FCC quer liberar espectro não-licenciado para melhorar conexão Wi-Fi

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

FCC quer liberar espectro não-licenciado para melhorar conexão Wi-Fi

Mensagem  demattos em Sex 11 Jan - 17:02

FCC quer liberar espectro não-licenciado para melhorar conexão Wi-Fi


A FCC, órgão regulador das comunicações nos Estados Unidos, quer aumentar a velocidade da conexão Wi-Fi e, com isso, aliviar o congestionamento em importantes hubs, como aeroportos ou locais onde acontecem grandes eventos.

A informação é do presidente da agência, Julius Genachowski, que falou nesta quarta-feira, 9, na CES, que acontece esta semana em Las Vegas. Segundo ele, a medida também ajudará a aumentar a velocidade nas redes residenciais, onde cada vez mais dispositivos estão conectados simultaneamente. Com isso o órgão regulado pretende liberar mais espectro não-regulado para uso do chamado Gigabit Wi-Fi.

Entre os principais motivos que levaram a FCC a investir na comunicação mais rápida, disse Genachowski, está o aumento da capacidade de distribuição de vídeo HD.

A primeira medida, diz o regulador, acontecerá no próximo mês, quando a FCC pretende liberar 195 MHz no espectro de 5 GHz. Será, diz ele, o maior bloco de espectro não-licenciado a ser liberado para o Wi-Fi desde 2003.

Quando li esta materia no site da teletime achei extraordinaria a noticia, a ideia de liberar mais espectro para as frequencia de 5Ghz, mas logo minha alegria se apagou lembrei do pais onde convivo. No brasil tudo anda contra mao dos orgao regulamentadores mundiais, enquando no brasil somente as frequencias de 900Mhz ( parte dela ) 2.4 e 5 Ghz( com limitacoes de canais) e liberado no brasil em outros paises as frequencias de 3 Ghz, 6 Ghz , 10Ghz e 24 Ghz sao frequencia livres.Fico pensando ate quando ficaremos atrazados em relacao o restante do mundo. Para ter uma ideia o 4G esta enfrentando problemas de frequencias ja por que aquie e tudo diferente do resto do mundo.


Mas vamos la, um dia quem sabe o gigante como diz o hino nacional se desperta.


abracos a todos.

_________________
Rodrigo Rodrigues de Mattos
Téc. em Eletronica
Usuario Linux e mikrotik
avatar
demattos
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 674
Pontos : 103453
Reputação : 1609
Data de inscrição : 02/02/2012
Idade : 40
Localização : criciuma / SC

Ver perfil do usuário http://www.criciumanet.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: FCC quer liberar espectro não-licenciado para melhorar conexão Wi-Fi

Mensagem  Marcio Marques em Sex 11 Jan - 18:35

Bom meu amigo demattos, como já conversamos à uns dias atrás meu amigo, e explicando agora para outros membros aqui de nosso fórum , nos EUA assim como outros países há uma melhor facilidade para a liberação destas frequências devido a extrema capacidade de organização dos mesmos não deixando que várias operadoras se apoderarem de uma mesma região ao mesmo tempo .

Com conhecimento de causa pois como alguns sabem tive a oportunidade de morar e trabalhar lá .

Acontece que em vários países como os EUA em alguns estados é claro, pois para conhecimento de causa , a maioria das leis nos EUA são estaduais, é feita uma licitação para que apenas uma operadora opere na região do estado obedecendo não só as normas de qualidade assim como os deveres com os consumidores, ou seja , não acontece este emaranhado de interferências que acontece aqui devido a extrema falta de organização e fiscalização .

Claro que há casos em que mais de uma operadora será necessário para atender a demanda e neste caso também tudo se organiza através também de uma licitação feita pelo governo do estado.

Sendo assim tudo fica mais fácil para se gerir , pois tudo começa pela organização do governo do estado até chegar ao consumidor .

Existe também o fato de que nos EUA as terras são muito planas , com poucos morros salve os casos dos canyons de alguns estados mas que são regiões raramente habitadas .
Este fato faz com que a propagação das ondas de rádio não sofram este chicoteamento que acontece ondas de rádio aqui em nosso Brasil devido ao fato de conflito de várias frequências assim como barreias ex: montanhas.

Infelizmente aqui em nosso Brasil esta tecnologia em minha opinião pessoal nunca chegará a ser implantada , pois bem como vc mesmo disse o 3 G sequer está funcionando como devia quem dirá o resto.

Grande Abraço meu amigo !

_________________
Analista de Sistemas e Consultoria para Provedores de Internet
avatar
Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Mensagens : 1226
Pontos : 104704
Reputação : 3215
Data de inscrição : 02/02/2012
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte

Ver perfil do usuário http://marquescsh.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum