maycon escreveu:é....oque eu quero é melhorar minha rede, quem não quer ter a rede redonda... agilizar mais ...estou procurando uma forma dai agora com este debate fiquei na dúvida de um cache ou server DNS.
Bem meu amigo ,vou lhe dar minha opinião, são serviços destintos , mas em minha opinião o que você deve fazer é :
- Se tiver mais de 100 clientes, coloque um servidor cache e também um servidor DNS , pois como os amigos acima citaram , pode tanto virtualizar quanto colocar em um hardware a parte , aproveite nosso debate acima e decida se monta um hardware para o DNS ou virtualize , deixando claro que servidor cache tem que ter um hardware a parte.
- Caso tenha menos de 100 clientes, apenas coloque um servidor DNS e como citei acima decida entre virtualizar ou usar um hardware a parte .
Deixando claro que esta margem que indiquei de 100 clientes é uma base claro , caso tenha 90 clientes por exemplo , deve seguir seus próprios parâmetros e tomar suas próprias decisões sobre o que irá implantar pois somente você pode saber o perfil de seus clientes.
Deixando claro também que uso esta margem de 100 clientes para citar como exemplo devido ao uso do cache em relação às probabilidades de acesso e cacheamento , pois qualquer um com uma boa calculadora , poderá fazer um cálculo de probabilidades e constatar que, dentro de uma margem de 100 clientes a probabilidade de um mesmo cliente acessar o mesmo arquivo são mínimas , então antes de usar o cache deve sempre fazer este cálculo de probabilidades para decidir se usar ou não , deixando um exemplo aqui que são raros os profissionais que têm a honestidade de comparecer no fórum como o Luiz do Thunder Cache afirmando que acima de 45 clientes o Thunder já gera uma economia de 15 % , ou seja , a decisão também sua sobre usar ou não o cache depois de toda esta explicação.
Esclarecendo sua dúvida sobre caches problemáticos , eu posso lhe dizer com toda experiência ,que ,quem cria problemas somos nós , pois já testei todos os caches que estão no mercado e todos não me deram grandes problemas , basta instalar através de algum profissional qualificado , e não mexer em nada , pois muitos ficam o tempo todo mexendo em plugins e outras coisas mais , em meras palavras , ficam mexendo aonde não devem, e isto sim causa sempre problemas , mas a questão maior para se escolher um cache hoje em dia é a economia e suporte , temos tópicos aqui que poderá avaliar e decidir o cache a ser usado por você
https://fpibrasil.forumeiros.com/t5-qual-o-melhor-cache-ou-opcao-para-fazer-cacheamento-no-momento .
Espero ter esclarecido suas dúvidas meu amigo !
Grande Abraço !