Olá pessoal, estou meio sumido por aqui, mas é que to com tempo curto. Elaborei uma postagem hoje e resolvi compartilhar com vocês.
São cálculos meus, baseados apenas em lógica, para aprender a determinar uma boa razão entre quantidade de clientes e quantidade de link necessário. Se alguém pensa diferente, por favor, se manifeste ( o que seria ótimo para enriquecer a tópico )
Vamos lá:
Quanto maior a quantidade de clientes, menor é a exigência na porporção cliente por mega comprado.
ATENDENDO COM 1 MEGA.
=================
E você tem 1 mega de link, só dá pra meter 1 cliente. ( 1 pra 1 )
Se você tem 5 mega, já sobe pra 7 clientes.
Se você tem 10 mega, já atende 20 clientes.
Se você tem 20 mega, já atende 60 clientes
Se tem 40 mega, já atende 180 clientes
Se tem 80 mega, já atende 540 clientes
Se tem 160 mega, já atende 1620 clientes.
[...]
1gigabit ~ 40.000 clientes a 1 mega
Não é um algoritmo exato, mas repare que cada vez que eu dupliquei a quantidade de megabits contratados, tripliquei a quantidade máxima de clientes pendurados.
Entendendo isso, entende-SE porque que quanto mais mega você contrata, e mais clientes tem, mais barato se tornam os seus custos e consequentemente o valor para o consumidor final, fazendo grandes empresas se manterem sempre no topo da cadeia alimentar ( desde que não comecem a defecar no pênis ).
Vamos supor que 5mega você consiga a R$ 280,00 o mega, então você paga R$ 1400,00 para distribuir por 7 clientes. De custo você terá R$ 200,00, o ganho em cima do consumidor final, quando a concorrência permite, é de cerca de 100% bruto. Ou seja, você vende seus 5 Mega por R$ 400,00 e lucra R$ 1400,00 . O que obviamente inviabiliza aquela máxima de começar com meia dúzia de clientes com link dedicado. Ou você tem uma base boa inicial, ou dá aquela "sugadinha" básica no ADSL da telecom até conseguir andar com suas próprias pernas.
Ai você chega num patamar médio/baixo, com 540 clientes.
O valor de 80mega já começa a girar na casa de R$ 120,00 o mega. Então você tem custo de link de R$ 9600,00 divididos entre 540 clientes, gerando um gasto de R$ 17,77 por cliente. Isso te dá uma margem para vender este 1 mega na faixa de R$ 35,00 com 100% de lucro bruto.
De repente você começa a ficar médio/médio ( vou resumir agora ):
1620 clientes / 160megas ( R$ 100,00 o mega ) = R$ 10 de custo por cliente. Aqui começa a abrir margem para aumenentar o ganho, 200% quem sabe, vendendo ao consumidor final 1Mega por R$ 30,00 .
Seguindo a lógica 1024mb ( ou 1gb ) daria para atender cerca de 40.000 clientes a 1 mega.
E aí começamos a entender como TIM/GVT e Cia Ltda conseguem entregar 100mega por pouco mais que uma centena de reais.
O Custo de 1Gigabit deve ficar na faixa de R$ 50,00 o mega, tendo então um custo total de R$ 51.200 de Link, que divididos pelos 40mil clientes daria um gasto de R$ 0,78 ( setenta e oito centavos ) por cliente. Estas empresas já nem tem mais interesse em vender 1 mega, então neste patamar começam a oferecer 5/15/30/50/100 mega .
ATENDENDO COM 50 MEGA
==================
Logicamente que neste caso, por exemplo entregando 50 mega por cliente precisaremos refazer a conta, que noves fora, noves dentro com 1gigabit de link conseguimos atender 2025 clientes a 50 mega cada um . 50 mega de custo sai na faixa de R$ 39,00, voltamos tranquilamente a matemática dos 100%, podendo vender estes 50mega a R$ 78,00 . Neste patamar a empresa ( sempre imaginando valores brutos e apenas link por link), gasta R$ 51.200,00 mensais e fatura R$ 157.950,00 mensais, tendo como líquido a diferença disso.
Na ponta do lápis, levando em consideração todos os demais gastos, dá bem menos de lucro, vamos que lucre R$ 50.000,00 limpo.
Agora imagina as teles que atendem 50mil clientes a 50 mega por R$ 49,90 ^^
O pessoal sempre apresenta formulas 3 pra 1 ... não! 5 pra 1... não!!! aqui eu faço 8 pra 1.
Na verdade todas estas proporções estão certas e erradas, pois não levam em consideração a base total de clientes, mas a apenas a relação clientes por mega.
E quem trabalha com maior volume de clientes ( que não é meu caso ) já percebeu no gráfico que conforme a quantidade de clientes aumenta, o consumo médio diminui. Por isso o diferencial da razão vai aumentando proporcionalmente a base total.
Podemos também incluir o fator Cache na jogada, que aumenta ainda em 20% ~ 40% o percentual do link, se você contrata 100mb e usa um cache, pode disponibilizar em média entre 120mega e 140mega devido a economia.
Entenderam a conta ??? E porque quem têm mais ganha mais ??? Capitalismo selvagem... o ô ô ô ô Ô
São cálculos meus, baseados apenas em lógica, para aprender a determinar uma boa razão entre quantidade de clientes e quantidade de link necessário. Se alguém pensa diferente, por favor, se manifeste ( o que seria ótimo para enriquecer a tópico )
Vamos lá:
Quanto maior a quantidade de clientes, menor é a exigência na porporção cliente por mega comprado.
ATENDENDO COM 1 MEGA.
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E você tem 1 mega de link, só dá pra meter 1 cliente. ( 1 pra 1 )
Se você tem 5 mega, já sobe pra 7 clientes.
Se você tem 10 mega, já atende 20 clientes.
Se você tem 20 mega, já atende 60 clientes
Se tem 40 mega, já atende 180 clientes
Se tem 80 mega, já atende 540 clientes
Se tem 160 mega, já atende 1620 clientes.
[...]
1gigabit ~ 40.000 clientes a 1 mega
Não é um algoritmo exato, mas repare que cada vez que eu dupliquei a quantidade de megabits contratados, tripliquei a quantidade máxima de clientes pendurados.
Entendendo isso, entende-SE porque que quanto mais mega você contrata, e mais clientes tem, mais barato se tornam os seus custos e consequentemente o valor para o consumidor final, fazendo grandes empresas se manterem sempre no topo da cadeia alimentar ( desde que não comecem a defecar no pênis ).
Vamos supor que 5mega você consiga a R$ 280,00 o mega, então você paga R$ 1400,00 para distribuir por 7 clientes. De custo você terá R$ 200,00, o ganho em cima do consumidor final, quando a concorrência permite, é de cerca de 100% bruto. Ou seja, você vende seus 5 Mega por R$ 400,00 e lucra R$ 1400,00 . O que obviamente inviabiliza aquela máxima de começar com meia dúzia de clientes com link dedicado. Ou você tem uma base boa inicial, ou dá aquela "sugadinha" básica no ADSL da telecom até conseguir andar com suas próprias pernas.
Ai você chega num patamar médio/baixo, com 540 clientes.
O valor de 80mega já começa a girar na casa de R$ 120,00 o mega. Então você tem custo de link de R$ 9600,00 divididos entre 540 clientes, gerando um gasto de R$ 17,77 por cliente. Isso te dá uma margem para vender este 1 mega na faixa de R$ 35,00 com 100% de lucro bruto.
De repente você começa a ficar médio/médio ( vou resumir agora ):
1620 clientes / 160megas ( R$ 100,00 o mega ) = R$ 10 de custo por cliente. Aqui começa a abrir margem para aumenentar o ganho, 200% quem sabe, vendendo ao consumidor final 1Mega por R$ 30,00 .
Seguindo a lógica 1024mb ( ou 1gb ) daria para atender cerca de 40.000 clientes a 1 mega.
E aí começamos a entender como TIM/GVT e Cia Ltda conseguem entregar 100mega por pouco mais que uma centena de reais.
O Custo de 1Gigabit deve ficar na faixa de R$ 50,00 o mega, tendo então um custo total de R$ 51.200 de Link, que divididos pelos 40mil clientes daria um gasto de R$ 0,78 ( setenta e oito centavos ) por cliente. Estas empresas já nem tem mais interesse em vender 1 mega, então neste patamar começam a oferecer 5/15/30/50/100 mega .
ATENDENDO COM 50 MEGA
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Logicamente que neste caso, por exemplo entregando 50 mega por cliente precisaremos refazer a conta, que noves fora, noves dentro com 1gigabit de link conseguimos atender 2025 clientes a 50 mega cada um . 50 mega de custo sai na faixa de R$ 39,00, voltamos tranquilamente a matemática dos 100%, podendo vender estes 50mega a R$ 78,00 . Neste patamar a empresa ( sempre imaginando valores brutos e apenas link por link), gasta R$ 51.200,00 mensais e fatura R$ 157.950,00 mensais, tendo como líquido a diferença disso.
Na ponta do lápis, levando em consideração todos os demais gastos, dá bem menos de lucro, vamos que lucre R$ 50.000,00 limpo.
Agora imagina as teles que atendem 50mil clientes a 50 mega por R$ 49,90 ^^
O pessoal sempre apresenta formulas 3 pra 1 ... não! 5 pra 1... não!!! aqui eu faço 8 pra 1.
Na verdade todas estas proporções estão certas e erradas, pois não levam em consideração a base total de clientes, mas a apenas a relação clientes por mega.
E quem trabalha com maior volume de clientes ( que não é meu caso ) já percebeu no gráfico que conforme a quantidade de clientes aumenta, o consumo médio diminui. Por isso o diferencial da razão vai aumentando proporcionalmente a base total.
Podemos também incluir o fator Cache na jogada, que aumenta ainda em 20% ~ 40% o percentual do link, se você contrata 100mb e usa um cache, pode disponibilizar em média entre 120mega e 140mega devido a economia.
Entenderam a conta ??? E porque quem têm mais ganha mais ??? Capitalismo selvagem... o ô ô ô ô Ô