FPI - Fórum para Provedores de Internet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
FPI - Fórum para Provedores de Internet


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Thundercache + Mikrotik + Cache Full + Preciso de ajudam (Resolvido)

5 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

corujitu


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Olá amigos,

Bom dia.

Tentei ajuda em outros fóruns, mas até agora não obtive ajuda no meu problema.

Bom, tenho o seguinte cenário de bancada, ainda em teste, não em produção:

1 RB1200
1 Servidor MK-Auth
1 Servidor Thundercache
1 Groove + Omni (pra teste)
1 Notebook (simulando um usuário do sistema todo)

Agora aos detalhes:
O link chega na RB1200 pela ether2
O Servidor MK-Auth esta ligado na ether3 e tem o IP: 172.16.8.4/29
O Groove está ligado na ether4 e tem p IP: 172.16.9.3/29
O Servidor Thundercache está ligado na ether10 e tem o IP: 172.16.15.2/30
A rede é roteada com OSPF.

O que eu preciso é fazer com que o notebook, que se conecta via PPPoE no groove, consiga buscar arquivos do Thundercache com o cache full funcionando.

Depois de usar dezenas de regras colhidas aqui no fórum, como também em outros sites, já que fucei a net de cabo a rabo, o máximo que consegui foi fazer o thundercache funcionar, pois já fiz testes, e sempre que vejo o mesmo vídeo do youtube por exemplo, vejo que o arquivo esta vindo do thundercache.

O meu grande problema é que o cache full não funciona. Independente da regra que eu testei, e não foram poucas, o conteúdo do thundercache, só volta pro notebook na velocidade definida pro cliente, e não na velocidade do cache full. ou seja, se o cliente for de 400k, o vídeo só volta a 400k.

Todas as regras que tentei usar, usei tanto na RB1200 como no groove, ou so num dos dois, já misturei as regras, já tentei de tudo. e não tem jeito. o conteúdo só volta do cache na velocidade definida pro cliente.

Acho q basicamente é isso. Agradeço desde já a ajuda de todos. E fico no aguardo.

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Seja bem vindo meu amigo !

Você já deu uma olhada neste tópico aqui :

https://fpibrasil.forumeiros.com/t178-configuracao-do-cache-full-e-regras-prontas?highlight=cache

Abraço !

http://marquescsh.blogspot.com

corujitu


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Opa caro Márcio e amigos do fórum.

Agradeço pelo pronto atendimento e tentativa de ajuda a minha dúvida, porém o vídeo que você me indicou, é pra cache full em Mikrotik puro, e não com Thundercache, que é o meu caso.

Inclusive, aproveito pra fazer essa pergunta: É melhor usar Thundercache ou cache do próprio Mikrotik?

Já li sobre, e sempre opinaram por Thundercache.

Fico no aguardo por dicas sobre Cache full + Thundercache.

Abraços

luiz biazus

luiz biazus
MODERADOR
MODERADOR

testou esse aqui?

corujitu


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Opa grande Luiz Biazuz, blz?

Amigo, tenho quase certeza de que já tentei com esse vídeo aí também, pq já tentei tantas regras, tutoriais e vídeos, que acho que já queimei metade dos meus neurônios.

De qualquer forma, vou refazer novamente seguindo os passos desse vídeo.

Agora só uma pergunta. Essas regras devem ser colocadas na RB1200 (q está ligada diretamente ao Thundercache), ou deve ser colocada no Groove que é quem controla a velocidade dos clientes e faz a conexão dos mesmos?

Qualquer dúvida lá em cima, eu explico com alguns detalhes como está a minha topologia de rede.

Fico ano aguardo.

Abraços

luiz biazus

luiz biazus
MODERADOR
MODERADOR

no gw dos clientes.... tipo se vc usa pppoe no seu pppoe server.

corujitu


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Sim luiz. Uso PPPoE.

Uso MK-Auth, e o meu servidor PPPoE é cada Mikrotik AP das torres. Ou será que é melhor centralizar tudo na RB1200?

Pq do jeito que está aqui hoje, cada RB AP faria o seu proprio controle de clientes, PPPoE, controle de banda, etc.
Ou seja, Cada RB AP é o gateway dos clientes conectados a ela, e dessa forma, é nelas que tenho que fazer essas regras correto?

o Thunderchace, não está ligado diretamente a essas RBs APs, Ele esta ligado na RB1200 e os APs tambem na RB1200.

Fico no aguardo. Abraço.

demattos

demattos
MODERADOR
MODERADOR

Bom dia, sua rede e roteada ou esta so fazendo NAT nos concentradores que estao ligados na RB1200?

http://www.criciumanet.com.br

mjr88


MODERADOR
MODERADOR

Vamos lá.

Primeiro, o cache full sempre é feito no equipamento que controla a velocidade dos clientes. Não adianta jogar 10Mbps da RB1200 pro cliente, se lá no groove ele tá limitado a 400k.

Segundo, cache full não tem segredo pra fazer.

/ip firewall mangle add chain=postrouting dscp=(dscp escolhido no Thunder, padrão é 18) action=mark-packet new-packet-mark=thunder_hits

E faz a Queue Tree/Type ou Simple com os pacotes marcados.

Terceiro, muitos vídeos do youtube hoje tem um controle de recebimento de banda no próprio player no navegador do cliente. Nesses casos, não adianta vc querer enviar o video a 10Mbps pro cliente, o navegador vai receber somente na velocidade que ele achar necessário pra não parar a vizualização. Isso foi feito no intuito de preservar banda nos servidores do youtube e não há nada que possamos fazer a respeito. Então, pra testar melhor, sugiro um download ou um video em outro site.

Qualquer dúvida estamos a disposição.

Abraço.

demattos

demattos
MODERADOR
MODERADOR

mjr88 escreveu:Vamos lá.

Primeiro, o cache full sempre é feito no equipamento que controla a velocidade dos clientes. Não adianta jogar 10Mbps da RB1200 pro cliente, se lá no groove ele tá limitado a 400k.

Segundo, cache full não tem segredo pra fazer.

/ip firewall mangle add chain=postrouting dscp=(dscp escolhido no Thunder, padrão é 18) action=mark-packet new-packet-mark=thunder_hits

E faz a Queue Tree/Type ou Simple com os pacotes marcados.

Terceiro, muitos vídeos do youtube hoje tem um controle de recebimento de banda no próprio player no navegador do cliente. Nesses casos, não adianta vc querer enviar o video a 10Mbps pro cliente, o navegador vai receber somente na velocidade que ele achar necessário pra não parar a vizualização. Isso foi feito no intuito de preservar banda nos servidores do youtube e não há nada que possamos fazer a respeito. Então, pra testar melhor, sugiro um download ou um video em outro site.

Qualquer dúvida estamos a disposição.

Abraço.


bom dia ótima explicação.

http://www.criciumanet.com.br

corujitu


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Olá amigos,

Bom dia.,

Venho aqui agradecer a todos os amigos que me ajudaram, nas minhas dúvidas...

De certa forma, eu estava fazendo tudo certinho, menos na hora de testar, pois estava usando apenas o Youtube como teste, já que era o meu foco principal.

Mas com a dicas dos amigos aqui do fórum, tirei algumas dúvidas e refiz alguns testes usando outros sites, e está sim, funcionando 100%.

Fica aqui então meus agradecimentos.

Abraço a todos.

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Obrigado por regressar e postar sua resolução do problema assim como seus agradecimentos.

Grande Abraço !

http://marquescsh.blogspot.com

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos