Há várias formas de configurar a funcionalidade follow me. Para este tutorial, vamos recorrer às opções do menu lateral esquerdo e escolher a opção Follow Me
Em seguida escolhemos uma extensão já criada, para “activar” a funcionalidade follow me nessa extensão
Dentro da interface de configuração da funcionalidade follow me existem algumas opções. Segue uma pequena explicação das funcionalidades mais importantes:
Initial Ring Time – Nº de segundos definido para que apenas a primeira extensão toque antes de passar para as outras extensões/números da Follow-Me List definida mais abaixo. Se definirmos o valor “0” esta opção é desactivada.
Ring Strategy – Neste parâmetro podemos definir qual a estratégia de toque, ou seja, todos todas as extensões definidas ao mesmo tempo, tocam por ordem (toca a primeira, depois passa para a segunda…). Segue a apresentação das duas estratégias de toque principais:
Ringallv2 – Toque a primeira extensão de durante o Initial Ring Time definido e depois tocam as restantes extensões, até que alguém atenda
Ringall – Tocam todos os números até que alguém atenda
Ring Time – Tempo máximo, em segundo, que os telefones estão a tocar. caso ninguém atenda, será assumida a acção definida no campo Destination if no answer(mais abaixo)
Follow-Me List – Lista de extensões e número externos. De referir que nos números de telemóvel e fixos é necessário colocar um ‘#’ no final
Extension Quick Pick – Permite facilmente juntar extensões à nossa Follow-Me List
Depois de expirado o tempo definido no campo Ring Time (ou seja, ninguém atendeu a chamada), vamos indicar ao sistema que deverá terminar a chamada, escolhendo para isso a opção Terminate Call (existem outras opções disponíveis que iremos analisar em próximos tutoriais)
Muito importante
No final de realizar as configurações, deverá aplicar as mesmas carregando em Apply Configuration Changes Here
E está feito. Experimente agora criar uma nova extensão (ex. 1003) e ligar para o 1002 para ver se o 1001 também toca de acordo com a estratégia de toque definida. De referir que neste momento, ainda não é possível efectuar chamadas para o exterior pois não temos ainda definida nenhuma Outbound Route.
fonte : http://pplware.sapo.pt/networking/tutorial-elastix-iv-a-sua-central-telefnica-digital/
Em seguida escolhemos uma extensão já criada, para “activar” a funcionalidade follow me nessa extensão
Dentro da interface de configuração da funcionalidade follow me existem algumas opções. Segue uma pequena explicação das funcionalidades mais importantes:
Initial Ring Time – Nº de segundos definido para que apenas a primeira extensão toque antes de passar para as outras extensões/números da Follow-Me List definida mais abaixo. Se definirmos o valor “0” esta opção é desactivada.
Ring Strategy – Neste parâmetro podemos definir qual a estratégia de toque, ou seja, todos todas as extensões definidas ao mesmo tempo, tocam por ordem (toca a primeira, depois passa para a segunda…). Segue a apresentação das duas estratégias de toque principais:
Ringallv2 – Toque a primeira extensão de durante o Initial Ring Time definido e depois tocam as restantes extensões, até que alguém atenda
Ringall – Tocam todos os números até que alguém atenda
Ring Time – Tempo máximo, em segundo, que os telefones estão a tocar. caso ninguém atenda, será assumida a acção definida no campo Destination if no answer(mais abaixo)
Follow-Me List – Lista de extensões e número externos. De referir que nos números de telemóvel e fixos é necessário colocar um ‘#’ no final
Extension Quick Pick – Permite facilmente juntar extensões à nossa Follow-Me List
Depois de expirado o tempo definido no campo Ring Time (ou seja, ninguém atendeu a chamada), vamos indicar ao sistema que deverá terminar a chamada, escolhendo para isso a opção Terminate Call (existem outras opções disponíveis que iremos analisar em próximos tutoriais)
Muito importante
No final de realizar as configurações, deverá aplicar as mesmas carregando em Apply Configuration Changes Here
E está feito. Experimente agora criar uma nova extensão (ex. 1003) e ligar para o 1002 para ver se o 1001 também toca de acordo com a estratégia de toque definida. De referir que neste momento, ainda não é possível efectuar chamadas para o exterior pois não temos ainda definida nenhuma Outbound Route.
fonte : http://pplware.sapo.pt/networking/tutorial-elastix-iv-a-sua-central-telefnica-digital/