FPI - Fórum para Provedores de Internet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
FPI - Fórum para Provedores de Internet


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

802.11ac: parte 2...

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1802.11ac: parte 2... Empty 802.11ac: parte 2... Qui 15 Ago - 15:12

goodposting

goodposting
MODERADOR
MODERADOR

802.11ac: A próxima geração WiFi
Profissionais e usuários são atraídos pelo padrão ’11ac’ pelo desempenho e velocidade de transmissão de dados.

802.11ac: parte 2... O112
O que atrai os profissionais e usuários de WiFi para a nova norma 11ac é o desempenho impressionante, com velocidade de transmissão de dados de 6.922 Gbps e a possibilidade de transmitir em 5 GHz. Em um ambiente limpo, 2.4 GHz normalmente oferece um alcance mais útil do que a faixa de 5GHz, especialmente para aplicativos com baixa taxa de bits – uma situação que existe há anos. Porém, a falta de capacidade pode exigir uma atualização da tecnologia WiFi para o espectro de 5 GHz (e 11ac) para atender à demanda por mais desempenho. Com mais fluxos espaciais e canais mais largos, além de uma modulação de ordem maior, os usuários que exigem mais dados precisam de mais largura de banda e ambientes de rádio mais limpos comparados com a tecnologia 2.4 GHz. O 802.11ac também possui um número imenso de esquemas de codificação (MCSs) e uma longa lista de cenários de modulação.
Em redes WiFi de alta densidade, o número de canais é mais importante do que seu tamanho, ou seja, é preferível ter mais canais em vez de menos canais de maior capacidade. Novamente, isso mostra como a 11ac pode oferecer maior capacidade do que a 11n. A possibilidade de aumentar o número de dispositivos ocupando um único canal dentro de uma área específica normalmente reduz a eficiência WiFi, mas o protocolo 11ac ajuda a resolver esse problema oferecendo mais capacidade.
Antes do 802.11n, os dispositivos WiFi eram equipados com entradas e saída únicas (SISO), e eram limitados a um único fluxo de dados simultâneo. Isso mudou com o 802.11n, que oferece até 4 fluxos espaciais simultâneos. O 801.11ac amplia, ainda mais, esse aspecto para 8 fluxos espaciais. Semelhante aos canais mais largos, a adoção de mais fluxos espaciais é uma forma simples de aumentar a velocidade máxima de transferência de dados para obter ganhos teóricos. Mesmo com ganhos reais menores que os ganhos teóricos, isso ainda representa um avanço muito impressionante.
Em todos os protocolos WiFi mais antigos, um rádio podia enviar apenas um quadro unicast por vez para um único receptor cliente. Mas, para aumentar a eficiência, o protocolo 802.11ac utiliza os recursos de diversas cadeias de rádio (por exemplo, múltiplas entradas, múltiplas saídas, ou MIMO) para transmitir diversos quadros para estações receptoras diferentes simultaneamente. Antigamente, o MIMO era para um usuário único. O protocolo 802.11ac apresenta a tecnologia MIMO de múltiplos usuários (MU-MIMO).
Ainda existem alguns desafios e inconveniências na implementação do protocolo 802.11ac, incluindo problemas de design, como o espaçamento de antenas, criando problemas relacionados ao tamanho e estética do ponto de acesso (PA). Além disso, precisamos de outra cadeia de rádio para cada fluxo espacial adicional, o que aumenta o consumo de energia (ou seja, os requisitos de PoE) ou reduz a vida da bateria (por exemplo, para dispositivos cliente) e aumenta os custos.
Para fins operacionais, o protocolo 11ac também inclui recursos que consomem mais energia e mais requisitos de processamento comparado com as gerações anteriores de WiFi. Por exemplo, em função das cadeias de rádio, o PA 802.11ac 5×5:5 requer mais energia comparado com um PA 802.11n 3×3:3. Por isso, a tecnologia 802.11ac pode precisar de mais energia.
Em contrapartida, o protocolo 802.11ac oferece velocidades mais altas de transmissão de dados e, com isso, os dispositivos podem acessar a rede, transferir dados e retornar a um status de baixo consumo de energia mais rapidamente comparado com tecnologias anteriores.
O 802.11ac é uma alteração da IEEE e faz parte da Minuta 3.0 – o protocolo deve ser concluído até o final de 2013. Contudo, a tecnologia 802.11n foi uma boa lição e mostrou que os fabricantes não estão aguardando uma especificação final antes de colocar novos PAs 11ac no mercado. A WiFi Alliance (WFA) criou a Minuta de certificação 2.0 para 802.11n, e pode seguir o mesmo caminho com a Minuta 3.0 do protocolo 802.11ac.
E o que isso quer dizer? Roteadores WiFi com suporte a 802.11ac já estão disponíveis desde o final do ano passado.Os primeiros produtos cliente já estão disponíveis, mas a adoção em massa da tecnologia não deve acontecer até o final de 2013. Durante o segundo semestre deste ano, com a disponibilidade de um número cada vez maior de PAs 11ac, acreditamos que os benefícios de uma atualização para a tecnologia 11ac serão pequenos até o amadurecimento do ecossistema do cliente e o desenvolvimento de práticas de engenharia mais avançadas para habilitar muitos dos principais recursos do protocolo 802.11ac.
Mesmo assim, é importante frisar que a tecnologia 802.11ac é um protocolo impressionante com ganhos teóricos igualmente impressionantes, mas os recursos que melhoram a capacidade e permitem essas altas velocidades de transferência de dados ainda são difíceis de usar e, em alguns casos, quase impossíveis, seja por causa das limitações de engenharia ou por causa das limitações do dispositivo cliente, ambiente rádio e outros fatores corporativos. Em qualquer caso, a tecnologia 802.11n com MIMO foi um grande avanço para a WiFi, e a adoção de tecnologias sem fio devem continuar crescendo com o protocolo 802.1ac.
Talvez seja melhor classificar o protocolo 802.11ac como uma continuação sequencial do 802.11n. A tecnologia define metas altas e oferece objetivos interessantes. Hoje, a tecnologia gigabit wireless está atraindo muita atenção, mas isso talvez seja um pouco prematuro. O interesse da indústria mostra que a tecnologia WiFi é um fator principal da computação e conectividade no mercado consumidor e corporativo. Felizmente, o protocolo 802.1ac está inspirando o universo WiFi e deve manter o interesse do mercado em redes sem fio.



....minha pergunta nessa hora é a seguinte:

QUEM FOI O INFELIZ QUE INSISTIU EM USAR 2,4 GHZ NESSE NOVO PADRÃO???

pelo amor de Deus!

quem suporta usar isso? nem na roça (interior) as pessoas querem mais usar isso. e ainda insistem em continuar considerando a existência do 2,4 Ghz ?

já é algo obsoleto. extremamente ultrapassado, além de irritante.

 quem hoje em dia consegue usar 2,4 Ghz ??? é praticamente impossível. não da pra trabalhar com isso.

 nem as antenas Pluton estão conseguindo resolver os problemas de interferência.

infelizmente, as pessoas q decidem o q iremos usar no futuro, são sempre pessoas q só entendem de ciência e mais nada.

custava fazer uma simples pesquisa antes de decidir algo? ...só mandando matar um cara desses! rsrs

não sei se rio ou se choro...

2802.11ac: parte 2... Empty Re: 802.11ac: parte 2... Sex 16 Ago - 10:00

demattos

demattos
MODERADOR
MODERADOR

Bom dia, a questao do uso de 2.4 esta complicada mesmo em grande centros e ja esta em zonas rurais, tenho bases em 2.4 e lugares remotos que consigo atender com tranquilidade mas nao da de oferecer velocidades superiores a 512k. Ja uso indoor ainda esta tranquilo mas ja vi um cliente que tinha 3 roteadores dentro de casa um para cada notebook rsrsrsr ai ja comeca a ficar problematico. Mas a tecnologia tem caminhado a passos largos e acredito que esta realidade de gigavelocidades so sera possivel em uso indoor e distancias pequenas sem paredes kkkk.


abracos so para descontrais

http://www.criciumanet.com.br

3802.11ac: parte 2... Empty Re: 802.11ac: parte 2... Sex 16 Ago - 10:42

goodposting

goodposting
MODERADOR
MODERADOR

rsrs

valeu.

4802.11ac: parte 2... Empty Re: 802.11ac: parte 2... Seg 14 Out - 10:01

goodposting

goodposting
MODERADOR
MODERADOR

quem se habilita???
alguém afim de ser cobáia? rsrs
802.11ac: parte 2... 1rjx

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos