FPI - Fórum para Provedores de Internet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
FPI - Fórum para Provedores de Internet


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Dica para montar Provedor via rádio "Ajuda"

+2
morais2707
surfinhu
6 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

surfinhu


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Bom dia, pessoal.

Descobri o fórum hoje e vi que bastante gente ajuda aqui quem ainda tá começando, então me senti a vontade para tirar umas dúvidas.

Tenho interesse em montar um provedor a rádio aqui no RJ e gostaria da ajuda de vocês nesse cenário abaixo:

Dica para montar Provedor via rádio "Ajuda" Rede

Se não conseguir visualizar a foto toda:
http://2.bp.blogspot.com/-kEA0aLKfHwE/UXtvLE9NXUI/AAAAAAAAAdo/At-rj8CeAac/s1600/rede.jpg

Se tiver alguma alma caridosa, por favor, detalhe o máximo sobre o equipamento, quantidade, pra qual setor irá e qual função.

Peço desculpas se ofendi alguém e/ou ao fórum. Como estou começando agora, preciso pegar conhecimento, ler experiências, me situar e ver onde irei pisar.

Muito obrigado e abraço a todos!

morais2707

morais2707
MODERADOR
MODERADOR

falando da parte física(equipamentos), no enlance onde recebe internet para o outro ponto vc coloca duas nanobridge m5

>>>http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-476101323-antena-nanobridge-ubnt-nb5g22-m5-22dbi-nano-bridge-nb-5g22-_JM

e para enviar para os clientes usa paineis setoriais, com routerboad e cartão.

tem que veriaficar qual ângulo que vai atingir nos clientes, ( que estão na frente/clientes)

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Seja bem vindo amigo !
Com certeza continuará obtendo ajuda do pessoal aqui do fórum, basta continuar postando suas dúvidas.
Desde já gostaria de lembrar que deve obter todas as licenças necessárias para que assim como muitos aqui que começaram , comece também da melhor maneira possível, constituindo empresa e tudo que é necessário para seusfuncionamento.

Abraço !

http://marquescsh.blogspot.com

surfinhu


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Oi, pessoal.

Primieiramente, obrigado a todos pelo retorno!
morais2707 escreveu:falando da parte física(equipamentos), no enlance onde recebe internet para o outro ponto vc coloca duas nanobridge m5
Perguntas:
1) Existe um provedor pirata que recebe o link através de antenas de grade. Nesse caso, qual seria a melhor solução, grade (como já existe com esse provedor) ou essa antena mais fechada que você aconselhou?

2) Qual seria o melhor padrão a se usar nessa distância de 8km, o 802.11a ou 802.11b?

morais2707 escreveu:e para enviar para os clientes usa paineis setoriais, com routerboad e cartão.
1) Nesse provedor que já existe, ele envia pros clientes também com a de grade, assim como os clientes recebem com a de grade. Todas do mesmo tamanho, eu acho. Melhor ou pior?

2) O que seria esse "cartão" que todo mundo fala? Poderia me explicar melhor, por favor?

Marcio Marques escreveu:Seja bem vindo amigo !
Com certeza continuará obtendo ajuda do pessoal aqui do fórum, basta continuar postando suas dúvidas.
Desde já gostaria de lembrar que deve obter todas as licenças necessárias para que assim como muitos aqui que começaram , comece também da melhor maneira possível, constituindo empresa e tudo que é necessário para seusfuncionamento.

Abraço !
Obrigado pelas boas-vindas, amigo!

Sim, eu tenho interesse em tirar o SCM e já estou me informando certinho disso junto à Anatel. Sobre o SCM, para provedores regionais, o valor foi realmente diminuído para R$400? Pergunto porque li sobre a consulta pública 45.

Abraços a todos!

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Estas novas normas com valores menores ainda não foram aprovadas amigo , e infelizmente acho que ainda demora.
Tente outros caminhos , porém de ante mão já lhe falo tudo está muito complicado a não ser um SCM mesmo.

http://marquescsh.blogspot.com

surfinhu


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Marcio Marques escreveu:Estas novas normas com valores menores ainda não foram aprovadas amigo , e infelizmente acho que ainda demora.
Tente outros caminhos , porém de ante mão já lhe falo tudo está muito complicado a não ser um SCM mesmo.

Então terei que desembolsar os R$9.000 mesmo? Que absurdo!

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

R$ 9.000,00 somente as taxas da ANATEL + engenheiro e outras coisas +- total de R$ 15.000,00.
Tem o SVA , mas terá de tomar muito cuidado pois existem várias empresa com problemas em SVA.
O caminho é difícil meu amigo .

http://marquescsh.blogspot.com

surfinhu


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Marcio Marques escreveu:R$ 9.000,00 somente as taxas da ANATEL + engenheiro e outras coisas +- total de R$ 15.000,00.
Tem o SVA , mas terá de tomar muito cuidado pois existem várias empresa com problemas em SVA.
O caminho é difícil meu amigo .
Fora os equipamentos! Triste... =/

Amigo, queria saber se em cada antena eu vou ter que ter energia ou se é possível colocar painel solar. Queria saber como vocês resolvem isso.

Outra coisa: quando criamos uma antena repetidora apenas para passar o sinal mesmo, recebemos por uma antena e repassamos por outra? ou temos que ter uma RB no meio das duas antenas dessa repetidora?

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Tem muito tutoriais aqui meu amigo, vá com calma , passo a passo, dúvida após dúvida.

Abraço !

http://marquescsh.blogspot.com

surfinhu


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Marcio Marques escreveu:Tem muito tutoriais aqui meu amigo, vá com calma , passo a passo, dúvida após dúvida.

Abraço !

Sim, claro, claro! Estou tentando aprender o máximo.

Já trabalho com rede (cabeada) e Linux. Wireless está sendo um novo aprendizado na área de redes, já que ficamos limitados à cabeada onde trabalhamos e, raramente, usamos rádio.

Peço desculpas por qualquer incômodo, meu caro.

Forte abraço!

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Faça um projetinho melhor , ou seja , um desenho melhor rsrsrsr, para indicarmos perfeitamente o que fazer amigo.
Como por exemplo o ângulo que a distribuição vai acontecer e também quantos megas pretende distribuir para cada cliente assim como quantos megas irá passar em PTP.

Abraço !

http://marquescsh.blogspot.com

surfinhu


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Verdade! Ficou muito amador. rs..

Vou mandar algo mais detalhado e organizado para um melhor entendimento. Fica difícil até pra ajudar! rs

surfinhu


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Pessoal, gostaria que dessem uma olhada nesse cenário.

A parte em vermelho é a que eu quero abranger. Coloquei os comprimentos máximos das extremidades para cálculo de equipamento.

Dica para montar Provedor via rádio "Ajuda" Lameirao
CLIQUE NA FOTO PARA A IMAGEM EM TAMANHO REAL

Ponto-a-Ponto:
- comprimento: 1.85Km;
- equipamento: 2 x Ubiquiti NanoBridge M5 22dBi (5.8GHz usando 802.11a).
DÚVIDAS:
1) É recomendável usar o padrão 802.11a em Ponto-a-Ponto mesmo?
2) Quais rádios são aconselháveis? Por favor, rádios de qualidade pra ficar algo mais robusto.
3) É possível usar o padrão 802.11a nos PTP's usando a NanoBridge? Li que precisaria desabilitar o AirMax.

Ponto-a-muti:
- desce da antena para o painel setorial;
- comprimento máximo: 1.43Km;
- 2 x Painel Setorial Ubiquiti (2.8GHz usando 802.11g) com 90º de abrangência.
DÚVIDAS:
1) É recomendável usar painéis setoriais nessa situação? Se sim, quais? Se não,
o que? Qual angulação?
3) O que usar para dar continuidade ao Ponto-a-Ponto e, ainda assim, conseguir distribuir para os clientes dessa área? Usar RouterBoard? Se sim, qual?
3) Quais antenas usar nos clientes? Pode ser grade ou melhor não? Por favor, explique o porquê. Quantos dBi?

OBS: Lembrando que não pararia na "Station 2". Ela também seria um ponto-a-ponto para outras NanoBridges que fariam a mesma distribuição para clientes de outras áreas.Pergunto isso tudo porque vejo muita gente falando "aqui fiz isso e tá legal", mas se tiver que expandir, fica preso por causa das limitações dos equipamentos.

Gostaria de ideias e críticas ao projeto. Podem castigar! rs

Abraços.

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Agora ficou melhor meu amigo, mas nos diga o que pretende a respeito de tráfego , quantos clientes e a quanto quer prover de velocidade para cada .

http://marquescsh.blogspot.com

surfinhu


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Agora ficou mais digno! rs

Vamos lá..

O link será de 4mbits compatilhados para os clientes dessa área e de mais uma outra (o outro PTP que comentei). Quero também bloquear o número de sessões por cliente para dar uma segurada nos P2P da vida, que consomem muito e criam milhares de sessões. Tem como limitar isso na RouterBoard?

Inicialmente, quero por à disposição pra essa área os 4mbits mesmo, mas limitando a 400k por cliente quando disponibilizar pro outro PTP e o link começar a apertar.

E cobrando um valor de R$50. Acho que consigo uns 20 clientes nessa área, não sei.

Marcio Marques

Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Para apenas 20 clientes amigo, pode usar nano mesmo, em minha opinião poderia usar nano para tudo , até mesmo para o PTP.

http://marquescsh.blogspot.com

silviola

silviola
MODERADOR
MODERADOR

surfinhu escreveu:Agora ficou mais digno! rs

Vamos lá..

O link será de 4mbits compatilhados para os clientes dessa área e de mais uma outra (o outro PTP que comentei). Quero também bloquear o número de sessões por cliente para dar uma segurada nos P2P da vida, que consomem muito e criam milhares de sessões. Tem como limitar isso na RouterBoard?

Inicialmente, quero por à disposição pra essa área os 4mbits mesmo, mas limitando a 400k por cliente quando disponibilizar pro outro PTP e o link começar a apertar.

E cobrando um valor de R$50. Acho que consigo uns 20 clientes nessa área, não sei.

Não vou fazer a análise topológica, só entrei aqui pra avisar que não há como controlar numero de sessões do P2P pois ele usa UDP. Alternativamente pode-se limitar a velocidade dos clientes com marcação layer7, porém apenas clientes que não usam obfuscação cairiam na "malha". É mais fácil você aumentar a banda do http do que diminuir a do P2P ( ficou paradoxal, mas é verdade ).

demattos

demattos
MODERADOR
MODERADOR

Bom dia vamos la, vou dar minha contribuição

surfinhu escreveu:
Ponto-a-Ponto:
- comprimento: 1.85Km;
- equipamento: 2 x Ubiquiti NanoBridge M5 22dBi (5.8GHz usando 802.11a)..
Quanto ao ponto a ponto pela distância a cobrir os nanobridge de 22dbi estão ótimos ate por que o trafego e e pequeno era dar conta e sobrar ainda. Eu na minha opinião pessoal não gosto muito de usar nanobrige pelo fato se queimar a ponteira tem que trocar tudo, ai uso dico de 22dbi da aquário com bullet 5 ou M5, o M5 e melhor mas o 5 já da conta.
surfinhu escreveu:
DÚVIDAS:
1) É recomendável usar o padrão 802.11a em Ponto-a-Ponto mesmo?
2) Quais rádios são aconselháveis? Por favor, rádios de qualidade pra ficar algo mais robusto.
3) É possível usar o padrão 802.11a nos PTP's usando a NanoBridge? Li que precisaria desabilitar o AirMax

A resposta para todas as perguntas de 1 a 3 e o seguinte usar equipamentos da linha M da ubnt e não usar airmax e tiro no pé, o diferencial destes equipamentos e o airmax.Os equipamentos sugeri nos dados acima.

surfinhu escreveu:
Ponto-a-muti:
- desce da antena para o painel setorial;
- comprimento máximo: 1.43Km;
- 2 x Painel Setorial Ubiquiti (2.8GHz usando 802.11g) com 90º de abrangência.

Ótima escolha mas como sua intensão sao poucos clientes um base statiom de 120 graus 19dbi com rocket ai vem o airmax se for para usar um aparato destes tem que usar clientes também nanoloco M2 ou nanostation M2, se não coloca um Mk rb 411 AH dois painel 90 graus ( horizontal ou vertical ) oiw tech com cartão e kit cliente normal tem vários no mercado ótimos.

Opnião para outros ptp use elase separados ok, ou seja, uma para torre.
Abraços

http://www.criciumanet.com.br

morais2707

morais2707
MODERADOR
MODERADOR

O Marcio falou o que eu tinha pensado, na questão da distância umas nano no ponto a ponto dava blz e nos clientes tbm, mais percebi que vc quer investir, e quando si investe em qualidade, logo terá retorno, clientes felizez, vc começa com 10 clientes e em 1 Mês garanto chegar aos 25, pois bem, faça o ponto a ponto com nanobridge mesmo, e nas antenas para enviar, e matar logo a pau, coloca umas basestation com rocket.

Isso é a lógica pra ficar não 100% e sim 1000% agora s for mau configurado, interferencia, posição das antenas, etc, nada feito

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-479298723-airmax-basestation-am-5g16-120-16dbi-120-5ghz-rocket-m5-_JM

vc pode comprar separado

demattos

demattos
MODERADOR
MODERADOR

Boa Noite, vou deixar aqui uma posicao minha a respeito de PtP, nunca mas nunca use nanoloco ou station para fazer ptp um dos grandes motivos do espectro em 5,8 esta ficando poluido e o uso de setorial para fazer ptp, um nanostation ou loco tem angulo de abertura de 45 a 60 graus nao foi feita para este fim, mas foi projetada para recepcao cliente. Entao amigo vamos fazer uma apelo para na uso de nanostation ou nanoloco em uso de ptp mas sim usar antenas direcionais.



obrigado.

O espectro de 5 Ghz agradece

http://www.criciumanet.com.br

silviola

silviola
MODERADOR
MODERADOR

demattos escreveu:Boa Noite, vou deixar aqui uma posicao minha a respeito de PtP, nunca mas nunca use nanoloco ou station para fazer ptp um dos grandes motivos do espectro em 5,8 esta ficando poluido e o uso de setorial para fazer ptp, um nanostation ou loco tem angulo de abertura de 45 a 60 graus nao foi feita para este fim, mas foi projetada para recepcao cliente. Entao amigo vamos fazer uma apelo para na uso de nanostation ou nanoloco em uso de ptp mas sim usar antenas direcionais.

obrigado.

O espectro de 5 Ghz agradece
Apoiado!!!!

E digo mais, usar antenas direcionais também nos clientes ameniza bastante a auto interferência. Principalmente em TDMA onde não há mais o problema do "nó oculto".

demattos

demattos
MODERADOR
MODERADOR

silviola escreveu:
demattos escreveu:Boa Noite, vou deixar aqui uma posicao minha a respeito de PtP, nunca mas nunca use nanoloco ou station para fazer ptp um dos grandes motivos do espectro em 5,8 esta ficando poluido e o uso de setorial para fazer ptp, um nanostation ou loco tem angulo de abertura de 45 a 60 graus nao foi feita para este fim, mas foi projetada para recepcao cliente. Entao amigo vamos fazer uma apelo para na uso de nanostation ou nanoloco em uso de ptp mas sim usar antenas direcionais.

obrigado.

O espectro de 5 Ghz agradece
Apoiado!!!!

E digo mais, usar antenas direcionais também nos clientes ameniza bastante a auto interferência. Principalmente em TDMA onde não há mais o problema do "nó oculto".

Estamos enfrentando um problema sério, antigamente os kit clientes eram grades tudo direcional, Hoje de usa nos clientes o CPE com antenas integradas não só nanostation, cito o nano por que ele que popularizou os kit clientes com estes modelos, mas vejo aqui a frequência 5 Ghz se acabando aos poucos por que os ptp são feitos com estas CPEs e um frequência que podia ser usada só para ptp esta sendo usando com abertura de 45 a 60 graus para usar com um único receptor. E um movimento que tem que repercutir na mentalidade dos novos empreendedores do ramos de provimento. Um curso de instalação ou de wireless e entender o principio de funcionamento para não acabar com a frequência de 5 Ghz, eu acredito que o 2.4 com TDMA vai ressurgir com forca porque tem lugar que não da mais para trabalhar com 5Ghz por falta de censo na ocupação desta frequência.

abraço a todos

http://www.criciumanet.com.br

surfinhu


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

silviola escreveu:Não vou fazer a análise topológica, só entrei aqui pra avisar que não há como controlar numero de sessões do P2P pois ele usa UDP. Alternativamente pode-se limitar a velocidade dos clientes com marcação layer7, porém apenas clientes que não usam obfuscação cairiam na "malha". É mais fácil você aumentar a banda do http do que diminuir a do P2P ( ficou paradoxal, mas é verdade ).
Entendo. Mas e se eu fechar todas as portas UDP e TCP e deixar passar apenas as vitais (navegação, mikrotik + mk-auth, etc)? Fiz esse teste e deu certo; consegui bloquear o utorrent. Não tentei com a opção "obfuscação" ativa ainda, só a normal. Esqueci dessa! rs.. E outra coisa: acho que analisar tráfego de camada 7 puxaria muito processamento do Mikrotik, coisa que ele não tem muito!

demattos escreveu:Bom dia vamos la, vou dar minha contribuição
Quanto ao ponto a ponto pela distância a cobrir os nanobridge de 22dbi estão ótimos ate por que o trafego e e pequeno era dar conta e sobrar ainda. Eu na minha opinião pessoal não gosto muito de usar nanobrige pelo fato se queimar a ponteira tem que trocar tudo, ai uso dico de 22dbi da aquário com bullet 5 ou M5, o M5 e melhor mas o 5 já da conta.

Você acha que as de disco da aquário faria esse trabalho com a mesma qualidade e estabilidade que as NanoBridges?

demattos escreveu:Ótima escolha mas como sua intensão sao poucos clientes um base statiom de 120 graus 19dbi com rocket ai vem o airmax se for para usar um aparato destes tem que usar clientes também nanoloco M2 ou nanostation M2, se não coloca um Mk rb 411 AH dois painel 90 graus ( horizontal ou vertical ) oiw tech com cartão e kit cliente normal tem vários no mercado ótimos.
Não consegui achar a de 120º homologada. Posso colocar duas de 90? Quantos clientes aguentaria cada antena de 90º e 16dbi? Eu quero usá-las lado a lado pra fechar 180º.

demattos escreveu:Opnião para outros ptp use elase separados ok, ou seja, uma para torre. Abraços
Então, em cada ponto de distribuição usando as setoriais, eu teria que colocar mais uma antena direcional na "torre-fonte" do sinal, receber numa outra direcional e passar para as setoriais depois?

silviola escreveu:E digo mais, usar antenas direcionais também nos clientes ameniza bastante a auto interferência. Principalmente em TDMA onde não há mais o problema do "nó oculto".
Eu pretendo colocar as direcionais de grade para cliente pois, pra mim, ameniza a propagação de sinal "desnecessário", já que eu vou pegar de uma fonte só e eu sei onde essa fonte está. Você aconselharia de grade mesmo? À essa distância dos clientes, você aconselharia um rádio de quantos dBi pra não saturar a fonte e poder colocar mais clientes (uns 100, no mínimo) futuramente?

Abraços galera!

silviola

silviola
MODERADOR
MODERADOR

surfinhu escreveu:Entendo. Mas e se eu fechar todas as portas UDP e TCP e deixar passar apenas as vitais (navegação, mikrotik + mk-auth, etc)? Fiz esse teste e deu certo; consegui bloquear o utorrent. Não tentei com a opção "obfuscação" ativa ainda, só a normal. Esqueci dessa! rs.. E outra coisa: acho que analisar tráfego de camada 7 puxaria muito processamento do Mikrotik, coisa que ele não tem muito!
Bom... é o sistema bastante utilizado em empresas, onde barra tudo e libera por exceção.
Só prepare-se para dar bastante suporte, no começo uma demanda altíssima de reclamações de jogos que não funcionam, teamviewer, programa da receita que não transmiste, conectividade social que não entra, skype que não abre câmera, etc etc etc. Depois ameniza, mas sempre continuam, pois vez ou outras as portas são trocadas... Posso dizer isso com propriedade pois trabalhei de Analista de Rede em 2 empresas. Não chega a ser infernal... mas é trabalhoso.

surfinhu escreveu:Eu pretendo colocar as direcionais de grade para cliente pois, pra mim, ameniza a propagação de sinal "desnecessário", já que eu vou pegar de uma fonte só e eu sei onde essa fonte está. Você aconselharia de grade mesmo? À essa distância dos clientes, você aconselharia um rádio de quantos dBi pra não saturar a fonte e poder colocar mais clientes (uns 100, no mínimo) futuramente?
Um bom estudo de relação distância equipamento pode ser extraído daqui: https://fpibrasil.forumeiros.com/t637-atualmente-qual-o-melhor-equipamento-wireless-para-uso-no-cliente

Agora 100 clientes em um Rádio emissor apenas não rola... ponha no mínimo 3 ou 4 painéis.

surfinhu


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Vou acompanhar o tópico, valeu!

silviola escreveu:Agora 100 clientes em um Rádio emissor apenas não rola... ponha no mínimo 3 ou 4 painéis.

Posso colocar mais de um painel cobrindo a mesma zona?

silviola

silviola
MODERADOR
MODERADOR

Pode sim.

Faça um projeto separando bem os canais, e diferentes inclinações para atender a diferentes distâncias.

Se possível ponha painéis com ganho mais alto em cima.



Ex ( suposição de uma torre de 20m ) :
1- Basestation de 20dBi bem em cima, levemente inclinada (5º) , para atender clientes acima de 3Km.
2- Basestation de 16dBi no meio, médiamente inclinada (10º), para atender clientes de 1 a 3Km.
3- Basestation de 16dBi embaixo, mais inclinada (20º), para atender clientes de 0 a 1Km.

* Distancie os paineis verticalmente ( e/ou horizontalmente ) de forma que um deles não capte nenhum dos outros 2 com sinal superior a -40. Caso o espaço físico seja curto, tente isolar a fuga lateral/superior/inferior com manta asfáltica. Recomendo, se o bolso permitir, a usar Rockets Titanium para minimizar a autointerferência.

surfinhu


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

silviola escreveu:Pode sim.

Faça um projeto separando bem os canais, e diferentes inclinações para atender a diferentes distâncias.


Eu quero pegar, no máximo, o cliente de 1.43Km. Acha que precisarei de quantas, mais ou menos?

Dica para montar Provedor via rádio "Ajuda" Lameirao

silviola

silviola
MODERADOR
MODERADOR

Olhando a foto.
3un de 16dBi / 90º . Todas com mesma inclinação mas afastadas fisicamente na torre horizontal e/ou verticalmente ( ideal é ambos ).


2 já daria conta do recado no quesito amplitude, porém, no quesito clientes / rádio não seria indicado.


Em média, um Rocket com bastantes conexões ativa trabalhando em N com Airmax distribui na faixa de 15MB em TCP ( um pouco menos talvez, esse valor pode variar bastante dependendo de muuuuitos fatores ).


Uma margem segura nos diria para cadastrar no máximo 40 clientes de 1MB. Clientes cadastrados ok, não ativos.

Seriam então 40 clientes de 1MB por painel em média.



Sendo tua torre central... ponha 1 painel, e este painel vai pagar os outros 2. Invista pesado na qualidade, ponha já Painéis blindados com Rocket blindados, já que vai ficar tudo mais ou menos aglomerado.

surfinhu


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Mas e se eu usar a BaseStation ao invés dessas Rockets carinhas? rs.. Quantos clientes 600k posso pendurar por BaseStation de 16dbi e 90 graus?

silviola

silviola
MODERADOR
MODERADOR

A Basestation é apenas a antena setorial, o Rocket é o rádio.
Precisa de ambos para funcionar.

Em 600k, Rocket M5 aguentaria 23 clientes consumindo banda simultaneamente com TDMA ativo.
14000k / 600k = 23,3


O resto é estimativa, eu estimo que para atingir o consumo de 14000k seriam necessários por volta de 70 clientes de 600k cadastrados. PS: Inclusive esta estimativa de 14Mb também é especulação, baseada não em documentação, mas em aplicação prática.

Leve em consideração que quanto menor o número de clientes conectados, mais rapidamente o Rocket atende. Logo o inverso também é válido, ou seja, mais clientes, menos agilidade. Eu acredito que passando dos 20/30 clientes conectados a latência já começa a perder um pouco de saúde.

surfinhu


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

As explicações são de muita utilidade mesmo!

Agora, tenho outro problema: o centro da cidade tem uma carência muito grande, então, acho que alcançarei uns 100 bem rápido! rs.. Como eu conseguirei ter uma solução pra essa galera toda? Usaria um número maior desses mesmos equipamentos ou teria que comprar de outra marca pra algo mais robusto? Uma torre nova ou ainda na mesma torre?

Outras dúvidas:
- Como os clientes navegarão a 600k, posso limitá-los para 1mbps e tendo -92dBm?
- Teria como diminuir a força do sinal no cliente?
- Diminuindo o ganho, não sobrecarregaria tanto o BaseStation e assim poderia colocar mais clientes nessa mesma setorial?
- Reduzindo a velodidade (logo, o sinal também para -92dBm), eu teria uma estabilidade maior nessa conexão do cliente?

Abraços!

silviola

silviola
MODERADOR
MODERADOR

surfinhu escreveu:Agora, tenho outro problema: o centro da cidade tem uma carência muito grande, então, acho que alcançarei uns 100 bem rápido! rs.. Como eu conseguirei ter uma solução pra essa galera toda? Usaria um número maior desses mesmos equipamentos ou teria que comprar de outra marca pra algo mais robusto? Uma torre nova ou ainda na mesma torre?
Mais clientes, mais APs. O Rocket já seria um dos mais robustos. A melhor opção hoje seria mini-células, você distribui as torres na área e instala setores. Porém como seu setor total é relativamente pequeno, 3 Rockets + 3 Basestations seria uma boa idéia, pra começo.

surfinhu escreveu: Outras dúvidas:
- Como os clientes navegarão a 600k, posso limitá-los para 1mbps e tendo -92dBm?
Não entendi essa parte direito, mas se a idéia é limitar a velocidade reduzindo o nível de sinal ou mesmo forçando uma modulação mais baixa, não faça isso. Mantenha o nível de sinal entre -58 e -63 e limite a velocidade controlando banda, de preferência utilizando outro sistema, como o MK.


surfinhu escreveu:
- Teria como diminuir a força do sinal no cliente?
Você no máximo consegue reduzir o sinal de TX do cliente, aumentando e diminuindo a potência do rádio, sinal de RX depende do AP, e este é fixo, por isso sinal de RX no cliente fica determinado basicamente pelo ganho da antena.


surfinhu escreveu:
- Diminuindo o ganho, não sobrecarregaria tanto o BaseStation e assim poderia colocar mais clientes nessa mesma setorial?
A melhor forma de manter a saúde do AP, é manter nivelada a potencia de RX e TX de todos os clientes dentro do intervalo -58 -63 ( sem exceção ).

surfinhu escreveu:
- Reduzindo a velodidade (logo, o sinal também para -92dBm), eu teria uma estabilidade maior nessa conexão do cliente?
Diminuindo o sinal não, diminuindo a modulação, talvez. Porém você perde bastante banda no geral.

surfinhu


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

silviola escreveu:
surfinhu escreveu:Agora, tenho outro problema: o centro da cidade tem uma carência muito grande, então, acho que alcançarei uns 100 bem rápido! rs.. Como eu conseguirei ter uma solução pra essa galera toda? Usaria um número maior desses mesmos equipamentos ou teria que comprar de outra marca pra algo mais robusto? Uma torre nova ou ainda na mesma torre?
Mais clientes, mais APs. O Rocket já seria um dos mais robustos. A melhor opção hoje seria mini-células, você distribui as torres na área e instala setores. Porém como seu setor total é relativamente pequeno, 3 Rockets + 3 Basestations seria uma boa idéia, pra começo.
Como ficaria a conexão física desses 3 Rockets + 3 BaseStations? Receberia o sinal pela NanoBridge (vindo do ponto-a-ponto) e distribuiria dela para as Setoriais (BaseStation e Rockets) através do Mikrotik?
Por favor, dê uma olhada na imagem que criei. OBS: observando a antena de trás.
Dica para montar Provedor via rádio "Ajuda" 9qy6i9

silviola escreveu:
surfinhu escreveu: Outras dúvidas:
- Como os clientes navegarão a 600k, posso limitá-los para 1mbps e tendo -92dBm?
Não entendi essa parte direito, mas se a idéia é limitar a velocidade reduzindo o nível de sinal ou mesmo forçando uma modulação mais baixa, não faça isso. Mantenha o nível de sinal entre -58 e -63 e limite a velocidade controlando banda, de preferência utilizando outro sistema, como o MK.
Eu queria mesmo é fazer com que o cliente navegasse a velocidade contratada até mesmo na rede interna, reduzindo assim o throughput dessa antena no geral. Aí não saberia qual seria o melhor caminho para fazê-lo. Mas sempre mantendo a qualidade para, quando necessário, subí-lo de velocidade sem maiores problemas.

silviola escreveu:
surfinhu escreveu:
- Teria como diminuir a força do sinal no cliente?
Você no máximo consegue reduzir o sinal de TX do cliente, aumentando e diminuindo a potência do rádio, sinal de RX depende do AP, e este é fixo, por isso sinal de RX no cliente fica determinado basicamente pelo ganho da antena.
De quanto você acha que seria o melhor ganho da minha antena para um cenário desse?

silviola escreveu:
surfinhu escreveu:
- Diminuindo o ganho, não sobrecarregaria tanto o BaseStation e assim poderia colocar mais clientes nessa mesma setorial?
A melhor forma de manter a saúde do AP, é manter nivelada a potencia de RX e TX de todos os clientes dentro do intervalo -58 -63 ( sem exceção ).
Perfeito!

silviola escreveu:
surfinhu escreveu:
- Reduzindo a velodidade (logo, o sinal também para -92dBm), eu teria uma estabilidade maior nessa conexão do cliente?
Diminuindo o sinal não, diminuindo a modulação, talvez. Porém você perde bastante banda no geral.
Onde se daria essa diminuição de modulação exatamente? A perda seria apenas pra um cliente ou para todos aqueles pendurados na mesma antena?

silviola

silviola
MODERADOR
MODERADOR

A topologia do seu desenho está correta.


Não entendi controle na rede interna...
Se cada cliente vai ter um IP, e se você controlar a velocidade na RB por este IP, este IP só acessará a velocidade determinada na RB. Para subir o descer a velocidade, basta mexer no controle de banda do IP.

As antenas você deve variar pondo de menor ganho as mais próximas ao AP, e de maior ganho as mais longe. Só o teste em campo dirá, o parâmetro é, buscar -58 no ponto mais distante usando a antena que pretenderá usar de maior ganho. Ex: Airgrid M5 27.

Não reduza a modulação, quanto mais clientes com modulação reduzida, menor truput na média geral. Mantenha a modulação sempre no máximo possível. * Modulação leia-se MCS.

surfinhu


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

silviola escreveu:A topologia do seu desenho está correta.
Mas, no desenho, só faltou o Rocket enviando sinal também, correto?

silviola escreveu:Não entendi controle na rede interna...
Se cada cliente vai ter um IP, e se você controlar a velocidade na RB por este IP, este IP só acessará a velocidade determinada na RB. Para subir o descer a velocidade, basta mexer no controle de banda do IP.
Sim, verdade. Mas eu achei que diminuindo o sinal no cliente, eu poderia sugar menos das setoriais, não sobrecarregando-as.

silviola escreveu:As antenas você deve variar pondo de menor ganho as mais próximas ao AP, e de maior ganho as mais longe. Só o teste em campo dirá, o parâmetro é, buscar -58 no ponto mais distante usando a antena que pretenderá usar de maior ganho. Ex: Airgrid M5 27.
Pois é, acho que só mesmo o teste em campo me dirá isso!

silviola escreveu:Não reduza a modulação, quanto mais clientes com modulação reduzida, menor truput na média geral. Mantenha a modulação sempre no máximo possível. * Modulação leia-se MCS.
Roger that!

Uma coisa que pensei hoje: tenho medo de não poder usar 5.8GHz pelo fato do kit cliente 5.8 ser bem mais caro que o 2.4 (R$150). Ideias? rs..

silviola

silviola
MODERADOR
MODERADOR

surfinhu escreveu:Roger that!

Uma coisa que pensei hoje: tenho medo de não poder usar 5.8GHz pelo fato do kit cliente 5.8 ser bem mais caro que o 2.4 (R$150). Ideias? rs..


Tudo bem, só não pegue nada que não tenha TDMA, aliás, TDMA em 2.4 funciona quase tão bem quanto TDMA em 5.8 e a Nano Loco M2 é cento e cinquentinha também e suporta TDMA e Mimo 2 x 2. Vá de Rocket M2 e BaseStation 2.4 no AP ( ou outro painel qualquer de qualidade com dupla polarização, como os da Computech ) .

surfinhu


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Você em outro tópico sobre NanoStation: (rs..)
Código:
Eu aqui no meu provedor luto veemente com unhas e dentes contra isso: "comodismo".

Você acha mesmo que não trará problemas ou é melhor insistir em algo mais direcional?

silviola

silviola
MODERADOR
MODERADOR

surfinhu escreveu:Você acha mesmo que não trará problemas ou é melhor insistir em algo mais direcional?


O problema é que há carência de produtos direcionais de baixo ganho... como você citou interesse no preço, citei a Nano Loco M2 apenas como alternativa TDMA... se puderes utilizar Airgrid M2, prefiro.

Mas lembre-se que nem sempre dá, tudo dependerá da distância.

surfinhu


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Beleza!

Agora, quantos clientes ao total eu vou poder pendurar nessa torre com essas 3 BaseStations + 3 Rockets?

Mudando um pouco o assunto... vi na internet que a Anatel "fecha os olhos" para RouterBoard Mikrotik, já que não switch similar no mercado e que possa ser homologado futuramente. Mas, ela exige que os rádios (no meu caso, XR5 ou XR2) sejam homologados. É verdade isso? Pergunto isso porque vejo muito provedor licenciado da Anatel usando RouterBoard sem ter o provedor lacrado.

Henrique


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Uma pergunta, quantas maneiras de trabalhar legal existe? Será preciso gastar 15 mil reais para legalizar tudo ? oO?

silviola

silviola
MODERADOR
MODERADOR

Como só existe um conjunto de leis, então sim, só há uma maneira legal de trabalhar. Mas hoje com R$ 5.000,00 ( menos até se você dispensar o uso de consultoria ) você já tira uma licença.

Henrique


Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

E a revisão que terei que pagar ao engenheiro, quanto é o valor por mês?

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos