FPI - Fórum para Provedores de Internet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
FPI - Fórum para Provedores de Internet


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Como melhorar sinal do WOM 5000

5 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Como melhorar sinal do WOM 5000 Empty Como melhorar sinal do WOM 5000 Sex 14 Jun - 10:47

suporte intelbras


Especialista
Especialista

Pessoal!

Para quem está com dúvidas nas configurações da CPE WOM 5000 e também quer melhorar o sinal do rádio. Segue abaixo, algumas dicas que irão ajudá-los.


Porquê o nível de sinal recebido no WOM é bem menor se comparado ao NanoLoco?


Em versões antigas do WOM 5000, existia um erro de exibição do sinal recebido. A partir da versão 2.0 este problema foi corrigido.

Porém, existe ainda mais um motivo da diferença de sinal: Data Rate / Modulação. Quanto menor o datarate, maior a potência do sinal transmitido pelo equipamento. Esta diferença de potência pode chegar a mais de 5 dBm (dependendo do equipamento utilizado) entre o maior (MCS7) e menor (MCS0) datarate.

Os equipamentos da UBNT exibem a informação de sinal de acordo com o menor datarate, ao passo que o WOM 5000 em versões de firmware anteriores a 2.2, exibe o nível de sinal conforme a modulação real utilizada. A partir da versão 2.2, o WOM 5000 utiliza a mesma técnica da UBNT.


Porquê o nível de sinal recebido no meu AP é menor se comparado ao NanoLoco?

O WOM 5000 sai configurado de fábrica seguindo as normas da ANATEL (country code = Brasil). Desta forma, existem as restrições de potência de irradiação de acordo com o canal de operação do equipamento. O WOM 5000 irá alterar a potência de transmissão, em tempo real, de acordo com a norma.

Trocar o país para "Compliance Test" fará com que o equipamento opere sem restrições. Esta prática é contra as normas da ANATEL e o usuário do equipamento assume total responsabilidade sobre seu funcionamento.


Porquê ao configurar o WOM 5000 como AP, os clientes demoram para conectar?


O DFS (Seleção Dinâmica de Frequência) é um dos requisitos mandatórios da ANATEL para operação na faixa de canais que vão do 5470 ao 5725 MHz. Basicamente o DFS serve para evitar interferência com sinais de radar que operam nesta faixa de canais. Se seu equipamento está configurado nesta faixa, ele poderá levar alguns minutos para iniciar a operação normal, pois ele deverá fazer uma varredura especial em todos os canais desta faixa de frequência antes de iniciar qualquer transmissão.


Porquê meu WOM 5000 não se conecta no meu AP quando oculto o SSID?

Mesma resposta anterior. O cliente não poderá transmitir nenhuma informação dentro desta faixa de canais. Portanto, o cliente ficará esperando o quadro BEACON (quadro de gerenciamento que contém diversas informações do AP) contendo o SSID desejado para associação.

Ao ocultar o SSID, o BEACON vindo do AP não possui esta informação. Na faixa de canais onde o DFS não é mandatório, o cliente age de forma ativa, enviando um quadro especial requisitando informações do AP com o SSID desejado.


O que é e como funciona o controle de piso de ruído?

O controle de piso de ruído é um mecanismo que atua na eliminação de interferência. Através desta técnica, é possível fazer com que o equipamento opere com mais estabilidade em ambientes com muita interferência. 

O que realmente importa para o equipamento, é a relação sinal/ruído (SNR). Este valor deve estar idealmente no mínimo em 15 dB (em distâncias de até 10Km).

Quando o WOM está configurado como cliente, somente o sinal que vem do AP deve ser considerado. Logo, podemos configurar o piso de ruído de forma automática, deixando seu valor entre 15-20 dB.

Já em modo AP com mais de 1 cliente associado, temos diferentes níveis de sinal vindo dos clientes. Neste caso, para melhorar a performance, o ideal é configurar o piso de ruído manualmente de acordo com o cliente que tem o PIOR sinal (recebido pelo AP), deixando a margem de 15-20 dB de SNR. Exemplo: Se o sinal do pior cliente conectado no WOM é -60 dBm, podemos ajustar o nível do piso de ruído para -75 dBm.

Todos os sinais que estiverem abaixo ou próximo do piso de ruído serão ignorados. Portanto, se você configurar o piso de ruído para -60 dBm, todos os clientes que tiverem um sinal em torno de -60 dBm não conseguirão se comunicar com seu AP.
Para verificar a eficiência desta técnica, consulte nossos testes práticos neste link: http://redesoutdoor.intelbras.com.br/wiki/index.php?title=Controle_de_Piso_de_Ru%C3%ADdo


Como habilito ping na WAN do WOM 5000?

Acesse a aba "Firewall" e marque a opção: "Ativa ping na WAN".


O que é o campo distância do enlace? Devo mudar o valor deste campo?


Este campo é responsável pelo ajuste do ACK timeout, utilizado para otimizar a performance de enlaces outdoor. Se a distância do seu enlace é de até 5 Km, você pode deixar no valor padrão ou fazer um ajuste mais fino, colocando este valor próximo da distância real do enlace. Se colocar um valor abaixo da distância real, terá grande perda de performance e muitas retransmissões de pacotes. Se colocar muito acima, poderá ter uma pequena perda de performance, mas nada tão impactante quanto colocar um valor abaixo da distância real.

Esperamos que após estes esclarecimentos, todos possam desfrutar do melhor que o rádio tem a oferecer.

Att,

Suporte Intelbras.

2Como melhorar sinal do WOM 5000 Empty Hotspot Sáb 22 Jun - 13:52

Gabriel


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Amigo ja que abriu as portas vamos la;




Recebo o sinal de um nano M5 com meu servidor en brigd com hotspot, ai meu para acessar o radios deus nos acuda tentando em 30 tentativa 2 entra, sem expira ou da erro parece os nanos locos com firware antigos, o que ta acontecendo é minha rede ubnt normal entre os seus radios mandando e recebendo melhora isso, hora expira hora chama meu servidor nao entendo porque


o wom 5000 esta rede brigd e wireless cliente, meu to tendo que baixar os radios para manutenção nao tem como ficar assim

suporte intelbras


Especialista
Especialista

NTCWIRELESS escreveu:Amigo ja que abriu as portas vamos la;




Recebo o sinal de um nano M5 com meu servidor en brigd com hotspot, ai meu para acessar o radios deus nos acuda tentando em 30 tentativa 2 entra, sem expira ou da erro parece os nanos locos com firware antigos, o que ta acontecendo é minha rede ubnt normal entre os seus radios mandando e recebendo melhora isso, hora expira hora chama meu servidor nao entendo porque


o wom 5000 esta rede brigd e wireless cliente, meu to tendo que baixar os radios para manutenção nao tem como ficar assim

Bom dia,

Qual a versão de firmware do WOM5000?
Qual a distância do seu enlace?
O enlace possui visada direta?
Qual o canal utilizado?
Qual a potência utilizada no WOM5000?
Qual a região configurada no seu M5?
O WOM5000 detecta a sua rede com que intensidade de sinal?
O protocolo AirMax está habilitado no M5?
A rede wireless possui senha? Qual a criptografia?

4Como melhorar sinal do WOM 5000 Empty DETALHES Seg 24 Jun - 11:48

Gabriel


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Qual a versão de firmware do WOM5000? 3.0 Beta (as outras instaveis nao de para usar aque melhor fico foi essa).

Qual a distância do seu enlace?   600 Metros so nao é enlace foi colocado como cliente

O enlace possui visada direta?  100% e sem poluição

Qual o canal utilizado? nao lembro agora mas tentei todos os canais

Qual a potência utilizada no WOM5000? Nao me recordo mas vo ver mas deixei bem baixa porque esta muito proximo ( aumentei e abaxei tb)

Qual a região configurada no seu M5? Brasil de acordo com legislação


O WOM5000 detecta a sua rede com que intensidade de sinal? ta detectando com - 67

O protocolo AirMax está habilitado no M5? Nem funciona com Airmax

A rede wireless possui senha? Qual a criptografia? sim WPA2Pks

suporte intelbras


Especialista
Especialista

NTCWIRELESS escreveu:Qual a versão de firmware do WOM5000? 3.0 Beta (as outras instaveis nao de para usar aque melhor fico foi essa).

Qual a distância do seu enlace?   600 Metros so nao é enlace foi colocado como cliente

O enlace possui visada direta?  100% e sem poluição

Qual o canal utilizado? nao lembro agora mas tentei todos os canais

Qual a potência utilizada no WOM5000? Nao me recordo mas vo ver mas deixei bem baixa porque esta muito proximo ( aumentei e abaxei tb)

Qual a região configurada no seu M5? Brasil de acordo com legislação


O WOM5000 detecta a sua rede com que intensidade de sinal? ta detectando com - 67

O protocolo AirMax está habilitado no M5? Nem funciona com Airmax

A rede wireless possui senha? Qual a criptografia? sim WPA2Pks

Olá,

Abaixo segue o link coma versão de firmware 3.0 oficial.
http://www.intelbras.com.br/arquivos/index.php?id=3906&idm=1&count=1

Você deve verificar o canal utilizado, principalmente se ele estiver na faixa de DFS. Esta opção vêm habilitada no WOM5000 por conta da legislação.
Verifique se a criptografia utilizada é TKIP ou AES. Se for TKIP, altere para AES no seu M5.

Caso faça estas alterações e não consiga conectar com o WOM5000 no seu M5, sugiro entrar em contato com o nosso suporte via telefone ou Chat.
Segue os contatos:
48 2106-0006
http://www.intelbras.com.br/suporte.php

6Como melhorar sinal do WOM 5000 Empty Tentei tudo isso Seg 24 Jun - 12:51

Gabriel


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Amigo isso é um forun, ja tentendi canais DFS e os outros tb, e a chave é EAS, vo mudar hoje o 3.0, amigo esclarecer ja liguei para a intelbras 15 vezes, nao consegui ainda e isso daqui todos os provedores vao ver, tem que ter solução, e to com 12 pças la comigo coloquei 4 em clientes que da maior dor de cabeça para fazer manutenção mais de R$ 1.800,00 reais investido e a vista entao ve ai com engenheiro e mostra para o brasil o porque nao to acessando, ligar eu nao queria mais nao ja injuei de gastar dinheiro

7Como melhorar sinal do WOM 5000 Empty Contato Seg 24 Jun - 13:40

suporte intelbras


Especialista
Especialista

NTCWIRELESS escreveu:Amigo isso é um forun, ja tentendi canais DFS e os outros tb, e a chave é EAS, vo mudar hoje o 3.0, amigo esclarecer ja liguei para a intelbras 15 vezes, nao consegui ainda e isso daqui todos os provedores vao ver, tem que ter solução, e to com 12 pças la comigo coloquei 4 em clientes que da maior dor de cabeça para fazer manutenção mais de R$ 1.800,00 reais investido e a vista entao ve ai com engenheiro e mostra para o brasil o porque nao to acessando, ligar eu nao queria mais nao ja injuei de gastar dinheiro

Você pode mandar um email para suportedigital@intelbras.com.br com seus telefones de contato e CPF ou CNPJ informados nos atendimentos. Desta forma podemos verificar o suporte prestato por nossos técnicos e lhe auxiliar da melhor maneira possível.
Informe também um horário e telefone que possamos entrar em contato e lhe auxiliar na configuração.

luciano


Especialista
Especialista

Talvez isso ajude:

http://lucianofranz.blogspot.com.br/2013/06/wom5000-dicas-do-fabricante.html

wdnc5

wdnc5
MODERADOR
MODERADOR

A todos que tenha interesse em adquirir este WOM 5000 fica a dica:
Este aparelho é uma verdadeira "porcaria" sinal orrivel não tem estabilidade trava o tempo todo.

Recentemente compramos um lote com 30 unidades e desde então só temos reclamações por parte dos clientes, já entrei em contato com o suporte varias vezes e nunca tenho uma resposta para o meu problema, eles como sempre fala que é configuração dos meus equipamentos ou interferência, já refiz todas as configurações possíveis inclusive segui todas as dicas do suporte para poder melhorar e nada.

Interferência não é tenho certeza , canal já usei todos e nada, já diminui e aumentei a potencia dos equipamentos e nada.
Acho engraçado que onde este "Antena" (RUIM 5000) pega -70 coloco o nano loco dai o sinal fica em torno de -57.

O suporte min falou que era incompatibilidade das WOM com as base station da Ubiquiti ou com as superpop (computech)
min falou que eu poderia fazer o teste e colocar 2 WOM interligando que veria a diferença.
fiz o que falou sabe o que aconteceu?
outra porcaria! 
coloquei uma na torre como AP a cerca de 1,5 Km em uma área Rural para não dizer que teria interferência dai o sinal ficou -74 e não conectou. detalhes com configuração que eles ia mandando fazer por telefone.

realmente só tenho a reclamar desta antena, é uma verdadeira enganação. 

PS:
firmware todos atualizados
não venha falar que é configuração, interferência ou canal.

infopointnet


Iniciante
Iniciante

Tambem estou tendo problemas com esse equipamento. Comprei 1 par para fechar um enlace de 1km com visada limpa e sem interferência na zona rural. Deu o maior trabalho pra configurar. Na bancada ficou ok, quando subi na torre nada. Mudei umas coisas e linkou mas sinal horrível e oscilando muito. Deixei funcionando, 24hs depois parou tudo. Vou trocar por 1 par de nanoloco m5 e dormir em paz.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos