FPI - Fórum para Provedores de Internet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
FPI - Fórum para Provedores de Internet


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Opinião dos usuários sobre POP/Provedor

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

leco789


Iniciante
Iniciante

Olá!
Chamo-me Luiz Claudio, não tenho provedor, mas sou integrador em T.I. atendo a um condomínio industrial em uma cidade da Baixada Fluminense e o Sindico deste condomínio me pediu um projeto de instalação de câmeras CFTV IP por wireless.
Wireless por que para fazer por fibra seria complicado (não há postes elétricos só de iluminação e a rede subterrânea não é do condomínio).
A ajuda que eu quero é com relação a equipamentos, conheço as soluções Mikrotik e Ubiquiti (aqui em casa para estudos tenho uma rede com um OmniTik U 5Hnd, mandando sinal para 2 loco e uma saída em 2.4Ghz, o STX na época custava um dinheiro). Já fiz pequenas instalações em clientes (hotspot em pousadas, escritorios e hotéis) usando este sistema mas, tudo praticamente indoor e zero de experiência outdoor.
O que gostaria de todos são opiniões com relação ao hardware a ser utilizado. Penso fazer assim:
A principio serão 10 câmeras sendo duas speed domo ligadas a central, a principio a rede é exclusiva para as câmeras (não sei se o condomínio vai usar a rede para net ou trafegar dados de um servidor que armazena os relatórios das portarias).
A rede em 5Ghz, Usar ou não TDMA? Ubiquiti ou Intelbras (esta eu ainda não conheço).
POP setorizado ou só um radio ligado a uma omni? (estarei usando RB para controle da rede). No caso esta POP ficará no centro do condomínio onde fica a administração (cerca de 1km da frente e fundos do terreno e 1,5km das laterais).
As câmeras ligadas via NanoStation M 5 (se usar ubiquiti)
Já fiz um site survey no local em 5Ghz (Antena loco e airview)e não encontrei sinal neste espectro em 2.4Ghz tem próximo as administrações das fabricas mas creio eu todas indoor.

O que acham? Esta superdimensionado ou sub? Recomendações?

Obrigado!

granlabor

granlabor
MESTRE
MESTRE

Oi Luiz Claudio.

Ajudei na implantação wireless em 3 condomínios.

Dá pra ver que você pesquisou bastante antes de fazer sua pergunta.  Se eu apenas indicar equipamento, estarei sendo leviano contigo, pois a cobertura de um condominio, mesmo pequeno como este, é um desafio complexo.

O pessoal tende a pensar que é um WIFIzão, querem passar de tudo no canal e daí surgem os problemas.

Em primeiro lugar defina quanto cada câmera consome de banda.  Lembra que a câmera só atualiza os pixels alterados na imagem.  Uma imagem estática durante o dia consome uma banda X, a noite a mesma imagem consome 2x ou mais banda e na presençacde luz estrobo pode aumentar 6x o consumo de banda.  Ou seja, a banda tem qe ser bem dimensionada para o pior cenário se vicê realmente quer gravar conteúdo confiável.

Dito isto, o rádio precisa ser violento e o Ponto de Acesso violentíssimo pra segurar uma tarefa tão importante.
Não vai ser qualquer radinho que vai suportar a tarefa.  Você até pode usar o nanostation m5 como cliente, mas pra segurar uma única câmera.
No AP você precisa de 3 ou 4 setoriais com um super rádio.  Daí você pode optar pelo rocket titanio pra usar TDMA ou usar 4 APC-5M-90 pra receber o sinal dos Nanostations M5.  Neste caso você perde o benefício do TDMA.

Eu não testei o APC-5M-90 em aplicações de ata demanda como esta, mas a Intelbras relata 60 clientes de 1 mega cada fazendo streaming de video.  Recomendo que você contate a Intelbras para maiores detalhes.

No quesito instalação física, recomendo que participe do Treinamento Wireless PROVEDOR DE ACESSO (que ministro) para compreender melhor a complexidade das redes wireless e aprender os pulos do gato.  Veja as datas na minha assinatura ou visite www.granlabor.com para maiores informações.

Boa sorte,

ZéAlves

http://www.granlabor.com

leco789


Iniciante
Iniciante

granlabor escreveu:Oi Luiz Claudio.

Ajudei na implantação wireless em 3 condomínios.

Dá pra ver que você pesquisou bastante antes de fazer sua pergunta.  Se eu apenas indicar equipamento, estarei sendo leviano contigo, pois a cobertura de um condominio, mesmo pequeno como este, é um desafio complexo.

O pessoal tende a pensar que é um WIFIzão, querem passar de tudo no canal e daí surgem os problemas.


ZéAlves
Ola! 
ZéAlves, obrigado pela resposta ótimas informações. 
Hoje conheci as aplicações da Intelbras alem dos rádios ela tem as câmeras também, peguei as especificações a largura de banda (para o modelo que me interessou) e vi que é possível fazer que eu quero mas seguindo as informações que você passou com relação a setorizar alem do uso de bom hardware (switch, radios, clientes, RB, uso de mimo) etc.
Vi também aplicações profissionais Motorola e outras e seu site também!
Me interessou muito fazer um curso, aprender é sempre importante ainda mais estando com pessoas da área (como comentei zero de experiencia outdoor).  
Muito obrigado pelas informações foram importantes!

MisterBogus

MisterBogus
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Amigo, vai lá no Zé, ele é o cara!

Ops, de câmera eu conheço!

Marinha, Exército e Aeronáutica. Também tem as Câmeras da Estação de Madureira, eu fiz o projeto e Instalação, apesar de terem ficado uma merda com o DVR da intelbras que não suportou codificar 32 imagens em qualidade Full localmente e Remotamente em um ptp de fibra exclusiva só para isso. a imagem chegava com Delay de 40 segundos na outra ponta da fibra. e localmente também, Resultado da sobrecarga. Trabalhava com um DVR Full D1. mas a Firma quiz puxar o saco de um distribuidor da Intelbras. Mas águas Passadas.

Mas vamos ao Assunto.

primeiro, defina qualidade de Resolução do encolder do vídeo. Que tipo de encolder usará H264? qua é o tamanho do quadro, QCIF, CIF e etc. também a taxa de frames influencia no tamanho da Imagem.

nem todo encolder faz o que o Zé falou, de só atualizar a parte da imagem que muda. a maioria joga nú e cru mesmo via IP.

Uma coisa Interessante que pode fazer, é dependendo da banda disponível, vc configurar para Enviar as Imagens por UDP e não TCP.

Interessante é vc também não centralizar tudo!!! é um sistema de segurança, se o ap central cair, o sistema vai para baixo. Divida por regiões. Já que é o sindico mesmo, terá livre acesso aos prédios. instale para curtas distâncias APS centralizadores, e leve por cabo até

Tenha certeza, algum Tí do condomínio usará a rede das Câmeras para outras Funções!!!

Vai no Fabricante que vai comprar as câmeras IP e procura algum calculador de bit-rate, a maioria tem disponível para download, assim poderá ter um valor para usar como referencia de banda consumida.

Caso decida deixar tudo em Alta resolução, recomendo Setoriar, não deixar Omini, pois mesmo que seja 10 câmeras dentre 2 speeddomes, condomínio sempre vai querer enxugar no final.

se For deixar baixa ou Média Resolução, e com espectro bom, uma Omini + rocket já da conta.

granlabor

granlabor
MESTRE
MESTRE

Oi MrBogus!

Obrigado pelo esclarecimento sobre as câmeras e especialmente sobre a forma de atualização das imagens.

Caraca, brother!  Se a maioria ds encoders manda toda a tela a cada frame, a banda utilizada é absurda.

TFA,

ZéAlves

http://www.granlabor.com

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos