C3VOIP200P - Roteador Wireless + 2 portas FXS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

C3VOIP200P - Roteador Wireless + 2 portas FXS

Mensagem  Zucchi em Dom 14 Jun - 11:40

Prezados:

Com exclusividade absoluta apresento a vocês o recém chegado ao Brasil C3-VOIP200P da Cambium Networks (em fase de homologação com a Tia Ana). Neste momento são 02 modelos o VOIP200P e o VOIP200. O que muda entre eles é a porta PoE de 30V projetada para alimentação dos modelos ePMP ou PMP450 mas creio que nada impede ser ligado outro rádio em sua porta mas.... temos que testar.

Ele não é só um roteador Wireless A/B/G/N de 300mbps. Possui 02 portas FXS, 4 portas Lan e uma porta USB para print server. Pode-se também, com uma rede ePMP ou PM450 realizar QoS em todos os dispositivos garantindo absoluta qualidade ao cliente final. Certamente ele não saberá se está em cima de uma rede wireless ou de uma cabeada.

Que sou fã incondicional da Cambium todos já sabem. Acontece que sou fã devido a ausência de dor de cabeça que os equipamentos desta marca proporcionam. No final das contas não é apenas a economia de dinheiro em não comprar mais Doril (kkk). É cliente satisfeito, telefone quietinho, rede funcionando, sono tranquilo. Não tenho de gastar combustível nem tempo indo ao cliente realizar troubleshooting.

Tenho um projeto em fase de assinatura de contrato que consiste em entregar 211 pontos de internet + voip em um condomínio. Havia projetado ele da seguinte forma:

Antes do C3 VOIP

ePMP no cliente > desce o cabo de rede para a fonte > da fonte para o roteador > do roteador para o ATA > do ATA pluga-se o telefone ou então, do roteador com um telefone IP o qual os clientes não gostaram dos valores. Esse foi meu maior problema com eles. Eu também iria precisar de 4 fontes/tomadas de energia. Se já é difícil conectar uma no cliente, imaginem 4. (radio, roteador, ata e telefone ip). Também pensei na questão de quando o cachorro passasse ou a empregada limpasse aquele monte de fontes em cima do famoso "benjamim", se um deles fosse acidentalmente desligado.... já entenderam. (sim, penso em todos os detalhes). Cliente nenhum iria querer além de um telefone IP, comprar um Nobreak ou um filtro de linha. Adiciona-los ao projeto apesar de certo sairia ainda mais custoso.

Com o C3VOIP200P:

ePMP no cliente > desce cabo ligado na porta WAN/PoE do C3 > Telefone comum do cliente ligado nele. Instalação limpa, usando uma unica tomada de energia. O cliente pode colocar o telefone que ele já está acostumado ou comprar um baratinho. 

Ai vem a pergunta:

"Ok Zucchi, eu gostei. Mas... e o preço ?"

Nos EUA e Europa o C3VOIP200 (sem o PoE) tem preço sugerido de 70 Obamas enquanto a versão com PoE 90 Obamas.

É um valor aceitável se levarmos em consideração que um ATA Cisco básico custa 55 USD. Soma-se a isto um Roteador Wireless também básico na casa dos 20 USD e já temos os 70 USD ou seja, o valor da versão sem PoE do C3. O C3 possui um valor agregado muito maior. Novamente é a ausência de dor de cabeça e uma instalação simplificada.

Certamente (e infelizmente) ele chegará ao Brasil na casa dos 150 Dolares (calculo meu e NÃO oficial ok?) somado ao custo Brasil de praxe, ao aumento de impostos recentes e a desvalorização do real frente ao dólar.... isso pode inviabilizar alguns projetos.

Insisto novamente que é a melhor relação custo x beneficio para nossa área. 

Para quem quiser: http://www.cambiumnetworks.com/products/c3voip200 

OBS: Referente ao alcance do Wireless + teste com uma operadora VOIP o farei esta semana. Não o fiz completamente ainda por falta de tempo e inúmeros projetos em andamento. Só testei o Wireless de forma básica e fiz algumas configurações (sim, são muitas opções que ele tem e que gostaria de comentar com vocês). 

OBS²: Linha Cambium é na Connectivita  - www.connectivitatelecom.com.br

Zucchi
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Pontos : 1706
Reputação : 3

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: