O Consumo passou à frente da Tecnologia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Consumo passou à frente da Tecnologia

Mensagem  Marcio Marques em Ter 23 Abr - 7:45

Bom pessoal , lendo uma matéria a respeito de novas velocidades de conexão lançadas no Japão e algumas outras informações tecnológicas no momento venho através deste tópico postar minha opinião sobre este caos mundial de tráfego sem controle assim como os hardwares que fazem o transporte e processamento do mesmo, assim como analisarei também nossos hardwares atuais e softwares que os mesmos processam.

Vamos primeiramente abordar hardwares e seus softwares.

Alguém já parou para se perguntar o porque tantos núcleos de processadores em uma placa mãe ? é simples a resposta , cada vez mais apenas adaptam núcleos na mesma para tentar aumentar sua autonomia. Primeiramente devo alertar a todos que 80 % dos softwares não estão aptos a usar estes núcleos na devida forma e separadamente , sendo assim acabam usando apenas um pequeno % do que poderia ser usado e aproveitado , partindo desde princípio começamos a notar uma frase que estou aplicando " O CONSUMO PASSOU À FRENTE DA TECNOLOGIA " , pois até mesmo os softwares não estão mais em sincronia com os hardwares.

Continuemos os questionamentos , o porque então de não continuarem desenvolvendo apenas um processador potente e não com vários núcleos e que os softwares poderiam continuar se aproveitando do % total do mesmo ? a resposta é que , a tecnologia parou e um espaço de tempo que não estamos conseguindo mais nos aprimorar e sim apenas adaptar , pois o fato é , que não conseguem criar um novo processador e potente devido à seu resfriamento , pois o mesmo , caso venha a ser desenvolvido , ficaria em uma temperatura tão alta e que ainda não pode ser controlada por nossa tecnologia atual .

Bom , tendo em vista estas observações , podemos observar que nada está em sincronia , que a demanda de consumo está desenfreada e não estamos conseguindo nos adaptar a este consumo , pois o interesse financeiro está vindo à frente de tudo que possa ser criado antes do devido e correto desenvolvimento tecnológico .

Creio que acima ficou claro para começarmos a falar sobre nosso tráfego mundial.
O mesmo se encontra em um caos mundial , também devido à demanda excessiva de tráfego sem termos a tecnologia correta e suficiente para tal consumo.
Lendo uma matéria sobre velocidades imensas sendo oferecidas no Japão , primeiramente gostaria de explicar o fato do mesmo ser um país de muito pequena extensão territorial, sendo assim , sua internet usando seus PTTs passa a ser praticamente uma rede local sendo possível tais velocidades de conexão.
Porém este tipo de velocidade a não ser é claro , baseada e usada em downloads , é ilusória , daí vem a pergunta , porque ilusória ? é ilusória devido ao fato de nossos hardwares e softwares não conseguirem processar tal velocidade de conexão oferecida . Podemos notar que 1 Mb de velocidade com uma ótima latência navegando em um sistema windows é praticamente imperceptível à nossos olhos se comparando à uma velocidade de 15 Mb também com ótima latência , mas observem bem minha afirmação , apenas navegação de páginas .
Partindo deste princípio , notamos o quanto são desnecessárias tais velocidades de conexão oferecidas , principalmente em países como o nosso , que além da tecnologia atrasada também temos uma estrutura de tráfego totalmente desastrosa.

Uma observação final sobre atraso tecnológico são nossas comunicações satelitais que nunca conseguiram aprimorar , ou seja , até hoje , existe o mesmo problema de tráfego nos mesmos assim como uma irrisória taxa de upload .

Finalizando , creio eu que pude repassar minha opinião sobre este consumo desenfreado e tecnologia atrasada a qual estamos convivendo e infelizmente tendo uma visão de que uma hora ou outra será criado um grande caos tanto no tráfego mundial quando em hardwares e softwares que cada vez mais estão fora de sincronia.

Grande abraço a todos !

Att. Marcio Marques

_________________
Analista de Sistemas e Consultoria para Provedores de Internet
avatar
Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Mensagens : 1226
Pontos : 104702
Reputação : 3215
Data de inscrição : 02/02/2012
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte

Ver perfil do usuário http://marquescsh.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Consumo passou à frente da Tecnologia

Mensagem  netteras em Ter 23 Abr - 8:14

Ótimo artigo amigo Marcio ,a muito e em outros locais acompanho suas postagens e gosto muito de seus pontos de vista e esclarecimentos.

_________________
Diga sempre o que precisa ser dito pois assim as palavras não se perdem.
avatar
netteras
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Mensagens : 19
Pontos : 1709
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/04/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Consumo passou à frente da Tecnologia

Mensagem  justiceiro em Ter 23 Abr - 20:50

Excelente visão Marcio .. muitas companhias só sabem ampliar e ampliar suas infraestruturas ..mas a tecnologia que é bom mesmo nada .. estica fibra pra lá estica fibra pra cá.. enlance a torto e a direito .. mas aprimorar o tratamento de dados mesmo nada .. está virando um poço mais com fundo.
avatar
justiceiro
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 53
Pontos : 1841
Reputação : 1
Data de inscrição : 10/01/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Consumo passou à frente da Tecnologia

Mensagem  demattos em Ter 23 Abr - 21:32

Bom vou dar minha humilde contribuição, basicamente os processamentos com múltiplos cores só pode ser aproveitados com windows seven ou superior e se for com mais de 3 megas tem que ser a versão x64 para reconhecer o total de memórias, analisando deste ponto de vista realmente poucos programas são capazes de utilizar todo o potencial do hardware. Sobe a venda de banda altas, hj e puramente modismo e consumismo, por que nosso mercado capitalista estampa e maqueia a necessidade de altas velocidades para ter qualidade, para exemplificar um jogo de PS3 on line na escolha da sala consumo de 300k e na hora do logo media de 30k ai ne responde para que mais de 1 mega. Hoje o problema e que todo mundo tem mais de um dispositivo ligados a internet consumindo, uma pagina qualquer para carregar consome em media de 500k, então eu vejo velocidades altas como puro modismo. Mas ai entra para o consumista de plantão um Net da vida que vende 10 mega por 59 reas num plano combo tem franquias de 40gb as 4 G tao findo com velocidades alucinantes mas com franquia igual a 3 G que quando vc pensou em usar já usou e caiu a velocidade. Eu aqui em casa uso 2 megas e estou satisfeito,. rsrsrs. Outro ponto que devemos levar em conta e que a outra ponta que fornece o arquivo também estão controlando suas bandas para que possa ser usada com qualidade.

Para resumir velocidades altas só podem ser usar totalmente com vários serviços ao mesmo tempo.



_________________
Rodrigo Rodrigues de Mattos
Téc. em Eletronica
Usuario Linux e mikrotik
avatar
demattos
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 674
Pontos : 103451
Reputação : 1609
Data de inscrição : 02/02/2012
Idade : 40
Localização : criciuma / SC

Ver perfil do usuário http://www.criciumanet.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Consumo passou à frente da Tecnologia

Mensagem  girusnet em Ter 23 Abr - 23:44

Colega Marcio , como sempre muito observador e também realista em seus artigos.
Como outros também acompanho seus artigos à um bom tempo e compartilho com a mesma opinião sobre este assunto .
Notícias e mais notícias e como disse nosso colega demattos entre linhas , companhias vendendo gato por lebre , sufocando o mercado com suas velocidades mentirosas e nos trazendo um problema caótico realmente , pois viciam os usuários em algo que não existe.

_________________
Prevalecer o bom senso é o princípio da harmonia entre pessoas .
avatar
girusnet
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Mensagens : 50
Pontos : 1777
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/03/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Consumo passou à frente da Tecnologia

Mensagem  Highlander em Qui 25 Abr - 22:54

Marcio Marques escreveu:Podemos notar que 1 Mb de velocidade com uma ótima latência navegando em um sistema windows é praticamente imperceptível à nossos olhos se comparando à uma velocidade de 15 Mb também com ótima latência , mas observem bem minha afirmação , apenas navegação de páginas .
Partindo deste princípio , notamos o quanto são desnecessárias tais velocidades de conexão oferecidas , principalmente em países como o nosso , que além da tecnologia atrasada também temos uma estrutura de tráfego totalmente desastrosa.


Concordo com cada palavra !

_________________
" Os cidadãos não devem temer seu governo,
o governo é que deve temer seus cidadãos ! "
avatar
Highlander
Colaborador Frequente
Colaborador Frequente

Mensagens : 72
Pontos : 1889
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/01/2013
Idade : 42
Localização : SC

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Consumo passou à frente da Tecnologia

Mensagem  Marco em Sex 26 Abr - 16:06

Eu discordo.
A rede tem muito mais possibilidades do que apenas navegar no facebook e ver gatinhos tocando teclado no YouTube. O que chega ao grande público é uma pequena e já obsoleta parte do estado da arte da tecnologia atual.
O Gartner diz que a Microsoft, mesmo tendo 90% do mercado de PCs, responde por 20% do mercado global de TI. 80% do mercado é corporativo. Esses são os clientes da IBM et al. O público em geral é apenas a ponta do iceberg tecnológico (já de segunda mão).
Novas possibilidades de negócios se viabilizam através do crescente aumento de banda e processamento. VoIP, IaaS, PaaS, SaaS, enfim EaaS estão aí e precisando de mais banda e mais processamento.
O Fibre Channel possibilita acessar storages distantes até dez quilômetros, mas o iSCSI fica mais atrativo à medida que as velocidades de conexão sobem e os preços caem.
Resumir a indústria de processadores à dobradinha Intel/AMD também é um reducionismo.
Um 486 DX100 não era capaz de decodificar um MP3@128kb/s. Um Pentium era
capaz de apenas isso. Hoje até um "espertofone" faz isso e mais ao
decodificar complexos algoritmos de compressão de vídeo quase sem atraso
perceptível.
Empresas como a Tilera e sua linha TILE-Gx/TILEPro de até 72 núcleos MIPS64 estão na alça de mira de gigantes de IaaS como a Amazon. Isso não é tecnologia espacial. Está bem ao alcance até mesmo na linha Cloud Core Router da MikroTik.
A grande vantagem da Internet é ser um rede muito, muito, muitíssimo burra. Essa é a característica que torna a Grande Rede útil.

Marco
Especialista
Especialista

Mensagens : 364
Pontos : 2739
Reputação : 600
Data de inscrição : 12/02/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Consumo passou à frente da Tecnologia

Mensagem  Marcio Marques em Sex 26 Abr - 16:46

Marco , não estou questionando a utilidade da internet em si , mas deve-se lembrar que sua citação sobre grandes empresas são casos a parte , usam principalmente fibras separadas inclusive não interligadas em MPLS para fazer quase que uma conexão local.
Grandes negócios como está citando meu amigo só funcionam até um certo ponto sem o devido planejamento , estas grande empresas estão fazendo exatamente como citei , simplesmente dando os passos sem olhar para frente , ou seja , o caminho está aberto, estão passando , mas não olham o abismo que está na frente.
Tecnologia não se baseia em apenas crescer , mas sim crescer aperfeiçoando , coisa que não está acontecendo.
Nossa tecnologia atual se atem apenas à soma , fibras e mais fibras , processamento, núcleos e mais núcleos , apenas isto , somente soma .

_________________
Analista de Sistemas e Consultoria para Provedores de Internet
avatar
Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Mensagens : 1226
Pontos : 104702
Reputação : 3215
Data de inscrição : 02/02/2012
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte

Ver perfil do usuário http://marquescsh.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Consumo passou à frente da Tecnologia

Mensagem  Marco em Sex 26 Abr - 18:49

Essa "inovação" chamada virtualização já era velha nos System z da IBM.
MPLS não serve só para encapsular quadros Ethernet.
Os clientes, sejam eles corporativos ou pessoas físicas, vão sempre demandar mais estrutura. Essa é a dura realidade. As operadoras resistem como podem, seja limitando o upload a míseros 10% (ilegal desde 11/2012), criando franquias de dados, traffic shaping ou barrando a entrada do IPv6.
Operadora esticando fibra é o que menos tem. Em 1995 o Brasil tinha o backbone mais rápido do mundo mas ligado ao clientes por modens 33kbps e a outras redes por links de 64kbps. É essa mesma estrutura que suporta todo a Internet no Brasil. Pouco se fez além a adoção do DWDM, o que multiplicou a capacidade das mesmas fibras.

Marco
Especialista
Especialista

Mensagens : 364
Pontos : 2739
Reputação : 600
Data de inscrição : 12/02/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Consumo passou à frente da Tecnologia

Mensagem  Marcio Marques em Sex 26 Abr - 20:46

Marco escreveu:Essa "inovação" chamada virtualização já era velha nos System z da IBM.
MPLS não serve só para encapsular quadros Ethernet.
Os clientes, sejam eles corporativos ou pessoas físicas, vão sempre demandar mais estrutura. Essa é a dura realidade. As operadoras resistem como podem, seja limitando o upload a míseros 10% (ilegal desde 11/2012), criando franquias de dados, traffic shaping ou barrando a entrada do IPv6.
Operadora esticando fibra é o que menos tem. Em 1995 o Brasil tinha o backbone mais rápido do mundo mas ligado ao clientes por modens 33kbps e a outras redes por links de 64kbps. É essa mesma estrutura que suporta todo a Internet no Brasil. Pouco se fez além a adoção do DWDM, o que multiplicou a capacidade das mesmas fibras.

Agora sim , falou bonito Marco , e não somente pouco se fez no Brasil , mas sim pouco se fez no mundo parceiro, pois como eu disse está muito mais fácil ganhar dinheiro apenas ampliando do que inovando , por isto meu título do artigo , O CONSUMO PASSOU À FRENTE DA TECNOLOGIA , mas tenha certeza de uma coisa , não vai demorar muito para esta demanda engargalar de vez , pois a demanda continua desenfreada , quer um exemplo simples , 3G , nem funciona direito e já estão implantando 4G , sem comentários , absurdo.

_________________
Analista de Sistemas e Consultoria para Provedores de Internet
avatar
Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Mensagens : 1226
Pontos : 104702
Reputação : 3215
Data de inscrição : 02/02/2012
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte

Ver perfil do usuário http://marquescsh.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Consumo passou à frente da Tecnologia

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum