FPI - Fórum para Provedores de Internet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
FPI - Fórum para Provedores de Internet


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Tecnologia MPLS - Discussão

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Tecnologia MPLS - Discussão Empty Tecnologia MPLS - Discussão Qui 24 Jan - 8:08

itape.alan


Iniciante
Iniciante

Bom dia.

Comecei a algum tempo, buscar conteúdo sobre MPLS e estudar esta tecnologia devido ha alguns paradigmas que tenho na minha cabeça a tempos.

Meu conhecimento sobre a tecnologia é superficial, mas oque me motivou estudar ela foi uma das questões abaixo.

Você acha justo, que um usuário da sua rede, que utilize a internet para trabalho, navegação e serviços "Voip VPN etc..", ter a mesma prioridade que um usuário "Home", que utilize p2p, torrent etc.. ?

Que os tráfegos tenham a mesma tratativa ou mesmo, utilizem a mesma via de transmissão ?

Estas duas perguntas foram oque moveram-me a estudar a tecnologia.

Sei que através de roteamento dinâmico, e QoS , consigo fazer isto nos modelos de rede que já conheço e trabalho "OSPF".

Gostei bastante da parte de QoS no MPLS e TE "Traffic Engineer", por cima , oque me interessou foi o tratamento dos dados, e a distinção da via de transporte, por exemplo:
Voip, Navegação, Email e Serviços que exijam baixa latência e confiabilidade vão por uma Via direta "sem hop, que tem um custo de infra mais caro", até o roteador de borda "ABC-PRINCIPAL",
e os outros tipo de trafego P2P TORRENT entre outros, seguem por uma via que possui mais "hop's" na minha rede , mas tem um custo de infra menor para min,até chegar no roteador de borda "ABC-PRINCIPAL".

Bom está é uma parte doque estou estudando.

Alguém tem experiencias em produção com MPLS, dicas de benefícios ou métodos ?
seria legal continuar esta discussão, pois acredito que mais pessoas tenham estas duvidas/interesses.

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Seja bem vindo amigo !

Devido a seu tópico criei um artigo interessante que que outros possam entender ainda mais sobre o assunto , obrigado por seu tópico.

https://fpibrasil.forumeiros.com/t143-entendendo-roteamento-mpls#460

Então vamos lá à discussão ;

De um modo mais simples vou tentar relatar como funciona.

Este roteamento é o que nos levou aos nossos famosos PTTs de hj em dia , ou seja , praticamente uma rede local que primeiramente se encontram dados interligados sobre mesmo conteúdo e se compartilham sem acessar externamente a rede mundial , ou acessando com um só pacote e dividindo ele depois entre os interessados.
Na verdade este roteamento foi criado para não ocasionar os gargalos pois como sempre digo , nossos usuários assim como informações estão crescendo a passos muito mais largos que nossa tecnologia em hardwares.

Espero ter contribuído um pouco !

Abraço !

http://marquescsh.blogspot.com

itape.alan


Iniciante
Iniciante

Legal, tenho conhecimento dos PTT, não ingressei em um ainda, mas acredito que breve participarei.

Você trabalha com MPLS já ? pratica esta divisão de trafego etc ... ? QoS etc.. ?
tem alguma experiencia positiva ou negativa para nos passar ?


Obrigado

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Na verdade amigo em minha região ainda passam longe os PTTs e muitos ao invés de comercializa-los devidamente como bons preços ainda fazem um comércio abusivo em certos pontos do país , assim fui informado, nada de concreto.
Então tb é difícil eu te responder sobre o experiências , pois não uso , porém com certeza aparecerão aqui usuários que irão compartilhar com vc amigo as experiências que necessita de conhecer..

Grande Abraço !

http://marquescsh.blogspot.com

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos