Muitas dúvidas quanto ao início de Provedor

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Muitas dúvidas quanto ao início de Provedor

Mensagem  leonardo.silva em Qui 13 Mar - 16:59

Olá a todos. Sou novo no Fórum, bem como na área de Provedor de Internet, portanto aproveito para me apresentar. Meu nome é Leonardo e trabalho na área de TI desde 95. Comecei como Operador de Mainframe > Operador de Servidor > Analista de Suporte. Tenho certificação MCSE Windows 2003 Server e estou me preparando para tirar a certificação Cisco CCNA Routing and Switching (aguardando dinheiro para prova). Já era meu desejo entrar para o ramo de Provedores, porém comentei com um amigo que primeiro gostaria de trabalhar em uma empresa de Telecom primeiro, para ganhar experiência e depois abrir meu próprio negócio. A 5 dias atrás este mesmo amigo me telefonou e disse que a oportunidade que eu estava esperando chegou. Um outro amigo, com bastante influência em um município do interior gostaria que alguém implantasse um Provedor de Internet, legalizado, em seu município. Então fui questionado se "dava ou não dava" para ser feito e "sim" ou "não" eram as únicas respostas que eram possíveis naquele momento e eu disse sim. Venho pesquisando em várias fontes, mas principalmente neste fórum encontrei algumas direções e por isso decidi criar este tópico, pois sem dúvida ira me ajudar MUITO e a outros iniciantes que como eu buscam as informações necessárias para prover um serviço de qualidade e ao mesmo tempo uma rentabilidade média (nada de querer ficar rico, rs). Pois bem, vamos começar com minhas MUITAS dúvidas. 
A proposta inicialmente é de levar o sinal de internet (e sinal de celular, mas isso será futuramente) à um distrito afastado 10KM do centro do município. Ainda não fui ao município porém tirei informações sobre o mesmo pelo Google, Maps e portal da Anatel.
Vi que no Centro do município existe a OI e um Provedor de Internet (esse último pela consulta de SCM da Anatel). Concorrer é sempre bom, o foco é levar o sinal ao distrito distante, mas já que estamos ali, por que não concorrer? Pois bem, vamos ao esquema que preparei para ajudar a entender a situação:
[img][/img]
Vamos as dúvidas:
1. Quanto à Legalidade:
Posso ir tocando o projeto em paralelo à abertura de empresa, licenciamento SCM, licenciamento municipal, bombeiros, COMAR (altura das antenas), alvarás, etc. ou devo esperar tudo isso para meter a "mão na massa"? 
Para o SCM, um Engenheiro Eletrônico com ênfase em Computação pode assinar o projeto e ser o responsável técnico da Empresa, ou devo contratar outro tipo de serviço especializado na área?
Vi muitos tópicos como balanceamento de carga com links ADSL e links dedicados. É lícito distribuir um link ADSL? Este link deve ser contratado como empresarial para que eu possa distribuí-lo sem problemas, e a empresa contratada não colocara empecilhos para esta distribuição?  
Tenho que especificar (e implementar) que tenho um número X de atendentes e Y linhas para prestar suporte aos clientes, ou isso não precisa ser informado?
Tenho que informar quantos técnicos eu terei para o mesmo Suporte, ou este pode ser feito por mim?
2. Questões técnicas:
Primeiro vamos para o objeto principal do Provedor, na minha opinião, que são as antenas.
No esquema mostrado, caso exista visada do distrito(à direita da figura) para o Centro do Município, com a distância aproximada de 10Km, tenho soluções para colocar apenas uma torre recebendo o sinal da minha Central, lembrando que no meio deste caminho "provavelmente" não haverá nenhum cliente, seria uma solução viável em termos de custo/benefício, ou a melhor solução seria mesmo colocar uma torre repetidora (exemplo, duas antenas setoriais, uma apontando para a Central e outra para a antena do distrito), mais a torre do distrito com quatro setoriais para distribuir o sinal?
Freqüência à ser usada: 5Ghz ou 2,4GHz ou ambos? Vi muitas opiniões sobre o assunto, mas nenhuma que me apontasse para o rumo certo, ou a que colocasse como prioridade o objetivo da prestação do serviço, pois como descrito na figura, quero oferecer ambos (tanto acesso via PPPoE quanto hotspot)? 
Autenticação: falando em autenticação, posso usar os dois sem problemas, ou preciso de uma estrutura separada para ambos? Vi que no próprio Mikrotik tenho as duas opções, mas como eu gostaria de usar um Servidor só para isso, é viável?
Camada 2: Gostaria de trabalhar o máximo em camada 2 possível e como à principio não irei ofertar serviços de e-mail e hospedagem de sites, é possível colocar os servidores de autenticação na mesma rede que todos os clientes, fazendo assim com que todo o trabalho de roteamento fosse apenas no roteador conectado aos links de internet, ou seja, um roteador bem parrudo, atrás de um balance dos links ADSL e link dedicado.
3.Sistemas de Gerencia: quais os melhores? Vou reascender uma enquete que vi aqui porém com poucos posts: Windows ou Linux? Vi que temos muitas opções para Linux, mas bem poucas, ou quase nenhuma para Windows. Como MCSE, para mim seria melhor, do ponto de vista técnico, Windows, porém do ponto de vista econômico, o ISA e Forefront não seria uma boa ideia (licença servidor + CAL´s de acesso de cada usuário). E em Linux existe um que faça TUDO, tipo um All-in-one ?

Minhas dúvidas não param por aí, porém para não sobrecarregar o Tópico, vou colocando minhas outras dúvidas ao decorrer das respostas.

Desde já peço desculpas se descumpri alguma regra do Fórum, mas vejo que muitas das minhas dúvidas são também dúvidas de muitos e por isso acho melhor concentrar estas em um só tópico.

Também já vou agradecendo pelo criador deste fórum, pois é uma forma muito valiosa para que pessoas assim como eu, realizem sonhos e objetivos que às vezes parecem intransponíveis, mas com ajuda de todos, o bem comum sempre será nossa meta.

Muito obrigado à todos.

Leonardo.
Anexos
INFRA1.jpg Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.(61 Kb) Baixado 3 vez(es)

leonardo.silva
Iniciante
Iniciante

Mensagens: 3
Pontos: 194
Reputação: 0
Data de inscrição: 12/03/2014
Localização: Rio de Janeiro RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Muitas dúvidas quanto ao início de Provedor

Mensagem  Eng.Jonatas em Qui 13 Mar - 16:14

Vou focar na questão legal, depois respondo com mais calma a Técnica.

1)"Posso ir tocando o projeto em paralelo à abertura de empresa, licenciamento SCM, licenciamento municipal, bombeiros, COMAR (altura das antenas), alvarás, etc. ou devo esperar tudo isso para meter a "mão na massa"? "
R.: Sim e Não. O não é porque algumas etapas (Ex.: Pedido de Outorga SCM) tem como pré-requisito documentos gerados em etapas anteriores (CNPJ, CREA, ...).

2) "Para o SCM, um Engenheiro Eletrônico com ênfase em Computação pode assinar o projeto e ser o responsável técnico da Empresa, ou devo contratar outro tipo de serviço especializado na área?"
R.: Qual a resolução que define as tuas atribuições junto ao CREA/CONFEA?
Se é a 380/93 (engenheiro de computação e eng. eletrônica com ênfase em computação) e consequentemente o artigo 9º da res. 218/73, então podes assinar ART por projetos e atividades de Telecom.

3) "Vi muitos tópicos como balanceamento de carga com links ADSL e links dedicados. É lícito distribuir um link ADSL? Este link deve ser contratado como empresarial para que eu possa distribuí-lo sem problemas, e a empresa contratada não colocara empecilhos para esta distribuição?"
R.: Creio o ADSL em questão se refere ao "Link não dedicado" (próprio para a exploração industrial) e não a tecnologia. Ilegal pela ANATEL não é, não diretamente. Mas acaba caindo na questão da velocidade/qualidade. Se você vende um link de 512kb através de um link ADSL "não dedicado" de 10mb, você está entregando uma velocidade final que é a parcela de uma parcela (operadora não te entrega 100% e nem você repassa 100% pro cliente). Aí você esbarra nas legislações de qualidade.
Fora a questão da quebra de contrato com as operadoras, já que muitas não permitem a revenda de links residenciais.

4)"Tenho que especificar (e implementar) que tenho um número X de atendentes e Y linhas para prestar suporte aos clientes, ou isso não precisa ser informado?
Tenho que informar quantos técnicos eu terei para o mesmo Suporte, ou este pode ser feito por mim?"

R.:Você terá que possuir uma linha gratuita com disponibilidade de acordo com o porte do seu provedor e prestar informações para a ANATEL (via SICI) sobre o suporte e a qualidade do serviço. Porém estes dados estão mais relacionados com a quantidade dos chamados, qualidade e prazo para resoluções dos problemas. Ou seja, você não é obrigado a ter uma equipe técnica mínima (com exceção do Resp. Técnico) para atuar. Se você for o RT e der conta de manter a estrutura e atender os chamados nos prazos legais sozinho, pra ANATEL está tudo ok.

As demais questões respondo depois, com calma.
Caso prefira uma explicação mais formal, entre em contato pelo e-mail: contato@engenheirodecomputacao.com

Eng.Jonatas
Especialista
Especialista

Mensagens: 59
Pontos: 608
Reputação: 100
Data de inscrição: 03/07/2013
Localização: Florianópolis-SC / BH-MG

Ver perfil do usuário http://www.engenheirodecomputacao.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Muitas dúvidas quanto ao início de Provedor

Mensagem  leonardo.silva em Sex 14 Mar - 9:28

Obrigado Eng.Jonatas pela sua resposta a minhas dúvidas.
Sem dúvida, quanto ao ADSL me referia ao "link não dedicado". Muitos posts aqui fazem referência a tais links, inclusive uns que só possuem[size=12.727272033691406] links não dedicados e nenhum dedicado. Esse tipo de infra é permitida ?[/size]

leonardo.silva
Iniciante
Iniciante

Mensagens: 3
Pontos: 194
Reputação: 0
Data de inscrição: 12/03/2014
Localização: Rio de Janeiro RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Muitas dúvidas quanto ao início de Provedor

Mensagem  benerofonte em Sex 14 Mar - 12:54

Olá, Leonardo


Como o Jonatas comentou, nao que seja proibido mais esbarra na questao da qualidade. Voce pode ter links adsl e dedicados ou só dedicados ou só ADSL, só que nao é recomendado por nao se ter garantias para repassar ao cliente.


Um exemplo: aqui tenho apenas link adsl, porém como eu super dimensiono o que tenho acaba que eu consigo entregar até uns 2MB dedicado para algum cliente meu empresarial. Até porque a minha rede é toda roteada, nao uso pppoe, tenho virtualizaçao, um ótimo de controle de banda em freebsd e por ai vai.

benerofonte
Especialista
Especialista

Mensagens: 164
Pontos: 1873
Reputação: 1303
Data de inscrição: 16/08/2013
Localização: Brasilia / DF

Ver perfil do usuário http://www.benerofonte.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Muitas dúvidas quanto ao início de Provedor

Mensagem  Eng.Jonatas em Sex 14 Mar - 14:57

Respondendo mais um pouco.

Sobre a interligação entre os distritos, estude sobre enlaces Ponto-a-Ponto (qualquer dúvida estou a disposição). 10km é uma distância razoável para um PtP de baixo custo, dependendo aí dos fatores ambientais (relevo, visada livre, vegetação, espelhos d'água,...).
Na escolha da frequência, você vai ouvir muito para ir direto para a faixa 5Ghz porque 2.4Ghz tem muita "interferência dos concorrentes". Em alguns cenários é verdade, mas nem em todos. 

Não segue receita de bolo. Receita de bolo geralmente resulta em superdimensionamento e depois você fica reclamando que o "concorrente está gerando interferência". Estude o seu cenário, as demandas e projeções.
Quanto a Equipamento, defina os requisitos e depois parta para a escolha.

Equipamentos:
Novamente, seguir receitas de bolo do tipo: "Eu uso equipamento X da marca Y com antena Z na torre e modelo W em todas as CPEs" é furada. Nem sempre (pra não dizer "quase nunca") o cenário do colega é equivalente ao seu, por mais que a intenção dele seja boa em te ajudar. Primeiro defina os requisitos do SEU sistema, depois colete opiniões e escolha os equipamentos.

Eng.Jonatas
Especialista
Especialista

Mensagens: 59
Pontos: 608
Reputação: 100
Data de inscrição: 03/07/2013
Localização: Florianópolis-SC / BH-MG

Ver perfil do usuário http://www.engenheirodecomputacao.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Muitas dúvidas quanto ao início de Provedor

Mensagem  leonardo.silva em Sex 21 Mar - 10:00

Obrigado a todos por suas resposta esclarecedoras e direcionando me para um rumo certo.
Mas parece que não vou seguir com o projeto. Avaliei as questões fidelidade de clientes e operadoras com o compromisso público de levar banda larga a todos os municípios com o preço de 29,90 até 2016 (compromisso firmado com o governo federal - fonte http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=297390&pub=original&filtro=1&documentoPath=297390.pdf) tendo em vista pesquisa de opinião com Provedores que fecharam suas portas, me disseram que quando uma grande chega ao local, todos correm para ela, seria bom fazer um investimento nesta área? 
Qualquer que seja esta resposta, continuarei estudando o projeto de Provedor como um grande entusiasta.
Muito obrigado a todos e Boa sorte para todos os Provedores aqui do Fórum.

Leonardo

leonardo.silva
Iniciante
Iniciante

Mensagens: 3
Pontos: 194
Reputação: 0
Data de inscrição: 12/03/2014
Localização: Rio de Janeiro RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum