FPI - Fórum para Provedores de Internet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
FPI - Fórum para Provedores de Internet


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Update de firmware, melhor NÃO atualizar

+4
damao.tecnico
JulianoLinux
Marcio Marques
granlabor
8 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

granlabor

granlabor
MESTRE
MESTRE

Pessoal.

O fabricante recomenda atualizar o firmware sempre e usar a versão mais recente.

Dando um geral pelos fóruns constatei que os problemas relatados começaram após a atualização de firmware.

Se você já migrou pro 5.5.x sem problemas, fique por aí.
Se você ainda não migrou para o firmware mais novo, deixe quieto.  EM TIME QUE ESTÁ GANHANDO NÃO SE MEXE!

Provedores que não precisam de IPV6 podem usar o firmware 5.3.5 que aparenta ser a versão mais estável que já saiu.
Na data que escrevo este post a versão 5.3.5 ainda está disponível.

Não sei dizer qual será o resultado de downgrade.  Algumas pessoas relatam que os hardware mais novos não aceitam downgrade de firmware.

Estamos num momento delicado onde muitas pessoas estão experimentando problemas após update de firmware.
Neste momento o recomendado é não mexer em firmware.   Se está funcionando deixe assim, se parou de funcionar pegue uma versão que você tem aí nos seus arquivos e suba a mesma versão que já estava no rádio.

Abraço,

ZéAlves

http://www.granlabor.com

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Vlw Zé !

http://marquescsh.blogspot.com

JulianoLinux

JulianoLinux
MODERADOR
MODERADOR

e quanto aos firmware da linha legacy? qual está sendo o melhor?

damao.tecnico

damao.tecnico
MODERADOR
MODERADOR

granlabor escreveu:Pessoal.

O fabricante recomenda atualizar o firmware sempre e usar a versão mais recente.

Dando um geral pelos fóruns constatei que os problemas relatados começaram após a atualização de firmware.

Se você já migrou pro 5.5.x sem problemas, fique por aí.
Se você ainda não migrou para o firmware mais novo, deixe quieto.  EM TIME QUE ESTÁ GANHANDO NÃO SE MEXE!

Provedores que não precisam de IPV6 podem usar o firmware 5.3.5 que aparenta ser a versão mais estável que já saiu.
Na data que escrevo este post a versão 5.3.5 ainda está disponível.

Não sei dizer qual será o resultado de downgrade.  Algumas pessoas relatam que os hardware mais novos não aceitam downgrade de firmware.

Estamos num momento delicado onde muitas pessoas estão experimentando problemas após update de firmware.
Neste momento o recomendado é não mexer em firmware.   Se está funcionando deixe assim, se parou de funcionar pegue uma versão que você tem aí nos seus arquivos e suba a mesma versão que já estava no rádio.

Abraço,

ZéAlves
Zé, faz algum tempo que saiu um vírus chamado Skynet, se não me engano, que infectava os rádios da ubiquiti. Se não me engano, os firmware 5.3.5 eram vulneráveis a esse vírus. Alguém confirma essa informação?

Abraço.

http://www.overnix.com

goodposting

goodposting
MODERADOR
MODERADOR

concordo com o ditado q vc postou em letra maiúscula. o mesmo serve até pra atualizar bios de placa-mãe, etc...

agora, a versão 5.5.4 da ubnt, se vc está se referindo a essa, instalei aqui em 4 airgrid m5 e só tenho q elogiar.

o novo recurso chamado Air Select não estava presente nas versões anteriores (pelo menos eu não vi) e melhorou ping, largura de banda passada e outros detalhes.

estou achando muito bom o tal Air Select e está em teste a mais de 20 dias direto sem desligar.

coisas q eu não conseguia fazer antes estou conseguindo fazer agora com mais rapidez e estabilidade nos links fechados.

realmente não se pode atualizar sempre. mas vc´s concordam comigo q há casos e casos?

goodposting

goodposting
MODERADOR
MODERADOR

damao.tecnico escreveu:

Zé, faz algum tempo que saiu um vírus chamado Skynet, se não me engano, que infectava os rádios da ubiquiti. Se não me engano, os firmware 5.3.5 eram vulneráveis a esse vírus. Alguém confirma essa informação?

Abraço.

não era nessa versão.

era em uma anterior a essa.

essa q vc citou corrige o problema com virus.

JulianoLinux

JulianoLinux
MODERADOR
MODERADOR

damao.tecnico escreveu:
granlabor escreveu:Pessoal.

O fabricante recomenda atualizar o firmware sempre e usar a versão mais recente.

Dando um geral pelos fóruns constatei que os problemas relatados começaram após a atualização de firmware.

Se você já migrou pro 5.5.x sem problemas, fique por aí.
Se você ainda não migrou para o firmware mais novo, deixe quieto.  EM TIME QUE ESTÁ GANHANDO NÃO SE MEXE!

Provedores que não precisam de IPV6 podem usar o firmware 5.3.5 que aparenta ser a versão mais estável que já saiu.
Na data que escrevo este post a versão 5.3.5 ainda está disponível.

Não sei dizer qual será o resultado de downgrade.  Algumas pessoas relatam que os hardware mais novos não aceitam downgrade de firmware.

Estamos num momento delicado onde muitas pessoas estão experimentando problemas após update de firmware.
Neste momento o recomendado é não mexer em firmware.   Se está funcionando deixe assim, se parou de funcionar pegue uma versão que você tem aí nos seus arquivos e suba a mesma versão que já estava no rádio.

Abraço,

ZéAlves
Zé, faz algum tempo que saiu um vírus chamado Skynet, se não me engano, que infectava os rádios da ubiquiti. Se não me engano, os firmware 5.3.5 eram vulneráveis a esse vírus. Alguém confirma essa informação?

Abraço.

Não esse não está seguro do virus, são as versões anteriores a esse que são vulneraveis

granlabor

granlabor
MESTRE
MESTRE

Como o pessoal já respondeu, a versão 5.3.5 não é afetada pelo skynet.

Pois é, eu também uso a 5.5.4 aqui sem problemas, mas constatei que o pessoal começou a perder rádio na troca. Por isso recomendei não atualizar.

Abraço,

ZéAlves

http://www.granlabor.com

demattos

demattos
MODERADOR
MODERADOR

granlabor escreveu:Como o pessoal já respondeu, a versão 5.3.5 não é afetada pelo skynet.

Pois é, eu também uso a 5.5.4 aqui sem problemas, mas constatei que o pessoal começou a perder rádio na troca. Por isso recomendei não atualizar.

Abraço,

ZéAlves

Um problema que tenho observado são os novos rádios com no mac inicia com DC, este observo ccq oscilando no lado do ap a ponto de desconectar e reconectar rapidamente mas so vejo isto nos rockets com firmware inferior a 5.3 ai vem. dúvida cruel sera que mecho, se alguém observou esta anomalia e resolveu compartilha ai por que independente de nano ou airgrid sendo versão nova esta ocorrendo o problema.

http://www.criciumanet.com.br

granlabor

granlabor
MESTRE
MESTRE

Fixa o MCS na mão que acaba a "dança do CCQ", mas deixa o automatico ligado.

No AP não deve mexer no MCS. Use sempre o mais alto.
Tem que ver se é apenas indicação ou se o link está apresentando instabilidade. Se o link está estável e saudável desconsidere a flutuação.

ZéAlves

http://www.granlabor.com

silviola

silviola
MODERADOR
MODERADOR

4 Airgrids num parque de 20 perdidas no intervalo de 2 meses depois de migrar para o 5.5.x

Ainda se faz possível voltar o firmware para a versão 5.3.5 atravéz de tftp, só que é bastante inviável revisitar todas as instalações atuais ( 50 ) . Só me resta rezar.


Eu comecei a utilizar a 5.5x por conta de que eu podia desligar 2 opções que estava criando tráfego broadcast ( CDP e Discovery ) e principalmente para conseguir descer mais 2 dBm's na potência. Utilizando agora 4dBm ( na versão 5.3.X o mínimo comunicável é 6dBm ). Só tempo mais tarde, cerca de 1 a 3 meses, que fui ver a cacaca...

Porém todas as minhas grids bichadas foram do mesmo lote de compra, e o fornecedor arcou com a troca.


Se alguém quiser utilizar, existem as versões 5.3.3 e 5.2.1 alternativas do Alexandre Correa, também imunes ao Skynet, eu prefiro particularmente a 5.3.3 alternativa do que a 5.3.5.

http://189.84.0.10/ubnt.php

goodposting

goodposting
MODERADOR
MODERADOR

obrigado pelo firmware do alexandre.

vou fazer um teste assim q possível.

mas o q eles tem de bom??? pode informar?


outra coisa: as suas airgrid's deram defeito durante o update de firmware? ou depois q vc estava usando??

to usando aqui a quase 30 dias e tudo ok.

silviola

silviola
MODERADOR
MODERADOR

goodposting escreveu:obrigado pelo firmware do alexandre.

vou fazer um teste assim q possível.

mas o q eles tem de bom??? pode informar?


outra coisa: as suas airgrid's deram defeito durante o update de firmware? ou depois q vc estava usando??

to usando aqui a quase 30 dias e tudo ok.
Alguns usaram relataram que a versão 5.3.5 poderia apresentar problemas com banda de upload, por isso, eu passei reto da 5.3.3 para a 5.5.2.

Deram defeito no uso, entre 1 e 3 meses depois de postas em produção com o firm novo.

goodposting

goodposting
MODERADOR
MODERADOR

5.5.4 ??? estou usando essa.

nossa, vou ter q tirar isso então?


mas o q tem de bom na 5.3.3 do alexandre?

a versao beta sem firewall é boa?

silviola

silviola
MODERADOR
MODERADOR

goodposting escreveu:5.5.4 ??? estou usando essa.

nossa, vou ter q tirar isso então?


mas o q tem de bom na 5.3.3 do alexandre?

a versao beta sem firewall é boa?


Os paus aconteceram em 3 utilizando a 5.5.2 e em 1 utilizando a 5.5.3 .
Retirar é opção sua, mas terá de ser por tftp ( mas parece que hardwares mais novos não aceitam downgrade para 5.3.X ) - até já experimenta pra gente.
Com a 5.5.4 não perdi nenhuma ainda.

O "de bom" na 5.3.3 é que ela é a mesma 5.3.3 original só que com rotinas que imunizam contra o Skynet.

Não esperimentei a beta...

demattos

demattos
MODERADOR
MODERADOR

granlabor escreveu:Fixa o MCS na mão que acaba a "dança do CCQ", mas deixa o automatico ligado.

No AP não deve mexer no MCS. Use sempre o mais alto.
Tem que ver se é apenas indicação ou se o link está apresentando instabilidade. Se o link está estável e saudável desconsidere a flutuação.

ZéAlves
Vou testar o estranho que só estou tendo isto nesta nova leva de hardware e com firmware 5.5

http://www.criciumanet.com.br

slayer command


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Tive problema quando atualizei meu nano M5 em modo AP para versão 5.5.4, os clientes conectavam ao AP mais não transmitiam nada, voltei para versão 5.5 e botei o MCS em automatic e começou a transmitir down/up normalmente, agora não lembro se resolvi o problema após ter voltado a versão para 5.5 ou se foi por ter colocado o MCS em auto.

granlabor

granlabor
MESTRE
MESTRE

O MCS sempre deve ficar em AUTO.

Esse é o tipo de botão que nem deveria existir.

ZéAlves

http://www.granlabor.com

slayer command


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

granlabor escreveu:O MCS sempre deve ficar em AUTO.

Esse é o tipo de botão que nem deveria existir.

ZéAlves

Então pode ter sido esse o meu problema, fora isso a versão 5.5 esta rodando lisinho.

silviola

silviola
MODERADOR
MODERADOR

granlabor escreveu:O MCS sempre deve ficar em AUTO.

Esse é o tipo de botão que nem deveria existir.

ZéAlves

Hein Zé, mas não seria viável fixar o MCS no AP quando quero manter a saúde dele ( AP ) em alta, evitando o auto fallback e
me fazendo correr atrás do Fresnel daquele cliente que não tá navegando com o MCS fixo ?

Pergunto isso, pois tenho um POP de 25 clientes todos com MCS Fixo

E tá redondo. Só que é claro, não é qualquer apontamentozinho meia boca que faz a mágica acontecer...

goodposting

goodposting
MODERADOR
MODERADOR

bom, estou com as 4 airgrids m5 aqui com 5.5.4 e nao vi problemas.

os colegas me deixaram preocupados no decorrer da conversa, mas vou testando e qualquer coisa informo aqui.

tenho mais duas de reserva. vou ficar + ou - tranquilo

gostei demais do Air Select. ficou muito bom.

granlabor

granlabor
MESTRE
MESTRE

Putz, Silviola. Acho que não entendi direito o que você quis dizer. Vou escrever aqui e me corrija se entendi errado.

1) Ninguém deveria "correr atras do Fresnel". O Francês é velhinho e tem o espaço dele bem definido. Se o enlace de algum cliente tem a visada prejudicada, deveria ser corrijida para os padrões mínimos para obter qualidade e estabilidade.

2) MCS e visada não deveriam ser confundidos. Nós, operadores, fazemos um "conserto" meia boca quando optamos por reduzir a resolução do enlace em troca do CCQ melhor. O correto é dar ao rádio a visada mínima necessária. Acontece que fazer o certo dá trabalho e em alguns caso inviabiliza a conexão que está marginal e o povo vai empurrando com a barriga.

3) Quando eu digo que provedor tem vício de trabalho e repete sempre o mesmo erro, alguns caras ficam putos comigo. Já arrumei um monte de desafeto dizendo esta frase... Porque continuo dizendo isto? Porque minha frase ajuda as pessoas que tem humildade e querem melhorar suas instalações. Vou explicar:
Lembra quando o operador tinha rádios G e operava o POP em B "porque a rede ficava mais estável"?
Pois é, o vício de trabalho se repete em 5 GHz.
Baixar o MCS do AP "capa" os clientes que podem passar mais throughput. O correto é deixar o MCS do AP no MCS máximo e corrigir a instalação física do cliente pra toda a rede operar no máximo.
Capar o AP dá a impressão que está tudo bonito, mas a rede não está em seu potencial máximo.

Nosso objetivo como operador é atingir a performance máxima e ter os indices de saúde da rede bonitos e próximo de 100%. É aí que eu entro com meu treinamento :-)

Abração,

ZéAlves

http://www.granlabor.com

silviola

silviola
MODERADOR
MODERADOR

kkkk... no meu caso, eu fixo o MCP no máximo, acho que não me expressei bem.

Correr atrás do Fresnel, é colocar ( e dimensionar ) a antena em um local onde ela capte o sinal de forma mais eficiente, e isso inclui dizer "não" para o cliente ( não há viabilidade técnica para instalar a internet na sua residência/empresa )

JulianoLinux

JulianoLinux
MODERADOR
MODERADOR

Bom pessoal fiquei no Vaco, vou repetir a pergunta:

e quanto aos firmware da linha legacy? qual está sendo o melhor? ...

granlabor

granlabor
MESTRE
MESTRE

Oi Juliano. Desculpe aí, deixar você sem resposta.

Não tem relato de pau nos légacy. Esse problemão todo só está acontecendo na linha airmax, onde há pirataria.

Até onde sei, todas versões do légacy são boas. Eu usei até a versão 4.0.1 sem problemas e depois aposentei os rádios velhos.

ZéAlves

http://www.granlabor.com

JulianoLinux

JulianoLinux
MODERADOR
MODERADOR

ah bom Zé obrigado

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos