FPI - Fórum para Provedores de Internet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
FPI - Fórum para Provedores de Internet


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Informação sobre kit para provedor

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

maksuel.amaral

maksuel.amaral
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Boa noite galera;

peço uma informação sobre este kit. desejo saber mais ou menos qts km de distância consegue jogar e se haveria algo a mudar no kit..

Kit Provedor Wireless Profissional Mikrotik RB433 + Mini PCI de 1600 mW + Antena de 12 dBi Aquário

http://www.ma-solutions-ma.com

Zucchi


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Vc está começando agora?

Acho que é necessário inverter a pergunta. O que ou quanto você necessita passar neste enlace? Qual a distancia ?

Anyway de cara eu mesmo não compraria.

maksuel.amaral

maksuel.amaral
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Sim começando agora com provedor;;

bom pretendo passar a principio dados, com uma banda razoável.
e pretendo que o esse kit  jogue em um raio de 12km cobrindo partes baixas, por isso a antena de 12 e não de 24 para não perder clientes em partes mais baixas

http://www.ma-solutions-ma.com

Zucchi


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Amaral, o que é um banda razoável para você? 5MB, 10MB, 50MB, 100MB ?

Quantos clientes você terá mais ou menos por lá? Quando você diz que é uma área mais baixa o que você está fazendo? Tem possibilidade de crescimento? Você tem o "print" ou o google da área marcada ai ?

É um enlace de torre>torre (ponto-a-ponto) e depois distribui em painéis setoriais multiponto ?  É isso?

Muitos vão discordar de mim, muitos vão concordar. Provedor Wireless de qualidade é ANTENA E RADIO UBIQUITI + RB MIKROTIK.

Eu faria esses 12KM com um par de Nano Bridge. Como não sei como você vai distribuir o sinal para os clientes não vou falar da RB agora.

maksuel.amaral

maksuel.amaral
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Amigo, uma banda razoavel que eu falo seria dois liks de 50mb cada.

pretendo fornecer para 100 ou mais clientes, a geogravia do local não ha tantos acidentes falo baixos por conta de quem não mora em prédios, para não ter que colocar a antena tão alta na casa do cliente.
o enlace não é de torres, distribuição direto para os clientes e pretendo fazer aprincipio com a omini direcional por ser mais barata e está começando.
 cep:65065470
avenida são luis rei de frança

http://www.ma-solutions-ma.com

Zucchi


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Amaral, são Luiz correto? Pelo que vi me parece plano. Depois preciso colocar no Google Earth e ver. Era bom você calcular no site abaixo o seu ponto A e o ponto B do seu enlace:

http://www.ubnt.com/airlink/

Você pode fazer o mesmo traçando os ponto no google e vendo o perfil de elevação.

Vamos lá:

Esqueça utilizar OMINI. Para 100 clientes então JAMAIS. Qual a distancia MEDIA ou MÁXIMA dos clientes do seu POP/Localização pretendida da sua OMINI ? Se passar de 2KM então... fuja. Omini você distribui para 15 pessoas no máximo. Quem faz mais do que isso é por que gosta de entregar serviço porco (com sua raras e honrosas exceções)

Seu telefone vai tocar, você vai ficar mal falado e vai perder o tesão da coisa. De verdade. Adie seu projeto mais 30 ou 60 dias e faça com painéis setoriais + rocket. É a completa ausência de dor de cabeça.

Você pretende usar 2.4 ou 5.8 ghz ? Vai ter os equipamentos do pop a no minimo uns 15 metros de altura né? (os de distribuição e enlace).

maksuel.amaral

maksuel.amaral
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Amigo pretendo usar 2.4;
 qual o kit você me recomendaria, uma vez que pretendo ter de 100 a mais clientes?
vc acha melhor usar setorias de 90 graus ou tem uma alternativa melhor para mim?

o que vc faria se em uma area plana tivesse uma torre de 20 mts e fosse fornecer internet para 100 pessoas?

qual equipamento utilizaria?

desde já fico muito grato a vc pela atenção e compreensão.

http://www.ma-solutions-ma.com

Zucchi


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Amaral, vamos lá: Pq em 2.4ghz? Parece-me que, os equipamentos da UBNT não estão homologados em 2.4ghz no Brasil ou tem alguns modelos que não. Essa eu não sei direito, porém, 2.4 é a MESMA frequência do AP da casa do cliente por exemplo, do Telefone sem fio de 50 reais e de tantos outros equipamentos. É uma frequência mais robusta, porém com menos canais e mais sujeito a interferencia.

Se eu estivesse começando agora, usaria tudo em 5ghz.

Lembre se: 5.8GHZ = VISADA COMPLETAMENTE LIMPA!

Os enlaces PONTO-A-PONTO em 5.8ghz e as antenas setoriais entregando para os clientes em 5.4ghz.

Esses seus 100 clientes estão distribuídos em 360º da sua torre ou todos em uma só direção?

Se todos estiverem em uma só direção eu usaria sem sombra de duvidas Rádios UBNT Rocket M5 Titanium com painel setorial de 17dbi tbem da linha Titanium. Observe que essa linha a abertura para a cobertura de atendimento é regulável de 60ª a 120ª.

Se você optar por 2.4ghz faria da mesma forma, com a mesma linha em 2.4. Só tem que ver se você encontra ela fácil.

A linha Titanium é cara... mas vale a pena os benefícios.
Passe cabo de rede BLINDADO para uso EXTERNO para a conexão da torre ok? 

Qualquer duvida posta ae que vou te ajudando.

OBS: Esse teu cenário é o sonho de todo mundo. Area plana, torre de 20 metros. É fazer uma instalação filé na torre, fazer uma instalação direitinho no cliente e deixar o dinheiro entrar

maksuel.amaral

maksuel.amaral
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

amigo se fosse utilizar o rádio m5 como vc falou e 3 antenas setoriais de 120 com ganho de 16, como interligaria ela ao único rádio? e ainda iria precisar da mikrotik?

ou compraria só as três antenas e o rádio.

http://www.ma-solutions-ma.com

Zucchi


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

É um Rádio por Antena. Logo, 3 Antenas, 3 Rocket M5.

No "pé" da torre você coloca uma RB450G e faz a autenticação dos clientes via PPPoE NESTA RB450G e não diretamente lá na RB do seu provedor ok?

Não tem como escapar do usa do Mikrotik rs

11Informação sobre kit para provedor Empty aos cuidados de Zucchi Ter 26 Ago - 1:14

maksuel.amaral

maksuel.amaral
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

boa noite meu amigo;
gostaria que o amigo desse uma analizana no seguinte cenari e me desse sua opinião para que a rede funcione de forma correta.

Informação sobre kit para provedor Bivtrb_th

recebo o link na segunda torre no alto da serra e logo após  tenho a minha principal.
a distancia entre elas é de 5 km no máximo.
utilizo antenas airgrid 23 dbi para fazer o link ponto a ponto entre as torres.

queria colocar as outras duas em modo de repetidor. o que vc acha?

http://www.ma-solutions-ma.com

Zucchi


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Opa Amaral, Bom Dia!

Vamos lá:

O que você diz com modo repetidor? Apenas realmente passar o sinal de uma torre para outra ? Todas estão em uma distancia de 5km ?

Dá para usar a AirGrid sim. Vai funcionar, principalmente se você não tiver concorrência na sua região/poluição do espectro.

Se você precisar passar mais banda ou estiver com um gargalo em um determinado local, dá para colocar mais uma Air Grid e fazer um "balance/bouding"

Para Backhaul chegou recentemente para substituir as antigas NanoBridge a linha PowerBeam. Um dos modelos tem inclusive porta gigabit que combina bem com a RG450G e não vai gargalar.

Era isso ? Entendi e respondi sua pergunta ?

Se ficou algo me avisa

Abs

maksuel.amaral

maksuel.amaral
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Bom dia Amigo;

Quando falo repetidor , quero dizer herdar as configurações e só propagar o sinal para as outras duas torres de moda a torre principal ser a genrenciado e fornecedora de ip's para os clientes

http://www.ma-solutions-ma.com

Zucchi


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Amaral, eu não sou muito bom de configurações de Mikrotik e etc... sou mais a parte de hardware e instalação fisica mesmo. O Software (Mikrotik) é o pessoal do meu sistema que faz para mim. Absolutamente toda a minha rede esta na mão deles, mesmo por que, eles tem uma vivencia maior e uma rápida resolução de problemas que eu não tenho. Isso significa que qualquer pau é resolvido rapidamente.

Ainda estou me aprofundado mais nesta parte, porém, não peguei mesmo por falta de tempo. Administrar o negocio já toma tempo de mais e acabo deixando a parte tecnica que é mais gostoso de lado... mas... é a parte administrativa que garante o leite das crianças né rs?

Existe sim uma forma de configurar do jeito que você está falando sim, o problema é que no decorrer do tempo você terá de alterar a sua rede.

Vamos usar o cenário que você colocou de 3 repetidoras. Se as 3 repetidoras tiverem clientes nos 360º, vai chegar uma hora (e todos esperamos que muito em breve) que você vai "gargalar" toda a sua rede não só em autenticação mas como em trafego.

O correto/boas praticas é você separar isso ou seja.

Clientes da Torre 1 autenticam na RB da Torre 1
Clientes da Torre 2 autenticam na RB da Torre 2
Clientes da Torre 3 autenticam na RB da Torre 3

Isso faz com que o trafego fique "local" ou seja, você não vai dar "saltos" nas outras repetidoras para autenticas. Isso se traduz em velocidade e qualidade.

Se você tiver apenas 1 RB no seu provedor fazendo a entrada de Link mas a autenticação você vai gerar todo o trafego das Torres 1,2 e 3 para sua RB "principal" entende?

É aquele negócio: Dá para fazer assim?
É claro que dá... sem galho...

É recomendado? Não...

Quando você vai alterar?

A medida que você for crescendo, o dinheiro entrando e você ver o trafego crescendo e a latência aumentando...

Agora... se você tem bala na agulha neste momento, gaste 300 dólares (93 dólares cada RB450G) e coloque uma em cada Torre.

maksuel.amaral

maksuel.amaral
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

amigo muito boa a sua colocação, pois não me atentei ao numero crescente de clientes e sim só nos que já existiam e a perspectiva é que aumente.
vou fazer da seguinte forma colocar uma RB450g na torre principal recebendo e distribuindo o link, e nas outras torres configurarei as airgrid como repetidora "modo bridge" até entrar um dinheiro para comprar mais duas rb450 e novos painéis setoriais de 120 graus na frequência 5.8 e racket m5....

muito obrigado pela sua atenção, sua opinião e experiência está sendo muito importante em meus projetos.

http://www.ma-solutions-ma.com

Zucchi


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Opa blz!

Opere com paineis de 90º

Abs!

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos