FPI - Fórum para Provedores de Internet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
FPI - Fórum para Provedores de Internet


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Traffic Shaping - Análise sobre Melhor Regra

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Bom pessoal neste tópico tenho a intenção expor minha opinião pessoal sobre este assunto e de ensinar a melhor maneira de se implementar o Traffic Shaping .

Para quem ainda não conhece , Traffic Shaping é a prática de priorização do tráfego de dados, ou seja , uma criação de regras para um melhor controle no tráfego para que não ocorra um congestionamento de dados na rede causando lentidão e muitas vezes conflitos de pacotes sendo enviados e recebidos.

A prática do Traffic Shaping tem seus conceitos ainda sendo estudados por muitos, pois muitos defendem a não utilização do mesmo , porém muitos também defendem sua utilização devido ao fato de ainda ser estipulado um % para o mínimo na velocidade de conexão contratada.

Minha opinião pessoal é que os pequenos provedores assim como as grandes operadoras não estão ainda preparados para uma liberação total de tráfego devido ao fato de que milhares de mega bytes iriam ser liberados de uma hora para outra ao mesmo tempo e fisicamente ainda não existem equipamentos que suportem este tráfego total sem qualquer controle . Caso não houvesse este controle aconteceria o que chamamos de gargalo.

Exemplo fictício :

Imaginem uma esteira que faz o controle de qualidade de peças automotivas e que se move à 5 km por hora com os técnicos fazendo sua verificação e de repente esta esteira passasse a se mover à 200 km por hora , seria impossível tal verificação , sim , isto é o que aconteceria nos dias de hoje caso houvesse a liberação do tráfego total.

Opinião sobre Burst Limit

Muitos usam hoje em dia o Burst Limit do Mikrotik para tentar fazer este controle , porém não gosto desde processo devido ao fato desta regra usar uma média de consumo e não com tráfego real em bytes.
O fato do Burst Limitde calcular o consumo baseando-se em médias , atrasa o processamento , contribui com uma lentidão e diminui a probabilidade de um controle real .

Melhor Regra

Em minha opinião a melhor regra a ser aplica por Traffic Shaping se resume em contagem real de bytes aplicando a redução da velocidade do cliente para a velocidade X a ser determinada em um tempo X a ser determinado zerando novamente a contagem de bytes e aguardando o tempo X determinado para o retorno da velocidade normal e começando novamente o processo de bytes e do tempo.

Exemplo :

Velocidade normal = 1 Megabyte
Velocidade reduzida = 512kbytes
Quantidade de bytes para acontecer a redução da velocidade = 2000 bytes
Tempo de normalização = 5 minutos

Meus clientes irão começar navegando à uma velocidade de 1 Megabyte ,as regras do Traffic Shaping começaram a contagem dos bytes , quando o cliente alcançar a quantidade de bytes que estipulei (2000 bytes) para a redução da velocidade a mesma será reduzida para 512 Kbytes e esta velocidade permanecerá durante 5 minutos .
Após este 5 minutos em velocidade reduzida a velocidade volta ao normal , ou seja , 1 Mega byte assim como os bytes da contagem são zerados para que novamente comece o processo.

Vantagens do Traffic Shaping

Principalmente quando usamos nossas redes wireless este procedimento é ótimo devido ao fato de controlar o envio e recebimento de pacotes.
Sabendo que nossas redes wireless tem grandes limitações de tráfego esta é uma ferramenta que bem implementada diminui bastante a latência dos rádios , pois sua aplicação controlando os pacotes faz com que os nossos aparelhos wireless não trabalhem no famoso gargalo.
Esta ferramenta também é muito importante para a economia de link , pois como controla pacotes em bytes nada passa por seu controle, controle tal que fará com que pacotes como spans, vírus e muitos outros não façam o consumo errôneo de seu link .

Obs 1: Para se obter o total de bytes que irá inserir na regra para a redução da velocidade , aconselho a todos monitorarem o consumo dos seus clientes durante um período para se obter uma média de bytes no tempo que determinará para a redução da velocidade.

Obs 2 : Estas regras são aplicadas apenas em requisições não existentes no cache , ou seja , o que estiver no cache não é contado em bytes.

Att. Marcio Marques



Última edição por Marcio Marques em Qui 21 Fev - 13:45, editado 2 vez(es)

http://marquescsh.blogspot.com

marcelfurtado


Iniciante
Iniciante

Falar é facil, o problema é fazer funcionar esse sistema de TRAFFIC SHAPING

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Seja bem vindo amigo !
Não é apenas uma teoria e sim um tutorial de análise e funcionamento das regras .
Já tenho estas regras implantadas em BSD .
Entre no tópico https://fpibrasil.forumeiros.com/t68-receita-de-sucesso-melhor-topologia-e-regras-para-economia-de-link-e-otima-latencia e dê uma olhada.
Caso provedores ou profisionais do ramo queiram testar minhas regras assim como minha consultoria podem me contactar que presto assessoria completa e indico referências de como e onde minhas regras já estão funcionando.
Abraço !

http://marquescsh.blogspot.com

labrbomfim


Iniciante
Iniciante

Bom dia Marcio...

Você presta serviços de consultoria, certo? Se positivo, qto ficaria a implementação deste controle e, teria alguma garantia de satisfação ou alguma forma de ver em produção?

Luiz Antonio

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

labrbomfim escreveu:Bom dia Marcio...

Você presta serviços de consultoria, certo? Se positivo, qto ficaria a implementação deste controle e, teria alguma garantia de satisfação ou alguma forma de ver em produção?

Luiz Antonio

Sim amigo presto consultoria e meus serviços somente são cobrados após a realização do serviço , porém com devido contrato assinado para que ambas as partes fiquem satisfeitas. meu skype é netfastbg
Abraço !

http://marquescsh.blogspot.com

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos