O preço do equipamento não se pode ser baseado por fóruns, pois o preço na minha região não é o preço da região do Marcio, tudo depende da concorrência. Eu tenho provedor a 5 anos, aqui na minha cidade tem (sem brincadeira) 13 provedores via Rádio, tem gente se matando, nesses 13 tem gatonet pelo meio, tem uns que o serviço é uma b..... outros bons, tenho certeza que estamos entre os melhores, pois caso contrario já teriamos fechado. Nosso preço não é o mais barato, e não sei se é o mais caro, pois todo dia vejo folders de cara apelando, tem concorrente indo na casa de nossos clientes oferecendo mais velocidade e tudo, por isso acho que somos uns dos melhores, pois nossos clientes nos ligam contando isso. Um cara que vai na casa de um cliente tentar tirar esse cliente é porque está desesperado.
COMODATO: Não fazemos, por questões que já foram apontadas acima, vendemos a antena (airgrid 5,8 ou bullet 2.4) tudo instalado por 200,00 em 4 vezes, 50,00 na entrada e mais tres parcelas de 50,00 junto com a mensalidade de internet, no contrato ele diz que se o cliente cancelar antes de 1 ano ela paga a instalação que seria de 50,00, muitas vezes nem cobramos essa multa, pois se o cliente se muda e nós não podemos atender não é culpa dele, então não tem porque pagar uma multa.
O airgrid custa esses 200 pra nós, mas nós não somos vendedores de antena, por isso cobramos o custo, ganhamos na mensalidade e se o equipamento queimar depois de um anto o cliente paga tipo 90,00 e colocamos outra ponteira.
O negócio é não assustar o cliente com preços de equipamentos, e ganhar na mensalidade, manter uma rede certinha que quase não de manutenção, nossa maior manutenção é ir na casa do cliente e constatar que o micro dele está bichado, e isto nós fazemos apenas desconectando o cabo dele e conectando no notebook do técnico, fazemos isso umas duas ou trez vezes pra ele ver que realmente é o micro dele, e ai mandamos ele procurar um técnico de confiança pra resolver o problema dele, no inícios nós faziamos este serviço, mas depois percebemos que isso deixava uma dúvida no cliente e que poderiamos estar fazendo aquilo apenas pra tirar mais dinheiro dele, então fechamos a seção de manutenção e o cliente leva onde ele queiser, nós indicamos lojas parceiras nossas que sabemos que fazem um serviço bom, mas o cliente que escolhe onde ele quer levar, assim o serviço fica transparente e o cliente fica satisfeito.
Nossa maior propaganda é nossos clientes que fazem e quando eles indicam um novo cliente nós damos uma mensalidade como bonificação.
C0NTRATO: Nós usamos um que é meio que seguindo as exigencias da ANATEL, mas já estamos vendo com um advogado pra elaborar um contrato que siga as exigencias da ANATEL, mas que se aplique em nossa região conformo também já foi dito acima. Pois o que é exigido lá na região do amigo Marcio não é muito olhado aqui em SC, depois que o Advogado montar o contrato conforme manda a legislação e colocando algumas proteções pra nós, vamos registrar em cartório e disponibilizar no site do provedor e dar ao cliente apenas o anexo onde diz que o restante do contrato está no site a disposição do clinte, as grandes operadoras fazem isto, e já tem muitos provedores fazendo.
Diante de tudo isto eu vejo que comodato não é viável pra nós, mas que cada caso é um caso, também vejo que cobrar 400,00 é pedir pro cliente ir pro concorrente.
A maioria dos provedores vivem de mensalidades de internet não de vendas de antenas.
Espero ter colaborado, abraço a todos
Almir - CIABRASNET - Central Brasileira de Internet Ltda