FPI - Fórum para Provedores de Internet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
FPI - Fórum para Provedores de Internet


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

O Consumo passou à frente da Tecnologia

+3
justiceiro
netteras
Marcio Marques
7 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Bom pessoal , lendo uma matéria a respeito de novas velocidades de conexão lançadas no Japão e algumas outras informações tecnológicas no momento venho através deste tópico postar minha opinião sobre este caos mundial de tráfego sem controle assim como os hardwares que fazem o transporte e processamento do mesmo, assim como analisarei também nossos hardwares atuais e softwares que os mesmos processam.

Vamos primeiramente abordar hardwares e seus softwares.

Alguém já parou para se perguntar o porque tantos núcleos de processadores em uma placa mãe ? é simples a resposta , cada vez mais apenas adaptam núcleos na mesma para tentar aumentar sua autonomia. Primeiramente devo alertar a todos que 80 % dos softwares não estão aptos a usar estes núcleos na devida forma e separadamente , sendo assim acabam usando apenas um pequeno % do que poderia ser usado e aproveitado , partindo desde princípio começamos a notar uma frase que estou aplicando " O CONSUMO PASSOU À FRENTE DA TECNOLOGIA " , pois até mesmo os softwares não estão mais em sincronia com os hardwares.

Continuemos os questionamentos , o porque então de não continuarem desenvolvendo apenas um processador potente e não com vários núcleos e que os softwares poderiam continuar se aproveitando do % total do mesmo ? a resposta é que , a tecnologia parou e um espaço de tempo que não estamos conseguindo mais nos aprimorar e sim apenas adaptar , pois o fato é , que não conseguem criar um novo processador e potente devido à seu resfriamento , pois o mesmo , caso venha a ser desenvolvido , ficaria em uma temperatura tão alta e que ainda não pode ser controlada por nossa tecnologia atual .

Bom , tendo em vista estas observações , podemos observar que nada está em sincronia , que a demanda de consumo está desenfreada e não estamos conseguindo nos adaptar a este consumo , pois o interesse financeiro está vindo à frente de tudo que possa ser criado antes do devido e correto desenvolvimento tecnológico .

Creio que acima ficou claro para começarmos a falar sobre nosso tráfego mundial.
O mesmo se encontra em um caos mundial , também devido à demanda excessiva de tráfego sem termos a tecnologia correta e suficiente para tal consumo.
Lendo uma matéria sobre velocidades imensas sendo oferecidas no Japão , primeiramente gostaria de explicar o fato do mesmo ser um país de muito pequena extensão territorial, sendo assim , sua internet usando seus PTTs passa a ser praticamente uma rede local sendo possível tais velocidades de conexão.
Porém este tipo de velocidade a não ser é claro , baseada e usada em downloads , é ilusória , daí vem a pergunta , porque ilusória ? é ilusória devido ao fato de nossos hardwares e softwares não conseguirem processar tal velocidade de conexão oferecida . Podemos notar que 1 Mb de velocidade com uma ótima latência navegando em um sistema windows é praticamente imperceptível à nossos olhos se comparando à uma velocidade de 15 Mb também com ótima latência , mas observem bem minha afirmação , apenas navegação de páginas .
Partindo deste princípio , notamos o quanto são desnecessárias tais velocidades de conexão oferecidas , principalmente em países como o nosso , que além da tecnologia atrasada também temos uma estrutura de tráfego totalmente desastrosa.

Uma observação final sobre atraso tecnológico são nossas comunicações satelitais que nunca conseguiram aprimorar , ou seja , até hoje , existe o mesmo problema de tráfego nos mesmos assim como uma irrisória taxa de upload .

Finalizando , creio eu que pude repassar minha opinião sobre este consumo desenfreado e tecnologia atrasada a qual estamos convivendo e infelizmente tendo uma visão de que uma hora ou outra será criado um grande caos tanto no tráfego mundial quando em hardwares e softwares que cada vez mais estão fora de sincronia.

Grande abraço a todos !

Att. Marcio Marques

http://marquescsh.blogspot.com

netteras

netteras
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Ótimo artigo amigo Marcio ,a muito e em outros locais acompanho suas postagens e gosto muito de seus pontos de vista e esclarecimentos.

justiceiro

justiceiro
MODERADOR
MODERADOR

Excelente visão Marcio .. muitas companhias só sabem ampliar e ampliar suas infraestruturas ..mas a tecnologia que é bom mesmo nada .. estica fibra pra lá estica fibra pra cá.. enlance a torto e a direito .. mas aprimorar o tratamento de dados mesmo nada .. está virando um poço mais com fundo.

demattos

demattos
MODERADOR
MODERADOR

Bom vou dar minha humilde contribuição, basicamente os processamentos com múltiplos cores só pode ser aproveitados com windows seven ou superior e se for com mais de 3 megas tem que ser a versão x64 para reconhecer o total de memórias, analisando deste ponto de vista realmente poucos programas são capazes de utilizar todo o potencial do hardware. Sobe a venda de banda altas, hj e puramente modismo e consumismo, por que nosso mercado capitalista estampa e maqueia a necessidade de altas velocidades para ter qualidade, para exemplificar um jogo de PS3 on line na escolha da sala consumo de 300k e na hora do logo media de 30k ai ne responde para que mais de 1 mega. Hoje o problema e que todo mundo tem mais de um dispositivo ligados a internet consumindo, uma pagina qualquer para carregar consome em media de 500k, então eu vejo velocidades altas como puro modismo. Mas ai entra para o consumista de plantão um Net da vida que vende 10 mega por 59 reas num plano combo tem franquias de 40gb as 4 G tao findo com velocidades alucinantes mas com franquia igual a 3 G que quando vc pensou em usar já usou e caiu a velocidade. Eu aqui em casa uso 2 megas e estou satisfeito,. rsrsrs. Outro ponto que devemos levar em conta e que a outra ponta que fornece o arquivo também estão controlando suas bandas para que possa ser usada com qualidade.

Para resumir velocidades altas só podem ser usar totalmente com vários serviços ao mesmo tempo.


http://www.criciumanet.com.br

girusnet

girusnet
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Colega Marcio , como sempre muito observador e também realista em seus artigos.
Como outros também acompanho seus artigos à um bom tempo e compartilho com a mesma opinião sobre este assunto .
Notícias e mais notícias e como disse nosso colega demattos entre linhas , companhias vendendo gato por lebre , sufocando o mercado com suas velocidades mentirosas e nos trazendo um problema caótico realmente , pois viciam os usuários em algo que não existe.

Highlander

Highlander
Colaborador Frequente
Colaborador Frequente

Marcio Marques escreveu:Podemos notar que 1 Mb de velocidade com uma ótima latência navegando em um sistema windows é praticamente imperceptível à nossos olhos se comparando à uma velocidade de 15 Mb também com ótima latência , mas observem bem minha afirmação , apenas navegação de páginas .
Partindo deste princípio , notamos o quanto são desnecessárias tais velocidades de conexão oferecidas , principalmente em países como o nosso , que além da tecnologia atrasada também temos uma estrutura de tráfego totalmente desastrosa.


Concordo com cada palavra !

Marco


Especialista
Especialista

Eu discordo.
A rede tem muito mais possibilidades do que apenas navegar no facebook e ver gatinhos tocando teclado no YouTube. O que chega ao grande público é uma pequena e já obsoleta parte do estado da arte da tecnologia atual.
O Gartner diz que a Microsoft, mesmo tendo 90% do mercado de PCs, responde por 20% do mercado global de TI. 80% do mercado é corporativo. Esses são os clientes da IBM et al. O público em geral é apenas a ponta do iceberg tecnológico (já de segunda mão).
Novas possibilidades de negócios se viabilizam através do crescente aumento de banda e processamento. VoIP, IaaS, PaaS, SaaS, enfim EaaS estão aí e precisando de mais banda e mais processamento.
O Fibre Channel possibilita acessar storages distantes até dez quilômetros, mas o iSCSI fica mais atrativo à medida que as velocidades de conexão sobem e os preços caem.
Resumir a indústria de processadores à dobradinha Intel/AMD também é um reducionismo.
Um 486 DX100 não era capaz de decodificar um MP3@128kb/s. Um Pentium era
capaz de apenas isso. Hoje até um "espertofone" faz isso e mais ao
decodificar complexos algoritmos de compressão de vídeo quase sem atraso
perceptível.
Empresas como a Tilera e sua linha TILE-Gx/TILEPro de até 72 núcleos MIPS64 estão na alça de mira de gigantes de IaaS como a Amazon. Isso não é tecnologia espacial. Está bem ao alcance até mesmo na linha Cloud Core Router da MikroTik.
A grande vantagem da Internet é ser um rede muito, muito, muitíssimo burra. Essa é a característica que torna a Grande Rede útil.

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Marco , não estou questionando a utilidade da internet em si , mas deve-se lembrar que sua citação sobre grandes empresas são casos a parte , usam principalmente fibras separadas inclusive não interligadas em MPLS para fazer quase que uma conexão local.
Grandes negócios como está citando meu amigo só funcionam até um certo ponto sem o devido planejamento , estas grande empresas estão fazendo exatamente como citei , simplesmente dando os passos sem olhar para frente , ou seja , o caminho está aberto, estão passando , mas não olham o abismo que está na frente.
Tecnologia não se baseia em apenas crescer , mas sim crescer aperfeiçoando , coisa que não está acontecendo.
Nossa tecnologia atual se atem apenas à soma , fibras e mais fibras , processamento, núcleos e mais núcleos , apenas isto , somente soma .

http://marquescsh.blogspot.com

Marco


Especialista
Especialista

Essa "inovação" chamada virtualização já era velha nos System z da IBM.
MPLS não serve só para encapsular quadros Ethernet.
Os clientes, sejam eles corporativos ou pessoas físicas, vão sempre demandar mais estrutura. Essa é a dura realidade. As operadoras resistem como podem, seja limitando o upload a míseros 10% (ilegal desde 11/2012), criando franquias de dados, traffic shaping ou barrando a entrada do IPv6.
Operadora esticando fibra é o que menos tem. Em 1995 o Brasil tinha o backbone mais rápido do mundo mas ligado ao clientes por modens 33kbps e a outras redes por links de 64kbps. É essa mesma estrutura que suporta todo a Internet no Brasil. Pouco se fez além a adoção do DWDM, o que multiplicou a capacidade das mesmas fibras.

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Marco escreveu:Essa "inovação" chamada virtualização já era velha nos System z da IBM.
MPLS não serve só para encapsular quadros Ethernet.
Os clientes, sejam eles corporativos ou pessoas físicas, vão sempre demandar mais estrutura. Essa é a dura realidade. As operadoras resistem como podem, seja limitando o upload a míseros 10% (ilegal desde 11/2012), criando franquias de dados, traffic shaping ou barrando a entrada do IPv6.
Operadora esticando fibra é o que menos tem. Em 1995 o Brasil tinha o backbone mais rápido do mundo mas ligado ao clientes por modens 33kbps e a outras redes por links de 64kbps. É essa mesma estrutura que suporta todo a Internet no Brasil. Pouco se fez além a adoção do DWDM, o que multiplicou a capacidade das mesmas fibras.

Agora sim , falou bonito Marco , e não somente pouco se fez no Brasil , mas sim pouco se fez no mundo parceiro, pois como eu disse está muito mais fácil ganhar dinheiro apenas ampliando do que inovando , por isto meu título do artigo , O CONSUMO PASSOU À FRENTE DA TECNOLOGIA , mas tenha certeza de uma coisa , não vai demorar muito para esta demanda engargalar de vez , pois a demanda continua desenfreada , quer um exemplo simples , 3G , nem funciona direito e já estão implantando 4G , sem comentários , absurdo.

http://marquescsh.blogspot.com

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos