Torre Estaiada qual melhor calculo de estaiar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Torre Estaiada qual melhor calculo de estaiar

Mensagem  offzinho em Sab 28 Dez - 22:37

Boa noite ao todos, venho pedir a ajuda de vocês a respeito de estaiar uma torre,
pesquisando pela net muitos falaram para usar 33% da altura da torre.

Atualmente eu pago aluguel na torre da rádio de minha cidade, porem consegui metade de um terreno onde se eu posicionar a torre no centro daria 9,57 de distancia da torre para estaiar ela. Pretendo comprar uma torre de 30 metros onde iria estaiar ela ate os 28 metros deixando o ultimo modulo para 3 setoriais apenas e no modulo de baixo um disk de onde recebo o sinal.

A torre praticamente não terá quase nada de peso em cima dela, ai pergunto aos amigos mais experientes conseguiria levantar ela nesse pequeno espaço sem muitos risco ou e melhor procurar um terreno maior(o que está sendo difícil de encontrar). Pois meu contrato com a rádio esta para vencer e eles querem aumentar muito o preço do aluguel para renovação do mesmo.

(Caso tenha postado na área errada peço desculpas e peço por favor que mova para a área correta.)

Desde já muito obrigado.

offzinho
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Pontos: 683
Reputação: 3

Ver perfil do usuário

Re: Torre Estaiada qual melhor calculo de estaiar

Mensagem  jeansilva em Dom 29 Dez - 10:24

Muitos aconselham 50% da torre. No meu acaso aqui, minha torre é de 29m e não estaiei o primeiro modulo, apenas do segundo em diante com uma distância de 12,5m. No ultimo módulo coloquei o estaio faltando um 2m pro final. Ficou bem firme. Na minha opinião 9m é pouco, vai fica muito embaixo e a sustentação ficará comprometida.

jeansilva
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Pontos: 884
Reputação: 200

Ver perfil do usuário

Mensagem  offzinho em Dom 29 Dez - 12:03

jeansilva, muito obrigado por me responder, você me recomendaria eu erguer ate quantos metros com esse exemplo sendo que cada ponto onde ira estaiar vai ter 2 cabo dando 6 fio cada estaio, pois o terreno não e muito largo (11m largura) ai acredito que teria que fazer nesse exemplo.

Sendo que poderia melhorar mais os pilares e a base. porem meu espaço máximo está sendo de 10 metros para estaiar, mais que isso teria que fazer reunião com quem mora  nos fundo e ao lado, porem não acredito muito que eles viriam a deixar eu erguer os pilares dentro do terreno deles(mesmo pagando a eles). E a luta por um terreno maior está quase impossível. E estou precisando com urgência erguer a torre.

(Equipamentos que ficara nela, 5 nanostation 11dbi 2.4, 1 omni 10dbi+rocket m5,  1 dish 34dbi, 1 caixa hermética com o switch poe, 1 caixa hermética com a bateria em baixo, Preciso atender um raio de apenas 4,5km cidade pequena.)

Desde já muito obrigado novamente.

offzinho
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Ver perfil do usuário

Mensagem  jeansilva em Dom 29 Dez - 13:30

Não sou muito bom nisso, mas na pouca experiencia que adquiri ao montar minha torre, acredito que 22m seja o mais adequado. Outra coisa: Penso que você vai ficar com muita interferência nessa torre com todo esse material, a menos que faça um isolamento entre esses rádios, mas dificilmente evitara o "vazamento" de RF entre eles. Faça um calculo detalhado que vc terá sucesso. abraços

jeansilva
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Ver perfil do usuário

Mensagem  offzinho em Dom 29 Dez - 14:10

jeansilva, muito obrigado novamente pela colaboração, minhas setoriais deu  problema ai tive que trocar pra nano(nano que usei quando comecei a 1 ano, e tinha guardado elas.), cada com 15 cliente cadastrado. Porem ate dia 10 de janeiro chega minhas 3 setoriais novas ai já irei tirar eles. Ai ficara 3 setoriais da hyp+bullet m2, e 1 omni em 5.4. (maioria dos meus clientes fica a 1km/1,5km de distancia tenho apenas 2 a 4km.)

Será que ate uns 26m não daria para eu erguer pois para meu ptp ficar bom, tenho que por minha dish em torno de 24m, Se não terei que conversas e tentar fechar algo com os vizinhos para erguer os pilares no terreno deles e torcer para conseguir fechar com eles.

(as nano nunca são forçadas pois meus planos são apenas de 300k e 600k com media de 5/7 online em cada nano, porem quase não utilizam, ficam mais em redes sociais mesmo.)

E novamente muito obrigado pela atenção prestada.

offzinho
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Ver perfil do usuário

Mensagem  jeansilva em Dom 29 Dez - 14:37

Acredito que sim, os cabos so não podem ficar muito "empinados", porque aí perderia na sustentação, mas acho que dá sim, como disse a minha tem 29m e os cabos estão cerca de 12,5m de distancia (na verdade um pouco mais) da base da torre, perfazendo em torno de 26m de um pilar pro outro. E esta perfeito.

Sucesso ai parceiro!

jeansilva
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Ver perfil do usuário

Mensagem  offzinho em Dom 29 Dez - 15:08

jeansilva, muito obrigado novamente.

irei calcular novamente as medidas todas aqui e irei começar a levantar se ver que não da, tento ver com os vizinhos e construo outro pilar neles e termino de estaiar tudo. E novamente muito obrigado pela atenção prestada.

E dou como resolvido.

offzinho
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Ver perfil do usuário

Mensagem  jeansilva em Dom 29 Dez - 16:37

Boa sorte amigo, use cinto de segurança e tome as medidas necessárias para evitar imprevistos. 

Bom trabalho!

jeansilva
Colaborador Iniciante
Colaborador Iniciante

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: