FPI - Fórum para Provedores de Internet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
FPI - Fórum para Provedores de Internet


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Sites ficam inacessíveis após erro do Facebook Episódio ficou conhecido como "Facebookmageddon" e "Facebocalypse"

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

demattos

demattos
MODERADOR
MODERADOR

Na noite do dia 8, aconteceu algo inédito que despertou preocupação em muita gente: uma falha na maior rede social do mundo derrubou por cerca de 10 minutos grandes portais que usam o Facebook Connect.

Se tentasse acessar um site que usa o sistema do Facebook - estando conectado à rede social -, a pessoa era automaticamente redirecionada a uma página que informava: "Ocorreu um erro. Por favor, tente novamente mais tarde."

Sites como Mashable, Hulu, Huffington Post e até redes sociais como Pinterest ficaram inacessíveis aos usuários do Facebook.

Em breve nota, a rede social explicou o ocorrido e disse que ele foi resolvido rapidamente. Mas a situação, como notou o The Next Web, gerou certo pânico em internautas, que usaram hashtags como "Facebookmageddon" e "Facebocalypse" para discutir o que estava acontecendo. O principal questionamento estava no fato de que apenas um site conseguiu tirar vários do ar.

http://www.criciumanet.com.br

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Bom vamos lá meu amigo, inclusive vou abrir um tópico sobre isto com minha teoria destes fatos que estão acontecendo .

Todas estas rotas cadas vez mais criadas e frequentes para uso de MPLS e roteamentos como BGP estão entrando em colapso devido ao fato de simplesmente não terem sido previamente projetados , ou seja , estão sendo implantados de acordo com a demanda .

Tal fato de implantação devido a demanda faz com que as redes cada vez mais se enlacem de forma desordenada.

Daí a pergunta , que o facebook tem haver com isto ? pq derrubou alguns sites ?

Minha resposta e opinião é que devido ao fato do facebook ser praticamente impossível de se usar em MPLS porque ele também não consegue ser roteado pois o facebook não tem perfil para tal roteamento devido ao fato de serem informações instantâneas assim como também particulares , apenas uma parte do facebook pode ser roteada como por exemplo fotos e algumas outras coisas , devido a este fato citado , a tentativa de roteamento causou um gargalo no tráfego sendo assim o processamento junto às outras rotas podem ter entrado em colapso.

Basta pensarmos em uma simples fórmula matemática , se desmembrar por exemplo um site da globo.com terá informações fixas durante segundos sem atualização que poderão ser usadas no MPLS e assim roteadas , mas pensem como é complexo desmembrar um facebook com vários assuntos instantâneos , como botão curtir , compartilhar , etc etc ...

Agora vamos ao fator armazenamento, este é outro fator que pode levar o facebook ao caos total , pois como venho afirmando em muitos tópicos, nossos hardwares não estão acompanhando nem de perto a demanda de dados trafegados , processados e armazenados.
Espero ter conseguido passar minha teoria de uma forma simples , mas em breve estarei postando um estudo mais detalhado , claro que , muito breve, pois se eu estiver correto em minha teoria , quem sabe , posso ficar famoso , rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs....

Abraço !

http://marquescsh.blogspot.com

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos