FPI - Fórum para Provedores de Internet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
FPI - Fórum para Provedores de Internet


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Inicio de provedor

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Inicio de provedor Empty Inicio de provedor Qua 21 Ago - 9:36

bertini

bertini
Iniciante
Iniciante

bom dia, começo esse tópico parabenizando o autor pela iniciativa de disponibilizar seus conhecimentos gratuitamente aqui no fórum, sou novo por aqui, entao me desculpem se eu estiver no local errado, pois ainda nao conheço muito bem o forum. mas deixando de rodeios, vou explicar aqui oq vem me tirando o sono ja à alguns dias...estamos começando a estruturar um provedor de internet do 0 mesmo, estamos começando a levantar os locais mais propicios da cidade para instalação das repetidoras e tudo mais, até ai tudo bem, a dor de cabeça começou na hora de configurar os servidores, ja tenho algum conhecimento sobre redes e protocolos, mikrotik, cache, etc, etc. Pois bem, o problema é que eu nao faço a minima ideia de como começar. No momento tenho o seguinte plano: um cloldcore 1016 com 12 portas gigalan como concentrador pppoe, servidor com mk-auth para autenticação, controle de acesso e talvez cache, 2 airgrid hp 23db para o enlace do meu datacenter até a primeira torre, e nessa 2 rochkets m5 com basestation ubiquiti para distribuição aos clientes. agora, qual a melhor maneira de chegar com o pppoe até os rochkets?? bridge, vlan, eoip(mikrotik), roteamento estatico...estou meio perdido, pois na internet tem muita informação, e muitas formas de fazê-lo, entao gostaria da ajuda dos colegas mais experientes aqui do forum, para encontrar a melhor maneira de configurar  servidores e repetidores, tendo em vista que utilizaremos apenas equipamento 5.8ghz.
desde ja grato pela atenção e colaboração de todos

Robson Bertini Bartoski- Suporte global Sul

2Inicio de provedor Empty Re: Inicio de provedor Qui 22 Ago - 6:52

demattos

demattos
MODERADOR
MODERADOR

bom dia amigo, bom como vc pesquisou existe n formas de fazer, vou indicar duas formas.

- Bridege com wds nos ptp ate seu concentrados, na rocket so deixa em bridge e configura como ap para os clientes se conectarem e autenticarem

-outra seria ja comecar com previsao de crescimento, ou seja, roteando a rede para isto vc tera q ter mis um rb na base de distribuicao que fara a concentracao dos clientes, neste caso a rb q vc tem hj ficaria como o roteador de borda da sua rota distribuido rota para os roteadores que porventura virao. Tipo de roteamento antes q pergunte, comece com roteamento statico de inicio se familiarise bem com ele e depois vai para ospf para tornar dinamico sua tarefa de criar rotas.


abraco

http://www.criciumanet.com.br

3Inicio de provedor Empty Re: Inicio de provedor Qui 22 Ago - 8:25

bertini

bertini
Iniciante
Iniciante

entendi, no caso de roteamento estico, poderia ser dessa forma

[mk srv]---> ptp bridge wds <---[rb750]---[rocket bridge ap]
certo?

4Inicio de provedor Empty Re: Inicio de provedor Qui 22 Ago - 14:09

demattos

demattos
MODERADOR
MODERADOR

Isto mesmo, coloca um ip /29 para que vc tenha um ip na rb, um no ap wds, um no cliente wds e um na outra  rb 750 assim fechando o elase, na rb750 vc coloca um /30 para ter um ip na rb e outro na Rocket desta forma tem um gateway para a rede AP no rocket.

http://www.criciumanet.com.br

5Inicio de provedor Empty eoip Qui 22 Ago - 17:50

bertini

bertini
Iniciante
Iniciante

antes de mais nada muito obrigado ao demattos por ter me ajudado a dar o primeiro passo, ja estou com o equipamento em bancada para fazer alguns testes. aproveitando o topico, um amigo meu me indicou o uso do protocolo eoip (mikrotik), dei uma lida sobre ele e achei interessante, gostaria de saber de alguem que ja usou ou usa o mesmo, se ele realmente ajuda no desempenho/segurança da rede

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos