FPI - Fórum para Provedores de Internet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
FPI - Fórum para Provedores de Internet


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Super POP Computech

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Super POP Computech Empty Super POP Computech Dom 31 Mar - 18:09

imanuel


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Boa noite Amigos do FPI.

Prezados em primeiro lugar, gostaria de dizer que já aprendi bastante aqui e agradecer a todos que por aqui compartilham seus conhecimentos sem cobrar por isso.
Gostaria de pedir desculpas se o post estiver em lugar errado.

Seguinte: Estou interessado em comprar um Super POP da computech e gostaria de saber dos amigos, se alguém já usou se realmente é bom, tenho interesse em atender em 2.4GHZ. Gostaria também de saber se é melhor usar Routerboard ou rocket levando em consideração que lá os clientes já tem todo tipo de kits como USB, CPE aquario, CPE intelbras, grades com rádios smartlan, greatek e intelbras ou seja de tudo um pouco. levando em consideração que pretendo atender velocidades de 1024k e até 2048k.
De já, Grato.

2Super POP Computech Empty Re: Super POP Computech Dom 31 Mar - 19:21

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Amigo irei incluir este vídeo para ajudar na avaliação de outros usuários.



A respeito de compatibilidade entre os hardwares , você levantou algo interessante que inclusive irei abrir um tópico específico para isto , pois é um assunto muito bom a ser debatido, pois são inúmeros os fabricantes e devemos trocar experiências sobre suas compatibilidades .
Obrigado por seu questionamento imanuel , o tópico para debatermos a compatibilidade está aqui :
https://fpibrasil.forumeiros.com/t460-compatibilidade-entre-os-diversos-fabricantes-wireless#2458

A respeito do SuperPOP , espero que muitos tragam relatos , mas desde de já lhe informo que tentarei um contato com a Computech para tentar conseguir contatos de clientes que já usam este equipamento e posto aqui para você .


Grande abraço !

http://marquescsh.blogspot.com

3Super POP Computech Empty Re: Super POP Computech Dom 31 Mar - 20:36

imanuel


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Márcio, obrigado pelo apoio, eu decidi abrir esse tópico justamente após assistir a esse vídeo, já acompanho alguns trabalhos do Luciano, e como já peguei a empresa montada e funcionando ele é quem mais fala em diversidade, inclusive em um vídeo ele diz que é "errado" dizer que tem uma rede toda de equipamentos A ou B, pois cada equipamento é adequado para uma aplicação específica.
Em minha rede tenho de todo tipo de equipamento, como disse. Para migrar tudo ficaria muito caro.
Sempre vejo posts e artigos falando apenas de uma tecnologia, na maioria das vezes UBNT.
Mas vamos ver o que os amigos dizem a respeito do SuperPop.

4Super POP Computech Empty Re: Super POP Computech Seg 1 Abr - 7:41

granlabor

granlabor
MESTRE
MESTRE

Oi Imanuel.

O Luciano é um cara bastante criterioso e mesmo sem conhecer os produtos que a empresa dele fabrica, confio de olhos fechado no que ele faz.

Teu cenário é bastante comum.
A solução do problema não está na aquisição de novos equipamentos para o ponto de acesso.
A solução está na compreensão da tecnologia por trás dos rádios.
Bons rádios e boas antenas vão ajudar, mas não resolverão o problema.



O EQUIPAMENTO
Seus rádios CPE são variados, mas usam tecnologia muito antiga. Usar um Rocket ou uma RB super-poderosa no AP dão um pouco mais de processamento, mas a rede continuará lenta nos horários de pico.

Uma antena com blindagem ajuda a diminuir o piso de ruído, mas a lentidão vai continuar apesar da troca da antena.


A TECNOLOGIA CAUSA A LENTIDÃO
As redes sem fio nasceram das redes cabeadas e sua origem baseia-se em contenção. Enquanto uma estação transmite, as demais ficam no aguardo dessa transmissão finalizar. Essa contenção (CSMA-CA) funciona muito bem num ambiente interno onde todas as estações se escutam.

Quando nós extrapolamos o limite físico do imóvel e distribuímos CPE pra todo lado, as estações perdem a capacidade de se escutarem e as colisões ficam mais frequentes. Nos momentos de pico o ponto de acesso fica sobrecarregado e chega a negar serviço.

Por que o AP sobrecarrega e nega serviço?
Porque ele tem que parar toda a rede pra solucionar as colisões. Uma vez solucionadas elas voltam a ocorrer uma atrás da outra porque as estações não se escutam.
Lembra que toda essa "encrenca" está acontecendo na velocidade da luz, por isso não conseguimos perceber as colisões e achamos que o rádio está fluindo dados normalmente.



SOLUÇÃO TECNOLÓGICA PARA O PROBLEMA DE COLISÃO
Mudar para uma tecnologia mais moderna e usar rádios compatíveis com TDMA.
No TDMA cada estação tem uma janela de transmissão pré-estabelecida e as colisões são evitadas.
Sem colisão o AP não precisa parar toda a rede.

Quais fabricantes oferecem TDMA?
Ubiquiti (AirMAX)
Mikrotik (NV2)
Intelbrás (iPoll).

Nos exemplos citados acima o TDMA faz parte de um protocolo proprietário que só funciona com rádios do mesmo fabricante. Se desligar o protocolo proprietário o rádio volta a operar em CSMA e os problemas de colisão acontecerão mesmo usando o AP mais moderno capaz de operar em TDMA.

Mudar todos os equipamentos da rede é uma alternativa é muito cara, principalmente para quem já pegou a rede andando como você. É inviável jogar tudo fora e começar do zero com equipamento novo.



SOLUÇÃO BARATA PARA O PROBLEMA DE COLISÃO
Limitar o número de clientes conectados ao ponto de acesso para 15 a 20 clientes simultâneos. O número depende do processador e memória do seu AP. Em alguns casos é menos de 15.

Como encontrar o número certo? Teste de campo. Inicie com 25 e verifique se a rede ficou boa. se não ficar boa reduza o número de clientes por AP até chegar no número ideal.

Qual é o ponto fraco dessa alternativa?
Seu piso de ruído vai aumentar consideravelmente porque você vai ter que acrescentar mais pontos de acesso pra atender seus clientes. Seu desafio agora é administrar o piso de ruído...


Espero ter ajudado.

Forte abraço,

ZéAlves



Última edição por granlabor em Seg 1 Abr - 13:08, editado 1 vez(es)

http://www.granlabor.com

5Super POP Computech Empty Re: Super POP Computech Seg 1 Abr - 12:00

silviola

silviola
MODERADOR
MODERADOR

Respondendo apenas a pergunta.
Ambas soluções ( Mk vs UBNT ) são o que há de melhor em robustes, qualidade e confiabilidade.


A solução UBNT pende pro lado mais automático da coisa, os algoritmos de modulação são otimizados e fazem uma boa avaliação.


A solução da MK não funciona tão bem no automático, mas o MK é um sistema muito customizável, ou seja, você pode configurar muitos parâmetros até chegar em uma solução adequada a teu cenário.


Em resumo: UBNT é ótima, mas se tu tiver tempo, disponibilidade e paciência para estudar o MK, ele se sairá melhor pois te dá mais opções. Se não tens intenção de estudar, então vá de UBNT, que te entrega uma solução mais inteligente sem dor de cabeça.

O bom mesmo é unir o melhor dos 2 mundos, muita gente, e eu inclusive, utilizo UBNT para distribuição e MK para controle. Mas o MK para distribição, conforme o que escrevi acima, não é de se jogar fora pois pode ser melhor dependendo do nível de estudo adiquirido.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos