FPI - Fórum para Provedores de Internet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
FPI - Fórum para Provedores de Internet


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

LoadBalance com escolha de link

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1LoadBalance com escolha de link Empty LoadBalance com escolha de link Qui 12 Set - 14:23

tntmidia


Iniciante
Iniciante

Tenho um Mikrotik com 3 links em load balance funciona 100%, porem eu gostaria de usar o link nº2 e nº3 para estas 3 classes de ips:74.125.107.0/24 74.125.165.0/24 e 173.194.27.0/24 ou não usar o link nº1 nestes ips.

damao.tecnico

damao.tecnico
MODERADOR
MODERADOR

Boa noite,

Para cada bloco crie uma regra na tabela Mangle do Mikrotik. Supondo que a primeira regra no balance se refira à porta 443 (HTTPS), essa vai ser a segunda regra:
Código:

/ip firewall mangle
add place-before=1 action=mark-routing chain=prerouting comment="Redireciona trafego de dominios especificos para a ADSL2" disabled=no dst-address-list=Link2 in-interface=LAN new-routing-mark=ADSL2_traffic passthrough=no
Adicionar o bloco CIDR na address-list especificada na regra anterior:
Código:

/ip firewall address-list
add address=74.125.107.0/24 comment="Redireciona Dominios no destino para a ADSL2" disabled=no list=Link2
Depois adicione mais duas regras, para o link 3 e 4 e cadastre os blocos nas address-lists específicas.

Att.

http://www.overnix.com

3LoadBalance com escolha de link Empty Ainda sem sucesso Sex 13 Set - 9:53

tntmidia


Iniciante
Iniciante

Da forma que o senhor explicou eu não consegui.

Quero que o link 1 fique livre destes ips: 74.125.107.0/24, 74.125.165.0/24 e 173.194.27.0/24 e marque esses para não passar pelo link 1 ou marque para passar pelo link 2 e 3.



Grato pela atenção.

4LoadBalance com escolha de link Empty Sucesso Sex 13 Set - 14:00

tntmidia


Iniciante
Iniciante

Fiz assim e ficou 100% como eu estava precisando.

    "----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------  Youtube" \
    connection-mark=no-mark disabled=no dst-address=74.125.107.0/24 jump-target=Youtube_107
add action=mark-connection chain=Youtube_107 disabled=no dst-address-type=!local in-interface="ether1 - OUT - LB 1" new-connection-mark=Link1 passthrough=yes \
    per-connection-classifier=both-addresses:2/0
add action=mark-connection chain=Youtube_107 disabled=no dst-address-type=!local in-interface="ether1 - OUT - LB 1" new-connection-mark=Link2 passthrough=yes \
    per-connection-classifier=both-addresses:2/1
add action=mark-connection chain=prerouting comment=\


Não sei se pode ficar melhor ou tem algo incorreto mas deu certo.
Obrigado pela dica.

damao.tecnico

damao.tecnico
MODERADOR
MODERADOR

É um boa solução também, mas acredito que você deixando essas redes no equilíbrio de cargas, o próprio equilíbrio de cargas fique restrito à essas redes. Veja por onde saem as conexões de outros blocos, pode ser que da maneira que você fez afeta o balance de uma forma Geral.

A maneira clássica de direcionar um ip ou um bloco de ips inteiro é a forma que eu lhe passei, acima das regras, especificando a rota.

Claro que existe mais de uma forma de fazê-lo, mas a maneira que eu passei é 100% funcional e utilizo em todos os meus balances, inclusive na minha empresa e funciona.

Att.

http://www.overnix.com

6LoadBalance com escolha de link Empty Grato pela explicação Sex 13 Set - 16:02

tntmidia


Iniciante
Iniciante

Resumindo ficou um Jump dentro do outro eu não imaginei que daria certo mais deu.
Um Jump redireciona os ips e ainda balanceia para o outro Jump que controla a carga toda.

Agradeço ao amigo pelo interesse de compartilhar o conhecimento com os outros, cheguei a uma solução por sua explicação que me fez pensar melhor embora a receita saiu diferente mas ficou ótimo, melhor do que eu esperava.

Fico muito grato por tudo.

Pedro Palmeiras


Iniciante
Iniciante

damao.tecnico escreveu:Boa noite,

Para cada bloco crie uma regra na tabela Mangle do Mikrotik. Supondo que a primeira regra no balance se refira à porta 443 (HTTPS), essa vai ser a segunda regra:
Código:

/ip firewall mangle
add place-before=1 action=mark-routing chain=prerouting comment="Redireciona trafego de dominios especificos para a ADSL2" disabled=no dst-address-list=Link2 in-interface=LAN new-routing-mark=ADSL2_traffic passthrough=no
Adicionar o bloco CIDR na address-list especificada na regra anterior:
Código:

/ip firewall address-list
add address=74.125.107.0/24 comment="Redireciona Dominios no destino para a ADSL2" disabled=no list=Link2
Depois adicione mais duas regras, para o link 3 e 4 e cadastre os blocos nas address-lists específicas.

Att.
Boa noite. Sou novo no fórum e tinha essa dúvida também, coloquei adaptado desse jeito e deu certo. Parabens e obrigado. Resolvido aqui

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos