FPI - Fórum para Provedores de Internet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
FPI - Fórum para Provedores de Internet


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Provedores: é hora de investir em sistemas autônomos próprios

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Marco


Especialista
Especialista

O desenvolvimento de sistemas autônomos (AS, na sigla em inglês) para as entidades brasileiras ainda é um desafio para o setor. Um AS é um grupo de redes IP, abaixo de uma única gerência técnica e que compartilham uma mesma política de roteamento. Falta, nas palavras de Milton Kaoru, diretor de projetos especiais e de desenvolvimento do NIC.br, cultura por parte dos provedores de internet para entender os benefícios do AS. Atualmente, existem pouco mais de 2450 sistemas autônomos ativos — e muitos não são provedores. De acordo com a entidade, boa parte terceiriza o AS para as grandes operadoras por uma questão de custo e de falta de mão de obra especializada.

http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=36478&sid=29#.U0x2Ikfh_yU

Renato


MODERADOR
MODERADOR

Algumas exigências impedem muitos pequenos provedores de tirar sua ASN .
- Ter 02 link dedicado 
- Justificar um número de clientes ( 250 ) aproximadamente conectados em horário de pico , o que seria 25% do bloco de  /22 solicitado
- Justificar o porque quer tornar-se um Sistema Autônomo
- etc

Marco


Especialista
Especialista

Nada impede que tire o ASN como empresa. Os requisitos são menores.

benerofonte


Especialista
Especialista

Com certeza Marco, os requisitos hoje em dia sao bem menores. Voce pode ter 1 link dedicado e um link com o ptp, ou qualquer empresa que faça peering com voce.


A grande questao mesmo é o custo do link dedicado para quem tem poucos clientes, porque de resto se o custo nao é problema é puro acomodismo que hoje em dia tem N maneiras de colocar em pratica o BGP 4, desde roteadores até openbgp e por ai vai.


Eu mesmo só nao tenho ainda por causa que ainda nao tenho clientes suficientes para pagar o link dedicado, mas pelo menos ip fixo e mais de uma operadora com ip fixo já tenho. É meio caminho...


O que acho sem nocao é o cara ter condicoes para pagar um link dedicado tranquilamente sem prejudicar o faturamento e a compra de equipamentos novos mas prefere ficar no servidor de cache e load balance com rb e nao sei quantas ADSL...  :no:

http://www.benerofonte.com.br

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos