VERIFICAÇÃO INICIAL DE PROBLEMAS EM REDES

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

02012013

Mensagem 

VERIFICAÇÃO INICIAL DE PROBLEMAS EM REDES





VERIFICAÇÃO INICIAL DE PROBLEMAS EM REDES

Através deste Blog tentarei explicar uma ajuda inicial para solucionar problemas em suas redes , principalmente para aqueles que estão iniciando agora e ainda não têm o devido conhecimento técnico e experimental.

Os problemas mais freqüentes são latência do link aumentando, perda de pacotes , instabilidade em conexões , Loop ou retorno como alguns gostam de chamar , e muitos outros problemas que acarretam na instabilidade do serviço.

Na maioria dos casos sempre pensamos de imediato em trocar equipamentos como Rb , swicths , atualizar firmwares , trocar placas eth do servidor ou até mesmo trocar o servidor sem fazer os devidos testes, sendo que apenas um vírus ou um equipamento com problema técnico em sua rede pode vir a causar problemas gigantescos.

Sabendo disto, antes de fazer a troca de qualquer equipamento , devemos sanar todas as dúvidas que podem vir a causar estes problemas.

Sempre e em todos os casos antes de mais nada devemos verificar nossos Links, ou seja fazer os devidos testes para que não haja uma dúvidas sobre a conexão contratada.

Verificando link :
1- Desconectar cabo principal que leva o Link à eth de entrada na Rb ou Servidor.

2- Conectar o cabo principal em um Notebook ou Pc com configuração do link e fazer os devidos testes de download , pings e navegação.

Link testado e verificado , iremos para o próximo passo :
Em qualquer caso nosso link entra por uma eth e sai por outra eth ou várias podendo ser Servidor, Rb, Roteador ou qualquer outro equipamento que fará a distribuição do link.

Vamos à um exemplo fictício e simplificado de distribuição do Link :

Eth1 ==> Entrada Link
Eth2 ==> Saída Rádio 1
Eth3 ==> Saída Rádio 2
Eth4 ==> Saída Swicth

1- O primeiro passo é verificar todas as portas eth de saída desconectando as mesmas deixando apenas a eth de entrada do link.

2- Eths de saída desconectadas , aconselho ligar um PC ou Notebook em uma das eths de saída e fazer os devidos testes . Caso haja um problema em seus testes estando somente ligado seu PC ou Notebook na eth de saída e o link na eth de entrada , deverá imediatamente fazer os devidos reparos em seu equipamento de distribuição do link , exemplos :

. Caso seja uma Rb , atualizar firmware , verificar regras ou até mesmo um problema físico na própria Rb.

. Caso seja um Servidor , verificar Software, versão , regras e também um problema físico.

Ou seja , qualquer que seja seu equipamento de distribuição do Link deve ser reparado tendo em vista que o problema já foi identificado com este teste inicial.

Equipamento de distribuição do Link testado e comprovado o seu funcionamento adequado vamos ao próximo passo para verificação das ramificações que saem das eths.

Testando eths de saída :

1- Deve-se continuar com o PC ou notebook ligado à uma eth de saída .

2- Ligar a primeira eth de saída fazendo com que comece novamente a distribuição do link para alguns clientes.

3- Ligada a primeira eth de saída deixe por alguns segundos o processamento começar a rodar ou funfar como dizemos.

4- Tendo em vista que já estamos com a eth de entrada do link ligada , uma eth de saída ligada , e seu PC ou Notebook ligada em outra eth de saída , faça os devidos testes com seu equipamento para observar se o problema começa a ocorrer novamente .

5- Caso o problema não comece a ocorrer podemos concluir que não há nada de errado com esta célula de clientes plugados nesta eth de saída que foi testada.

Sabendo disto , faça o mesmo teste em todas as eths de saída até encontrar a célula( Ap ou swicth que está conectado na eth ) que faz com que comece a ocorrer o problema.

Célula com problema encontrada :
Vamos a um exemplo simples e fictício :

eth de saída ==> célula (Ap ou swicth ) ==> clientes
Quando encontramos a célula problemática devemos começar a isolar rádios de clientes que recebem o sinal dos Aps bloqueando macs ou de outra forma que desejarem assim como swicths que teremos que desconectar cabos até encontrarmos a origem do problema.

Este isolamento deve ser feito um a um ,ou seja ,Ap por Ap , swicth por swicth , e a cada isolamento , os testes devem estar sendo feitos para que se identifique realmente a origem do problema.

Este procedimento eu chamo de isolando e detectando problemas em ramificações .

Espero ter sido claro e espero também estar concedendo uma boa ajuda aos iniciantes .

Marcio Marques
http://marquescsh.blogspot.com.br/p/tutoriais.html
avatar
Marcio Marques
ADMINISTRADOR FUNDADOR
ADMINISTRADOR FUNDADOR

Mensagens : 1226
Pontos : 104702
Reputação : 3215
Data de inscrição : 02/02/2012
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte

Ver perfil do usuário http://marquescsh.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

- Tópicos similares
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum