FPI - Fórum para Provedores de Internet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
FPI - Fórum para Provedores de Internet


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Quantos Aps podemos ter em uma Torre ?

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

girusnet

girusnet
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Caros colegas , gostaria de levantar uma questão que vejo proveito para todos , pois em vários fóruns e locais que pesquisei não consegui algo esclarecedor.

- Gostaria de saber a opinião dos colegas sobre quantos Aps podemos ter em um ângulo de 360º na torre ?

- Também gostaria de saber qual a distância que podemos usar os Aps relativo à altura , explicando melhor, de quantos em quantos metros ou centímetros podemos ter novamente Aps fechando um ângulo de 360º ?

Desejo colher um ótimo conhecimento neste tópico para minha estrutura tendo em vista o fato de sempre ter feito instalações em minha torre sem o devido conhecimento destes cálculos.

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Este estudo também quero observar de perto amigo para aprender , pois sou humilde bastante para reconhecer que este conhecimento não tenho, devido ao fato de nunca ter precisado do mesmo , pois como eu disse minha rede é quase 100 % cabeada e tenho apenas alguns APs separados em minha torre.

Abraço !

http://marquescsh.blogspot.com

Jfabiopd


Iniciante
Iniciante

Bom, eu acredito que pra começar temos que levar em consideração o tipo de antena a ser usado, seu lóbulo de irradiação, frequência, relação frente/costas.
Tendo esses dados (e outros)a gente pode calcular quantos APs iremos colocar numa torre, distancia entre eles, e também que distancia do centro (torre) devemos colocar!

Vou fazer umas pesquisas e postar aqui pra gente ter uma base teórica melhor!


Abraços!

girusnet

girusnet
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Jfabiopd escreveu:Bom, eu acredito que pra começar temos que levar em consideração o tipo de antena a ser usado, seu lóbulo de irradiação, frequência, relação frente/costas.
Tendo esses dados (e outros)a gente pode calcular quantos APs iremos colocar numa torre, distancia entre eles, e também que distancia do centro (torre) devemos colocar!

Vou fazer umas pesquisas e postar aqui pra gente ter uma base teórica melhor!


Abraços!

Agradeço seu post colega , suponhamos o cálculo baseado no uso de Nanos 5.8 , pois os mesmos são usados por inúmeros provedores.

silviola

silviola
MODERADOR
MODERADOR

Estas informações pode ser obtidas pelo datasheet.
Nanostation => http://dl.ubnt.com/datasheets/nanostationm/nsm_ds_web.pdf

Os valores a serem levados em consideração para tua pergunta são os tamanhos das aberturas ( Beamwidth ).

No NanoM5 temos 60º para abertura horizontal ( nas 2 polarizções H e V ) e 60º também na abertura vertical.

360º / 60º = 6

Então, precisamos de 6 antenas para cobrir os 360º .

Bom, você perguntou da distância entre eles: e aqui neste caso a resposta correta não deve ser em metros, mas em nível de sinal.

Ao se utilizar mais que um AP na mesma torre, a recomendação é para que deixe-os se enxergando no máximo a -40 de sinal.

Surge aí um grande problema em utilizar Nano M5 ( e similares ) "aglomeradas" em 6 APs: a Nano não foi fabricada com a preocupação de barrar sinais vindo dos lados ou das costas, ela é simplemente plástico puro e era isso.

Painéis Setoriais de boa qualidade são providos de blindagens justamente para atenuar o sinal dos lados e das costas, permitindo então, colocá-los relativamente mais próximos.

Um alternativa gambiarrística para as Nanos5 seria inserir uma blindagem nela, algo como por exemplo uma manta asfáltica. Não seria uma blindagem profissional, mas já atenuaria um pouco.

Um outro problema em utilizar Nano M5 é que ela é muito "espalhada" verticalmente, isso pode a princípio até parecer uma boa característica, porém um sinal espalhado é um sinal fraco distribuido. Podemos comparar analógicamente o sinal wireless com o foco de uma lanterna, quando mais espalhada a luz, mais área ela abrange porém mais fraca ela fica. Se você fechar o foco dela, ele ficará mais concentrado, abrangerá um ponto menor, será mais forte e consequentemente, irá mais longe.

Se este "bolinho" de M5 for utilizado para atender clientes distantes até 500m da torre, ótimo. Você terá 6 APs com nível de processamento suficiente para aguentar muito tráfego.

Quem conseguir saturar um POP destes, tá muito bem na relação cliente / metro quadrado

Resumindo: cada caso é um caso, afirmar que Nano M5 SERVE para POP não é correto, assim como não é correto afirmar que NÃO serve. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Por isso que operadoras enchem de pila os bolsos dos engenheiros delas, conhecimento, análise e planejamento em um provedor de internet é meio caminho andado para o sucesso.

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

silviola escreveu:Estas informações pode ser obtidas pelo datasheet.
Nanostation => http://dl.ubnt.com/datasheets/nanostationm/nsm_ds_web.pdf

Os valores a serem levados em consideração para tua pergunta são os tamanhos das aberturas ( Beamwidth ).

No NanoM5 temos 60º para abertura horizontal ( nas 2 polarizções H e V ) e 60º também na abertura vertical.

360º / 60º = 6

Então, precisamos de 6 antenas para cobrir os 360º .

Bom, você perguntou da distância entre eles: e aqui neste caso a resposta correta não deve ser em metros, mas em nível de sinal.

Ao se utilizar mais que um AP na mesma torre, a recomendação é para que deixe-os se enxergando no máximo a -40 de sinal.

Surge aí um grande problema em utilizar Nano M5 ( e similares ) "aglomeradas" em 6 APs: a Nano não foi fabricada com a preocupação de barrar sinais vindo dos lados ou das costas, ela é simplemente plástico puro e era isso.

Painéis Setoriais de boa qualidade são providos de blindagens justamente para atenuar o sinal dos lados e das costas, permitindo então, colocá-los relativamente mais próximos.

Um alternativa gambiarrística para as Nanos5 seria inserir uma blindagem nela, algo como por exemplo uma manta asfáltica. Não seria uma blindagem profissional, mas já atenuaria um pouco.

Um outro problema em utilizar Nano M5 é que ela é muito "espalhada" verticalmente, isso pode a princípio até parecer uma boa característica, porém um sinal espalhado é um sinal fraco distribuido. Podemos comparar analógicamente o sinal wireless com o foco de uma lanterna, quando mais espalhada a luz, mais área ela abrange porém mais fraca ela fica. Se você fechar o foco dela, ele ficará mais concentrado, abrangerá um ponto menor, será mais forte e consequentemente, irá mais longe.

Se este "bolinho" de M5 for utilizado para atender clientes distantes até 500m da torre, ótimo. Você terá 6 APs com nível de processamento suficiente para aguentar muito tráfego.

Quem conseguir saturar um POP destes, tá muito bem na relação cliente / metro quadrado

Resumindo: cada caso é um caso, afirmar que Nano M5 SERVE para POP não é correto, assim como não é correto afirmar que NÃO serve. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Por isso que operadoras enchem de pila os bolsos dos engenheiros delas, conhecimento, análise e planejamento em um provedor de internet é meio caminho andado para o sucesso.

Quantos Aps podemos ter em uma Torre ? Joia

http://marquescsh.blogspot.com

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos