FPI - Fórum para Provedores de Internet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
FPI - Fórum para Provedores de Internet


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

AP Mikrotik - Cliente UBNT

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1AP Mikrotik - Cliente UBNT Empty AP Mikrotik - Cliente UBNT Qui 16 maio - 8:32

corujitu


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Ola amigos

Mais uma vez venho aqui pedir ajuda:

Em outro tópico mostrei meu novo cenário pra iniciar um projeto de rede aqui.

Minhas células Multiponto são RB433AH + Cartão SR71-A + Antenas Setoriais WaveFlex Dual.

Bom, Já tentei diversas configurações, inclusive vídeos mostrando passo a passo as configurações pra fazer um UBNT conversar com um Mikrotik.

Mas aqui não consigo de jeito nenhum. Já tentei compilance test + superchannel, ja tentei regular o domínio nos dois e nada. Já tentei todos os canais possíveis e imagináveis, tanto em 20MHz como em 40Mhz,

Acontece sempre o mesmo. Aparece no scan de redes. Aí conecta e desconecta. É como se ele ficasse buscando as frequências e quando acha o canal de transmissão doo MK ele conecta, mas não para. Continua buscando outros canais e cai.

Ja habilitei tambem a opcao de frequence list. E nada.

OBS1: Em outros equipamentos consigo normalmente, como OIW por exemplo.
OBS2: NV2 e Airmax estão desabilitados obviamente, e os equipamentos são MIMO 2x2. (ou seja, são compatíveis)

Fico no aguardo de informações, dicas e ajuda.

Abraço a todos.

2AP Mikrotik - Cliente UBNT Empty Re: AP Mikrotik - Cliente UBNT Qui 16 maio - 14:08

Smart

Smart
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Amigo, aqui tenho o seguinte cenário ainda em fase de testes para a implantação:

POP: RB433AH + R52HN + Basestation 90 20db

Clientes: OIW 5817, WOM 5000 e AirGrid 23

Pelo o que disse, você deve ter assistido aos vídeos da Computech que ensinar a fazer UBNT conversar com MK, eu só consegui fazer funcionar através deles, ainda estou em fase de testes, travando HTs e etc... Consigo fazer eles conversarem normalmente, contudo demora-se um pouco para atribuir IP cerca de 5 minutos. Estou usando DHCP na bancada, mas utilizo IP Fixo manualmente, isso deve melhorar um pouco, tenho lido muito sobre 20 e 20/40 MHZ tenho visto que 20/40 é desaconselhado para POP, o Sr pretende trabalhar de que forma? É meu primeiro POP em 5.8 por isso não tenho muita experiência.

Quanto ao seu problema, veja com atenção a parte do vídeo que diz respeito ao MIMO as chains 0 e 1 que deve ser marcadas.

Obrigado.

3AP Mikrotik - Cliente UBNT Empty Re: AP Mikrotik - Cliente UBNT Qui 16 maio - 18:34

Renato


MODERADOR
MODERADOR

corujitu escreveu:Ola amigos

Mais uma vez venho aqui pedir ajuda:

Em outro tópico mostrei meu novo cenário pra iniciar um projeto de rede aqui.

Minhas células Multiponto são RB433AH + Cartão SR71-A + Antenas Setoriais WaveFlex Dual.

Bom, Já tentei diversas configurações, inclusive vídeos mostrando passo a passo as configurações pra fazer um UBNT conversar com um Mikrotik.

Mas aqui não consigo de jeito nenhum. Já tentei compilance test + superchannel, ja tentei regular o domínio nos dois e nada. Já tentei todos os canais possíveis e imagináveis, tanto em 20MHz como em 40Mhz,

Acontece sempre o mesmo. Aparece no scan de redes. Aí conecta e desconecta. É como se ele ficasse buscando as frequências e quando acha o canal de transmissão doo MK ele conecta, mas não para. Continua buscando outros canais e cai.

Ja habilitei tambem a opcao de frequence list. E nada.

OBS1: Em outros equipamentos consigo normalmente, como OIW por exemplo.
OBS2: NV2 e Airmax estão desabilitados obviamente, e os equipamentos são MIMO 2x2. (ou seja, são compatíveis)

Fico no aguardo de informações, dicas e ajuda.

Abraço a todos.

Habilita o também o data rates 54MB no modo antigo que funciona

4AP Mikrotik - Cliente UBNT Empty Re: AP Mikrotik - Cliente UBNT Sex 17 maio - 7:46

corujitu


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Smart escreveu:Amigo, aqui tenho o seguinte cenário ainda em fase de testes para a implantação:

POP: RB433AH + R52HN + Basestation 90 20db

Clientes: OIW 5817, WOM 5000 e AirGrid 23

Pelo o que disse, você deve ter assistido aos vídeos da Computech que ensinar a fazer UBNT conversar com MK, eu só consegui fazer funcionar através deles, ainda estou em fase de testes, travando HTs e etc... Consigo fazer eles conversarem normalmente, contudo demora-se um pouco para atribuir IP cerca de 5 minutos. Estou usando DHCP na bancada, mas utilizo IP Fixo manualmente, isso deve melhorar um pouco, tenho lido muito sobre 20 e 20/40 MHZ tenho visto que 20/40 é desaconselhado para POP, o Sr pretende trabalhar de que forma? É meu primeiro POP em 5.8 por isso não tenho muita experiência.

Quanto ao seu problema, veja com atenção a parte do vídeo que diz respeito ao MIMO as chains 0 e 1 que deve ser marcadas.

Obrigado.

Opa caro Smart.

Bom dia.

Realmente segui a risca os videos da Computech, na configuração do POP e do cliente, usando MK pra AP e UBNT pra cliente, mas não consegui êxito. Na CPE da OIW(MAXXSTATION), consigo normalmente, mas quando boto UBNT, fica so vasculhando os canais, quando chega no canal de transmissão ele conecta, mas logo em seguida continua vasclhando os canais e derruba de novo.

Quanto ao MIMO, oo cartao que uso aqui (ST71-A) é MIMO 3x3, mas so habilitei o ch0 e o ch1, então creio que está certinho.

Também sou iniciante em APs 5.8GHz, tenho aqui apenas uma transmissão, mas é com Rocket.

Vou continuar tentando alguma coisa aqui.

Abraço

5AP Mikrotik - Cliente UBNT Empty Re: AP Mikrotik - Cliente UBNT Sex 17 maio - 7:47

corujitu


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

megabyte escreveu:
corujitu escreveu:Ola amigos

Mais uma vez venho aqui pedir ajuda:

Em outro tópico mostrei meu novo cenário pra iniciar um projeto de rede aqui.

Minhas células Multiponto são RB433AH + Cartão SR71-A + Antenas Setoriais WaveFlex Dual.

Bom, Já tentei diversas configurações, inclusive vídeos mostrando passo a passo as configurações pra fazer um UBNT conversar com um Mikrotik.

Mas aqui não consigo de jeito nenhum. Já tentei compilance test + superchannel, ja tentei regular o domínio nos dois e nada. Já tentei todos os canais possíveis e imagináveis, tanto em 20MHz como em 40Mhz,

Acontece sempre o mesmo. Aparece no scan de redes. Aí conecta e desconecta. É como se ele ficasse buscando as frequências e quando acha o canal de transmissão doo MK ele conecta, mas não para. Continua buscando outros canais e cai.

Ja habilitei tambem a opcao de frequence list. E nada.

OBS1: Em outros equipamentos consigo normalmente, como OIW por exemplo.
OBS2: NV2 e Airmax estão desabilitados obviamente, e os equipamentos são MIMO 2x2. (ou seja, são compatíveis)

Fico no aguardo de informações, dicas e ajuda.

Abraço a todos.

Habilita o também o data rates 54MB no modo antigo que funciona

Bom dia amigo megabyte.

Não entendi direito como seria habilitar o data rates 54 no modo antigo.

Tô com esse data rate habilitado, mas não sei se é nesse modo antigo.

Como olho isso?

Abraço

6AP Mikrotik - Cliente UBNT Empty Re: AP Mikrotik - Cliente UBNT Sex 17 maio - 9:17

Renato


MODERADOR
MODERADOR

Correto é isso mesmo.

7AP Mikrotik - Cliente UBNT Empty Re: AP Mikrotik - Cliente UBNT Sex 17 maio - 16:06

corujitu


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Boa tarde amigos.

Depois de muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuitos teste, consegui descobrir o problema nesse caso em específico.

Lembrando que não garanto que é um problema com qualquer equipamento, pois no MAXXSTATION MIMO 5 da OIW não apresentou este problema. Detectei o problema no meu cenário:

Repetindo: AP com RB433AH + Cartão UBNT SR71-a em modo MIMO 2x2, 20GHz (também testei em 40GHz) e Cryptografia WAP-PSK tkip + Antenas WaveFlex setorias Dual Polarização / Cliente com NanoLoco M5 ou NanoBridge (ambos MIMO 2x2) com todas as configurações necessárias.

E era justamente na cryptografia que detectei o problema.

Por algum motivo, não sei se a falha é em algum firmware (ou do Cartão ou dos Nano), ou se fisicamente.

O que detectei é que a cryptografia WPA-PSK tkip dava o problema. Quando mudei pra WPA-PSK aes ccm, ficou perfeito.

Escaneava o canal e sincronizava na boa (para quem não lembra o problema completo, leiam meu post inicial).

Refiz o teste dezenas de vezes, em todos os canais de 5100 ate 6060 (usando os modos superchannel e compilance test), e todos apresentavam a mesma característica. em WPA-PSK tkip sincronizava e caía. Em WPA-PSK aes ccm, conecta perfeitamente.

Então fica aqui o meu caso. Se alguém aqui também passar por isso, nos falem se aconteceu a mesma coisa.

Abraço a todos e obrigado a atenção.

8AP Mikrotik - Cliente UBNT Empty Re: AP Mikrotik - Cliente UBNT Sex 17 maio - 19:18

Smart

Smart
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

corujitu escreveu:Boa tarde amigos.

Depois de muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuitos teste, consegui descobrir o problema nesse caso em específico.

Lembrando que não garanto que é um problema com qualquer equipamento, pois no MAXXSTATION MIMO 5 da OIW não apresentou este problema. Detectei o problema no meu cenário:

Repetindo: AP com RB433AH + Cartão UBNT SR71-a em modo MIMO 2x2, 20GHz (também testei em 40GHz) e Cryptografia WAP-PSK tkip + Antenas WaveFlex setorias Dual Polarização / Cliente com NanoLoco M5 ou NanoBridge (ambos MIMO 2x2) com todas as configurações necessárias.

E era justamente na cryptografia que detectei o problema.

Por algum motivo, não sei se a falha é em algum firmware (ou do Cartão ou dos Nano), ou se fisicamente.

O que detectei é que a cryptografia WPA-PSK tkip dava o problema. Quando mudei pra WPA-PSK aes ccm, ficou perfeito.

Escaneava o canal e sincronizava na boa (para quem não lembra o problema completo, leiam meu post inicial).

Refiz o teste dezenas de vezes, em todos os canais de 5100 ate 6060 (usando os modos superchannel e compilance test), e todos apresentavam a mesma característica. em WPA-PSK tkip sincronizava e caía. Em WPA-PSK aes ccm, conecta perfeitamente.

Então fica aqui o meu caso. Se alguém aqui também passar por isso, nos falem se aconteceu a mesma coisa.

Abraço a todos e obrigado a atenção.

Que bom que conseguiu amigo, obtive êxito aqui também, mas as vezes o ping no cliente fica exorbitante, isso com somente 02 rádios conectados, não sei se é devido a proximidade na bancada, potência muito alta ou etc... os CCQ's também variam muito, estou impressionado com o WOM 5000 apesar de muita gente não gostar dele.

Quais são seus resultados aí?

Abraços

9AP Mikrotik - Cliente UBNT Empty Re: AP Mikrotik - Cliente UBNT Sáb 18 maio - 13:18

corujitu


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Smart escreveu:
corujitu escreveu:Boa tarde amigos.

Depois de muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuitos teste, consegui descobrir o problema nesse caso em específico.

Lembrando que não garanto que é um problema com qualquer equipamento, pois no MAXXSTATION MIMO 5 da OIW não apresentou este problema. Detectei o problema no meu cenário:

Repetindo: AP com RB433AH + Cartão UBNT SR71-a em modo MIMO 2x2, 20GHz (também testei em 40GHz) e Cryptografia WAP-PSK tkip + Antenas WaveFlex setorias Dual Polarização / Cliente com NanoLoco M5 ou NanoBridge (ambos MIMO 2x2) com todas as configurações necessárias.

E era justamente na cryptografia que detectei o problema.

Por algum motivo, não sei se a falha é em algum firmware (ou do Cartão ou dos Nano), ou se fisicamente.

O que detectei é que a cryptografia WPA-PSK tkip dava o problema. Quando mudei pra WPA-PSK aes ccm, ficou perfeito.

Escaneava o canal e sincronizava na boa (para quem não lembra o problema completo, leiam meu post inicial).

Refiz o teste dezenas de vezes, em todos os canais de 5100 ate 6060 (usando os modos superchannel e compilance test), e todos apresentavam a mesma característica. em WPA-PSK tkip sincronizava e caía. Em WPA-PSK aes ccm, conecta perfeitamente.

Então fica aqui o meu caso. Se alguém aqui também passar por isso, nos falem se aconteceu a mesma coisa.

Abraço a todos e obrigado a atenção.

Que bom que conseguiu amigo, obtive êxito aqui também, mas as vezes o ping no cliente fica exorbitante, isso com somente 02 rádios conectados, não sei se é devido a proximidade na bancada, potência muito alta ou etc... os CCQ's também variam muito, estou impressionado com o WOM 5000 apesar de muita gente não gostar dele.

Quais são seus resultados aí?

Abraços

Na verdade smart, o meu cenário ainda está em bancada, então não dá pra ser preciso quanto a resultados, mas a partir de segunda começo a colocar em produção.

Qualquer novidade eu posto sobre o assunto.

Abraço

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos