FPI - Fórum para Provedores de Internet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
FPI - Fórum para Provedores de Internet


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Tutorial Unbound Fácil

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Tutorial Unbound Fácil Empty Tutorial Unbound Fácil Sex 27 Set - 21:41

silviola

silviola
MODERADOR
MODERADOR

Olá pessoal,

Eu estava sofrendo bastante com algumas situações estranhas na minha rede, entre elas a principal era o fato de que Facebook vez ou outra falhar para mostrar algumas fotos, perfis e imagens de maneira geral.

Muitas pessoas culpavam o DNS por isso, e depois de assistir online uma palestra sobre a infraestrutura do Facebook, e de como nossa conexão era jogada "de lá pra cá" pelo sistema deles , resolvi partir para uma solução dedicada de resolução de nomes.

Pelo que eu entendi, este "joguete" acaba causando pane nos sistemas que usam Cache de DNS, exatamente como o do Mikrotik. Mas o objetivo aqui não é explicar isso, é simplesmente, fugir disso.

As 2 soluções mais famosas hoje são o Bind e o Unbound: o Unbound me pareceu um pouco mais simples, por conta disso escolhi ele.

Como o objetivo era um teste, utilizei um Notebook com Windows XP que já tenho na rede 24/7 fazendo as vezes de webserver para meu sistema de Locadora Virtual e Jogos OnLan que tenho.

Vou relatar aqui então, um procedimento com passos simples, sem muitas configurações avançadas, explicando aquilo que eu descobri nos meus testes:

Passo 1: Download
http://unbound.net/download.html
* Eu escolhi a versão "Binaries (no install)" , mas podem escolher a versão "Installer", até recomendo. Se escolher a versão sem instalação, executem pela primeira vez o Unbound já na pasta correta, se recortarem a pasta depois de rodar uma vez, terão que limpar o registro do windows para que o sistema torne a funcionar.

Passo 2: Instale ou Extraia em uma pasta que não será movida futuramente.

Passo 3: Dentro da pasta, os 2 arquivos mais importantes são o "unbound.exe" e o "service.conf" , o primeiro é o executável do processo, e o segundo o arquivo de configuração. Antes de executar, é preciso configurar o arquivo service.conf, vou descrever aqui um modelo de configuração, o mesmo que eu uso aqui pra mim:

## Inicio Config
server: 
  port: 53
 interface: 10.10.10.10 # IP da Interface que irá retornar as configurações
 interface: 127.0.0.1 # Em geral o IP da máquina ( acima ) e o loopback se for navegar pelo próprio server resolvendo pelo Unbound
 access-control: 0.0.0.0/0 refuse # recomendação de segurança, recuse tudo ( menos o abaixo )
 access-control: 127.0.0.1/32 allow # aqui entram as máquinas ou redes que terão
 access-control: 10.10.10.9/32 allow # permissão a requisitarem resoluções
 access-control: 10.10.10.8/32 allow # estou usando /32 aqui pois meu Unbound está
 access-control: 10.10.10.14/32 allow # por detrás de um NAT, se o Unbound rodar em bridge ou roteado, é preciso cadastrar aqui a rede que deve se beneficiar da resolução.
 verbosity: 1 # Quantidade de detalhes no LOG, quanto maior o número, mais detalhes.
 num-threads: 2 # Quantidade de tarefas, indica-se que se use a quantidade de núcleos do CPU onde o Unbound irá rodar
 outgoing-range: 8192 # Essas 2 opções são recomendadas para uso com a biblioteca  libevent, de fato eu ativei no Windows...
 num-queries-per-thread: 4096 # ...  sem me preocupar com a tal biblioteca e tá funcionando bem até hoje.
 so-rcvbuf: 4m
 so-sndbuf: 4m
 msg-cache-slabs: 2 # casando com a quantidade de cores
 rrset-cache-slabs: 2  # casando com a quantidade de cores
 infra-cache-slabs: 2  # casando com a quantidade de cores
 key-cache-slabs: 2  # casando com a quantidade de cores
 rrset-cache-size: 100m # quantidade de memória, atentando que este valor deve...
 msg-cache-size: 50m # ser o dobro deste
 do-ip4: yes
 do-ip6: no
 module-config: "iterator" # apenas recursivo
 logfile: "C:\Program Files\unbound\ubound.log" # ponha a sua pasta de instalação do Unbound
 local-data: "cliente.inforosul.com.br A 10.10.10.10" # entrada estática, redireciona manualmente o domínio para o IP, 10.10.10.10 tem um webserver ( além do Unbound )
 local-data-ptr: "192.168.21.1 192-168-21-1.provedorsmart.inforosul.com.br" # informa um domínio para o tracert na saída, acho que serve para configurar o reverso pra quem tem direito
#forward-zone: # estar parte é caso você queira utilizar algum DNS de operadora
 #name: "."  # se deixar "." ele vai utilizar para tudo, os DNSs abaixo ( daí perdendo boa parte dos benefícios do UnBound )
  #name: "akamaihd.com" # forma correta se for usar, dizendo que este endereço deve ser resovido pelos DNS's abaixo, e não pelo metódo raíz convencional. 
 #forward-addr: 189.127.128.199
 #forward-addr: 189.127.128.209 
 #forward-addr: 200.176.2.10
 #forward-addr: 8.8.4.4
## Fim Config

Passo 4: Depois de configurado então o services.conf, é hora de executar o Unbound, sua execução exige um parâmetro, portanto é indicado executar pelo Prompt do DOS, até para conseguir visualizar alguma mensagem de erro que por ventura surja. Chegando na pasta do UnBound então, digite o seguinte comando para iniciá-lo: unbound -c service.conf

Ficará a janela preta do windows parada, esta é a indicação do funcionamento normal do Unbound.

Passo 5: Uma vez rodando, experimente navegar, abra um segundo prompt e ping domínios diversos, aqui eu costumo abrir o google e pesquisar qualquer termo, ir no avançado e selecionar sei lá, domínios na Argélia, para não ter perigo de requisitar alguma página que esteja em qualquer cache.

Passo 6: Funcionando, o passo seguinte seria instalar o serviço, para não precisar mais da linha de comando e também em caso de falta de energia não ficar dependente do logon do windows ( se o Windows for Server ele não loga sozinho por padrão ). O comando para instalar o serviço é, atravéz do prompt também, na pasta do unbound, rodar o comando: unbound-service-install.exe

Passo 7: Verifique os serviços do windows e desca até o novo serviço "Unbound DNS validator", se ele não estiver iniciado, inicie-o. Abra o gerenciador de tarefas e veja se unbound.exe está na lista de processos.

Passo 8: Teste por alguns dias, veja como tudo se comporta, se vingar a implementação, procure uma máquina rodando uma distro Linux compatível ou implemente uma máquina dedicada ( também com Linux ) para a tarefa.

Algumas considerações:
Junto com a pasta do Unbound há um arquivo de exemplos ( example.conf ) com a explicação de praticamente todas as opções possíveis, é bastante interessante dar uma lida e testar algumas coisas se quiser entender o que as opções acima dispostas fazem e implementar funções diferentes das recomendadas por mim.

Ao montar a minha configuração eu me basiei em grande parte no que está disposto no próprio site do unbound, no link http://unbound.net/documentation/howto_optimise.html . Fora isso li bastante e conversei com bastante gente, faça o mesmo.

Abraço a todos e bom proveito, qualquer dúvida, postem aqui, se eu souber respondo, se não souber pesquiso/pergunto e tento entender para responder.

2Tutorial Unbound Fácil Empty Re: Tutorial Unbound Fácil Sex 27 Set - 22:42

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Muito Bom ! Parabéns meu amigo !

http://marquescsh.blogspot.com

3Tutorial Unbound Fácil Empty Re: Tutorial Unbound Fácil Sáb 28 Set - 12:02

maxibelo

maxibelo
MODERADOR
MODERADOR

Show de bola..

4Tutorial Unbound Fácil Empty Re: Tutorial Unbound Fácil Dom 29 Set - 11:49

damao.tecnico

damao.tecnico
MODERADOR
MODERADOR

Boa tarde,

Tenho um excelente material sobre a implementação do Unbound no FreeBSD, poderia adicionar ao fórum para complementar o seu post amigo Silviola?

Abraço.

http://www.overnix.com

5Tutorial Unbound Fácil Empty Re: Tutorial Unbound Fácil Dom 29 Set - 12:24

silviola

silviola
MODERADOR
MODERADOR

damao.tecnico escreveu:Boa tarde,

Tenho um excelente material sobre a implementação do Unbound no FreeBSD, poderia adicionar ao fórum para complementar o seu post amigo Silviola?

Abraço.
Claro Damão. Por favor...

6Tutorial Unbound Fácil Empty Re: Tutorial Unbound Fácil Dom 29 Set - 19:07

damao.tecnico

damao.tecnico
MODERADOR
MODERADOR

http://www.overnix.com

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos