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Qual o tamanho do impacto negativo que a instabilidade nos links está causando em nossos Provedores ?

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Marcio Marques
girusnet
6 participantes

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girusnet

girusnet
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Caros colegas , me desculpem a ausência do fórum, mas tendo em vista todos os relatos de instabilidades em links venho aqui abrir este tópico para debatermos o impacto negativo que está sendo causado em nossos provedores tendo em vista a ignorância tecnológica de nossos consumidores .
Digo ignorância no sentido de não conhecimento , pois nos cobram de algo que infelizmente está fugindo de nosso controle , eu já estou sem palavras para fornecer tantas desculpas.
Em meu provedor já estou perdendo clientes , mesmo que o meu concorrente esteja com o mesmo problema , nossos clientes não entendem e pensam que o problema é gerado por nossos provedores.
GRANDE PROBLEMA !

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

É brother , a coisa não está fácil não , e o pior é que não adianta reclamar , pois já estamos no famoso gargalo que venho afirmando à meses e meses , acho que até anos , eu avisei que isto uma hora ou outra iria acontecer e está acontecendo , mas isto é um outro papo.
Falando sobre o impacto negativo até agora e pelo menos estou conseguindo contornar mas realmente está chegando no limite da situação e não sei o que poderemos fazer ou a quem recorrer , pois todas as operadoras estão um caos, ficam se revesando em rotas, ira chegar o momento em que os clientes não terão mais paciência e como você mesmo citou , não há mais palavras para argumentar.

Abraço !

http://marquescsh.blogspot.com

JonasMT


Especialista
Especialista

Pois é aqui mesmo esta fod$#$#, link dedicado absurdo de 1.140,00 o MB com lactencia e perca de pacote absurda adsl entao vixi...

Só esse mes passado perdi 5 cliente para 3g, desses 5 3 ja retornarao.

Fui obrigado a comprar um modem e mostrar ao cliente, tbm tenho uma adsl de 10mb na loja para quando necessario cliente testar a porcaria FACE inclusao e youtube que estao impossivel principalmente neste ultimo mes.

E pior que aqui é oi e nao tem outra solução =/

demattos

demattos
MODERADOR
MODERADOR

JonasMT escreveu:Pois é aqui mesmo esta fod$#$#, link dedicado absurdo de 1.140,00 o MB com lactencia e perca de pacote absurda adsl entao vixi...

Só esse mes passado perdi 5 cliente para 3g, desses 5 3 ja retornarao.

Fui obrigado a comprar um modem e mostrar ao cliente, tbm tenho uma adsl de 10mb na loja para quando necessario cliente testar a porcaria FACE inclusao e youtube que estao impossivel principalmente neste ultimo mes.

E pior que aqui é oi e nao tem outra solução =/

Boa dia a todos, queria que o amigo Marcos aqui do fórum desse uma lida neste seu post amigo jonasMt, por que quando falei que tem lugares que o mega custa mais de mil reais me em alguns lugares perguntaram em que ano estava por o link ele consegue a a menos de 100 reais o mega, rsrsr, Bom os efeitos negativos são enormes e devastador e o concorrente usa este pretexto e vende o peixe dele dizendo que o problema e sua estrutura, este caus previsível sera mundial pode acreditar quero ver quando ocorrer a copa que provavelmente sera desviado tráfego para os locais de jogos e ate gargalos em algumas rotas vindas destes estados.

http://www.criciumanet.com.br

JonasMT


Especialista
Especialista

demattos escreveu:
JonasMT escreveu:Pois é aqui mesmo esta fod$#$#, link dedicado absurdo de 1.140,00 o MB com lactencia e perca de pacote absurda adsl entao vixi...

Só esse mes passado perdi 5 cliente para 3g, desses 5 3 ja retornarao.

Fui obrigado a comprar um modem e mostrar ao cliente, tbm tenho uma adsl de 10mb na loja para quando necessario cliente testar a porcaria FACE inclusao e youtube que estao impossivel principalmente neste ultimo mes.

E pior que aqui é oi e nao tem outra solução =/

Boa dia a todos, queria que o amigo Marcos aqui do fórum desse uma lida neste seu post amigo jonasMt, por que quando falei que tem lugares que o mega custa mais de mil reais me em alguns lugares perguntaram em que ano estava por o link ele consegue a a menos de 100 reais o mega, rsrsr, Bom os efeitos negativos são enormes e devastador e o concorrente usa este pretexto e vende o peixe dele dizendo que o problema e sua estrutura, este caus previsível sera mundial pode acreditar quero ver quando ocorrer a copa que provavelmente sera desviado tráfego para os locais de jogos e ate gargalos em algumas rotas vindas destes estados.

Nego ta por fora dos preços de link mesmo, deve ser pq ele coto na regiao dele hehe. Aqui consegui esse valor apos 4 meses de muito choro e contatos diversos da oi aqui da regiao me dando uma força, alem claro que tive que fazer a compra CASADA de uns chips de celulares.

Meu concorente fala exatamente isso que vc cito, que o problema sao meus link que ele possui 2x dedicado quando na verdade tem 2x adsl de 1mb.

Nem vou chegar no merito da licensa,equipamente e afins pois nao é assunto do topico.

RESUMO: QUEM SÓ TEM OI A DISPOSIÇAO TA É FUDIDO

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Na verdade são todas as operadoras que estão falhando pessoal , infelizmente teremos que tomar alguma atitude drástica ou até mesmo uma nova ideia para contornar esta situação , como somos pequenos e atendemos diretamente o usuário não é fácil de ficar dando explicações cara a cara ou mesmo ficar ouvindo desaforos.

http://marquescsh.blogspot.com

Marco


Especialista
Especialista

Não generalize. Tenho 100 Mb da GVT e quando dá algum galho o problema é fora ou do lado de cá.

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Marco escreveu:Não generalize. Tenho 100 Mb da GVT e quando dá algum galho o problema é fora ou do lado de cá.

É exatamente isto , o problema é fora , de onde acha que são estas empresas que atuam no Brasil , de onde vem ? para aonde vão ? quando saem para as rotas internacionais compartilham do mesmo espaço físico ocasionando o gargalo , sendo este que não está somente em nosso País , mas sim em todo mundo , porém em algumas partes do mundo o gargalo ainda é pouco devido à organização da estrutura e topologia . Se tem alguém que conhece a topologia e arquitetura de toda esta estrutura física destas redes de Telecom , pode ter certeza amigo que conheço um pouco , pois como bem alguns me conhecem pessoalmente sabem que já tive acessos que nenhum aqui sequer sabe que existe .

http://marquescsh.blogspot.com

girusnet

girusnet
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Caros colegas em meu pensamento teremos que compartilhar muitos conhecimentos para tentar solucionar este problema nas rotas , inclusive passivo de um novo tópico criado por exemplo pelo noso amigo Marcio que creio eu ter uma boa experiência nestes procedimentos , pois o fator negativo já está pesando bem em minha carteira de clientes.

Marco


Especialista
Especialista

Marcio Marques escreveu:É exatamente isto , o problema é fora , de onde acha que são estas empresas que atuam no Brasil , de onde vem ? para aonde vão ? quando saem para as rotas internacionais compartilham do mesmo espaço físico ocasionando o gargalo , sendo este que não está somente em nosso País , mas sim em todo mundo , porém em algumas partes do mundo o gargalo ainda é pouco devido à organização da estrutura e topologia . Se tem alguém que conhece a topologia e arquitetura de toda esta estrutura física destas redes de Telecom , pode ter certeza amigo que conheço um pouco , pois como bem alguns me conhecem pessoalmente sabem que já tive acessos que nenhum aqui sequer sabe que existe .

Os típicos problemas de fora são esses que aconteceram com a Globo, Plugin social do Facebook e ChangeIP.
No dia 20 um cliente abriu chamado porque não conseguia acessar uma loja virtual. Nada mais era que uma manutenção de rotina no DreamHost.
Os chamados reduziram muito meramente colocando essas notificações na home da empresa.
Manutenções na rede interna são notificadas ao cliente ativando uma gravação na central telefônica. Coisa básica de Asterisk.
É uma mera questão de cuidar de seu link e manter o cliente informado.

silviola

silviola
MODERADOR
MODERADOR

Eu tenho uma idéia diferente, eu até já faço aqui de uma forma mais sutil, mas podemos fazer de uma forma mas profissional.

Na verdade se nem as operadoras grandes conseguem consertar as rotas, a gente não vai conseguir, no máximo a gente faz swap de links quem tem mais de 1 Link de operadoras diferentes, mas como muitos sabem, o problema está quase sempre na outra ponta, ou no meio do caminho em rotas inatingíveis pra gente intervir. Ou seja, os problemas são quase sempre com rotas ou nos sites com tráfego maior que suas capacidades.



Exemplos mais do que clássicos são Youtube e principalmente Facebook.


Bom, mas o que difere nós pequenos das grandes: relacionamento com o cliente.

Nós temos muito mais contato com o cliente do que operadoras grandes, e acreditem, dar satisfação ao cliente do que está ocorrendo, provar por A B que o problema não é com a gente, é um saco, mas tráz ele para a tua causa.

Aqui eu uso de 2 ferramentas.
Primeiro uma página dedicada somente a testes de velocidade:
http://inforosul.com.br/cliente/testecon.php

E segundo, um grupo no próprio Facebook, onde eu relato o dia a dia do provedor nos mínimos detalhes, informando toda e qualquer queda causada, prevista ou projetada. Além de outras minúcias que direta ou indiretamente atingem o cliente.

Em anexo está uma foto do grupo, mas vejam aqui o que eu escrevi no "Sobre" do Grupo:

Nós do Provedor Smart criamos este grupo com muitos propósitos, porém o mais importante é o estreitamento das relações entre cliente x provedor.

Este Grupo tem por finalidade, dentre outras coisas:
1. Funcionar como um LOG ( um registro ): todas as pequenas atividades do Provedor que tenham (ou tiveram) reflexo direto ou indireto aos clientes serão postadas aqui. A Página do Cliente já faz às vezes de mostrar avisos, mas lá em geral são postados apenas avisos de maior magnitude. Este espaço aqui servirá para relatos mais sutis, porém constantes. Ex: Todas as vezes que alguma antena de cliente ou alguma das torres precisarem ser reiniciadas, será relatado aqui. Embora costumemos sempre avisar pelo MSN / Chat do Face com antecedência quando é preciso realizar manutenções, nem sempre todo mundo está online nestes serviços, então este LOG aqui manterá um histórico e informará sempre quando houveram pequenas interrupções. Isso se torna interessante a partir do momento que distingue o que é queda por manutenção de quedas por problemas na rede. Em resumo: alguma coisa está parecendo estranha na sua internet, dá uma olhada neste Grupo, pois a resposta para seu problema poderá já estar aqui.

2. Caso algum cliente nos relate qualquer problema, seja problema no MSN, no Face, algum site que não esteja respondendo, lentidão em um determinado horário, em qualquer destas situações nós vamos postar aqui o relato e pedir ajuda dos demais clientes. Isso nos ajudará a detectar se o problema é generalizado, isolado ou está afetando apenas algum pequeno grupo, como os clientes de apenas determinada torre.

3. Dito isso, este espaço também é designado para que o próprio cliente faça o relato, a reclamação, ou seja, nós queremos, mais do que queremos, nós precisamos saber quando as coisas não vão bem. Pois só sabendo dos problemas, conseguiremos trabalhar para resolvê-los. Nós temos uma metodologia: "Melhor os clientes reclamarem para nós, do que reclamarem para os outros". Portanto, reclamem... sem medo. Não pensem que estarão incomodando com suas reclamações, na verdade vocês estarão nos ajudando a vos ajudar. Estamos sempre dispostos a sanar todas as suas dúvidas e correr atrás de todos os seus problemas, até resolvê-los.

4. Divulgaremos aqui também, novas implementações, ou ainda, novas idéias de implementações, e esperamos discutir com todos tais coisas. Embora sempre estejamos procurando fazer um “beija-flor”, às vezes, na visão do cliente uma nova idéia nossa pode parecer um enorme “morcego”. Abrimos espaço também para idéias partidas de vocês. Clientes antigos já perceberam que o provedor está sempre em constante transformação e renovação. Seria de gigantesca valia, se todos participassem e dessem idéias, que se metessem mesmo. Façam suas sugestões, dêem suas idéias, nós vamos avaliar a viabilidade técnica de cada uma delas. Mesmo que não seja possível a implementação por algum impedimento técnico, no mínimo vocês terão um retorno e uma justificativa bem fundamentada.

Contribuam, participem, reclamem! O espaço aqui é muito mais de vocês do que nosso.


Bom, qual a proposta, e se pudessemos de forma integrada testarmos os sites e informarmos aos clientes o status deste site criando uma média nacional. Não precisa ser todos os sites, mas os mais acessados. As mídias sociais ( sim, estou falando de vocês facebook/youtube )

Algo simples, como um esquema de cores pra cada site, indo do verde ao vermelho. Ou usando nota. Algo que o usuário final entenda quando tá bom, quando não tá.

Alguém criaria uma página de "status da internet brasileira" e nós donos e técnicos dos provedores poderíamos testar os sites e informar. Seríamos os alimentadores desta página, e ao mesmo tempo, forneceríamos ela a nossos clientes, para eles terem noção se o problema é no provedor, na região, no país, ou internacional. ( e a gente também teria essa noção ).

Acho até que pode ser possível fazer nossos próprios concentradores alimentarem diretamente, sem precisar do envolvimento humano. Mas eu particularmente não saberia fazer.

Fica a idéia, sou apoiador dela onde der, mas não saberia desenvolver tudo, precisamos de programadores.

Em suma: vamos ensinar internet aos clientes, nem todos aprenderão, mas os que aprenderem vão morrer abraçados com a gente
Anexos
Qual o tamanho do impacto negativo que a instabilidade nos links está causando em nossos Provedores ? Attachmentgrupo.jpg
Grupo Facebook
Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
(199 Kb) Baixado 8 vez(es)

demattos

demattos
MODERADOR
MODERADOR

silviola escreveu:Eu tenho uma idéia diferente, eu até já faço aqui de uma forma mais sutil, mas podemos fazer de uma forma mas profissional.

Na verdade se nem as operadoras grandes conseguem consertar as rotas, a gente não vai conseguir, no máximo a gente faz swap de links quem tem mais de 1 Link de operadoras diferentes, mas como muitos sabem, o problema está quase sempre na outra ponta, ou no meio do caminho em rotas inatingíveis pra gente intervir. Ou seja, os problemas são quase sempre com rotas ou nos sites com tráfego maior que suas capacidades.



Exemplos mais do que clássicos são Youtube e principalmente Facebook.


Bom, mas o que difere nós pequenos das grandes: relacionamento com o cliente.

Nós temos muito mais contato com o cliente do que operadoras grandes, e acreditem, dar satisfação ao cliente do que está ocorrendo, provar por A B que o problema não é com a gente, é um saco, mas tráz ele para a tua causa.

Aqui eu uso de 2 ferramentas.
Primeiro uma página dedicada somente a testes de velocidade:
http://inforosul.com.br/cliente/testecon.php

E segundo, um grupo no próprio Facebook, onde eu relato o dia a dia do provedor nos mínimos detalhes, informando toda e qualquer queda causada, prevista ou projetada. Além de outras minúcias que direta ou indiretamente atingem o cliente.

Em anexo está uma foto do grupo, mas vejam aqui o que eu escrevi no "Sobre" do Grupo:

Nós do Provedor Smart criamos este grupo com muitos propósitos, porém o mais importante é o estreitamento das relações entre cliente x provedor.

Este Grupo tem por finalidade, dentre outras coisas:
1. Funcionar como um LOG ( um registro ): todas as pequenas atividades do Provedor que tenham (ou tiveram) reflexo direto ou indireto aos clientes serão postadas aqui. A Página do Cliente já faz às vezes de mostrar avisos, mas lá em geral são postados apenas avisos de maior magnitude. Este espaço aqui servirá para relatos mais sutis, porém constantes. Ex: Todas as vezes que alguma antena de cliente ou alguma das torres precisarem ser reiniciadas, será relatado aqui. Embora costumemos sempre avisar pelo MSN / Chat do Face com antecedência quando é preciso realizar manutenções, nem sempre todo mundo está online nestes serviços, então este LOG aqui manterá um histórico e informará sempre quando houveram pequenas interrupções. Isso se torna interessante a partir do momento que distingue o que é queda por manutenção de quedas por problemas na rede. Em resumo: alguma coisa está parecendo estranha na sua internet, dá uma olhada neste Grupo, pois a resposta para seu problema poderá já estar aqui.

2. Caso algum cliente nos relate qualquer problema, seja problema no MSN, no Face, algum site que não esteja respondendo, lentidão em um determinado horário, em qualquer destas situações nós vamos postar aqui o relato e pedir ajuda dos demais clientes. Isso nos ajudará a detectar se o problema é generalizado, isolado ou está afetando apenas algum pequeno grupo, como os clientes de apenas determinada torre.

3. Dito isso, este espaço também é designado para que o próprio cliente faça o relato, a reclamação, ou seja, nós queremos, mais do que queremos, nós precisamos saber quando as coisas não vão bem. Pois só sabendo dos problemas, conseguiremos trabalhar para resolvê-los. Nós temos uma metodologia: "Melhor os clientes reclamarem para nós, do que reclamarem para os outros". Portanto, reclamem... sem medo. Não pensem que estarão incomodando com suas reclamações, na verdade vocês estarão nos ajudando a vos ajudar. Estamos sempre dispostos a sanar todas as suas dúvidas e correr atrás de todos os seus problemas, até resolvê-los.

4. Divulgaremos aqui também, novas implementações, ou ainda, novas idéias de implementações, e esperamos discutir com todos tais coisas. Embora sempre estejamos procurando fazer um “beija-flor”, às vezes, na visão do cliente uma nova idéia nossa pode parecer um enorme “morcego”. Abrimos espaço também para idéias partidas de vocês. Clientes antigos já perceberam que o provedor está sempre em constante transformação e renovação. Seria de gigantesca valia, se todos participassem e dessem idéias, que se metessem mesmo. Façam suas sugestões, dêem suas idéias, nós vamos avaliar a viabilidade técnica de cada uma delas. Mesmo que não seja possível a implementação por algum impedimento técnico, no mínimo vocês terão um retorno e uma justificativa bem fundamentada.

Contribuam, participem, reclamem! O espaço aqui é muito mais de vocês do que nosso.


Bom, qual a proposta, e se pudessemos de forma integrada testarmos os sites e informarmos aos clientes o status deste site criando uma média nacional. Não precisa ser todos os sites, mas os mais acessados. As mídias sociais ( sim, estou falando de vocês facebook/youtube )

Algo simples, como um esquema de cores pra cada site, indo do verde ao vermelho. Ou usando nota. Algo que o usuário final entenda quando tá bom, quando não tá.

Alguém criaria uma página de "status da internet brasileira" e nós donos e técnicos dos provedores poderíamos testar os sites e informar. Seríamos os alimentadores desta página, e ao mesmo tempo, forneceríamos ela a nossos clientes, para eles terem noção se o problema é no provedor, na região, no país, ou internacional. ( e a gente também teria essa noção ).

Acho até que pode ser possível fazer nossos próprios concentradores alimentarem diretamente, sem precisar do envolvimento humano. Mas eu particularmente não saberia fazer.

Fica a idéia, sou apoiador dela onde der, mas não saberia desenvolver tudo, precisamos de programadores.

Em suma: vamos ensinar internet aos clientes, nem todos aprenderão, mas os que aprenderem vão morrer abraçados com a gente

Boa Ideia, mas quem tomaria a frente na programação da pagina web, algo com cadastro de provedores e assim pontuando os principais sites e desta forma ter um gráfico tipo enquete ou ate um mapa com os principais focos de congestionamento, algo tipo o site http://www.listacaiu.com.br/ mas mais intuitivo para os clientes visualizarem. Sobre avisar os clientes tenho uma area no meu site onde tem noticias e mantemos atualizados mas a ideia do facebook e interessante mas com instabilidade que o mesmo se encontra pode ate ele nao funcionar rsrs


abraco a todos

http://www.criciumanet.com.br

silviola

silviola
MODERADOR
MODERADOR

Pois é... é PHP / SQL sem muita dificuldade.
Eu faço o layout (html) se alguém se dispor a fazer PHP/SQL.

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