ips validos para os clientes

xiaobailong


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Eu tenho uma RB1200 que acho que poderia utilizar ela como concetrador de borda certo?

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

xiaobailong escreveu:O ideal seria então eu colocar um roteador de borda e esse servidor radius ligado em um porta do Rb correto? eu utilizo o topsapp para gerenciar os meus clientes eu queria colocar um firewall na rede tamb.. pois to tendo muito problema com spam.. sendo que nao sei o metodo melhora para eu fazer isso até mesmo se seria melhor eu quebrar os ips validos e deixar de utilizar a interface do link em proxy arp para que eu possa enviar ips validos para os clientes

Sim meu amigo, desde que unifique seus servidores controladores de banda e deixe os processamentos apenas direcionados a cada setor . Sempre devemos concentrar o máximo possível do processamento em um núcleo só.
No caso das RBs deve sempre ficar de olho no % de processamento dela , indico sempre usar um teto de 60 % no máximo .

http://marquescsh.blogspot.com

xiaobailong


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Com relação a firewall seria uma ideia boa de implantar na rede ? para dar mais proteção?? sabe me dizer uma placa de rede boa para utilizar no mikrotik comprei um da intel pro 1000 e estava tendo vários erros em RX e Tx drops no mikrotik hj tenho uma media de 800 clientes!

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

xiaobailong escreveu:Com relação a firewall seria uma ideia boa de implantar na rede ? para dar mais proteção?? sabe me dizer uma placa de rede boa para utilizar no mikrotik comprei um da intel pro 1000 e estava tendo vários erros em RX e Tx drops no mikrotik hj tenho uma media de 800 clientes!

A respeito do Firewall é uma faca de dois gumes amigo , tem que ser muito bem feito e por um bom profissional , pois se houver regras mau elaboradas seu sistema fica uma caos.
A respeito do hardware fica hoje em dia fica difícil orientar qual o melhor , prefiro o teste dia a dia na prática mesmo, ou seja , testando e aprovando .

http://marquescsh.blogspot.com

xiaobailong


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Saberia me dizer qual a configuração básica de um pc mk para aguentar esses 800 clientes meus?? pois estou pensando em fazer o que vc me indicou um pc apenas para controlar os clientes!

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

xiaobailong escreveu:Saberia me dizer qual a configuração basica de um pc mk para aguentar esses 800 clientes meus?? pois estou pensando em fazer o que vc me indicou um pc apenas para controlar os clientes!

Eu indico sempre Servers profissionais como HP,IBM,DELL etc etc pois os mesmos tem uma arquitetura própria para estas aplicações que necessitamos , o processador deve ser o máximo que puder comprar amigo , memória RAM sempre é bom hoje em dia falarmos em 16 Gb , HD não há necessidade de grande coisa , as ETHs são de muita importância comprar um Server que tenha o máximo de ETHs possível para poder separar sua rede em camadas específicas e ficar melhor organizada.

http://marquescsh.blogspot.com

vaccarin


Iniciante
Iniciante

Primeiramente .. Como outros gostaria de te parabenizar pela sua atitude de querer ajudar pessoas como eu e outros com dúvidas muitas vezes simples.

hoje tenho em minha cidade um gatonet rsrs mas o jogo esta virando e quero legalizar .. tenho 2 links 10mb ADSL servidor pentium dual core 4gb de memoria Brazil FW fazendo loadbalanced cache e controles IP+MAC+Velocidade tenho uns 5 pops todos em bridge usando nanostation m5 ou airgrid m5 .. todos com sinais bons .. e para os clientes uso sinal 2.4 mandado ou por nanostation m2 e bullet 2 com omni de 12 dbi e no cliente uso nanostation 2 ou antena de grade. vejo que o trafego não chega a 2 mb as vezes raramente chegam a 3 mb. possuo 30 clientes.

mas quero mudar isso antes que cresça muito e fique mais complicado depois .. pensei em fazer pppoe. e quero legalizar ele. estou fechando uma parceria onde o meu sócio tem grana e quer investir. para legalizar ouvi falar em parcerias SCM uns falam bem outros mal.

vi uns comentários onde provedores usam o servidor radius .. usando uma rb em uma torre central. fazendo o pppoe e controles de banda .. e os logs dos usuários repassava pro servidor radius. trabalhei um tempo para um provedor e era assim. você poderia pegar e ir conectar em outra cidade outra torre. é claro cada torre tinha uma autenticação/senha diferente sabendo isso e o pppoe estando liberado em alguma torre conseguiria navegar .. mas claro que nos não fazíamos isso pois existia uma organização interna.

e vou precisar fazer um pop para 3 cidades .. p/ a primeira da uns 10km .. da primeira cidade para a segunda são uns 5km .. e da segunda para a terceira são uns 8 km .. qual equipamentos eu poderia usar? e a rede posso deixar ela toda em bridge e fazer o pppoe diretamente aqui no meu servidor ou usar uma rb em cada cidade fazendo uma divisão melhor?

e sobre os pop que uso nanostation m5 e airgrid m5 .. eu poderia deixar assim por mais um tempo até sobrar mais uma grana ou elas aguentam bem? não sei como funciona a capacidade delas. por isso tenho medo.

abraço e obrigado pela disponibilidade de ajudar.

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

vaccarin escreveu:Primeiramente .. Como outros gostaria de te parabenizar pela sua atitude de querer ajudar pessoas como eu e outros com dúvidas muitas vezes simples.

hoje tenho em minha cidade um gatonet rsrs mas o jogo esta virando e quero legalizar .. tenho 2 links 10mb ADSL servidor pentium dual core 4gb de memoria Brazil FW fazendo loadbalanced cache e controles IP+MAC+Velocidade tenho uns 5 pops todos em bridge usando nanostation m5 ou airgrid m5 .. todos com sinais bons .. e para os clientes uso sinal 2.4 mandado ou por nanostation m2 e bullet 2 com omni de 12 dbi e no cliente uso nanostation 2 ou antena de grade. vejo que o trafego não chega a 2 mb as vezes raramente chegam a 3 mb. possuo 30 clientes.

mas quero mudar isso antes que cresça muito e fique mais complicado depois .. pensei em fazer pppoe. e quero legalizar ele. estou fechando uma parceria onde o meu sócio tem grana e quer investir. para legalizar ouvi falar em parcerias SCM uns falam bem outros mal.

vi uns comentários onde provedores usam o servidor radius .. usando uma rb em uma torre central. fazendo o pppoe e controles de banda .. e os logs dos usuários repassava pro servidor radius. trabalhei um tempo para um provedor e era assim. você poderia pegar e ir conectar em outra cidade outra torre. é claro cada torre tinha uma autenticação/senha diferente sabendo isso e o pppoe estando liberado em alguma torre conseguiria navegar .. mas claro que nos não fazíamos isso pois existia uma organização interna.

e vou precisar fazer um pop para 3 cidades .. p/ a primeira da uns 10km .. da primeira cidade para a segunda são uns 5km .. e da segunda para a terceira são uns 8 km .. qual equipamentos eu poderia usar? e a rede posso deixar ela toda em bridge e fazer o pppoe diretamente aqui no meu servidor ou usar uma rb em cada cidade fazendo uma divisão melhor?

e sobre os pop que uso nanostation m5 e airgrid m5 .. eu poderia deixar assim por mais um tempo até sobrar mais uma grana ou elas aguentam bem? não sei como funciona a capacidade delas. por isso tenho medo.

abraço e obrigado pela disponibilidade de ajudar.

Seja bem vindo meu amigo !
Ótima iniciativa sua de buscar o amparo legal para seu funcionamento , cuidado com as parcerias , pois muitas empresas que fornecem estas parcerias estão com problemas na ANATEL.
Se quer realmente uma parceria , aconselho à ser uma filial de um provedor com SCM , daí sim será garantida sua parceria , mas este é um outro assunto .
Para lhe dar mais detalhes sobre seus equipamentos e topologia a ser usada eu preciso de saber qual sua previsão sobre quantidade de clientes em cada cidade assim como o quanto de velocidade pretende prover para os mesmos .

Abraço !

http://marquescsh.blogspot.com

Renato


MODERADOR
MODERADOR

Se tiver envestimento já tire logo sua scm . Esse negócio de parceria é muito complicado. Pode te deixar na mão .

vaccarin


Iniciante
Iniciante

olha em minha cidade estou hoje com 50 clientes .. mas estou quieto não tenho como divulgar se não a concorrência vai me denunciar haha ai deu b.ó ! haha na cidade onde moro por antes de 1 ano passar de 200 clientes vai ser difícil .. na segunda cidade em 1 ano pega uns 200 eu acho .. na terceira não vou focar tanto pois é meio pequena mas para chegar na 4 preciso passar por ela .. não tenho certeza se vai dar sinal direto da 2 para a 4 .. na 4 o bicho vai pegar la só tem um provedor e o povo ta reclamando muito.. la em 1 ano pega uns 300 clientes fácil ..

planos aqui de outros provedores estao +/- assim
300k = 40 reais
600k = 50 reais ..
1 mb = 60 reais
2 mb 70 reais .

o que mais vende é o de 600k
1 quero trabalhar o mínimo possível .. pelo menos no começo e 2 mb não espero vender por enquanto

hoje conversei com uma empresa que presta consultoria/auxilia para tirar a SCM 1+2 prestações para anatel semestral .. + uns 3 a 4 mil pelos serviços deles. 1800 eu acho da estação. uns 1000 reais abertura de uma empresa . e oque me encabulou é que eles falaram que eu irei precisar de um engenheiro ou técnico em telecomunicações .. para assinar meio que mensalmente pela empresa .. pagando em média um salário mínimo por mês .. já ouvi pessoas dizendo que necessita de um engenheiro .. que poderia ser elétrico eu acho .. para assinar mas não todo mês sobre mudanças na empresa.

não achei os preços absurdos .. se o negócio engrenar não são taxas absurdas .

claro que se engrenar mesmo .. vou ter que pagar alguém para fazer mudanças ou irei fazer algum curso.. para uns 200 clientes acho que minha estrutura aguenta .. muito mais que isso nem a pau. mas é sempre bom ter ideias de pessoas experientes para evitar possíveis problemas .

morais2707

morais2707
MODERADOR
MODERADOR

olá pessoal, pretendo colocar internet em um condomínio de apartamentos, na localidade não tem como receber link de forma alguma, vou ter que comprar um link de alguém e receber no topo de algum ap no alto.

bom, em um dos prédios vou colocar uma base pequena mesma só para sustentar os equipamentos.
Para receber o link pretendo colocar alguma nanobridge, algo do tipo, e para transmitir alguns painéis.
nos blocos mais distantes, que seria uma média de 60 metros.

Minha dúvida é si nos blocos coloco antenas no topo para receber o sinal, ou tento passar o cabo de alguma forma de bloco para bloco.

Pessoal como seria esse projeto, como fica o passamento de cabo nos apartamentos, como fica os swith, o gerenciamento, etc.

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Olá morais , faça o seguinte , receba em cada bloco com um Rádio e distribua através de swicths internamente , aconselho apenas um swicth com muitas portas .
AP recebendo ===> switch com N portas ===> Clientes
Não passe de bloco em bloco através de cabo, como eu disse antes recebe em cada bloco com Rádios.
Um Nobreak em cada bloco alimentando o AP cliente e o Swicth , mais nada amigo , simples e pratico .
E a respeito da passagem dos cabos para os clientes nos blocos , um conselho , contrate quem fez a parte de telefonia ou elétrica do prédio para passar os cabos para você , pois fazer com quem conhece o projeto dos prédios ou até mesmo já passou cabos neles fica muito mais fácil.

Abraço !

http://marquescsh.blogspot.com

morais2707

morais2707
MODERADOR
MODERADOR

5 andares e cada um com 4 apartamentos, como ficaria o swich, fica ruim descer só de um swich para todos os aps, não seria melhor colocar um em cada andar.

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

morais2707 escreveu:5 andares e cada um com 4 apartamentos, como ficaria o swich, fica ruim descer só de um swich para todos os aps, não seria melhor colocar um em cada andar.

Não morais , um em cada andar você corre o risco de um travar ou danificar e não repassar os dados para os próximos, mesmo que tenha de usar mais swicths , use apenas na raiz , não cascateie , cascatear é apenas quando não temos mais opção .
Não é difícil achar swicths de 24 portas .

http://marquescsh.blogspot.com

morais2707

morais2707
MODERADOR
MODERADOR

estou pretendendo comprar um ap, ele ainda tá na fase de base(digamos na planta), aí tive essa idéia, aindo vou tentar criar um relacionamento com o engenheiro ou dono da imobiliária, para falar da minha idéia, aproveitar para quando for concretar a lage eu colocar a base para receber a torre, uns 3 metros já fica legal.
na verdade tudo isso é questionado em assembléia isso quando o prédio já ta finalizado, não sei como vou conseguir isso.

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Sorte aí Morais , aconselho fazer em apenas um bloco e alguns apartamentos e deixar em teste por uns 30 dias para que todos avaliem seu serviço.

http://marquescsh.blogspot.com

MARTINSDIGITAL


Iniciante
Iniciante

olá, caro amigo, tudo em paz?
venho por meio desta entender um pouco melhor sobre suas regras de cache e tambem tirar uma duvida:
- Estou montando um provedor com 1 link de 10mb full e 3 links de 5mb adsl cada, conforme orientação de seu topico porem como uma diferença, estou levando link de outra cidade e de pop diferentes 10mb full de um pop e 15mb adsl (5+5+5) de um mesmo endereço! A questao é: para unir esses links adsl e enviar posso usar Rb-750 + nanobridge m5 25dbi e depois um RB1100AHx2 para balancear com os outros 10mb full em meu PoP ou tenho que usar 3 nanobridge para enviar os links adsl e depois um RB1100AHx2?
 certo de colaboração, desde ja agradeço.

http://sertaovivo.com.br

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Olá meu amigo !
Bom, o correto mesmo seria balancear todos no local aonde chegasse todos os links, porém como seus links ficam em locais diferentes e neste caso em específico que os links vem de outra cidade , ficaria inviável você levar link por link , então faça mesmo desta forma que está propondo , balanceie primeiro os que chegam no mesmo local e envie balanceado , pois é a mais viável no momento , porém lhe indico a ter um bom profissional que tenha feito seu load para que que você fique bem resguardado com regras , pois, como será, load após load é bom que a coisa ande em um ótimo sincronismo .

Abraço !

http://marquescsh.blogspot.com

45Consultoria (gratuita) para correção da estrutura e topologia de seu provedor  Empty Que antena usar para link de 50km Qui 15 Ago - 12:07

MARTINSDIGITAL


Iniciante
Iniciante

caro amigo, boa tarde.
sabendo de sua boa índole e de sua vontade em disponibilizar conhecimento, preciso fazer um enlace de 50km com visada perfeita. vou trafegar por esse enlace acima de 10mb full (inicio 10mb, depois 20mb), qual equipamento usar? uma rocket dish 30dbi + um rocket m5 chega a essa distancia? uma oiw5833d + um bullet metal 5SHPn tem qualidade pra isso?...?? torre de 20m (site 02/entrada de link) e torre de 30m (site 01/saida de link). certo de mais essa colaboração, desde ja agradeço.

http://sertaovivo.com.br

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

MARTINSDIGITAL escreveu:caro amigo, boa tarde.
sabendo de sua boa índole e de sua vontade em disponibilizar conhecimento, preciso fazer um enlace de 50km com visada perfeita. vou trafegar por esse enlace acima de 10mb full (inicio 10mb, depois 20mb), qual equipamento usar? uma rocket dish 30dbi + um rocket m5 chega a essa distancia? uma oiw5833d + um bullet metal 5SHPn tem qualidade pra isso?...?? torre de 20m (site 02/entrada de link) e torre de 30m (site 01/saida de link). certo de mais essa colaboração, desde ja agradeço.
Olá amigo , neste caso eu lhe aconselho a abrir um tópico na área Rede/wireless para este seu questionamento devido ao fato de eu estar desatualizado sobre equipamentos wireless atuais , então, abra um novo tópico com esta sua dúvida ,que , com certeza muitos usuários que estão atualizados sobre este assunto de PTP irão lhe ajudar .

Abraço !

http://marquescsh.blogspot.com

MisterBogus

MisterBogus
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

morais2707 escreveu:5 andares e cada um com 4 apartamentos, como ficaria o swich, fica ruim descer só de um swich para todos os aps, não seria melhor colocar um em cada andar.
Gente fina, uma ideia pois estou planejando expansão para condomínios.
siga as regras de telefonia.
leve da prumada central (parte da passagem de cabos telefônicos ou de tv que vai do térreo até o ultimo andar) cabos utp de 4 ou mais pares.
e do andar para o apartamento, use cabos de 2 pares.! são mais finos, não terá problema com passagem ou falta de espaço.
da caixa de passagem central vc vai achar os cabos que vc passou. ai é só emendar, com contemporização apropriada (por favor não use aquelas emenda feme-femea de rj45 rsrs)
pronto, resolveu seu problema de infraestrutura, do térreo ou do terraço vc consegue ter um ponto a ponto de cada ponto nos apartamentos para o seu switch de 24 ou 48 portas. Só organize e documente tudo, para vc ter um bom gabarito pois vc pode usar um utp para ligar dois pontos.

Para passar o cabo use pasta lubrificante, as da Tigre são muito eficazes, é um KY para cabeamento.

alceones


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Marcio,

Estou pensando em alterar a topologia de minha rede, mas tenho umas duvidas, talvelz de principiante, mas gostaria de verificar sua opinião;
Cenario atual:
tenho 6 Pop, em cada POP, com 3 setoriais 2.4GHz de 20Dbi da Hiperlink com bullet de 800W e 3 Basestation de 20DBI 5.8Ghz, e em cada Pop RB.
A pergunta:
E possivel centralizar em um uma unica RB 1100ax2, todo o controle e nos pop colocar HUB?
Eliminando as RB dos pops?

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

alceones escreveu:Marcio,

Estou pensando em alterar a topologia de minha rede, mas tenho umas duvidas, talvelz de principiante, mas gostaria de verificar sua opinião;
Cenario atual:
tenho 6 Pop, em cada POP, com 3 setoriais 2.4GHz de 20Dbi da Hiperlink com bullet de 800W e 3 Basestation de 20DBI 5.8Ghz, e em cada Pop RB.
A pergunta:
E possivel centralizar em um uma unica RB 1100ax2, todo o controle e nos pop colocar HUB?
Eliminando as RB dos pops?
Olá meu amigo !
Bom na verdade teríamos que observar melhor sua topologia tendo em vista que colocaria um swicth e para concentrar teria que transformar sua topologia em bridge antes de chegar à RB 1100 .. É possível ? Sim ! Porém tem que ser muito bem feito , como por exemplo colocar um swicth gerenciável para não ficar a mercê de um futuro loop .. 
Abraço !

http://marquescsh.blogspot.com

50Consultoria (gratuita) para correção da estrutura e topologia de seu provedor  Empty iniciando provedor internet Ter 17 Set - 13:26

klantric

klantric
Iniciante
Iniciante

 Olá Marcio, Parabéns pelo seu trabalho e por este topico. Sou acadêmico de Ciência da Computação, e estou começando um provedor aqui na minha cidade ( 16mil abit. tenho 2 concorrente o outro é so gambiarra), no inicio vai ser um gato net quero vender apenas para amigos e conhecidos, vou esperar ter uns ~50 clientes para poder pagar a licença. Tenho experiencia com equipamentos UBNT, intendo quase nada de mikrotik . Vou vender planos de:
400k
600k
1MB
2MB
Quero que tenham uma internet de qualidade, melhor que concorrente(que ta sobrecarregado), mas não tenho muito para investir, estava pesando em criar 2 pop's no começo e futuramente aumentar para ~5. Tava pensando em fazer assim, 1 adsl oi velox 10mb e 1 adsl 5 oi velox mb, uma RB 750GL para balancear as 2 adsl + autenticar clientes Pppoe (isso até ter uns 30 clientes depois vou colocar pc server rodando mikrotik para autenticar e colocar um software pra gerenciar clientes e contratar um link full-duplex 2mb+- ), uma torre de 6 ou 8mts em cima do meu AP que é de 2° pisos, com 1 HUB+ caixa proteção + 3 Nanostation M5 16dbi (pra distribuir pros clientes) + 1 airgrid M5 23dbi para fazer ponto a ponto com segundo Pop a uns 2km maximo) no segundo Pop 1 airgrid 23dbi m5 para receber sinal + 3 nanostation M5 16dbi+ hub+caixa prot. Nos clientes airgrid m5 ou nano loco m5.
Vou utilizar inicialmente somente frequência 5.8ghz.  
Oque da Pra fazer no meu caso

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 3]

Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos