FPI - Fórum para Provedores de Internet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
FPI - Fórum para Provedores de Internet


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ponto A Ponto de 50km o que utilizar

+3
granlabor
demattos
MARTINSDIGITAL
7 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

MARTINSDIGITAL


Iniciante
Iniciante

Caros amigos, boa tarde.

Em um enlace de 50km com visada perfeita, trafegando entre 10mbps full e 20mbps full, tendo de um lado torre de 30m (site 01/saida de link) e do outro torre de 20m (site 02/entrada de link), quais equipamentos usar? uma rocket dish 30dbi + um rocket m5 chega a essa distancia? uma oiw5833d + um bullet metal 5SHPn tem qualidade pra isso?...?? deixem vossos comentários e sugestões, assim podem me ajudar e a outros com duvidas similares. Um forte abraço a todos.

http://sertaovivo.com.br

demattos

demattos
MODERADOR
MODERADOR

Boa Noite amigo, bem vindo ao fórum,

Bom darei minha opinião se neste caso eu estivesse realizando este elase para mim.

- Antenas usaria Rocket Disk de 34dbi
- Rádios Usaria Rocket M5 dependendo do trafego que estara passando, como no caso vc esta colocando uns 20 megas full que daria 40 megas half acredito que passara tranquilo, mas para ter uma nossao melhor do seu elase gostaria que vc nos forneça as coordenadas para saber como esta a zona fresnel deste elase.

Duvidas post ai que ajudamos

http://www.criciumanet.com.br

granlabor

granlabor
MESTRE
MESTRE

O Demattos indicou antena com potencial pra ampliar a capacidade de banda no futuro sem precisar mexer em hardware.

Se você não pretende ampliar a banda no futuro, as dish de 30 dBi te darão ganho suficiente pra passar 20 megas UP e 20 megas DOWN nesses 50 km.

Tudo depende da visada.  Agora, lembra que TODOS os programas de cálculo de enlace oferecem apenas 30% de margem de acerto.

No quesito rádios, eu trabalharia com polarização dupla.
Rocket M5 ou APC-5M.
Se optar pelo APC-5M compre uma antena dish de polarização dupla que possua conector N.  estou há 2 meses procurando um cabo adaptador (N pra SMA) decente e não consigo usar meu APC-5M com as Rocket Dish.


Só pra te dar uns números de referência pra 5.8 GHz:
Em 50 km a curvatura da terra é de aproximadamente 40 metros.
O primeiro raio da Zona de Fresnel atinge aos 25 km aproximadamente 25 metros.
Se você estivesse passando este enlace por sobre um lago, você precisaria de 65 metros de torre em cada lado pra fechar esses 50 km com visada livre.

A não ser que você tenha suas antenas em alto de morros e o link cruze um vale, as alturas atuais das suas torres são insuficientes pra assegurar visada livre. 

Dê uma olhadinha na minha assinatura abaixo e havendo interesse, participe do Treinamento Wireless Provedor de Acesso.  Aqui nós ensinamos tudo que um provedor precisa saber pra ter sucesso com wireless.

Abraço,

ZéAlves

http://www.granlabor.com

demattos

demattos
MODERADOR
MODERADOR

aprovado e recomendado, digo isto por que se quere mesmo se profisionalizar tem que envestir em um produto que nao se deprecie e este é o conhecimento.

abraco Ze alves

http://www.criciumanet.com.br

Almir


MODERADOR
MODERADOR

granlabor escreveu:" Só pra te dar uns números de referência pra 5.8 GHz:
Em 50 km a curvatura da terra é de aproximadamente 40 metros.
O primeiro raio da Zona de Fresnel atinge aos 25 km aproximadamente 25 metros.
Se você estivesse passando este enlace por sobre um lago, você precisaria de 65 metros de torre em cada lado pra fechar esses 50 km com visada livre.
A não ser que você tenha suas antenas em alto de morros e o link cruze um vale, as alturas atuais das suas torres são insuficientes pra assegurar visada livre".

Isso foi uma das melhores explicações que já li em fóruns, e a maioria dos provedores não observam essa curvatura, a maioria e eu também pensava assim, que essa curvatura em 50 km não afetaria o fresnel.

Zé, muito obrigado por essa colocação, vai ser de grande valia para mim e a maioria dos provedores.

Abraços e sucesso ai nos teus cursos.

Att  Almir

goodposting

goodposting
MODERADOR
MODERADOR

BBB= Bom, Bonito e Barato

intelbrás APC5M + oiw MG-5G34

apc5m tem 60 mil pps contra os 25 mil ou menos do rocket m5. 320,00 reais + ou -
a oiw de 34 dbi se vc colocar radome será mais feliz ainda e o preço médio é de 850,00 no fornecedor.

seja feliz!



ps.: use o linkplanner da motorola e faça a simulação. aí saberá quantos metros de prédio, morro ou torre irá precisar.

crsilver

crsilver
Iniciante
Iniciante

Agora agente tem o melhor ptp da atualidade sitra tando de ubiquite mikrotik e intelbras o melhor é http://www.wavelan.com.br/produto/detalhe/187-Kit-Ponto-a-ponto-Xwave-Mini-Router-5-GHz-MIMO-RB911G-5HPnD-Antena-Xwave-5834DPR-com-Radome-Shield

http://www.turbonetssp.com.br

goodposting

goodposting
MODERADOR
MODERADOR

bom, essa rb911 tem porta gigabit. é só ligar o nv2 e mandar bala.

tinha esquecido desse lançamento.

com apc5m da intelbras tao conseguindo só 100 mega full. isso por causa da porta 10/100 mesmo.

se fosse gigabit conseguiríamos mais megas.

uma pequena falha da intelbras. poderia ter feito algo pensando no futuro. mas já se especula uma segunda versão com porta gigabit. vamos ver.

o ipool é melhor q o nv2. isso é fato!

rsrs

abraços.

9Ponto A Ponto de 50km o que utilizar Empty elace de 50 km Qui 14 maio - 21:14

Beto


Iniciante
Iniciante

MARTINSDIGITAL escreveu:Caros amigos, boa tarde.

Em um enlace de 50km com visada perfeita, trafegando entre 10mbps full e 20mbps full, tendo de um lado torre de 30m (site 01/saida de link) e do outro torre de 20m (site 02/entrada de link), quais equipamentos usar? uma rocket dish 30dbi + um rocket m5 chega a essa distancia? uma oiw5833d + um bullet metal 5SHPn tem qualidade pra isso?...?? deixem vossos comentários e sugestões, assim podem me ajudar e a outros com duvidas similares. Um forte abraço a todos 



Uma duvida em uma enlace de 50 km com uma visada n muito boa qual equipamento devo usar uma  Antenas  Rocket Disk de 34dbi  ou uma Antenas  Rocket Disk de 30dbi    a torre onde inicia o enlace fica em cima de um morro com a altitude de uns 1200 metros de altura mas uma torre de 60 metros  e onde termina o enlace fica uma torre de 50 metros em terra plana. qual o equipamento recomendado tenho essa duvida....

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos