FPI - Fórum para Provedores de Internet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
FPI - Fórum para Provedores de Internet


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

RB em bridge para evitar Loop na rede

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

justiceiro

justiceiro
MODERADOR
MODERADOR

Olá amigos .. tenho minha rede em bridge .. e sei que existem já swicths gerenciáveis para um funciomento melhor da rede assim como gerenciamento individual da portas .. porém já ouvi relatos sobre provedores usando Rbs em bridge com regras para evitar o loop .. se não me engano é usando vlan .. alguma alma caridosa poderia nos fazer um pequeno tutorial aqui nos ensinando passo a passo como fazer por favor ? em meu pensamento seria também de grande utilidade para todos nós do fórum.. não uso mikrotik mas gostaria de usar desta forma para me precaver deste problema.. colocaria uma em cada torre minha ..
Vlw pessoal ..

demattos

demattos
MODERADOR
MODERADOR

justiceiro escreveu: Rbs em bridge com regras para evitar o loop ..

Para entender como funciona esta regra add na bridge que evita loop em uma rede em bride, lembrando isto evita look em um rb com suas portas adcionadas em uma bridge, em switch gerenciavel tambem tem o mesmo recurso que pode simplismente ser ativado no gerenciador do mesmo. Vamos la o protocolo e o seguinte

Spanning Tree Protocol - STP

E um protocolo para equipamentos de rede que permite resolver problemas de loop em redes comutadas cuja topologia introduza anéis nas ligações, auxiliando na melhor performace da rede.

O protocolo STP possibilita a inclusão de ligações redundantes entre os comutadores, provendo caminhos alternativos no caso de falha de uma dessas ligações. Nesse contexto, ele serve para evitar a formação de loops entre os comutadores e permitir a ativação e desativação automática dos caminhos alternativos.

Para isso, o algoritmo de Spanning Tree determina qual é o caminho mais eficiente (de menor custo) entre cada segmento separado por bridges ou switches. Caso ocorra um problema nesse caminho, o algoritmo irá recalcular, entre os existentes, o novo caminho mais eficiente, habilitando-o automaticamente. O nome deriva do algoritmo spanning tree em teoria dos grafos.

Agora entendendo como funciona este protocolo podemos usar um exemplo aplicando este protocolo em uma RB Mikrotik

Exemplo

Para adicionar e permitir uma interface Bridge que irá encaminhar todos os protocolos:


Código:
[admin@MikroTik] /interface bridge> add
[admin@MikroTik] /interface bridge> print
Flags: X - disabled, R - running
 0  R name="bridge1" mtu=1500 l2mtu=65535 arp=enabled
      mac-address=00:00:00:00:00:00 protocol-mode=none priority=0x8000
      auto-mac=yes admin-mac=00:00:00:00:00:00 max-message-age=20s
      forward-delay=15s transmit-hold-count=6 ageing-time=5m
[admin@MikroTik] /interface bridge>

abraco

http://www.criciumanet.com.br

justiceiro

justiceiro
MODERADOR
MODERADOR

Obrigado demattos .. porém eu gostaria se não fosse pedir de + um passo a passo.. tipo um tutorial .. pois sou leigo em MK .. poderia me ajudar e ajudar a muitos usuários creio eu.. vlw

demattos

demattos
MODERADOR
MODERADOR

justiceiro escreveu:Obrigado demattos .. porém eu gostaria se não fosse pedir de + um passo a passo.. tipo um tutorial .. pois sou leigo em MK .. poderia me ajudar e ajudar a muitos usuários creio eu.. vlw

Vou preparar algo e posto

http://www.criciumanet.com.br

demattos

demattos
MODERADOR
MODERADOR

Segue um pequeno tutorial após criar as bridge supondo que as bridge esteja criadas e as interfaces adicionadas a mesma.

Menu Bridge na Aba STP

RB em bridge para evitar Loop na rede  Imgcfu

então a configuração ficará como da imagem acima, você só precisará marcar o protocolo rstp e o resto ficará em defaut.

Concluímos a configuração da bridge clique em Aplly, enable e depois OK.

http://www.criciumanet.com.br

justiceiro

justiceiro
MODERADOR
MODERADOR

Obrigado pela paciência demattos.. vlw

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos