FPI - Fórum para Provedores de Internet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
FPI - Fórum para Provedores de Internet


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Criação provedor GPON

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

vanio.silva

avatar
Iniciante
Iniciante

Boa tarde pessoal, sou novo no forum e estou com algumas duvidas com relação a quais equipamentos utilizar.
Bom estou com 4000 metros de fibra para fazer minha rede principal com uma OLT GPON da Cianet, divisores, spliter, caixa nap, etc. tenho praticamente toda parte externa e sei trabalhar nela, a minha duvida é quais equipamento utilizar em meu CPD, servidor de autenticação, servidor de cache, firewall, proxy e outros que ainda estou me interando do assunto.
Tenho um link dedicado da GVT de 15mb, a previsão inicial conforme pesquisa de campo são 150 clientes.
Preciso finalizar meu projetos, pois o valor do link é pesado.
O que vocês indicam?

Compartilhar este artigo em: reddit

JeanPaulo

Mensagem Seg 30 Mar - 15:28  JeanPaulo

Vamos lá, já que você teve grana pra comprar esses itens de fibra, não vai achar caro uma CCR para o servidor de autenticação (pode parecer exagero mas pela qtde de conexões que sua rede vai exigir, ela é a mais indicada), pode usar um sistema para gerenciar os clientes como WebMikrotik ou ConAdmin (Esse segundo bem mais salgado). Se preocupe também com a parte financeira, você vai precisar de uma boa organização quanto a cobranças e envios de boletos ou carnês, esses dois sistemas que sitei atendem bem a esse quesito. Não se esqueça do atendimento.

Quanto ao Proxy ou Cache (são a mesma coisa), esse é um assunto delicado, guardaria energia para pensar em outras coisas por enquanto.

Firewall, implante na CCR mesmo, quando precisar dividir a carga coloque uma RB2011, ela da conta de firewall.

Agora 15Mbps de LINK para 150 clientes, só se você for vender 500kbps. 
Tenho 50 consumindo 15Kbps no rádio, com planos de 1, 2 e 4 Mbps.

avatar

Mensagem Seg 30 Mar - 15:59  vanio.silva

E quantos Mbps, você acha necessário?
Lembrando que uma porta da OLT eu consigo atender 64 clientes, consigo transmitir até 20km e uma velocidade de 1,25Gbps, isso influencia em algo?

JeanPaulo

Mensagem Seg 30 Mar - 16:15  JeanPaulo

Olha se seguir a mesma proporção que aqui, você precisaria pelo menos 40Mbps para atender 150 clientes com planos de 1, 2 e 4Mbps, claro que na mídia que você vai transmitir, a fibra, isso teria que ser maior ainda. Pois um provedor que tem a mesma quantidade de clientes mas ao inves de rádio, fornece no cabeamento UTP, o tráfego é maior por causa da estabilidade, claro que cliente mais satisfeito, porém custo operacional mais alto. 

O legal da fibra é vender planos bem maiores, sem contar na venda de link dedicado para empresas, isso sim vai te elevar o lucro.

Não sei quanto ta o LINK por ai mas aqui o mega ta saindo R$132/mes, to brigando para conseguir um a R$118/mes.

Mensagem   Conteúdo patrocinado

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos