FPI - Fórum para Provedores de Internet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
FPI - Fórum para Provedores de Internet


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Anatel tem até o final do ano para disponibilizar a faixa T para pequenos provedores

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

demattos

demattos
MODERADOR
MODERADOR

Foi publicada nesta quarta, 18, a portaria assinada pelo ministro Paulo Bernardo que destina a faixa T da banda de 2,5 GHz para os provedores de pequeno porte. A Anatel tem até o final do ano para iniciar o procedimento administrativo que tornará disponível a faixa nas áreas em que estiver desocupada.

A faixa T, que vai de 2.570 MHz a 2.585 MHz, faz parte do bloco de 50 MHz em TDD que a Anatel manteve em poder das empresas com MMDS. Dessa forma, esse pedaço da faixa está livre nas cidades onde não há o MMDS. No edital de venda do 2,5 GHz para 4G, que aconteceu no ano passado, a Anatel não colocou a faixa T à venda; a ideia era disponibilizá-la para as prefeituras prestarem o serviço de banda larga, mas não se tem notícia de que de lá para cá tenha aparecido algum interessado.

Na portaria fica evidente a preocupação do ministério em que a disponibilização da faixa seja compatível com o porte das empresas a que ela se destina. "Ao definir as áreas geográficas da autorização, bem como os valores e as eventuais garantias a ela associados, a Anatel deverá considerar a sua compatibilidade com o porte dos prestadores de serviços de telecomunicações aos quais se destina a autorização", diz o texto. Além disso, o procedimento convocatório deverá, preferencialmente, ocorrer em formato eletrônico, permitindo a participação remota.

Outras faixas

A portaria também determina que, até o final do ano que vem, Anatel deverá estudar a disponibilização de outras faixas para os provedores de pequeno porte, entre elas: as subfaixas de 415,85 MHz a 421,675 MHz, de 425,85 MHz a 430MHz, de 1.785 MHz a 1.805 MHz e de 1.885 MHz a 1.895 MHz; e a subfaixa U da radiofrequência de 2.500 MHz a 2.690 MHz.

Além dessas faixas, a portaria determina que a Anatel, no mesmo prazo, estude a disponibilização de outras faixas para uso licenciado e não licenciado. Sabe-se que os pequenos provedores também querem condições diferenciadas de disputa da faixa de 3,5 GHz.


http://www.teletime.com.br/18/09/2013/anatel-tem-ate-o-final-do-ano-para-disponibilizar-a-faixa-t-para-pequenos-provedores/tt/355005/news.aspx

http://www.criciumanet.com.br

2Anatel tem até o final do ano para disponibilizar a faixa T para pequenos provedores Empty 4g Qui 19 Set - 7:08

naldo864

naldo864
Especialista
Especialista

bom dia demattos,eu não entendo bem sobre estas frequencias mas sera que elas são compativeis com aparelhos 4g .
sendo assim os pequenos poderiam vender o serviço tambem .
quai aparelhos aps poderiamos usar ?

demattos

demattos
MODERADOR
MODERADOR

O meu amigo Naldo  como esta as coisa, bom não sei bem sobre o tecnologia 4G e as frequências usadas aqui, mas estas frequências serão liberados para equipamentos homologados no brasil bem provável para forcar uso de equipamentos nacionais e terá outras exigências, ate por que se você  observar são canais de 15 e 10Mhz alguns de 20Mhz mas terá o banda de guarda de 5Mhz com isto terá um banda estreita rsrsr

vamos ver como vai se comportar isto

http://www.criciumanet.com.br

naldo864

naldo864
Especialista
Especialista

eu estou e no processo para usar fibra mas o aluguel de poste e que mata .
voce ja usa isto ?pode me ajudar com algum contato para eu iniciar um projeto por aqui.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos