Eu tenho uma idéia diferente, eu até já faço aqui de uma forma mais sutil, mas podemos fazer de uma forma mas profissional.
Na verdade se nem as operadoras grandes conseguem consertar as rotas, a gente não vai conseguir, no máximo a gente faz swap de links quem tem mais de 1 Link de operadoras diferentes, mas como muitos sabem, o problema está quase sempre na outra ponta, ou no meio do caminho em rotas inatingíveis pra gente intervir. Ou seja, os problemas são quase sempre com rotas ou nos sites com tráfego maior que suas capacidades.
Exemplos mais do que clássicos são Youtube e principalmente Facebook.
Bom, mas o que difere nós pequenos das grandes: relacionamento com o cliente.
Nós temos muito mais contato com o cliente do que operadoras grandes, e acreditem, dar satisfação ao cliente do que está ocorrendo, provar por A B que o problema não é com a gente, é um saco, mas tráz ele para a tua causa.
Aqui eu uso de 2 ferramentas.
Primeiro uma página dedicada somente a testes de velocidade:
http://inforosul.com.br/cliente/testecon.php
E segundo, um grupo no próprio Facebook, onde eu relato o dia a dia do provedor nos mínimos detalhes, informando toda e qualquer queda causada, prevista ou projetada. Além de outras minúcias que direta ou indiretamente atingem o cliente.
Em anexo está uma foto do grupo, mas vejam aqui o que eu escrevi no "Sobre" do Grupo:
Nós do Provedor Smart criamos este grupo com muitos propósitos, porém o mais importante é o estreitamento das relações entre cliente x provedor.
Este Grupo tem por finalidade, dentre outras coisas:
1. Funcionar como um LOG ( um registro ): todas as pequenas atividades do Provedor que tenham (ou tiveram) reflexo direto ou indireto aos clientes serão postadas aqui. A Página do Cliente já faz às vezes de mostrar avisos, mas lá em geral são postados apenas avisos de maior magnitude. Este espaço aqui servirá para relatos mais sutis, porém constantes. Ex: Todas as vezes que alguma antena de cliente ou alguma das torres precisarem ser reiniciadas, será relatado aqui. Embora costumemos sempre avisar pelo MSN / Chat do Face com antecedência quando é preciso realizar manutenções, nem sempre todo mundo está online nestes serviços, então este LOG aqui manterá um histórico e informará sempre quando houveram pequenas interrupções. Isso se torna interessante a partir do momento que distingue o que é queda por manutenção de quedas por problemas na rede. Em resumo: alguma coisa está parecendo estranha na sua internet, dá uma olhada neste Grupo, pois a resposta para seu problema poderá já estar aqui.
2. Caso algum cliente nos relate qualquer problema, seja problema no MSN, no Face, algum site que não esteja respondendo, lentidão em um determinado horário, em qualquer destas situações nós vamos postar aqui o relato e pedir ajuda dos demais clientes. Isso nos ajudará a detectar se o problema é generalizado, isolado ou está afetando apenas algum pequeno grupo, como os clientes de apenas determinada torre.
3. Dito isso, este espaço também é designado para que o próprio cliente faça o relato, a reclamação, ou seja, nós queremos, mais do que queremos, nós precisamos saber quando as coisas não vão bem. Pois só sabendo dos problemas, conseguiremos trabalhar para resolvê-los. Nós temos uma metodologia: "Melhor os clientes reclamarem para nós, do que reclamarem para os outros". Portanto, reclamem... sem medo. Não pensem que estarão incomodando com suas reclamações, na verdade vocês estarão nos ajudando a vos ajudar. Estamos sempre dispostos a sanar todas as suas dúvidas e correr atrás de todos os seus problemas, até resolvê-los.
4. Divulgaremos aqui também, novas implementações, ou ainda, novas idéias de implementações, e esperamos discutir com todos tais coisas. Embora sempre estejamos procurando fazer um “beija-flor”, às vezes, na visão do cliente uma nova idéia nossa pode parecer um enorme “morcego”. Abrimos espaço também para idéias partidas de vocês. Clientes antigos já perceberam que o provedor está sempre em constante transformação e renovação. Seria de gigantesca valia, se todos participassem e dessem idéias, que se metessem mesmo. Façam suas sugestões, dêem suas idéias, nós vamos avaliar a viabilidade técnica de cada uma delas. Mesmo que não seja possível a implementação por algum impedimento técnico, no mínimo vocês terão um retorno e uma justificativa bem fundamentada.
Contribuam, participem, reclamem! O espaço aqui é muito mais de vocês do que nosso.
Bom, qual a proposta, e se pudessemos de forma integrada testarmos os sites e informarmos aos clientes o status deste site criando uma média nacional. Não precisa ser todos os sites, mas os mais acessados. As mídias sociais ( sim, estou falando de vocês facebook/youtube )
Algo simples, como um esquema de cores pra cada site, indo do verde ao vermelho. Ou usando nota. Algo que o usuário final entenda quando tá bom, quando não tá.
Alguém criaria uma página de "status da internet brasileira" e nós donos e técnicos dos provedores poderíamos testar os sites e informar. Seríamos os alimentadores desta página, e ao mesmo tempo, forneceríamos ela a nossos clientes, para eles terem noção se o problema é no provedor, na região, no país, ou internacional. ( e a gente também teria essa noção ).
Acho até que pode ser possível fazer nossos próprios concentradores alimentarem diretamente, sem precisar do envolvimento humano. Mas eu particularmente não saberia fazer.
Fica a idéia, sou apoiador dela onde der, mas não saberia desenvolver tudo, precisamos de programadores.
Em suma: vamos ensinar internet aos clientes, nem todos aprenderão, mas os que aprenderem vão morrer abraçados com a gente
- Anexos
- grupo.jpg
- Grupo Facebook
- Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
- (199 Kb) Baixado 8 vez(es)