Filhote meu, QoS no Balance com DSCP replicando para toda a rede.
Priorização de pacotes envolvendo status de conexão ( como NEW, SYN, FIN, ACK ) passando por tráfego ICPM/TCP/UDP Críticos ( como jogos, navegação e DNS ) indo até torrents ( inclusive com criptografia ), dentre outras coisas mais...em resumo 8 níveis de prioridade e umas 20 modalidades de marcações de up e down.
Muito sem jeito digo que, não por má vontade, mas são tantos detalhes a explicar e regras que seria impossível passar qualquer receita de bolo, pois seria necessária uma profunda adequação a cada tipo de cenário.
Esse é um QoS recomendado não só a redes simples, mas a redes mais complexas, com roteamento, inclusive compatível com marcações para outras caixas, como Cisco e Juniper ( ou qualquer outro sistema que "entenda" TOS/DSCP ).
Claro, resguardadas as proporções, será preciso saber como marcar em todas elas.
Detalhe que se começar o QoS no Balance, você consegue inclusive controlar a demanda invidividual por link ( por isso me referi a Balance do Balance ), evitando então, qualquer tipo de sobrecarga, ainda que momentânea, já que o PCC é um distribuidor que não se preocupa com a velocidade segundo a segundo, pois ele simplesmente encaminha a conexão na "fé" de que há banda pra ela.
Imagine um cenário onde você tem, por exemplo, um PTP com MK lá no meio da rede que está causando gargalo, e se eu disser que você pode fazer com que naquele pondo haja priorização dos pacotes, mantendo a saúde do tráfego que é importante e aumentando o tempo de espera na fila de pacotes não críticos, como downloads extensos, atualizações, torrent ou mesmo tráfego não classificado ( como de vírus ).
Lógico, nada substitui o planejamento e o bom dimensionamento dos seus enlaces, mas o QoS te dá aí tranquilo, de 50% a 100% de qualidade a mais onde estejam havendo saturações.
Muita gente usa para economia de link, pois ele mantém a navegação saudável até na hora do aperto, mas obviamente que embora ele seja incrível, nada substitui link/cache.
Baita troço né ;-) ( ninguém gava, o Zeca gava )